sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Morre o ator Walmor Chagas aos 82 anos



RIO - Walmor Chagas, de 82 anos, foi encontrado morto na tarde desta sexta-feira, no sítio onde vivia em Guaratinguetá, interior de São Paulo, segundo o site G1. A causa da morte ainda não foi esclarecida.

Nascido em Porto Alegre em 1930, o ator se dividiu entre teatro, cinema e TV. Na televisão, Walmor estreou em 1965 na novela "A outra", na TV Tupi. No mesmo ano, esteve em "Teresa", na mesma emissora. Na TV Globo, fez longa carreira com sucessos como "Corrida do Ouro" (1974), "O Grito" (1974), "Locomotivas" (1977), entre muitas outras. Seus trabalhos mais recentes no canal foram "Páginas da vida" (2006) e "Pé na jaca" (2006). Em "A favorita", o ator se destacou numa participação especial como Dr. Dante Salvatore. Na Record, fez alguns de seus últimos trabalhos: "Caminhos do coração", "Mutantes - caminhos do coração" e "Mutantes - promessa de amor".

- Walmor era um ator extraordinário que fazia qualquer pequeno papel parecer grande - lamenta João Emanuel Carneiro, autor de novelas, que criou uma participação para Walmor em "A favorita" (2009).

No cinema, sua última participação foi ao lado de Vladimir Brichta em "A coleção invisível" (2012), de Bernard Attal. Também figuram entre seus principais trabalhos os filmes "Beto Rockfeller" (1970), a adaptação "Xica da Silva" (1976) e "Banana split" (1988).

- Foi maravilhoso. As filmagens foram em abril de 2011. Filmamos no interior da Bahia, ele fazia papel de um fazendeiro cego, e ele mesmo tava perdendo a visão - comentou o diretor Bernard Attal. - Muito generoso com Vladimir, queria fazer várias tomadas, apesar da idade. 

Às vezes dá medo de trabalhar com atores mais velhos, temperamentais, mas no caso dele de jeito nenhum, foi ótimo. O filme tem outra dimensão por causa dele. Na época ele estava bem, ele tinha vontade de trabalhar mais, muito tesão ainda pelo trabalho de ator. Nos encontramos no Festival do Rio, na Mostra de São Paulo também, em todas as estreias ele foi, deu entrevistas, tinha vontade de trabalhar. Pôs toda a família para assistir ao filme. A única tristeza que tive é que achava que no Festival do Rio ele merecia o prêmio de melhor ator.

- Walmor sempre foi muito querido. Tive mais contato com ele quando rodei o documentário 'Person', sobre meu pai (o cineasta Luís Sérgio Peson). Walmor atuou em 'São Paulo S/A', dirigido por meu pai, e sempre disse que esse foi o filme da vida dele. Ele me ajudou em tudo o que eu precisei para o meu documentário. Saiu do sítio e foi me encontrar. Quando relancei o 'São Paulo S/A' nos cinemas ele também veio prestigiar. No ano passado, durante o Festival do Rio, eu o entrevistei novamente -, disse ao GLOBO a apresentadora e cineasta Marina Person.

Sua estreia no palco foi em 1948, com a peça "Antígone", de Jean Anouilh, direção de Guilhermino Cesar. Durante sua carreira, ele atuou em cerca de 50 espetáculos.

http://oglobo.globo.com/cultura/morre-walmor-chagas-aos-82-anos-7337613



Nenhum comentário:

Postar um comentário