sábado, 28 de abril de 2012

Tarde memorável no Monumento aos Pracinhas



O Monumento aos Pracinhas, oficialmente designado Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Rio de Janeiro, viveu uma tarde memorável, com a presença de grande público interessado no tema, quando pela primeira vez se realizou um Encontro FEBiano fora das dependencias da Associação dos Veteranos (Rua das Marrecas). sob o tema A Força Aérea Brasileira na II Guerra Mundial , pelo Cap Osias Machado, do 1º. G Av Caça – Senta-a-Pua.

Entre outros, anotamos as presenças do  Major Antonio André, Presidente do CD, integrante da Companhia de Transmissões da FEB, Dr Israel Rosenthal, Vice-Pres do CD, Gen Div R/1 Marcio Rosendo de Melo, novo Presidente da Direção Central/ANVFEB,Dr Breno Amorim, Diretor da empresa Technolac, de Curitiba, que patrocinou a reforma e modernização da Casa da FEB, Ten Dalvaro Jose de Oliveira, ex-Pres. ANVFEB, Brigadeiro Mauro Martins Machado, Vice-Diretor da DIRAP, Maj Brig Wilmar Terroso, do INCAER, TCel Marco Fazio, Comandante do 1º. G Av Caça – Senta-a-Pua, o Consul Geral da Federação da Russia no Rio de Janeiro, Maxim G. Vasilyev, o sobrevivente da 2a. Guerra Mundial, Sr. Aleksander Henrik Laks, o Presidente da Association Francaise des Ancien Combattants, Comte. Roland Melo, Presidente da SPK – Veteranos  Poloneses, Cap Ignacy Felczak, Cel Andrade Netto, Academico do IGHMB e AHIMTB, Gen Geraldo Nery, da Ordem dos Velhos Artilheiros e Conselho Editorial da BIBLIEX, professores, estudantes e colaboradores da Casa da FEB.

Ao iniciar-se a cerimonia o Mestre de Cerimonias João Henrique Barone anunciou a execução do Toque de Presença de Ex-Combatente e canto do Hino Nacional Brasileiro, com o auditório já completamente lotado, com a presença expressiva de Veteranos, Familiares, Autoridades, Sócios e Amigos da Casa da FEB, totaliando mais de 150 pessoas.

Abrindo o 11º. Encontro FEBiano, o Cel Gemano Américo, Diretor do Monumento deu as boas-vindas e apresentou um filmete de memória dos feitos gloriosos das armas nacionais na 2ª. Guerra Mundial,
Encerrando os trabalhos, e conforme a tradição vigente, os presentes entoaram as 2 ultimas estrofes da Canção do Expedicionário, e prestaram um minuto de silêncio em memória dos veteranos que tombaram em combate na Itália, e dos companheiros falecidos.

Uma confraternização no Museu encerrou este evento altamente significativo.
Além dos já citados, dentre o público que compareceu ao evento, foi possivel registrar as presenças que se seguem.
Vet Cel Amerino Raposo Filho e Senhora, Vet José Maximo de Oliveira, Vet Nelson Botelho, Presidente Ass Ex-Comb do Brasil – Seção São Gonçalo – RJ, Vet Sergio Pereira, VP da Ass Ex-Comb do Brasil (detentor da Bronze Star), Presidente e Veteranos do Batalhão Suez, Cel Dent Ivo Milman,  Cap Justo Helio Monteiro, do IGHMB, Cel Figueira – Secretário do Clube Militar, Cel Gilberto Guedes Pereira, Clube Militar – Com Social e Conselheiro da ANVFEB, Cel Roberto Mascarenhas, neto do Marechal Mascarenhas de Moraes, CMG Roland Melo, Presidente da AFAC- Ass. Francaise des Ancien Combattants, Embaixatriz Christine De Maniere , Diretora de Relações Publicas da AFAC-Ass. Francaise des Ancien Combattants, Jean Wittmer, VP AFAC, J C Bernard,  Pierre Laffargue, AFAC, Allain Viallon, antigo Pres. AFAC, Prof. Israel Blajberg, Conselheiro e Diretor de RP e de Assistencia Social, Prof. J. H. Barone, 2º. VP e Diretor do Museu da Imagem e do Som, Sra Gilda Mendes, Conselheira e Diretora de Biblioteca e Arquivo da ANVFEB, Sra Maria de Fatima Depes Martinelli, Conselheira e Diretora do Museu da FEB, representantes da Imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário