sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Rio recebe terreno para autódromo, e prefeito diz querer 'roubar' F-1 de SP


Por GLOBOESPORTE.COM
Terreno em Deodoro onde será construído o novo autódromo do Rio de Janeiro (Foto: Google Maps)Terreno em Deodoro onde será construído o novo
autódromo do Rio de Janeiro (Foto: Google Maps)
O Ministério do Esporte e o Exército Brasileiro assinaram nesta sexta-feira um documento que dá início ao processo de transferência do terreno onde será construído o novo autódromo internacional do Rio de Janeiro, em Deodoro, bairro da zona oeste da cidade. A área é de propriedade do governo federal e foi revertida das Forças Armadas para o ministério. A previsão é que o local possa receber algumas competições em julho de 2014, mas que fique completamente pronto apenas no início de 2015. O novo circuito substituirá o Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá, desativado no fim de outubro para dar lugar ao parque poliesportivo dos Jogos Olímpicos de 2016.
Durante a cerimônia realizada nesta manhã no local onde será construída a pista, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, manifestou o interesse da cidade voltar a sediar o GP do Brasil de Fórmula 1. O Rio de Janeiro recebeu dez provas da categoria máxima do automobilismo mundial em Jacarepaguá entre as décadas de 1970 e 1980. No entanto, desde 1990, a etapa brasileira é realizada em Interlagos - a corrida deste ano encerra a temporada 2012, no dia 25 de novembro.
- São Paulo que fique esperta porque eu quero roubar a Fórmula 1 e trazer outras provas também – prometeu.
A cerimônia contou com a presença do ministro dos esportes, Aldo Rebelo, do prefeito do Rio, Eduardo Paes, do secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, do comandante da 1ª Região Militar do Exército, general de divisão João Ricardo Maciel Monteiro Evangelho, do secretário da Casa Civil do Estado, Régis Fichtner, do presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Cleyton Pinteiro, e de pilotos como Chico Serra, ex-F-1 e tricampeão da Stock Car.
De acordo com Leyser, o novo autódromo terá padrões internacionais e poderá receber qualquer tipo de prova do automobilismo. Ele afirmou que o projeto básico ainda está sendo feito e será repassado ao governo estadual no fim deste ano. Em fevereiro de 2013, será entregue o projeto executivo da obra, que permitirá a realização da licitação.
A construção do autódromo de Deodoro é um compromisso das autoridades públicas com a CBA e com o Comitê Olímpico Internacional em razão do fechamento da pista de Jacarepaguá para as Olimpíadas. O acordo inicial era de que o circuito só seria desativada quando o novo fosse entregue. Mas, em razão de diversos impasses, as obras do novo autódromo ficaram para 2013, o que gerou muita insatisfação, principalmente de pilotos, chefes de equipe e mecânicos que trabalhavam e competiam no local.
- O governo não cumpriu no devido tempo a sua obrigação. Mas estamos, agora, fazendo o que tínhamos prometido à CBA – admitiu Paes.
'Campo minado', terreno receberá varredura do exército
O terreno de Deodoro, onde será construído o autódromo, foi um campo de treinamento militar. Em Julho deste ano, o jornal "O Globo" revelou que o local terá que ser "descontaminado" devido à existência de explosivos não detonados no solo. Nesta sexta, o comandante da 1ª Região Militar do Exército, general de divisão João Ricardo Maciel Monteiro Evangelho, admitiu a possibilidade, mas garantiu que todos os procedimentos necessários serão feitos.
- Nós nos comprometemos em entregar uma área segura. O Exército está comprando os equipamentos mais modernos do mundo para concluir a varredura necessária na área
Enquanto a nova pista não fica pronto, a Federação de Automobilismo do Rio de Janeiro afirma que as competições serão transferidas, com o apoio da prefeitura para o Megaspace, em Minas Gerais, na cidade de Santa Luzia, a 500 km da capital fluminense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário