Rio -  O Santuário de Nossa Senhora da Penha, no entorno da Vila Cruzeiro, está entre os locais que devem ser visitados pelo Papa Bento XVI, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá na cidade em julho de 2013. Os planos para o Santo Padre incluem a inauguração de um centro de referência para tratamento de usuários de drogas. O lugar mais cotado para isso é o local onde funcionou o Hospital Estadual São Sebastião, no Caju, hoje invadido por sem-tetos.
Igreja da Penha foi evitada em visitas anteriores devido à violência | Foto: João Laet / 29.7.2011
Igreja da Penha foi evitada em visitas anteriores devido à violência | Foto: João Laet / 29.7.2011
Nesta quinta-feira, o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, confirmou que o Papa vai rezar missa na Praia de Copacabana, dia 23 de julho, e que na Base Aérea de Santa Cruz haverá vigília nos dias 27 e 28 de julho. A previsão é que o evento inicie na tarde do sábado e termine na manhã do domingo. O DIA antecipou em 15 de dezembro do ano passado que o Papa Bento XVI rezaria missas no bairro da Zona Oeste.
A ida do Pontífice à Penha segue a tradição papal de sempre ir a um santuário mariano nos estados visitados. Será a primeira vez que isso acontece no Rio. Nas duas vezes que esteve na cidade, João Paulo II não foi ao Santuário da Penha, entre outros motivos, porque o templo era vizinho de uma área de risco. A região está ocupada por forças de segurança desde em novembro de 2010.

Desde que foi desativado, em 2008, o Hospital São Sebastião foi invadido por mendigos e usuários de drogas, principalmente usuários de crack. A Secretaria de Estado de Saúde disse que já enviou à Justiça pedido de reintegração de posse do terreno. As obras devem acontecer em parceria com o governos federal e do município.

O nome do centro de referência para tratar dependentes não foi definido, mas há pelo menos dois na lista: Bento XVI e Papa João Paulo II. A administração será por uma Organização Social (OS). Estuda-se que seja a mesma que assumiu, ontem, o Hospital da Ordem Terceira da Penitência, na Tijuca: Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus.
Roteiro com cartões-postais
O Cristo Redentor, a Catedral e o Maracanã estão entre os pontos turísticos que estão sendo sugeridos pelos organizadores da JMJ para o Papa Bento XVI visitar. A expectativa é que o evento reúna dois milhões de jovens no Rio.Esse foi o público participante, de mais de 190 países, que esteve na última edição da JMJ, ocorrida em 2011 em Madri, na Espanha.
A proposta, que ainda depende de aprovação do Vaticano, é que o Maracanã sedie o encontro do Santo Padre com os voluntários. Durante o evento, o bairro da Urca, na Zona Sul, vai abrigar a Feira Vocacional, e as confissões de fiéis vão acontecer em vários pontos da cidade.