Rio -  Liminar expedida pela 36ª Vara Cível tornou nulo todo o processo eleitoral da Mangueira. A Justiça entendeu que nenhuma das três chapas que disputam a direção da Verde e Rosa respeitou “as disposições estatutárias”. Em abril, a comissão eleitoral da agremiação havia impugnado as duas últimas chapas que concorriam com a liderada por Ivo Meirelles, o que fez com que ele permanecesse no cargo. A decisão de quinta-feira afirma que a chapa Mangueira Acima de Tudo, de Meirelles, também descumpriu o estatuto.
Ivo: decisão afirma que sua chapa também descumpriu o estatuto | Foto: Maíra Coelho / 29.3.2012
Ivo: decisão afirma que sua chapa também descumpriu o estatuto | Foto: Maíra Coelho / 29.3.2012
Audiência especial de conciliação foi marcada para 4 de julho. Representantes da chapa Levanta Mangueira, que disputa a sucessão ao lado da Raízes da Mangueira, comemoraram a decisão da Justiça.
“A caixa preta começa a ser aberta. A comissão eleitoral havia nos desclassificado argumentando que descumprimos alguns requisitos, como o preenchimento das datas de inscrição dos candidatos na agremiação, mas a Justiça verificou que a chapa do Ivo, além de ter esse mesmo problema, ainda tem membros da própria comissão eleitoral, que deveria ser imparcial, como conselheiros”, acusa Marcos Oliveira.

Segundo Marcos, os integrantes desta chapa irão solicitar que Meirelles apresente a relação de sócios ativos que poderão votar na eleição. “Nem isso nós sabemos. Não sabemos quantos são os eleitores e quantos são os inadimplentes que não podem votar. Vamos pedir que tudo isso seja transparente”, afirmou.

Procurado, Ivo Meirelles não retornou as ligações. A assessoria de imprensa também não foi localizada. Representantes da chapa Raízes da Mangueira disseram que preferem não comentar a decisão da Justiça.