sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A RESERVA ATIROU!


O 1º Campeonato Brasileiro de Tiro Defensivo da Reserva foi um sucesso. Realizado dia oito de novembro no Estande Nacional do Exército, em Deodoro, no Rio de Janeiro, reuniu mais de cinquenta atiradores, todos Oficiais da Reserva das Forças Armadas, inclusive dois Oficiais-Generais.

A iniciativa do Conselho Nacional de Oficiais R/2 teve seu projeto aprovado pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército e contou com o apoio da 1ª Divisão de Exército, dos Clubes Militar, Naval e de Aeronáutica, da IMBEL e da Confederação Brasileira de Tiro Defensivo.

Foi uma atividade inédita no país e que, pelo êxito alcançado, certamente terá continuidade, transformando-se num evento emblemático da máxima “TIRO: ESPORTE PARA TODOS, DEVER DO MILITAR”.

A expressão da Reserva Brasileira é um importante fator dissuasório contra qualquer projeto de violentar-se a segurança e a soberania nacionais. Portanto, nada mais adequado que seus integrantes mantenham-se profissionalmente capacitados para, na forma da lei, atuarem quando e como a nação os convocar. E o Tiro, em suas diversas modalidades, deve ser uma atividade praticada como rotina. Não se admite que o militar, porque deixou o serviço ativo, se descuide de sua qualificação básica que é estar pronto para atirar.

O Conselho Nacional de Oficiais R/2 - CNOR, dentro de seu projeto de integrar os vários segmentos da Reserva das nossas Forças Armadas, deu a partida nesse processo de manutenção das aptidões básicas da vida castrense. O 1º Campeonato Brasileiro de Tiro Defensivo da Reserva - 1º CBTir - demonstrou o acerto de tal objetivo. Foi extremamente gratificante ver reunidos, em ambiente de intensa vibração e forte companheirismo, Oficiais da Reserva de todas as épocas, armas e forças. Em alguns momentos chegou a ser emocionante constatar a satisfação com que alguns atiradores mais antigos participavam da atividade. Era um verdadeiro reencontro com suas origens, habilidades e ideais. Os herdeiros de Caxias, Tamandaré e Eduardo Gomes viram reavivar uma chama que nem o tempo  conseguiu apagar.

Estamos gratos a todos que de alguma forma contribuíram para o êxito do 1º CBTiR.
Especialmente aos militares da Ativa que nos dispensaram, além do apoio fundamental para a realização do Campeonato, a consideração e o respeito devidos aqueles que os precederam na preservação dos valores, princípios e atributos que forjaram a nacionalidade.

Rio de Janeiro, 08 de novembro de 2012

Sérgio Pinto Monteiro – 2º Ten R/2 Art
Presidente do CNOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário