sábado, 9 de junho de 2012

Exército se prepara para Rio +20


Exército já patrulha Riocentro para a Rio+20



RIO - Começou a funcionar, no nono andar do Comando Militar do Leste (CML), o Centro de Coordenação de Operações de Segurança da Rio+20, com a participação de representantes de militares das Forças Armadas, das polícias Federal, Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal. Também desde esta segunda-feira homens do Exército estão patrulhando as ruas da cidade. 

No Riocentro, 1.200 militares da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada de Juiz de Fora — que recentemente participaram da ocupação dos complexos do Alemão e Penha — já rondam o local. 

— O Centro de Operações vai funcionar 24 horas de hoje (segunda-feira) até 29 de junho, quando acaba para a gente a Rio+20. Nossa presença nas ruas, entretanto, acontecerá de forma gradual — explicou o coronel Saulo Chaves dos Santos, chefe de comunicação social do CML.

Preparativos finais no centro de controle

O CML também divulgou uma orientação para as pessoas que forem ao Riocentro participar da conferência: não serão permitidos o transporte e o uso de objetos pontiagudos e cortantes que possam ser caracterizados como arma branca no Riocentro durante a Rio+20. Nem o uso de qualquer arma, mesmo as autorizadas por porte. A medida é semelhante às restrições adotadas aos passageiros nos embarques em voos nos aeroportos brasileiros. O Itamaraty calcula em cerca de 50 mil o número de pessoas credenciadas para o evento.

— Mesmo quem tem direito a porte não poderá entrar armado no Riocentro durante a Rio+20. Assim como não serão permitidos objetos pontiagudos e cortantes, com característica de arma branca — afirmou o coronel Saulo.

No nono andar do prédio do CML, no Centro, a movimentação era frenética ontem à tarde. Depois de cruzar um portal magnético com detector de metais, militares do Exército armados conferiram o crachá. Nome confirmado, o retrato do visitante aparece numa tela de computador. Dentro de uma sala com capacidade para mais de 60 pessoas, homens de várias instituições analisam gráficos e acertam detalhes.

— A operação de segurança começou hoje, como foi planejado. Já estamos trabalhando. Na próxima semana, ninguém que não for autorizado entra aqui. Agora só fechamos no fim do mês — contou ao repórter do GLOBO.
Pelo planejamento do Exército, 15 mil homens vão patrulhar a cidade para a Rio+20. Oito mil militares das Forças Armadas e sete mil das polícias Civil e Militar. Haverá vigilância em terra, no mar e no ar. A operação de segurança terá o apoio de 32 helicópteros e cinco centros de monitoramento e controle. Ao contrário do que aconteceu Rio 92, não há planos de as Forças Armadas ocuparem as favelas, mesmo aquelas localizadas ao longo da Linha Vermelha e que não estão pacificadas.

Cidade terá 550 câmeras de monitoramento

Para fazer o monitoramento da cidade, do evento e do deslocamento de autoridades, haverá 550 câmeras da prefeitura e três helicópteros do Exército equipados com câmeras que vão vigiar tudo e transmitir as imagens em tempo real para o centro de controle no CML. Entre as novidades está o Centro de Monitoramento Cibernético, para evitar possíveis ataques aos sites oficiais responsáveis pela divulgação de documentos durante a Rio+20. Apenas no centro foram investidos R$ 20 milhões para a implantação de um sistema que contará com uma rede própria de wi-fi, com capacidade para 30 mil acessos simultâneos, somente para quem estiver dentro do Riocentro.

O policiamento ostensivo contará com o reforço de tropas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. A Marinha informou que tem previsão de empregar 3.200 militares, principalmente para realizar a segurança terrestre e marítima. Na orla, serão usadas 26 embarcações e seis aeronaves. Na área considerada de maior risco para a segurança, entre a Ilha do Governador e o Centro, a segurança ostensiva ficará a cargo dos fuzileiros navais. Policiais do Exército cuidarão do trecho entre o Centro da cidade e o Riocentro.

A Rio+20, que será realizada de 13 a 22 de junho, marcará os 20 anos da Rio 92. São esperadas 193 delegações estrangeiras. O Riocentro sediará a reunião de cúpula. A segurança do evento será estendida à Arena HSBC, na Barra; à Quinta da Boa Vista; ao Píer Mauá e ao Aterro do Flamengo. Os gastos com o aparato de segurança, segundo o Ministério da Defesa e o Comando Militar do Leste, deverão chegar a R$ 150 milhões.


Advogado e ex-ministro Humberto Gomes de Barros morre aos 73 anos


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) informou, neste sábado, que o ex-ministro Humberto Gomes de Barros morreu na noite de sexta-feira em Brasília, aos 73 anos. O juiz deixou a Corte em 2008, após breve tempo na presidência do órgão. Ele fez parte da equipe por 17 anos.
Gomes de Barros se formou em Direito pela Universidade do Brasil em 1962, no Rio de Janeiro, e alguns anos depois foi viver no Distrito Federal, onde foi procurador-geral e membro do conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), antes de fazer parte do grupo de juízes do STJ, em 1991.
O ex-ministro participou de julgamentos na Primeira Turma e na Primeira Seção, que chegou a presidir. Também fez parte da Terceira Turma e a Segunda Seção, assim como da Corte Especial do STJ. Foi ainda coordenador-geral da Justiça Federal, membro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e diretor da Revista do Superior, segundo a assessoria do STJ.
Apreciador da literatura, Humberto Gomes de Barros era conhecido na Casa como "ministro poeta" e publicava regularmente crônicas e poesias.
Em 2003, o ministro passou a ocupar a cadeira 18 da Academia Alagoana de Letras. Era também integrante da Academia Brasiliense de Letras. Em junho de 2011, ele foi homenageado com sua foto na galeria dos ex-presidentes do STJ.

TRIBUNA DE MINAS - 10.06.12


LIESJUF elege nova diretoria em reunião realizada no dia 06/06.


Em reunião realizada no dia 07 de junho, na quadra do Real Grandeza, foi eleita nova diretoria da Liga das Escolas de Samba. Segue a nova diretoria:
Presidente
Paulo Mancini
Secretários
Diomário de Deus
Maria das Graças de Castro
Tesoureiras
1ª – Sônia beatriz Alves de Oliveira
2ª – Maria Claudia Venturini
Diretor Jurídico: Ricardo da Cunha Caldeira
Diretor de Comunicação e Imprensa: Fernando Luiz Baldioti
Diretor de Patrimônio: Rafael Sant’Anna Diana de Lima
Diretor de Marketing: Edson Tostes Filho
Diretor Social: Antônio Nireu Cunha
Diretor de Eventos: José Adriano da Silva
Diretores de Carnaval: Edmar Augusto da Silva,José Batista Marçal
Conselho Deliberativo
Presidente: Paulo Roberto dos Santos
Secretária: Christina Elizabeth Dias Baldioti
FESTA DE POSSE 
Será realizada no dia 28 junho, 21 horas. na quadra da escola de samba Unidos do Ladeira

Parabéns às Organizações Militares

- 23ª Brigada de Infantaria de Selva (Marabá/PA – 36 anos)


- Base Administrativa do Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (Brasília/DF – 3 anos)



- Companhia de Comando e Controle (Brasília/DF – 3 anos)


LIVRO SOBRE O SAMBISTA JOÃO NOGUEIRA


DIÁRIO REGIONAL 10.06.12


CAPA DA REVISTA VEJA - 11 DE JUNHO DE 2012


MEIA MARATONA DE JUIZ DE FORA - 10 DE JUNHO DE 2012


FEIJOADA CÉSAR ROMERO 2012 - NOVAS FOTOS














Morre aos 77 anos o escritor Ivan Lessa, em Londres


Imagem de 1999 do escritor e jornalista Ivan Lessa, que morreu na sexta-feira (8)
 Imagem de 1999 do escritor e jornalista Ivan Lessa
Escritor e jornalista, Ivan Lessa morreu na sexta-feira (8) de um enfisema pulmonar. Lessa, 77, que morava em Londres desde 1978, era conhecido pelo texto bem-humorado de suas crônicas para a BBC, onde  ele escrevia três vezes por semana.
Segundo o canal "Globonews", a mulher de Lessa, Elizabeth o encontrou morto em seu escritório, ao chegar em casa à noite. Ao canal, ela disse que Lessa tinha dificuldades para sair de casa devido à doença, mas se recusava a ser internado.
Além dos textos para a empresa britânica, Lessa também colaborava com publicações brasileiras, como as revistas "Playboy "e "Piauí".  Foi um dos fundadores do extinto jornal "O Pasquim", célebre por sua resistência no período da ditadura militar. Ali, com o amigo e cartunista Jaguar, criaram o rato Sig, brincadeira com o psicanalista Sigmund Freud a partir da anedota "Deus criou o sexo, e Freud, a sacanagem". O ratinho virou um dos símbolos do Pasquim.
Em suas crônicas, Lessa costumava fazer piada de si próprio e da doença que o matou. "Um amigo erudito, que ocasionalmente vem visitar meu enfisema..." era o começo de um texto seu de 21 de maio.
Filho do também escritor Orígenes Lessa, Ivan foi autor de quatro livros: "Garotos da Fuzarca" (1986), de contos; "Ivan Vê o Mundo" (1999), coletânea de crônicas suas para a BBC; "O Luar e a Rainha" (2005), também de crônicas; "Eles foram para Petrópolis" (2009), que reuniu os e-mails trocados publicamente entre Lessa e o jornalista Mário Sérgio Conti na coluna Correspondência, do UOL.


Mais dois delegados e um investigador da Polícia Civil foram transferidos da delegacia de Juiz de Fora.


O remanejamento foi publicado na Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais na quinta-feira e causou estranheza pela motivação: excesso de contingente no 4º Departamento da Polícia Civil (4º DPC), de onde partiu o pedido. Conforme o documento, o delegado de nível especial Rodolfo Ribeiro Rolli irá prestar serviços no plantão da delegacia de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte. Até essa semana, ele estava no plantão da 1ª Delegacia Regional em Juiz de Fora. O irmão dele, delegado nível II Rodrigo Ribeiro Rolli, que respondia pelo 2º Distrito, no Bairro São Mateus, Zona Sul, foi transferido para Campo Belo, no Centro-oeste do Estado. Já o investigador nível III Waldemiro Eugênio Filho passa a atuar na delegacia de Barreiro, na região da capital mineira.
No documento oficial, as transferências são justificadas pelo "contingente funcional superavitário e oportunidade de composição do efetivo de outras unidades fora daquela área circunscricional (4ºDPC), visando a coerência e aprimoramento do serviço, com base nos princípios da eficiência e moralidade e melhor aproveitamento dos recursos humanos". O delegado Rodolfo Rolli informou ontem que ele e o irmão pretendem entrar com mandado de segurança, na segunda-feira, pedindo a revogação da decisão. "Essa transferência não tem lógica. Fiquei sabendo ontem (quinta), quando estava trabalhando no plantão da delegacia. Em Juiz de Fora está faltando gente para trabalhar na Polícia Civil."
O presidente da seção local do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil de Minas Gerais (Sindpol), Marcelo Armstrong, também estranhou a motivação das transferências. "O déficit só em Juiz de Fora chega a 200 policiais civis. Com essas novas transferências, aumenta ainda mais a demanda. Para não prejudicar mais o serviço, é preciso que novos delegados e investigadores venham para Juiz de Fora. Também é preciso apurar a verdadeira razão das transferências. Mas excesso de policiais com certeza não há aqui".
A falta de policiais civis no 4º Departamento, que engloba Juiz de Fora e outros 85 municípios da região, é tão evidente que o concurso da Polícia Civil em andamento prevê seis vagas para delegados e 13 escrivães no departamento, número, ainda assim, considerado insuficiente para atender ao déficit total. Só no mês que vem, dois delegados que atuam na cidade vão se aposentar. Outra mostra de que há falta de pessoal vem do próprio titular da 1ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Juiz de Fora, Paulo Sérgio Xavier Virtuoso, que assumiu no mês passado. Durante sua apresentação à imprensa, Virtuoso garantiu que o Governo estadual vai autorizar a contratação remunerada de 900 estagiários de direito em todo o estado, o que deve desafogar um pouco o trabalho nas delegacias. Essa experiência já estava sendo utilizada pelo delegado enquanto ele chefiava a regional de Ubá, de onde saiu para assumir o cargo em Juiz de Fora. A nomeação de candidatos excedentes no atual concurso da Polícia Civil também foi apontada pela autoridade policial como uma das soluções para o problema.
O chefe do 4º DPC, Rogério de Melo Franco Assis Araújo, também reconheceu a necessidade de maior efetivo na cidade, e disse ontem à Tribuna, que na última segunda-feira, solicitou à Prefeitura de Juiz de Fora ajuda de pessoal. "Solicitamos ao prefeito Custódio Mattos a cessão de servidores de digitação para que atuem na confecção de documentos de trânsito, liberando os policiais para sua atividade fim, a investigação."
Entretanto, explicou que a transferência dos três policiais "atende à demanda da região metropolitana e à necessidade de remodelagem da Polícia Civil", explicando ainda que "outras regionais, como Montes Claros, também disponibilizaram servidores para regiões mais aflitas de pessoal." Ele ainda garantiu que vai trabalhar para recompor o quadro de Juiz de Fora, citando os concursos em andamento.
A assessoria da Polícia Civil em Belo Horizonte não informou se novos policiais serão remanejados para Juiz de Fora, a fim de ocupar as vagas deixadas pelos delegados e pelo investigador transferidos.

Delegacia em JF sofre série de mudanças

As recentes mudanças na Polícia Civil começaram no dia 26 de maio, quando o delegado Fernando Camarota Filho, que respondia pela 6ª Delegacia Distrital em Juiz de Fora, foi transferido para Betim, e um de seus investigadores, o policial Alexandre Soares, passou a trabalhar na Delegacia de Polícia Civil de Plantão Noroeste, em Belo Horizonte. No caso do delegado Camarota, a justificativa, conforme a Imprensa Oficial de Minas Gerais, se deu "no interesse da administração e em consonância com procedimento disciplinar instaurado, nos termos do ofício nº 30.531/ASJUR/167.960, de 15/05/2012, da Corregedoria Geral de Polícia Civil". Já o investigador foi remanejado "por necessidade da administração".
O delegado Fernando Camarota é um dos investigados pela Corregedoria da Polícia Civil e pelos deputados da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) por suposto envolvimento com jogos de azar. Vários policiais militares e civis de Juiz de Fora são investigados por suspeita de receber propina de bicheiros para permitir o funcionamento de bancas do jogo do bicho e de máquinas caça-níqueis na cidade. Por enquanto, nada foi comprovado e todos os policiais continuam trabalhando normalmente.
O delegado Rodolfo Rolli, policial civil há 20 anos, nega que esteja sendo investigado por isso. "Eu e meu irmão fomos os que mais combatemos caça-níqueis em Juiz de Fora. Apreendemos caminhões e mais caminhões de máquinas nos últimos anos. Não respondemos a nenhuma sindicância ou processo por envolvimento com jogo de azar."
O delegado chefe do 4º Departamento de Polícia Civil, Rogério de Melo Franco Assis Araújo, confirmou ontem que não há nenhuma relação entre os dois delegados e o investigador transferidos neste feriado. "Os policiais transferidos não têm nada que os desabone. A transferência é mesmo por conveniência da Polícia Civil." Para Rogério, o processo faz parte da carreira pública. "A transferência é rotina na carreira de qualquer servidor, e a enxergo como uma oportunidade, já que pelo desprendimento, o policial pode ser reconhecido para fins de promoção."

Grupo ligado ao ex-prefeito Tarcísio Delgado pede cancelamento do edital


A ala do PMDB de Juiz de Fora favorável a uma composição com o PT recorreu à Justiça Eleitoral, no final da tarde de ontem, para tentar impedir a realização da convenção do partido marcada para amanhã. A ação ordinária com pedido de tutela antecipada, assinada pelo ex-prefeito Tarcísio Delgado, o ex-vice-prefeito João César Novaes, e pelos dirigentes da sigla, Luiz Carlos de Carvalho e Tânia Alves, pede a nulidade do edital e o cancelamento da reunião dos convencionais com abertura de novo prazo para inscrição de propostas alternativas à candidatura própria encabeçada pelo deputado estadual Bruno Siqueira. Enquanto aguardavam a manifestação do juiz Mauro Francisco Pitelli, prometida ainda para a noite de ontem, os "tarcisistas" reuniram-se no sítio do ex-prefeito no Distrito de Torreões.
Os advogados Marcos Facio e Laudo Natel alegam que, conforme a Resolução 23.373 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), "em caso de omissão do estatuto sobre normas para escolha e substituição dos candidatos e para a formação de coligações, caberá ao órgão de direção nacional do partido político estabelecê-las". Partindo desse entendimento, eles pedem a desqualificação da cartilha publicada pela direção estadual da legenda que serviu como base para elaboração do edital para convenção do diretório peemedebista de Juiz de Fora. O documento preparado pelo PMDB de Minas estabelece prazo de oito dias anteriores à convenção para inscrição de candidatos. O período é o mesmo usado nas eleições internas da legenda para escolha de seus dirigentes.
O fato de o edital ter sido lançado muito próximo do início do prazo para inscrição de candidatos também foi questionado na ação. Para os advogados, princípios constitucionais de publicidade foram afrontados. Eles também anexaram ao procedimento atas de convenções do PMDB de outras eleições municipais para mostrar se tradição manter as discussões em aberto até o limite do prazo para definições. Por fim, os "tarcisistas" alegam que o fato de recorrerem à Justiça não implica em interferência nos assuntos internos do partido, mas na busca por condições de igualdade às opiniões divergentes. Para eles, o adiamento da convenção não implica em nenhum prejuízo devido ao longo período ainda possível para sua realização.
Na avaliação dos peemedebistas favoráveis à candidatura a prefeito de Bruno Siqueira, a ação impetrada na tarde de ontem era esperada. Tão logo os advogados do grupo "tarcisista" deixaram o cartório eleitoral, o vice-presidente municipal do PMDB, Paulo Gutierrez, esteve no local acompanhado de um advogado. Eles foram orientados a aguardar pela decisão do magistrado. Caso o pedido de tutela seja acatado, a ordem é tentar reverter a decisão e manter a convenção para amanhã. Desde ontem, os advogados do PMDB em Juiz de Fora e em Belo Horizonte estão de sobreaviso. A avaliação do grupo é de que, mesmo com o desgaste momentâneo por conta da cisão interna, a candidatura de Bruno permanece como única opção viável para o PMDB. Em último caso, os peemedebistas favoráveis à candidatura própria prometem ir para o embate contra a proposta de aliança.

Entrevista com o General-de-Brigada Carlos Maurício Barroso Sarmento, Comandante da Força de Pacificação Arcanjo VII


Em abril de 2012, o Comando do Grupamento de Unidades-Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada assumiu a coordenação das ações de preservação da ordem pública na região dos complexos do Alemão e da Penha, antigos redutos do tráfico na cidade do Rio de Janeiro, em substituição à 11ª Brigada de Infantaria Leve, localizada em Campinas (São Paulo).
A substituição fez parte do planejamento operacional do Comando Militar do Leste e os trabalhos desenvolvidos na missão não sofreram qualquer interrupção na dinâmica do processo de transição das Forças Armadas do Brasil para a Polícia Militar do estado. Para falar sobre o trabalho realizado pelos militares brasileiros na área, a chamada Operação Arcanjo VII, –Diálogo– conversou com o General-de-Brigada Carlos Maurício Barroso Sarmento, comandante da Força de Pacificação que atuou nestes enormes conglomerados de favelas na “Cidade Maravilhosa”.

Diálogo: General, por que as Forças Armadas, e mais especificamente o Exército brasileiro, tiveram de intervir nos complexos do Alemão e da Penha?
General-de-Brigada Carlos Maurício Barroso Sarmento: A participação do Exército na pacificação da Penha e do Alemão é uma missão específica para este fim. Houve uma situação que se apresentou aqui no Rio de Janeiro, uma situação de terrorismo urbano, podemos dizer, de ação de facções criminosas, tomando de assalto a cidade, que exigiram medidas mais rigorosas do que as normais, que extrapolavam a capacidade dos órgãos de segurança pública, e daí o Exército ter sido convocado a cooperar neste esforço, especificamente para a Penha e o Alemão.

Diálogo: Isto é bom para a imagem do Exército?
General Sarmento: É uma missão constitucional do Exército. O Exército, pela Constituição do Brasil, está encarregado da defesa da pátria, garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem. Então, a missão é uma atividade para a qual o Exército deve estar preparado e o faz constantemente para este tipo de operação.

Diálogo: O senhor acha que pode se traçar um paralelo entre o trabalho feito pelo Exército brasileiro no Haiti, na MINUSTAH, e aqui na Força de Pacificação?
General Sarmento: Há muitas semelhanças e muitas diferenças. Semelhanças: o patrulhamento ostensivo, a ocupação de determinados pontos, a missão de pacificação, vamos dizer assim. Mas as diferenças fundamentais estão no mandato, nas regras de engajamento, no que a tropa pode e não pode fazer, nos limites de atuação. A Força de Pacificação na Penha e no Alemão é um acordo estabelecido entre o Governo Federal e o Governo Estadual, em que o Exército assume o controle de uma área, dentro de um quadro de normalidade democrática, normalidade constitucional. Todos os poderes individuais estão garantidos. É uma situação de normalidade. No entanto, é uma situação anormal, porque está se empregando o Exército, de uma forma mais intensiva e mais ostensiva do que operaria uma polícia normal, mas tudo, repito, em condições de normalidade democrática.

Diálogo: O senhor prevê que haja outras missões do mesmo tipo num futuro próximo?
General Sarmento: As Forças Armadas estão sempre se preparando. Elas se preparam para a defesa da pátria e para a defesa do poder constitucional, da lei e da ordem. Então, neste quadro, nós estamos prontos para operar e atuamos em diversas outras situações, quando convocados e determinados pelo presidente da República, como no combate aos ilícitos fronteiriços, contrabando, em que atuamos junto com a Polícia Federal nas fronteiras, na pacificação de conflitos agrários, entre outras.

Diálogo: Há um treinamento específico para este tipo de missão?
General Sarmento: Um treinamento para a guerra hoje é completo. Ele envolve a atuação num quadro de não-guerra. Por exemplo, os Estados Unidos no Iraque e no Afeganistão: eu tenho que ter as armas letais para atuar como combatente e as armas não letais para intervir, quando necessário, num conflito urbano. Eu não posso sair atirando em civis a torto e a direito. Não existe mais este quadro de guerra total, como nós tínhamos até a Segunda Guerra, em que se invadia, ocupava, se destruía uma cidade. Hoje não existe este quadro. A população continua trabalhando, continua tendo a sua vida normal, e as operações vão se desenvolvendo. As Forças Armadas atualmente têm de estar preparadas para a guerra e a não-guerra, atuando nas duas formas, com o armamento letal e o armamento não letal.

Diálogo: O senhor pode falar então um pouco desse treinamento específico?
General Sarmento: Nós temos hoje no Exército do Brasil uma referência, que é o Centro de Instrução de Operações de Garantia da Lei e da Ordem. É um centro de instrução, funciona em Campinas, São Paulo, subordinado à 11a Brigada; é um órgão que centraliza as condutas, que tenta fazer a doutrina, concentra as experiências das diversas tropas do Brasil, como eu disse, são vários tipos de operações: esta no Rio de Janeiro, por exemplo, tem como foco o patrulhamento intensivo e ostensivo, além da ocupação de determinados pontos fortes. Para cada tipo de operação destas temos um treinamento. E quem se prepara para a guerra, para o pior, para a guerra total, se prepara para isto.

Diálogo: Como se dá a sinergia entre as Forças Armadas e a Polícia Militar?
General Sarmento: A Força de Pacificação não é só do Exército. Ela é composta por um batalhão de campanha da Polícia Militar, que por sua vez é composto por policiais militares e pela Delegacia de Polícia Civil. Tem uma representação da Polícia Civil também aqui dentro do nosso complexo e nós procuramos destacar bem o trabalho de cada um. Nessa transição de passagem para a polícia, nós simplesmente rebatemos, saímos da área e permitimos que a polícia entre e atue. Ela tem a sua forma peculiar de atuar, já não é um patrulhamento tão ostensivo; tem uma aproximação até maior com a população, dentro da política de Polícia Pacificadora, que eles estão tentando implantar, completamente diferente da nossa. Essa transição é imediata.

Diálogo: General, foram mais de 30 anos de uma população vivendo sob o jugo da criminalidade, dos traficantes de drogas, que dominavam essa região e ditavam as leis aqui dentro. O que o Exército fez para que os moradores apoiassem suas ações?
General Sarmento: Nós atuamos mais na parte da comunicação social, na divulgação do trabalho da Força, na tentativa de mostrar a esta população que há uma outra forma de vida. A Segurança Pública tinha uma penetração muito limitada aqui dentro, aliás, não só a Segurança Pública como outros órgãos que entravam ou que o traficante permitia. Então, é um trabalho cultural enorme para você tentar mudar esta realidade. A mensagem da pacificação é que existe uma maneira pacífica, ordeira, de se viver e que nós estivemos aqui por um ano e meio, em que os habitantes, a população local teve oportunidade de experimentar esta nova realidade e cabe a eles também escolher. Então, se a vontade deles é viver como vivem atualmente, eles têm como manter isto, estamos dando este instrumento a eles; os órgãos de segurança estão entrando, o Estado entra com outras estruturas: a escola, a educação, o esporte, a infraestrutura, água, esgoto, lixo, luz, o bem estar da população. Isso é progressivo, não é da noite para o dia, e é a opção que eles fazem. É isso o que vocês querem ou querem retornar ao estado anterior?

Diálogo: Nós sabemos que há várias dificuldades numa missão assim. Se o senhor tivesse que mencionar uma apenas, qual seria a maior dificuldade de uma missão como esta?
General Sarmento: A maior dificuldade eu diria que é o restabelecimento da ordem, do cotidiano da população, de se ter uma vida ordeira, e o combate à criminalidade. Esse é terrível, o tráfico de drogas, isto é o que devasta a nossa população. Enquanto houver alguém que queira consumir, haverá alguém para vender, então é impossível de você estancar esse crime.

Diálogo: Com relação ao orgulho ou alguma coisa que o senhor queira falar positivamente desta missão, se pudesse escolher também, qual seria um aspecto positivo?
General Sarmento: Eu diria, principalmente, aquele soldado que esteve aqui, que não é daqui do Rio de Janeiro. Um dia ele poderá dizer: “Puxa, eu ajudei a pacificar a Cidade Maravilhosa, ela continua maravilhosa porque eu botei uma pedrinha lá também”.

Diálogo: E qual foi a principal lição aprendida?
General Sarmento: Que o Exército brasileiro está muito certo em sua preparação, em como ele se preparou para enfrentar esta missão, como ele se adaptou. Cada missão é uma adaptação diferente. Houve muito mais acertos do que erros, aprendemos muita coisa em termos de dosagem de armamento letal, não letal, nas patrulhas, formas de patrulhamento, equipamentos a serem adquiridos. É um ganho operacional para a Força muito grande, comparável ao nosso trabalho no Haiti.

Sargento do Exército morre em acidente no interior do RS


Guilherme Baptista

guilherme.baptista@fatonovo.com
O sargento aposentado do Exército, Antonio Pedro Lopes Mendes, de 58 anos, morreu em acidente na madrugada de quarta-feira, dia 6. O automóvel Renault Logan, placas IRS 4196, de Bagé, que o militar dirigia colidiu com um caminhão Mercedes Benz 1518, placas IGT 6988, da Madeireira Oscar, de Salvador do Sul.

O condutor do Logan ainda foi retirado do carro com vida e socorrido pela ambulância da Prefeitura de Brochier, mas morreu antes de dar entrada no hospital local. O acidente aconteceu por volta das 4h20min, na altura do quilômetro 21 da ERS 411, no trecho próximo da divisa de Brochier com Maratá.

O caminhoneiro Roque Inácio Schuster, 50 anos, morador da localidade de Linha Comprida, conta que saiu de Salvador do Sul por volta de 4 horas, com uma carga de madeira. "Numa reta, o carro invadiu a minha pista. Tentei desviar, mas a batida foi inevitável", lamentou Roque. A carga de tábuas caiu sobre a cabine, mas o caminhoneiro e seu ajudante Valmir não se feriram. Eles se dirigiam para Arroio do Sal, no sentido Salvador do Sul/Brochier. Em 17 anos como motorista de caminhão, desde os tempos que trabalhava como leiteiro, Roque diz que nunca havia se envolvido em acidente.

O sargento reformado Antonio Pedro Lopes Mendes, que se encontrava sozinho no automóvel, estaria se dirigindo a Carlos Barbosa. O caminhão colidiu bem do lado do motorista e o carro ficou destruído. O corpo foi encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML) de Novo Hamburgo para necropsia. Conforme informações do Jornal Minuano, o sargento era natural de Lavras do Sul, mas morava em Bagé, onde serviu por muitos anos no Hospital Militar. Foi velado e sepultado na quinta-feira no Cemitério da Santa Casa de Bagé.

Até a remoção dos veículos pelo guincho, a rodovia foi bloqueada e a Polícia Rodoviária Estadual desviou o trânsito para a estrada de chão batido da localidade de Vila Nova.

TRIBUNA DE MINAS - 09.06.12


COLUNA CACA SALERMO - 09.06.12


Juiz de Fora, 9 de junho de 2012-Sábado

09 de junho de 2012


JUIZ DE FORA, 09 DE JUNHO 2012-SÁBADO


Nathália Rezende e Felipe Costa, protagonistas de elegante casamento no Haras Morena...



RÁPIDAS

O casal Alexandre Marques e Isabel (ex-Parlatorium) está no comando do elegante Spa Grand Village, em Itaipava...

Gil Berbari está de volta ao "metier" gastronômico. Oficialmente nos bastidores do Mazzolino Pizzaria, ele promete muitas novidades para a noite juiz-forana. A idéia é mesclar sabores inigualáveis com entretenimento de qualidade...

Será dia 29 de junho o grande Baile da Artilharia no salão de festas do 4º GAC, com a banda Mosaico...


Leva assinatura da estilista Elisa Camilotto peças da próxima novela de época da Rede Globo. O trabalho já está sendo executado a pleno vapor no Projac...

O Clube dos Fotógrafos Amantes da Natureza inaugura a exposição ‘Recordações', na Galeria de Arte, do Forum da Cultura, no dia 12 de junho, às 20h30. A mostra fica aberta à visitação até o dia 24 de junho, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h30 e, aos sábados e domingos, das 14h às 18h. A entrada é gratuita...

Sabrina e o cantor Fernando Gaio comemoram o nascimento da filha Maria Fernanda...

Por no Gaio, o seu show agendado para Dia dos Namorados, no Green Hill Hotel, está com as reservas esgotadas...

A dermatologista Sarah Lucas Passos participa nos Estados Unidos, do congresso Biologics Preceptorship Program - Florida Academic Dermatology Centers...


A banda Tatoo está em contagem regressiva para a gravação do segundo CD no stúdio de Emerson Nogueira...


Hoje, sábado, a Rádio Itatiaia promove a festa Noite do Flashback a partir das 22 horas, no Galeria Arte em Bar...
A assessora de imprensa da Câmara Municipal, Joyce Bellei e o jornalista do jornal Tribuna de Minas, Eduardo Vanini estão curtindo férias em Búzios...

As amigas Eliane Santos, Rosane Costa, Damarice Alvim, Carol Dias, Ana Maciel, Sabrina Santos e Rachel Mockdeci estão nos preparativos para a volta
de Lilian Assis, atualmente radicada em Dublin na Irlanda...

Laura Fontana, mais conhecida como a Mini Lady Gaga de Juiz de Fora, está voltando com tudo, com um novo projeto musical. O trabalho vem sido feito desde o início do ano com muita qualidade e dedicação. Laura promete arrebentar nesse ano ainda. Confira no endereço http://www.youtube.com/watch?v=yr3gkkbBf3U...

Nesta segunda-feira, Marcelo Panisset Bulhões Pedreira Ferreira (Marcelão do Cultural) recebe das mãos do vereador Noraldino Júnior o Título de Cidadania Benemérita...

A partir do mês de julho, a Associação de Oficiais da Reserva do Exército R/2 de Juiz de Fora, estará promovendo mensalmente almoço de confraternização toda 1ª quinta- feira do mês, no Círculo Militar. A iniciativa é do 1º tenente Luiz Eduardo Schmitz, diretor social e eventos...

Comemoraram aniversário Cesar Romero (4), Lucas Demolinari (4), Roger Resende (4), Marise Mendes (5), Clara Soares Santos (5), Fernanda Iguchi Grijó (5), Manuel Barbosa (7), Viviane Novaes (7), Lucas Goiatá Gonzalez (8), Gabielle Lagrotta (8), Lilian Werneck (8), Maria Aparecida Barral Ferreira (8) e Adjalme Carneiro (8)...

Hoje, sábado, é a vez de Ana Luiza Ribeiro e Guilherme Soldati..
.
Amanhã, domingo, Philippe Soares Siqueira, Maurício Delgado, Patrícia Dias e Margareth Schettini...

E na segunda-feira, a artista plástica Cristina Frage fará um "open house" para comemorar nova idade.




O médico Carlos Adolpho (vice-presidente da Santa Casa) com a filha Clarice Pereira e o médico Geraldo Barroso de Carvalho no Centro de Memórias Belisário Pena na Conferência Inaugural do IX Congresso Mineiro de História da Medicina(Foto Wólmer Monteiro)...


  
SUCESSO

Gustavo Mendes, nascido em Guarani, está sendo a nova aposta da Rede Globo.
Gustavo vem conquistando o seu espaço na mídia, depois da grande repercussão na internet, com mais de 12 milhões de acessos no Youtube. Estreou com sucesso no Casseta & Planeta, dando destaque a sua personagem Presidenta Dilma Rousseff.
Recentemente fez algumas participações na novela Cheias de Charme da Rede Globo, com personagem Eloy, um vilão, sendo que sua primeira cena na trama foi gravada com Michel Teló e Cláudia Abreu.
Gustavo é o único comediante que está em dois trabalhos na emissora, e ainda arruma tempo para viajar pelo Brasil com seu show Mais que Dilmais.


Fernanda Polisseni e Luciana Schmid na cidade de Santa Margherita Ligure na Riviera Italiana...



20 ANOS

Floriano Quaresma, presidente do Hospital Albert Sabin será o grande anfitrião de logo mais, na festa de 20 anos do hospital, que vai reunir convidados especiais no Marcellu's Aero.


O general Otávio Santana do Rêgo Barros, comandante da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada, Brigada 31 de Março, o coronel Malbatan Leal e o vereador João do Joaninho, foram agraciados com a medalha Alferes Tiradentes, em comemoração ao 237º aniversário da Polícia Militar de Minas Gerais, na última 4ª feira, em Belo Horizonte...


  
NA REDE

Élvio Tognotti lançou o site de música eletrônica WWW.130bpms.com, com foco em house music, progressive house, remixes e bootlegs exclusivos.

  

SEMANA DA INDÚSTRIA 2012

Está chegando a Semana da Indústria 2012, que este ano acontece entre os dias 18 e 22 de junho. Neste ano, as comemorações começam com missa em ação de graças no dia 18, às 19h30, na sede do Centro Industrial (Avenida Barão do Rio Branco, 2337/13º andar). Na terça (19), acontece a sessão solene de outorga do Título de Entidade Benemérita ao Centro Industrial de Juiz de Fora, na Câmara, às 19h30. Na quarta (20) haverá palestra com Mário Persona sobre "Aproveitando oportunidades em tempos de mudanças - Como transformar crises em oportunidades", às 19h30, no Pró- Música. Na quinta, das 8h30 às 18h acontece as Clínicas Tecnológicas com o Sebrae Minas na sede do CIJF. E para fechar em grande estilo a Semana da Indústria, na sexta (22) acontece a Solenidade de Entrega de Comendas e Troféus do CIJF, com show da Banda Mosaico, na Estação São Pedro.

  
ARRAIÁ DO ROCK

O evento, promovido pela agência Casa Cheia, será realizado no dia 23 de junho, no La Rocca e traz Paralamas do Sucesso e Titãs...
O público vai conferir também DJ Pedro Paiva, agitando os intervalos com músicas diversificadas do grupo "Vinil é arte". A grande festa vai contar ainda com uma super estrutura de bares exclusivos, lounges, praça de alimentação externa e muito conforto, característica presente em todos os eventos produzidos pela Casa Cheia.
Com comidas e bebidas típicas, decoração temática e elementos inspirados na literatura de cordel, o "Arraiá do Rock" pretende inovar, trazendo "pedacinhos" de outras regiões do Brasil para um só lugar.
  

12 DE JUNHO
Além de ser o Dia dos Namorados, 12 de junho também é Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita em Juiz de Fora. O deputado Bruno Siqueira é autor da Lei Municipal, que instituiu o Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita no calendário oficial de Juiz de Fora, a ser realizado, anualmente, no dia 12 de junho, como acontece em várias cidades do Brasil. De acordo com Bruno, a criação deste dia é de extrema importância porque é uma das principais causas de óbitos relacionadas às malformações congênitas. Oito em cada mil crianças nascidas vivas apresentam esse problema.

  
CHURRASCO DA AORE DE JUIZ DE FORA
Foi realizado no último dia 26 de maio, na área de piscinas do 4º GAC o 1º encontro festivo da Associação de Oficiais da Reserva R/2 de Juiz de Fora em 2012.
Uma tarde muito agradável e concorrida com as presença de oficiais, subtenentes, sargentos, cabos e soldados da ativa e da reserva, amigos e familiares.
No cardápio, um churrasco completo acompanhado de saboroso leitão a pururuca e muita cerveja super gelada, organizado pelo tenente Luiz Eduardo Schmitz e confeccionado pela equipe do rancho do quartel.
As fotos dão o registro.


O capitão Serra e Fabiana...



O Secretário Estadual da Saúde Antônio Jorge Marques, a delegada Sônia Parma e o tenente-coronel Augusto Perez...



Luiza, Perez, Erickson Aragão com Waleska e Antônio Jorge Marques....

  

Sônia Parma, Carlos Alberto Sterci e Clívia Rocha...



José Armando da Costa, Leandro Medeiros e o tenente-coronel Pedro Mandarino...

  

O tenente Rodrigo Stigert, Darlan Fernandes, Carlos Alberto Costa, capitão Serra e André Freire...



Andréa Perez, Flávia Alves e Enilson dos Santos... 
  

Cida Martins e Marcelo Macedo...


Ivete Gomes, Luiz Eduardo Schmitz e João Carlos Arantes... 


Jorge Moraes, Marcos Anísio, Jorge Montessi e Nivaldo Mayrink...





 O anfitrião Cesar Romero com Vânia De Landa... 

CONVIDADOS