sábado, 18 de agosto de 2012

Solenidade marca o aniversário de 10 anos do edifício-sede da PGR


Cerimônia contou com o lançamento de selo personalizado e carimbo comemorativo alusivos à data

Solenidade marca o aniversário de 10 anos do edifício-sede da PGR
Roberto Gurgel usa o carimbo comemorativo com a marca da PGR
Símbolo da atuação do Ministério Público e cartão-postal da capital federal, o edifício-sede da Procuradoria Geral da República completou esta semana dez anos de sua inauguração, ocorrida no dia 15 de agosto de 2002. Para celebrar esse marco na história da instituição, foi realizada uma solenidade, nesta sexta-feira, 17 de agosto, no Memorial do Ministério Público Federal. A ocasião contou com o lançamento de selo personalizado e carimbo comemorativo alusivos à data, além de uma exposição de fotos do complexo projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, desde a sua concepção até hoje.

Na cerimônia, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, lembrou que a inauguração do edifício representou a concretização do anseio por uma sede definitiva para a PGR, o que significou deixar para trás a época em que as condições de trabalho em sedes temporárias eram precárias, inadequadas e exigiam esforço imenso dos membros e servidores que integravam a instituição.

Gurgel também destacou a iniciativa do então procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, qualificando-a como corajosa. Conforme explicitou, o colega não só assumiu a difícil tarefa de se lançar ao empreendimento, como também conseguiu garantir um fluxo contínuo de recursos, permitindo que a obra se desenvolvesse no tempo previsto e ainda figurasse como uma construção de baixo custo quando comparada a outros edifícios públicos na região.

“Hoje vejo o prédio como um símbolo do Ministério Público Brasileiro como um todo, que se integrou à Brasília e se tornou uma lembrança permanente para todos que por aqui passam de que temos uma instituição fundamental para a República e para a democracia brasileira”, salientou Roberto Gurgel.

Selo comemorativo de 10 anos do edifício-sede da PGRSelo - Para conduzir o ato de obliteração do selo comemorativo, esteve presente o vice-presidente Jurídico da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Jefferson Carlos Carús Guedes, que, além de enaltecer a beleza das formas e a modernidade do projeto arquitetônio, frisou a importância da instituição na defesa da ordem jurídica, da democracia e dos interesses sociais indisponíveis. Guedes explicou que as novas peças não só vão circular nas correspondências, como também vão integrar os acervos filatélicos do Brasil e de colecionadores estrangeiros.

Exposição - “O prédio sob o seu olhar” reúne 36 fotografias provenientes do acervo da Secretaria de Comunicação Social e de concurso realizado no mês de julho, aberto à participação de membros, servidores e estagiários de todo Ministério Público Federal. As fotografias mostram o projeto desde a sua concepção, passando pela fundação, até ser finalizado.


Secretaria de Comunicação
Procuradoria Geral da República
Tel: (61) 3105-6404/6408

Nenhum comentário:

Postar um comentário