quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Juiz de Fora premia campeões no encerramento do XXVI Ranking de Corridas de Rua



Após nove provas ao longo de 2012, os atletas de maior destaque do XXVI Ranking de Corridas de Rua da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) foram premiados na noite dessa quarta-feira, 12, no Clube D. Pedro II. Foram agraciados cerca de 140 atletas das categorias Geral Masculino e Feminino (1º ao 10º lugares), especiais no masculino e feminino (auditivo, visual, mental, membro superior e inferior e cadeirante) e os cinco melhores colocados em todas as faixas etárias de ambos os sexos.

O secretário de Esporte e Lazer, Renato Miranda, destacou o crescimento do esporte na cidade e o apoio dos patrocinadores e corredores. “Agradeço àqueles que confiaram e acreditaram no nosso trabalho. Orgulha-nos dizer que, desde a reformulação do ranking, em 2009, não se via um número tão alto de participantes e um nível tão bom de provas”, disse. Entre as reformulações estão: melhor distribuição das provas, utilização do sistema de cronometragem eletrônica, equipe técnica qualificada, divulgação dos resultados das provas em menos de 24 horas após o evento e a inclusão cidadã.

A média de participantes por prova subiu de 687,88, em 2011, para 1074,7 em 2012, representando um crescimento de 56,23%. Além disso, um total de 3.755 atletas se cadastraram no Ranking neste ano, número 48,71% superior ao registrado no ano anterior, quando 2.525 pessoas se inscreveram no circuito. A II Corrida Mercedes-Benz/Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), última do calendário, foi a que registrou o maior número de atletas participantes: 1.512.

Campeões
“Como uma brincadeira”. Assim foi o início nas corridas de rua do atual campeão do Ranking, Eberth da Silva Silvério, de 20 anos. Em 2008, ele e o irmão mais velho começaram a correr em uma rodovia da cidade de Coronel Pacheco, e o que era diversão passou a ser objetivo. “Naquele ano fizemos a inscrição para uma prova do ranking e tiramos o primeiro e segundo lugares da faixa”, disse.

Mas foi só em 2011 que Eberth começou a focar nas provas. Em 2012, o atleta, que treina pela Saúde Performance, bateu a marca de cinco vitórias das sete etapas que disputou. “O sentimento hoje é de dever cumprido. Foquei muito nesse ano, com muito planejamento e, graças a Deus e com muita perseverança, o resultado veio”, afirmou.

Segundo o atleta, provas nacionais estão em sua meta em 2013. Já em fevereiro do ano que vem, Eberth pretende disputar a Copa Brasil Caixa de Cross Country, em Rio Claro (SP). Para isso, vem treinando todos os dias, as vezes em dois períodos (manhã e tarde), alternando os locais de prática entre Juiz de Fora e Coronel Pacheco, sua cidade natal.

No geral feminino, a maratonista Viviany Anderson foi quem levou o troféu de campeã, após vencer seis das nove etapas realizadas durante o ano, somando 132 pontos. As equipes Saúde Performance e Gemacon Tech são as vencedoras das categorias masculina e feminina, respectivamente. A classificação final está disponível no site da PJF (www.pjf.mg.gov.br).

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SEL, pelos telefones 3690-7822/7599.
SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER

Nenhum comentário:

Postar um comentário