sábado, 9 de junho de 2012

Morre aos 77 anos o escritor Ivan Lessa, em Londres


Imagem de 1999 do escritor e jornalista Ivan Lessa, que morreu na sexta-feira (8)
 Imagem de 1999 do escritor e jornalista Ivan Lessa
Escritor e jornalista, Ivan Lessa morreu na sexta-feira (8) de um enfisema pulmonar. Lessa, 77, que morava em Londres desde 1978, era conhecido pelo texto bem-humorado de suas crônicas para a BBC, onde  ele escrevia três vezes por semana.
Segundo o canal "Globonews", a mulher de Lessa, Elizabeth o encontrou morto em seu escritório, ao chegar em casa à noite. Ao canal, ela disse que Lessa tinha dificuldades para sair de casa devido à doença, mas se recusava a ser internado.
Além dos textos para a empresa britânica, Lessa também colaborava com publicações brasileiras, como as revistas "Playboy "e "Piauí".  Foi um dos fundadores do extinto jornal "O Pasquim", célebre por sua resistência no período da ditadura militar. Ali, com o amigo e cartunista Jaguar, criaram o rato Sig, brincadeira com o psicanalista Sigmund Freud a partir da anedota "Deus criou o sexo, e Freud, a sacanagem". O ratinho virou um dos símbolos do Pasquim.
Em suas crônicas, Lessa costumava fazer piada de si próprio e da doença que o matou. "Um amigo erudito, que ocasionalmente vem visitar meu enfisema..." era o começo de um texto seu de 21 de maio.
Filho do também escritor Orígenes Lessa, Ivan foi autor de quatro livros: "Garotos da Fuzarca" (1986), de contos; "Ivan Vê o Mundo" (1999), coletânea de crônicas suas para a BBC; "O Luar e a Rainha" (2005), também de crônicas; "Eles foram para Petrópolis" (2009), que reuniu os e-mails trocados publicamente entre Lessa e o jornalista Mário Sérgio Conti na coluna Correspondência, do UOL.


Nenhum comentário:

Postar um comentário