quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Largada para presidência da Câmara


Por: Táscia Souza
Foi o vereador Antônio Martins (Tico-Tico, PP), o menos votado entre os parlamentares que tentavam a reeleição, que deu a bandeirada para a corrida de Isauro
 Isauro Calais (PMN)
Calais (PMN), o mais votado deste pleito, de volta à presidência da Câmara. Sem conseguir se reeleger e com uma votação que despencou dos 2.788 eleitores conquistados com o "me ajude, me ajude, me ajude" de 2008 para 296 no último dia 7, Tico-Tico desabafou sobre a derrota ontem no plenário da Câmara e, embora não vá opinar na escolha no novo chefe do Legislativo que acontecerá no dia 1º de janeiro, afirmou que deseja ver Isauro na cadeira mais alta do Palácio Barbosa Lima. "Gostaria que, a partir de 1º de janeiro, o nobre vereador Isauro estivesse presidindo esta Casa."

O nome de Calais, que já presidiu a Casa por dois mandatos consecutivos, entre 2001 e 2004, foi apontado como favorito desde que saiu das urnas com 5.127 votos. O que não significa que ele já tenha sido ungido, uma vez que conversas de bastidores apontam que o vereador Júlio Gasparette (PMDB) também tem intenções de estar no páreo. O peemedebista, na verdade, já demonstrava sonhar com a presidência desde 2010, mas acabou abrindo mão de encabeçar a chapa e ficou com a primeira vice-presidência a fim de articular a aliança em torno do atual presidente, Carlos Bonifácio (PRB). O movimento, inclusive, provocou um racha no PMDB, uma vez que José Sóter Figueirôa foi vice na chapa adversária, liderada por José Laerte (PSDB). As negociações agora, no entanto, dependem tanto de conversas com os nove novatos eleitos quando do resultado sobre quem assumirá a Prefeitura.


Lamento

Tirando a indicação de Isauro, o discurso de Tico-Tico ontem na Tribuna da Câmara demonstrou mais seu abalo em relação ao resultado do pleito. "Tive 16 projetos sociais aprovados, participei de todas as audiências, de todas as câmara itinerantes e entregas de títulos. Fui e continuarei sendo ético, honesto, defendendo Juiz de Fora até o dia 31 de dezembro", declarou. "Ainda não acordei. Se tivesse sido um parasita... Na minha comunidade, fui sacrificado sem explicação. Será que fui tão cruel com minha comunidade assim?".

Entre os que não foram reeleitos, José Laerte e José Emanuel (PSC) também se pronunciaram. "Minha votação indicou que meu mandato não foi reconhecido a ponto de ser reeleito", limitou-se a dizer José Laerte, concentrando-se em informar sobre o apoio do PSDB estadual a Bruno Siqueira (PMDB). Já José Emanuel amaciou o pronunciamento abatido de Tico-Tico. "Não somos nenhum derrotado. Existe coisa muito maior do que a vereança. Tico-Tico, nenhum vereador aqui vai sair pela porta dos fundos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário