sexta-feira, 26 de outubro de 2012

21º GAC RECEBE COMITIVA DO EXÉRCITO ARGENTINO


Numa bela quarta-feira ensolarada de 24 de outubro, o Tenente Coronel Luciano Batista de Lima, Comandante do 21 GAC hoje aquartelado em Niterói no Forte Barão do Rio Branco, acompanhado do Ten Cel Edson Ribeiro dos Santos Júnior, Comandante da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea, recebeu uma comitiva de Oficiais argentinos também de Artilharia Antiaérea daquele exército.
Recebeu a comitiva diante de seu PC onde já estava hasteada a Bandeira Nacional e, em um mastro ao lado para visitas ilustres de países amigos, a Bandeira da República Argentina aguardava a chegada dos visitantes. 

Chegaram então o Coronel Daniel Oscar Suárez, “Jefe Agrupación Artilleria Antiaérea Ejército 601”, acompanhado dos Tenentes Coronéis Carlos Gustavo QuirozJosé Maria Perez Rispoliatualmente cursando a EsACosAAe. O Ten Cel Lima convidou o Cel Suárez a fazer o hasteamento da Bandeira Argentina enquanto a Banda da AD/1 executava a canção “Mi Bandera”.

Após o hasteamento, foi dado o toque de silêncio em memória de nossos mortos na II Guerra Mundial e aos dos visitantes, nas Guerra das Malvinas ao fim do qual o TC Lima fez uma saudação de boas vindas. 

Fomos inicialmente ao Gabinete do Comando onde o TC Lima mostrou a área de sua Unidade em uma foto aérea. Depois, passamos a visitar a praia, o Monumento da FEB, o dos Náufragos e embarcamos em uma viatura que nos levou ao Forte do Pico.


Aqui tenho de fazer um parênteses, pois, servi cinco anos exatamente naquela Unidade e portanto, achava que conhecia cada palmo daquele chão, para mim, sagrado.

 Ao encontrar no Pico o Forte São Luiz todo manutenido, arrumado como vemos em sítios arqueológicos, tudo identificado com placas, farei um artigo em separado para mostrar apenas esta dentre muitas maravilhas que aquela histórica Unidade esconde.

D
epois descemos e fomos para o extremo do aquartelamento, a Praia do Imbuhy, onde há dois Hotéis de Transito e almoçamos em um deles, no Ipê Amarelo, no Restaurante do Hotel. Este ano os hotéis receberam novos nomes: o hotel de oficiais recebeu o nome de “Hotel Ipê Amarelo”, em homenagem à árvore símbolo do Brasil e o hotel de sargentos recebeu o nome de “Hotel Flamboyant”. Cada apartamento do Hotel Ipê amarelo foi batizado com o nome de um peixe existente nas praias do quartel e, de forma semelhante, o Hotel Flamboyant teve suas suítes denominadas com espécies de pássaros que povoam as matas dos fortes.
Cada nome destes mencionados dá uma história a parte.
Ao final do almoço, o Comandante fez uso da palavra e agradeceu à visita dos irmãos do sul, dizendo que tem com os argentinos uma dívida de gratidão, pois, quando serviu em Chipre, na Força Tarefa Argentina da missão de paz da ONU, foi por eles hospedados.
O Coronel Suárez elogiou tudo o que viu e agradeceu e fidalga recepção, esperando encontrar a todos em seu país para retribuir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário