Rio -  Após prestar depoimento na 17ª DP (São Cristóvão) na tarde desta quinta-feira, o presidente Ivo Meirelles afirmou que as eleições do Estação Primeira de Mangueira estão ameaçadas. Meirelles contou, em entrevista coletiva na quadra da agremiação, que seis homens - que estariam armados - invadiram o local nesta quarta-feira e afirmaram que a eleição não iria acontecer. 
"Eu fui avisado por integrantes da comissão eleitoral que dois candidatos de chapas de oposição, Marcos e Nilton Oliveira, foram até a quadra com este grupo de seis homens e 'tomaram de assalto' os livros das atas eleitorais, inclusive um traficante conhecido como 2K, e disseram que não haveria eleição, que eu não era mais o presidente e que o novo presidente seria o Marcos Oliveira", descreveu.
Ivo Meirelles deu entrevista coletiva na quadra da Mangueira | Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
Ivo Meirelles deu entrevista coletiva na quadra da Mangueira | Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
Marcos Olivera foi advogado da escola durante a gestão de Percival Pires - que presidiu a escola entre 1980 e 1983 e em 2006 - e Nilton exerce o cargo de diretor de patrimônio atualmente. "Me disseram que eles chegaram falando que era para todo mundo 'meter o pé'. Eles (Marcos e Nilton) se autodeclararam presidente e vice. Não retirei minha candidatura e continuo presidente da escola. Não posso ir contra o estatuto, mas preciso de ajuda do Estado para garantir a realização da eleição", disse.
Apesar de negar que tenha sofrido ameaças diretas, o atual presidente da verde e rosa chegou à quadra em seu carro blindado e com três seguranças.  Sobre o veículo, ele afirma que desde que sofreu um acidente em 2007, passou a utilizar um blindado por considerar mais seguro. E quanto aos seguranças, ele diz que sempre usou.
Abertura de inquérito
A chefe de Polícia Civil, Martha Rocha, determinou a instauração de um procedimento investigativo para apurar denúncia de que traficantes do Morro da Mangueira, na Zona Norte, querem impedir a realização da eleição presidencial na comunidade, que está marcada para 28 de abril. 
O barracão da escola na Cidade do Samba também foi invadido por criminosos, de acordo com o presidente da agremiação. Segundo ele, o local está vazio. Outras três chapas devem disputar o pleito. Uma dela seria liderada por Nilcemar Nogueira, neta de Dona Zica e Cartola. A outra teria como cabeça Marcos Oliveira, advogado, que segundo Ivo Meirelles, seria o novo presidente escolhido pelos criminosos. O ex-presidente Percival Pires também está na disputa.