sábado, 12 de janeiro de 2013

Henrique Alves faz promessa a Minas para vencer Delgado


Telmo Fadul

BRASÍLIA – O postulante do PMDB à presidência da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (RN), favorito na disputa, fará “promessas” à bancada mineira para impedir que parlamentares do Estado embarquem na candidatura do conterrâneo Júlio Delgado (PSB), que também deve disputar a sucessão de Marco Maia (PT-RS). Na próxima semana, o peemedebista desembarcará em Belo Horizonte para “selar um compromisso por Minas Gerais”.
 
Alves está especialmente preocupado com o Estado, porque, das bancadas regionais, Minas é a que mais tem propensão a apoiar Delgado. Como forma de evitar a debandada de votos, o potiguar lançará mão de “garantias” não dadas a representantes de outras unidades da federação: o destravamento de proposições legislativas de interesse específico.
 
No caso de Minas Gerais, importa sobretudo a proposta de emenda à Constituição (PEC) do senador Clésio Andrade (PMDB) que cria o Tribunal Regional Federal (TRF) da 6ª região, com sede em Belo Horizonte e jurisdição em Minas Gerais. A matéria já passou pelo Senado, mas está parada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.
 
Outros temas
 
Em segunda instância, os mineiros querem um acordo pela tramitação célere dos projetos de lei (PLs) que vão compor um novo marco regulatório do minério, que já deveria ter sido enviado ao Legislativo, segundo previsão do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.
 
Junto com esses “agrados”, Alves ainda dirá aos colegas mineiros que vai se empenhar nas tratativas com o Executivo pela liberação dos recursos das emendas parlamentares, que, desde que Dilma Rousseff chegou ao Palácio do Planalto, têm sido cada vez mais contingenciados pelo governo.
 
O organizador do encontro com Henrique Eduardo Alves é o deputado Fábio Ramalho (PV), que coordena a bancada mineira e, apesar da proximidade com Júlio Delgado, assume a preferência pelo peemedebista.
 
“Não é possível construir uma candidatura sozinho. Ela sempre depende de muitas alianças. E, no caso do deputado Henrique, essas alianças já estão bem consolidadas”, explicou o deputado do PV mineiro.
 
No entanto, Ramalho admite que, mesmo com as costuras partidárias, muitos mineiros poderão optar por Delgado. “Os partidos estão fechados com o PMDB, mas é claro que o sentimento de Minas pesa bastante na urna. Quem não quer ver um mineiro na presidência? Por isso que o Henrique Alves precisa dar essa atenção maior ao nosso Estado”.

http://www.hojeemdia.com.br/noticias/politica/henrique-alves-faz-promessa-a-minas-para-vencer-delgado-1.77761

Nenhum comentário:

Postar um comentário