sexta-feira, 11 de maio de 2012

JUIZ DE FORA - CORREDOR CULTURAL


Um pedra no meio do caminho? Não estranhe se, enquanto passar pelo Centro de Juiz de Fora nos próximos dias 26 e 27, topar com um bando de fotografias penduradas. É que, trazendo a força da arte produzida na - e para a - rua, o coletivo carioca O Estendal, pela primeira vez, reúne, por aqui, fotos afixadas em varais com pregadores de roupa. O grupo é um dos destaques do Corredor Cultural 2012, cuja programação - que inclui mais de 120 atrações em 42 horas de duração - foi anunciada pelo prefeito Custódio Mattos e o superintendente da Funalfa, Toninho Dutra, em coletiva na tarde de ontem na Funalfa. A agenda completa, voltada sobretudo, às comemorações do aniversário da cidade (31 de maio), pode ser conferida no site www.pjf.mg.gov.br.
Uma das novidades é a mudança no dia de abertura: do sábado para sexta. Portanto, no dia 25 de maio, às 19h, o Museu Mariano Procópio dá o pontapé inicial, com mais uma versão da atividade infantil Caçada ao Saci, com 30 vagas para crianças de 8 a 11 anos. Em seguida, às 20h, na Praça da Estação, a Banda do Síndico apresenta seu tributo ao ex-integrante Tim Maia. A maratona é interrompida e volta no sábado, a partir das 8h, para terminar só no domingo por volta da meia-noite.
O Corredor Cultural segue a tendência de programas como o Virada Cultural do Rio e São Paulo e as noites brancas de Paris. Desta vez, além de contar com espaços como o Museu Ferroviário e o Diversão & Arte, o festival ganha o reforço do Espaço Manufato (mostra de acervos dos artistas Renato Abud e André Lopes e shows musicais com Brasil Zil e Joãozinho da Percussão), da Rua Marechal Deodoro (fechada para skate e slackline) e de cinco bairros, dois a mais que a edição de 2011. Música, exibição de filmes, contação de histórias, dança, capoeira e batucada se espalham por Santa Paula, Benfica, Furtado de Menezes, Manoel Honório e São Benedito. Foram investidos, segundo Toninho Dutra, R$ 250 mil.

 De jazz a carnaval
Seja com atrações infantis, como a contação de histórias da atriz Suzana Nascimento e o Piquenique Encantado, ou por meio de lançamentos de obras produzidas com recursos da Lei Murilo Mendes, como Trupicada, Kadu Mauad, Fabrício Conde e Carlos Fernando, o Corredor Cultural promete não deixar ninguém parado. "Para o Piquenique, por exemplo, de 12 a 14 sombrinhas serão armadas na Praça Antônio Carlos no domingo pela manhã, com personagens da literatura infantil e lanche à disposição das crianças. No CCBM, antes, durante e depois da tradicional madrugada musical, uma bateria de exposições marca o centenário de Tupi Futebol Clube, Jorge Amado, Nelson Rodrigues e Luiz Gonzaga. Focado em temas ligados à língua portuguesa, o coletivo O Estendal expõe "Diabo a quatro" (Praça da Estação), "O futuro a Deus pertence" (Parque Halfeld), "Pé na jaca" (Praça Antônio Carlos) e "As paredes têm ouvidos" (Praça da Estação), resultado, segundo uma das integrantes, Ana Rodrigues, de dois anos de trabalho junto ao público.
A sétima arte não ficará de fora. Estreia mais que aguardada, o longa "O artista", melhor filme no Oscar 2012, terá quatro sessões gratuitas (senhas distribuídas uma hora antes) no Cinearte Palace. Haverá uma edição extra do Teatro Lido no Mezcla - o texto ainda não foi definido -, e o Pró-Música recebe o espetáculo "Doutor - Como enlouquecer um médico em um dia", com Rosane Gofman e seu filho, Yuri Gofman.
Diretamente de Olinda, os Bonecos Gigantes serão os condutores do cortejo marcado para se concentrar no Parque Halfeld no sábado a partir das 12h15 e descer o Calçadão, até a Praça Antônio Carlos, às 13h. Em seguida, os personagens típicos do carnaval pernambucano partem para Benfica, onde participam de show de frevo na Praça Jeremias Garcia. Ainda de Pernambuco, a banda Seu Chico comanda performance com versões de samba para canções de Chico Buarque na Antônio Carlos, sábado, às 21h. No domingo, a música ganha o reforço da Orquestra Mário Vieira (parque do Museu Mariano Procópio, às 16h) e Russo Jazz Band (SP), na Antônio Carlos, às 19h30. Para encerrar, a Família Rodrigues (Jair, Jairzinho e Luciana Mello) se juntam na Praça da Estação às 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário