sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Coreanos conquistam bronze inédito e são dispensados do serviço militar


A Coreia do Sul perdeu nesta sexta-feira 18 futuros soldados. Não que tenha ocorrido alguma tragédia no país asiático. É que os coreanos venceram o Japão por 2 a 0, no Millenium Stadium, em Cardiff, País de Gales, e conquistaram o bronze inédito. Como prêmio pela medalha, eles serão dispensados do serviço militar.
A lei vale apenas para os bons desempenhos nos Jogos Olímpicos e nos Jogos Asiáticos. Mas existem algumas exceções. Atletas que tiveram um bom rendimento na Copa do Mundo de 2002, sediada pelo país em parceria com o Japão, e ajudaram a equipe nacional a ficar com a quarta colocação também foram premiados pelo governo.
Park Chu-young, Comemoração, Coréia do Sul x Japão (Foto: Agência Reuters)Park Chu-Young comemora seu golaço, o primeiro da Coreia na partida (Foto: Agência Reuters)
Dentro de campo, foi um jogo movimentado e com direito à pintura que poderia ser assinada por Messi ou Neymar. Os japoneses sonhavam em repetir o feito de 44 anos atrás, quando ficaram com o bronze nas Olimpíadas da Cidade do México, em 1968. A partida até começou equilibrada, com chances para ambos os lados. Aos poucos, no entanto, a Coreia do Sul tomou conta do meio-campo e passou a dominar as ações ofensivas.
E a agressividade do ataque coreano foi premiada com um gol no final do primeiro tempo. E que pintura! Em jogada que poderia ser assinada pelos grandes craques do futebol mundial, Park Chu-Young - jogador do Arsenal - arrancou do meio de campo, se livrando da marcação. Na entrada da área, o camisa 10 deu um corte seco para direita, que entortou três japoneses, e chutou forte para fazer 1 a 0.
Ainda melhor em campo, a Coreia deu o golpe de misericórdia na etapa final. Aos 11, Jacheol Koo aproveitou falha da defesa do Japão e chutou cruzado, de fora da área, para ampliar: 2 a 0.
Com o bronze encaminhado, os coreanos se fecharam na defesa. Na base da vontade, mas sem muita organização, o Japão se lançou ao ataque, mas pouco fez. Explorando os contra-ataques, a Coreia do Sul esteve até mais próxima do terceiro gol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário