sexta-feira, 16 de março de 2012

CHUVA EM JUIZ DE FORA


A forte chuva que atingiu Juiz de Fora na tarde desta quinta-feira (15) não resultou em registros de ocorrências na Defesa Civil e no Corpo de Bombeiros, mas causou alagamentos e deixou o tráfego lento em vários pontos. Na Rua Paracatu, entre os Bairros Quintas da Avenida e Bandeirantes, região Nordeste, a precipitação, seguida de queda de granizo, resultou em pontos de inundação ao longo da via. Por conta de obras em encostas, a lama invadiu a pista na altura dos números 970 e 1.400, o que levou os motoristas a reduzirem a velocidade. 
No Bairro Mariano Procópio, mesma região, uma palmeira imperial, com altura equivalente a um edifício de três andares, caiu sobre a calçada da Rua Mariano Procópio, atingindo o muro da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército. Na Avenida dos Andradas, próximo à Rua Silva Jardim, na área central, comerciantes precisaram limpar as lojas após a chuva. As bocas de lobo não teriam conseguido absorver a água, causando alagamentos durante cerca de meia hora.
Ainda no Centro, houve queda de energia e pelo menos dez semáforos tiveram o funcionamento afetado. Os equipamentos instalados no cruzamento das avenidas Brasil e Rio Branco ficaram intermitentes, o que causou um nó no trânsito. Já na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua Espírito Santo, o semáforo ficou totalmente apagado. De acordo com a Settra, por conta da oscilação de energia, os equipamentos se desligaram automaticamente para evitar danos ao sistema. Ainda de acordo com o órgão, foi preciso aguardar a energia se estabilizar para reiniciar os semáforos.
Segundo o 5º Distrito de Meteorologia, em Belo Horizonte, uma frente fria atinge toda a região Sudeste do país. O especialista Cleber Souza explica que a tendência é de que a instabilidade continue no fim de semana, quando podem ocorrer outras pancadas fortes de chuva. Até a noite de ontem, o volume de pluviosidade no dia chegava a 12,6 milímetros. Durante todo o mês de março, o índice registrado é de 28,2 milímetros. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média histórica esperada para o período é de 198,3 milímetros. Nesta sexta (16) os termômetros devem registrar entre 18 e 25 graus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário