sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

ACIDENTE COM ÔNIBUS DA TRANSUR - ATUALIZAÇÃO

Por Daniela Arbex, Guilherme Arêas e Michele Meireles


A véspera do feriadão de Natal começou com ocorrências graves nas estradas da região. Na tarde de ontem, uma pessoa morreu e outras sete ficaram feridas em um acidente envolvendo uma carreta e um ônibus da linha São João del-Rei/Juiz de Fora, no km 213 da BR-256, entre o município de Barroso e a serra de Barbacena. O motorista da Viação Transur Jackson Fernandes de Souza, 37 anos, morreu na hora, esmagado pelas ferragens. As outras vítimas, seis passageiros do coletivo e o motorista da carreta, foram encaminhadas para a Santa Casa de Barbacena, e não correm risco de morte. Chovia no momento do acidente, e havia crianças no interior do coletivo. Policiais rodoviários e militares, bombeiros e o Samu de Barbacena foram empenhados no resgate. Quando o socorro chegou, a maioria dos passageiros já estava no acostamento, em pânico. O acidente provocou o fechamento total da BR-265 por pouco mais de duas horas, causando um engarrafamento de mais de dois quilômetros nos dois sentidos.
O ônibus, com placa de Juiz de Fora, estava com todas as 46 poltronas ocupadas, quando saiu de São João del-Rei, às 13h30, rumo a Juiz de Fora. O acidente aconteceu uma hora depois, quando o coletivo da Transur descia a serra de Barbacena e foi atingido de frente pelo caminhão, que vinha em sentido contrário. Logo em seguida, o ônibus continuou descendo, e teve a traseira atingida pela carreta, que parou em "L". O ônibus ficou completamente destruído entre a cabine do motorista e a poltrona número 10.
O motorista morreu na hora e ficou preso às ferragens. Em fevereiro, ele faria dois anos na empresa. Jackson era casado e pai de dois meninos, um de 3 e outro de 16 anos. Ele morava em Santa Cruz de Minas, próximo a São João-del Rei. A carreta, com placa de Catalão (GO), pertence à empresa Lenarge - Soluções em Transporte de Granéis Sólidos, com sede em Sabará. O motorista José Carlos Nascimento, 54, natural de Rio Piracicaba (MG), não teve lesões aparentes, mas reclamou de dor e permaneceu internado na Santa Casa de Barbacena.
O auxiliar do motorista, Joel Aparecido de Oliveira, 34, estava na parte traseira do ônibus, próximo ao banheiro, quando ocorreu o acidente. Com a colisão, ele foi jogado para frente, mas não se feriu. "O barulho e o impacto da batida foram muito fortes. Nasci de novo, mas não tenho como descrever a perda de meu colega. A gente não espera por isso", disse o trabalhador, que, no próximo dia 25, comemora o aniversário do filho de 8 anos.
Das sete vítimas internadas, a situação mais grave é a do autônomo Igor Moisés Sthephanovitz, de 31 anos. Ele estava na poltrona exatamente atrás do motorista e sofreu uma fratura no fêmur, precisando passar por cirurgia. Segundo a esposa dele, Míriam Cristina Rocha, 30, ontem Igor apresentava muitas dores, mas estava lúcido. "Ele disse que, quando fecha os olhos, só consegue ver o acidente. Está muito traumatizado." Pai de dois filhos, 4 e 6 anos, o autônomo mora em Barbacena e estava em São João del-Rei a trabalho.
Outra vítima é a idosa Maria da Conceição Nascimento, 81 anos, que viajava na segunda fileira do ônibus. Natural de Barbacena, ela tinha ido a Barroso visitar o irmão. No acidente, machucou o joelho, cortou parte da orelha e teve estilhaços de vidro pelo corpo. Na Santa Casa, o neto de dona Maria, Eliberto Carlos Nascimento, 25, contou que ficou muito nervoso ao saber do acidente e foi correndo ao hospital. 
Alívio
Quem escapou da batida ficou aliviado. O produtor de eventos Diego Guedin, 25 anos, morador de São João del-Rei, planejava vir a Juiz de Fora ontem para passar as festas de Natal com a família. Segundo ele, o horário escolhido seria justamente o das 13h30. No entanto, um imprevisto no trabalho o impediu de sair. "Hoje (ontem) foi um dia em que tudo deu errado. Ainda bem que me atrasei. Há males que vêm para o bem", relatou. A mesma sorte teve a engenheira de produção Sarita Menezes, 29 anos, que costumava vir para Juiz de Fora no mesmo horário. Porém, ela resolveu voltar para a cidade na noite de quinta-feira, a pedido do namorado.
Até as 17h30 de ontem, uma hora depois do horário previsto para o desembarque da linha, nenhum parente havia procurado a rodoviária de Juiz de Fora ou o guichê da Transur no terminal em busca de informações. O gerente da Sinart, empresa que administra o espaço, Arthur Bittencourt, destacou que, em caso de acidente, todas as medidas são tomadas pela empresa que fazia o translado. Ninguém da Transur foi encontrado ontem para falar oficialmente sobre o acidente.
http://www.tribunademinas.com.br/cidade/um-morto-e-7-feridos-em-choque-entre-onibus-e-carreta-1.1207872

Nenhum comentário:

Postar um comentário