sábado, 12 de maio de 2012

TRIBUNA DE MINAS - 13.05.12


Aviação do Exército é campeã na 2ª Etapa do Troféu Brasil de Triathlon


No último domingo, dia 6, aconteceu a 2ª Etapa do Troféu Brasil de Triathlon na USP, a prova é organizada pela NA Sports e faz parte do maior circuito de triathlon da América Latina. Triatletas de toda parte do país enfrentaram um outono com cara de inverno e, participaram desta prova que foi vencida pelos profissionais: Marcus Fernandes (Masculino) e Flávia Fernandes (Feminino). 

O resultado completo e demais informações como: calendário, regulamento, fotos, etc, podem ser vistos no site oficial do circuito - (www.trofeubrasil.com.br).

Naquela manhã fria em São Paulo, os representantes da Aviação do Exército, composta pelos militares: Major Rogério do BMS, Tenente Maury e Sargento Castro do 1ºBAvEx, Aspirante Ramos, Sargentos: Barros e Vinicius da BAvT, juntamente com o Tenente Médico R/2 Ronie e o SubTenente Bueno do 52 BIS, conquistaram para Taubaté dois primeiros, dois segundos, dois terceiros, um quinto e um sexto lugar nas 3 categorias militares da competição. 

Na categoria Short até 39 anos: Sgt Vinicius – 1º Lugar, com o tempo de 1h13m42s e Ten Maury – 3º Lugar, com o tempo de 1h19m17s; na categoria Short 40 anos mais: Sgt Barros – 1º Lugar, com o tempo de 1h12m42s, Sgt Castro – 2º Lugar, com o tempo de 1h16m07s, ST Bueno – 3º Lugar, com o tempo de 1h16m26s, Maj Rogério – 5º Lugar, com o tempo de 1h25m45s e Ten R/2 Ronie – 6º Lugar, com o tempo de 1h26m20s; na categoria Olímpica o Asp Ramos – 2º Lugar, com o tempo de 2h18m. 

Com esses resultados, a Equipe de Triathlon da Aviação do Exército dispara na frente e abre uma grande vantagem na liderança da categoria Short militar 40 anos mais com o Sargento Barros da Base de Aviação de Taubaté que busca seu bicampeonato na modalidade.

Os atletas agradecem aos colaboradores e patrocinadores: CAvEx, BAvT, NA Sports, FHE Poupex, Ambra, Dog Tag, Academia Cunzolo, Taubike, Academia Sport Fitness e a treinadora Renata Leão.

Próximas competições no calendário da Eqp da AvEx serão: Ironman Brazil em Florianópolis, Big Biker em Taubaté e Corrida de Rua em Tremembé, todas essas acontecerão no próximo dia 27.

Hospital de campanha da FAB atende três mil no interior do Amazonas


Hospital militar atende 3 mil nesta sexta-feira em Barcelos, no Amazonas
Essa é a expectativa de militares da Aeronáutica que montou estrutura em Barcelos

ANTONIO XIMENES
Alguns dos ribeirinhos atendidos não se consultavam há oito anos (Bruno Kelly )
Três mil pessoas deverão passar pelo hospital de campanha da Aeronáutica até esta sexta-feira (11), em Barcelos (a 405 quilômetros de Manaus). A estrutura está montada na entrada da cidade, no rio Negro, em uma megabalsa, e conta com médicos, enfermeiros e equipamentos avançados de atendimento à saúde pública.

A maioria dos pacientes são ribeirinhos que chegam a viajar dez horas em canoas para serem atendidos por médicos disponibilizados pela “Operação Ágata 4”. “Nós viemos preparados para medicar uma população carente, que não tem a quem recorrer, senão às Forças Armadas”, disse o brigadeiro-do-ar Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da Força Aérea Brasileira (FAB). Exército, Marinha e FAB estão em operação pelas fronteiras da Venezuela e das Guianas, com um efetivo de mais de 6,6 mil militares.

Ribeirinhos

Apoiada em uma muleta, dona Beatriz de Almeida, 49, viajou dez horas para ser atendida pelos médicos do hospital de campanha. Ela se queixava de dores no joelho, depois de ter sofrido uma queda. “Há dois anos que eu não via médico nenhum aqui na cidade, depois que eu cai fiquei muito ruim da ‘bacia’ e do joelho, por isso que ando de muletas”, comentou.

Joelma Leite da Silva, 34, não vê um médico há oito anos, desde que teve seu último filho, hoje com nove anos. “A gente está abandonado. Quando tem uma oportunidade como esta, vem um ‘mundaréu’ de gente”, disse.

O prefeito de Barcelos, José Ribamar Beleza, disse que a cidade tem dois médicos, um clínico geral e um cirurgião. “O nosso hospital está bem equipado, mas faltam médicos para atender a demanda. A gente até oferece bons salários (mais de R$ 8 mil) para que os médicos venham para cá, mas é muito difícil eles ficarem, por isso que o hospital de campanha da Aeronáutica é muito bem-vindo. O povo critica a gente, mas fazemos o que podemos”, disse.

Depois que foi divulgado que a presidente Dilma Rousseff iria a Barcelos (ontem) para visitar as instalações da Marinha, Aeronáutica e Exército da Ágata 4, mais de 5 mil pessoas se dirigiram para o porto, na frente da Catedral da cidade. A maioria dos curiosos era de ribeirinhos, que não queriam perder a oportunidade de ver a presidente. “Nós deslocamos equipamentos para a região com o objetivo de atender a comitiva da presidente Dilma, mas, na última hora, a viagem foi cancelada”, disse um oficial do alto comando da operação.

O vice-almirante Antonio Carlos Frade determinou que o navio de patrulha fluvial Raposo Tavares ajudasse no transporte de ribeirinhos. “A Marinha tem ainda um helicóptero embarcado à disposição, para ajudar nos casos de emergência em atendimentos de maior complexidade”.


Convite: 10ª Semana de Museus – ANVFEB de Juiz de Fora – MG


Com o intuito de difundir o legado e as lembranças da participação militar do Brasil na II Guerra Mundial, a ANVFEB/SR-JF através do seu Memorial da FEB José Maria da Silva Nicodemos participa da 10ª Semana de Museus realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura (IBRAM/MinC), que trás como tema:“Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações. 
Com essa proposta lançada, o Memorial da FEB convida à todos para uma reflexão sobre a constituição de seu espaço museal aos Veteranos em nossa cidade, suas demandas e o envolvimento com o público. 
Para isso, no dia 16/05, às 15:30 h será lançado o debate a partir de uma palestra proferida pela museóloga convidada Josenira Monteiro, intitulada “Perspectivas e desafios do Memorial, onde serão abordados conceitos da Museologia e questões a serem debatidas com o público.
Na sexta (18/05), às 15:30 h, será exibido o curta metragem Heróis (2011). Com duração de 35 minutos, a produção narra a história de três pracinhas brasileiros na Itália durante a II Guerra Mundial. Inspirado em fatos reais, o filme proporcionará uma discussão acerca da representação da guerra, o herói e o inimigo, tendo como presença enriquecedora: alguns dos Veteranos da FEB, personagens históricos que participaram do maior conflito mundial do século XX.
Entrada Franca.
Associação Nacional dos Veteranos da FEB – Seção Regional Juiz de Fora/MG.
Rua Howian, nº 40, Centro. (Próximo a Justiça Federal e a sede social do Tupi FC). Tel: (32) 3215-0083 Email: anvfebjfmg@gmail.com
Horário de funcionamento: 14:00 às 17:30 h

Parabéns à 3ª Companhia de Comunicações Blindada (Santa Maria/RS) pelos 68 anos


TRIBUNA DE MINAS - 12.05.12


sexta-feira, 11 de maio de 2012

JUIZ DE FORA - CORREDOR CULTURAL


Um pedra no meio do caminho? Não estranhe se, enquanto passar pelo Centro de Juiz de Fora nos próximos dias 26 e 27, topar com um bando de fotografias penduradas. É que, trazendo a força da arte produzida na - e para a - rua, o coletivo carioca O Estendal, pela primeira vez, reúne, por aqui, fotos afixadas em varais com pregadores de roupa. O grupo é um dos destaques do Corredor Cultural 2012, cuja programação - que inclui mais de 120 atrações em 42 horas de duração - foi anunciada pelo prefeito Custódio Mattos e o superintendente da Funalfa, Toninho Dutra, em coletiva na tarde de ontem na Funalfa. A agenda completa, voltada sobretudo, às comemorações do aniversário da cidade (31 de maio), pode ser conferida no site www.pjf.mg.gov.br.
Uma das novidades é a mudança no dia de abertura: do sábado para sexta. Portanto, no dia 25 de maio, às 19h, o Museu Mariano Procópio dá o pontapé inicial, com mais uma versão da atividade infantil Caçada ao Saci, com 30 vagas para crianças de 8 a 11 anos. Em seguida, às 20h, na Praça da Estação, a Banda do Síndico apresenta seu tributo ao ex-integrante Tim Maia. A maratona é interrompida e volta no sábado, a partir das 8h, para terminar só no domingo por volta da meia-noite.
O Corredor Cultural segue a tendência de programas como o Virada Cultural do Rio e São Paulo e as noites brancas de Paris. Desta vez, além de contar com espaços como o Museu Ferroviário e o Diversão & Arte, o festival ganha o reforço do Espaço Manufato (mostra de acervos dos artistas Renato Abud e André Lopes e shows musicais com Brasil Zil e Joãozinho da Percussão), da Rua Marechal Deodoro (fechada para skate e slackline) e de cinco bairros, dois a mais que a edição de 2011. Música, exibição de filmes, contação de histórias, dança, capoeira e batucada se espalham por Santa Paula, Benfica, Furtado de Menezes, Manoel Honório e São Benedito. Foram investidos, segundo Toninho Dutra, R$ 250 mil.

 De jazz a carnaval
Seja com atrações infantis, como a contação de histórias da atriz Suzana Nascimento e o Piquenique Encantado, ou por meio de lançamentos de obras produzidas com recursos da Lei Murilo Mendes, como Trupicada, Kadu Mauad, Fabrício Conde e Carlos Fernando, o Corredor Cultural promete não deixar ninguém parado. "Para o Piquenique, por exemplo, de 12 a 14 sombrinhas serão armadas na Praça Antônio Carlos no domingo pela manhã, com personagens da literatura infantil e lanche à disposição das crianças. No CCBM, antes, durante e depois da tradicional madrugada musical, uma bateria de exposições marca o centenário de Tupi Futebol Clube, Jorge Amado, Nelson Rodrigues e Luiz Gonzaga. Focado em temas ligados à língua portuguesa, o coletivo O Estendal expõe "Diabo a quatro" (Praça da Estação), "O futuro a Deus pertence" (Parque Halfeld), "Pé na jaca" (Praça Antônio Carlos) e "As paredes têm ouvidos" (Praça da Estação), resultado, segundo uma das integrantes, Ana Rodrigues, de dois anos de trabalho junto ao público.
A sétima arte não ficará de fora. Estreia mais que aguardada, o longa "O artista", melhor filme no Oscar 2012, terá quatro sessões gratuitas (senhas distribuídas uma hora antes) no Cinearte Palace. Haverá uma edição extra do Teatro Lido no Mezcla - o texto ainda não foi definido -, e o Pró-Música recebe o espetáculo "Doutor - Como enlouquecer um médico em um dia", com Rosane Gofman e seu filho, Yuri Gofman.
Diretamente de Olinda, os Bonecos Gigantes serão os condutores do cortejo marcado para se concentrar no Parque Halfeld no sábado a partir das 12h15 e descer o Calçadão, até a Praça Antônio Carlos, às 13h. Em seguida, os personagens típicos do carnaval pernambucano partem para Benfica, onde participam de show de frevo na Praça Jeremias Garcia. Ainda de Pernambuco, a banda Seu Chico comanda performance com versões de samba para canções de Chico Buarque na Antônio Carlos, sábado, às 21h. No domingo, a música ganha o reforço da Orquestra Mário Vieira (parque do Museu Mariano Procópio, às 16h) e Russo Jazz Band (SP), na Antônio Carlos, às 19h30. Para encerrar, a Família Rodrigues (Jair, Jairzinho e Luciana Mello) se juntam na Praça da Estação às 21h.

CURSO DE GESTÃO DE PESSOAS


12º Grupo de Artilharia de Campanha – PCI / AMAM


Jundiaí (SP)
No período de 07 a 09 de maio, o Grupo Barão de Jundiahy atendeu a um Pedido de Cooperação de Instrução do Curso de Artilharia da AMAN. 
Os cadetes puderam acompanhar um REOP de Bateria de Comando que foi realizado na área da OM. 
Foto: 12º Grupo de Artilharia de Campanha
Foto: 12º Grupo de Artilharia de Campanha


www.exercito.gov.br

Exército Brasileiro participa da Corrida da Paz

A cidade do Rio de Janeiro abrigou a "Corrida da Paz", no dia 15 de maio. O evento promovido pelo Conselho Internacional de Esporte Militar (CISM) aconteceu na praia de Copacabana e Vila Militar, em Deodoro.



Granada explode e fere seis militares


A explosão de uma granada de gás lacrimogênio durante uma instrução deixou seis soldados feridos, na manhã de ontem, no 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB), em Santa Maria. O acidente ocorreu por volta das 11h. Segundo o oficial de comunicação da 3ª Divisão de Exército, capitão Breno Edmundo Brito Victoriano, e o comandante do 29º BIB, tenente-coronel André de Souza Monteiro, os militares estariam em uma aula sobre uso de artefatos do Exército, em uma espécie de pavilhão da unidade, quando a granada teria sido acionada de forma acidental.

Os fragmentos atingiram os seis soldados que participavam da atividade. Cinco deles teriam sofrido cortes superficiais nas mãos e pernas e um teve o olho direito atingido. O primeiro atendimento aos soldados foi dado pela equipe de saúde do 29º BIB. Em seguida, o soldado ferido no olho, considerado o mais grave, foi levado para o Hospital de Guarnição de Santa Maria (HGu), onde, até o final da tarde de ontem, permanecia internado em observação.

Os militares envolvidos no acidente foram submetidos a exame de corpo de delito. O Comandante do 29º BIB determinou a instauração de um Inquérito Policial Militar para apurar as circunstâncias do acidente. A investigada deve ser concluída no prazo de 30 dias.


LUIZ FERNANDO VERÍSSIMO - DIA DE MERDA


O que é um peido para quem está todo cagado? 

A expressão do título é conhecida de todos, mas o texto que a originou é menos. É um texto de Luis Fernando Veríssimo incluído na obra Veríssima que ele fez numa viagem para Miami.

 
Só o li recentemente e transcrevo abaixo. Quem não conhece, leia. Vale a pena.... 

'Aeroporto Santos Dumont , 15:30.. 

Senti um pequeno mal-estar causado por uma cólica intestinal, mas nada que uma urinada ou uma barrigada não aliviasse. 

Mas,atrasado para chegar ao ônibus que me levaria para o Galeão, de onde partiria o voo para Miami, resolvi segurar as pontas. Afinal de contas são só uns 15 minutos de busão.'Chegando lá, tenho tempo de sobra para dar aquela mijadinha esperta, tranqüilo, o avião só sairia às 16:30'. 

Entrando no ônibus, sem sanitários. Senti a primeira contração e tomei consciência de que minha gravidez fecal chegara ao nono mês e que faria um parto de cócoras assim que entrasse no banheiro do aeroporto. 

Virei para o meu amigo que me acompanhava e, sutil falei: 

'Cara, mal posso esperar para chegar na merda do aeroporto porque preciso largar um barro.' 

'Nesse momento, senti um urubu beliscando minha cueca, mas botei a força de vontade para trabalhar e segurei a onda.' 

O ônibus nem tinha começado a andar quando, para meu desespero, uma voz disse pelo alto falante: 'Senhoras e senhores, nossa viagem entre os dois aeroportos levará em torno de 1hora, devido a obras na pista. 

'Aí o urubu ficou maluco querendo sair a qualquer custo'. Fiz um esforço hercúleo para segurar o trem merda que estava para chegar na estação ânus a qualquer momento. Suava em bicas. Meu amigo percebeu e, como bom amigo que era, aproveitou para tirar um sarro. 

O alívio provisório veio em forma de bolhas estomacais, indicando que pelo menos por enquanto as coisas tinham se acomodado. Tentava me distrair vendo TV, mas só conseguia pensar em um banheiro, não com uma privada , mas com um vaso sanitário tão branco e tão limpo que alguém poderia botar seu almoço nele. E o papel higiênico então: branco e macio, com textura e perfume e, ops, senti um volume almofadado entre meu traseiro e o assento do ônibus e percebi, consternado, que havia cagado. Um cocô sólido e comprido daqueles que dão orgulho de pai ao seu autor. 

Daqueles que dá vontade de ligar pros amigos e parentes e convidá-los a apreciar na privada. 

Tão perfeita obra, dava pra expor em uma bienal. 

Mas sem dúvida, a situação tava tensa. Olhei para o meu amigo, procurando um pouco de piedade, e confessei sério: 

'Cara, caguei!' 

Quando meu amigo parou de rir, uns cinco minutos depois, aconselhou-me a relaxar, pois agora estava tudo sob controle. 

'Que se dane, me limpo no aeroporto', pensei. 

'Pior que isso não fico'. 

Mal o ônibus entrou em movimento, a cólica recomeçou forte. 

Arregalei os olhos, segurei-me na cadeira mas não pude evitar, e sem muita cerimônia ou anunciação, veio a segunda leva de merda. Desta vez, como uma pasta morna. Foi merda para tudo que é lado, borrando, esquentando e melando a bunda, cueca, barra da camisa, pernas, panturrilha, calças, meias e pés. 

E mais uma cólica anunciando mais merda, agora líqüida, das que queimam o fiofó do freguês ao sair rumo a liberdade. E depois um peido tipo bufa, que eu nem tentei segurar. Afinal de contas, o que era um peidinho para quem já estava todo cagado.... 

Já o peido seguinte, foi do tipo que pesa. E me caguei pela quarta vez. Lembrei de um amigo que certa vez estava com tanta caganeira que resolveu botar modess na cueca, mas colocou as linhas adesivas viradas para cima e quando foi tirá-lo levou metade dos pêlos do rabo junto. Mas era tarde demais para tal artifício absorvente. Tinha menstruado tanta merda que nem uma bomba de cisterna poderia me ajudar a limpar a sujeirada. 

Finalmente cheguei ao aeroporto e saindo apressado com passos curtinhos, supliquei ao meu amigo que apanhasse minha mala no bagageiro do ônibus e a levasse ao sanitário do aeroporto para que eu pudesse trocar de roupas. Corri ao banheiro e entrando de boxe em boxe, constatei falta de papel higiênico em todos os cinco. 

Olhei para cima e blasfemei: 'Agora chega, né?' 

Entrei no último, sem papel mesmo, e tirei a roupa toda para analisar minha situação (que concluí como sendo o fundo do poço) e esperar pela minha salvação, com roupas limpinhas e cheirosinhas e com ela uma lufada de dignidade no meu dia. 

Meu amigo entrou no banheiro com pressa, tinha feito o 'check-in' e ia correndo tentar segurar o vôo. Jogou por cima do boxe o cartão de embarque e uma maleta de mão e saiu antes de qualquer protesto de minha parte. 'Ele tinha despachado a mala com roupas'. 

Na mala de mão só tinha um pulôver de gola 'V'. 

A temperatura em Miami era de aproximadamente 35 graus. 

Desesperado comecei a analisar quais de minhas roupas seriam, de algum modo, aproveitáveis.. Minha cueca, joguei no lixo. A camisa era história. 
As calças estavam deploráveis e assim como minhas meias, mudaram de cor tingidas pela merda . Meus sapatos estavam nota 3, numa escala de1 a 10. 
Teria que improvisar. A invenção é mãe da necessidade, então transformei uma simples privada em uma magnífica máquina de lavar. Virei a calça do lado avesso, segurei-a pela barra, e 
mergulhei a parte atingida na água. Comecei a dar descarga até que o grosso da merda se desprendeu. Estava pronto para embarcar. 

Saí do banheiro e atravessei o aeroporto em direção ao portão 
de embarque trajando sapatos sem meias, as calças do lado avesso e molhadas da cintura ao joelho (não exatamente limpas) e o pulôver gola 'V', sem camisa. Mas caminhava com a dignidade de um lorde. 

Embarquei no avião, onde todos os passageiros estavam esperando o 'RAPAZ QUE ESTAVA NO BANHEIRO' e atravessei todo o corredor até o meu assento, ao lado do meu amigo que sorria. 

A aeromoça aproximou-se e perguntou se precisava de algo. 

Eu cheguei a pensar em pedir 120 toalhinhas perfumadas para disfarçar o cheiro de fossa transbordante e uma gilete para cortar os pulsos, mas decidi não pedir: 

'Nada, obrigado.' 

Eu só queria esquecer este dia de merda. Um dia de merda... 

* Luis Fernando Veríssimo* (verídico)
     

SACO DE LIXO ATIRA EM MOTORISTA E FOGE


MUSEU MARIANO PROCÓPIO - ENCONTRO DE EDUCADORES

Museu Mariano Procópio promove "Encontro de educadores", na próxima terça-feira, dia 15, em duas turmas, através do Grupo de Arte e Cultura da Secretária de Educação. Informações e inscrições: 3690-2027 ou 3690-2004. 

Durante o evento será lançado o caderno educativo "O museu e a escola: experiências, reflexões e possibilidades", com textos das professoras Sônia Miranda e Yara Alvim, da UFJF.

É o primeiro da serie de material de suporte para educadores, que será distribuído aos professores da rede municipal de ensino, inicialmente aos de Artes e História.

Mano convoca seleção jovem, sem Ronaldinho nem Kaká


As novidades foram Bruno Uvini e Wellington Nem. Amistosos servirão para preparar o time para a Olimpíada. Marin garantiu não ter influenciado na lista

José Maria Marin ao lado de Mano Menezes na convocação da seleção, no Rio
José Maria Marin ao lado de Mano Menezes na convocação da seleção, no Rio - Ide Gomes/Frame/Folhapress

A nova lista de Mano

GOLEIROS
Jefferson (Botafogo), Neto (Fiorentina), Rafael (Santos)
LATERAIS
Daniel Alves (Barcelona), Marcelo (Real Madrid), Danilo (Porto), Alex Sandro (Porto)
ZAGUEIROS
Thiago Silva (Milan), David Luiz (Chelsea), Bruno Uvini (Tottenham), Juan (Inter de Milão)
VOLANTES
Casemiro (São Paulo), Rômulo (Vasco), Sandro (Tottenham)
MEIAS
Ganso (Santos), Lucas (São Paulo), Oscar (Internacional), Giuliano (Dnipro)
ATACANTES
Neymar (Santos), Alexandre Pato (Milan), Leandro Damião (Internacional), Wellington Nem (Fluminense), Hulk (Porto)
A seleção brasileira entrará em campo com uma base jovem, formada por atletas com idade para disputar a Olimpíada, em seus quatro próximos jogos. A lista de convocados divulgada pelo técnico Mano Menezes(confira ao lado) na manhã desta sexta-feira, no Rio de Janeiro, tem novatos como Bruno Uvini, zagueiro revelado pelo São Paulo e que hoje está na Inglaterra, e Wellington Nem, do Fluminense. Neymar tem sua vaga garantida, mas os veteranos Ronaldinho Gaúcho (que está na lista de pré-convocados para os Jogos de Londres) e Kaká (que não estava nessa relação) não foram lembrados. Entre os jogadores com idade acima dos 23 anos - Mano poderá escolher três para a Olimpíada - os destaques são o goleiro Jefferson, os zagueiros Thiago Silva e David Luiz e o lateral Daniel Alves. Oscar, do Inter, que vive uma briga judicial contra o São Paulo, foi confirmado na lista, apesar de ter jogado pouco nos últimos meses. Os 23 jogadores farão quatro partidas amistosas: contra a Dinamarca (em 26 de maio), Estados Unidos (30 de maio), México (3 de junho) e Argentina (9 de junho). A primeira partida será disputada em Hamburgo, na Alemanha, e as outras, nos Estados Unidos - contra os argentinos, o palco do duelo será Nova York.
Antes da divulgação da lista, o presidente da CBF, José Maria Marin, que vinha dando demonstrações públicas de insatisfação com o trabalho de Mano, fez questão de elogiar o técnico, tentando desmentir os rumores sobre um possível mal estar entre eles. Também sinalizou o mesmo apoio a Andrés Sanchez, diretor de seleções, que também estaria na mira do cartola. "Quero renovar minha total confiança no trabalho que vem sendo realizado pelo diretor Andrés Sanchez, meu amigo de vários anos, e do técnico Mano Menezes, que eu também já conhecia e gostava. São pessoas em que deposito a maior confiança, pela competência e pela lealdade", discursou. Marin, que havia exigido ver a lista de convocados com antecedência, também assegurou que não influenciou na confecção da lista - só recebeu a relação para ter conhecimento dos nomes. "Não conversei antes, não sugeri nada e não insinuei nada, para que o Mano e o Andrés tivessem a maior liberdade possível para escolher. A lista que foi apresentada a mim permaneceu intacta." Andrés garantiu que não se incomodou com o procedimento. "Não esperava outra posição do presidente. Pela hierarquia, é obrigação ele saber antes da convocação. E assim será feito sempre", avisou.
A convocação desta sexta-feira foi a primeira desde que Marin assumiu o comando da CBF no lugar de Ricardo Teixeira, que renunciou em decorrência de acusações de corrupção. Teixeira tinha escolhido Andrés para ser seu homem de confiança na condução da seleção, mas Marin comentou a interlocutores que pensava em substituí-lo caso o Brasil fracasse na tentativa de conquistar seu primeiro ouro olímpico. A própria disputa dos Jogos, aliás, é um tema sobre o qual Marin e Andrés divergiam - o presidente da CBF quer a medalha de ouro, enquanto o diretor de seleções costumava dizer que o grande objetivo deveria ser a Copa do Mundo de 2014. Com a série de amistosos de maio e junho, Mano Menezes terá um longo período para treinar o time, que ficará concentrado sob o seu comando durante mais de duas semanas. Esse tempo será precioso para o treinador conseguir montar um time capaz de ganhar a Olimpíada, a partir de julho - e o Brasil nunca teve uma chance tão boa de conseguir a medalha inédita. A estreia nos Jogos está marcada para 26 de julho, contra o Egito, em Cardiff, no País de Gales - antes disso, o Brasil disputa um amistoso contra a seleção da Grã-Bretanha, em Middlesbrough, no dia 20.

Seleção brasileira: plano de ação para engrenar rumo a 2014

«
»

Construir o time ao redor de Neymar

O técnico conta com uma safra relativamente pobre em talentos. O Brasil tem bons jogadores, mas não está no mesmo nível das últimas décadas, quando contava com vários craques que se destacavam no futebol europeu. Resta Neymar, o único craque incontestável da atual geração. Nada melhor, portanto, que deixar claro: o time é Neymar e mais dez, e precisa ser escalado com esse princípio básico em mente. Do esquema de jogo à escolha dos coadjuvantes, tudo deve ser pensado para permitir que Neymar pratique seu melhor futebol.