sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

PASSAGEM DE COMANDO NO 4º ESQUADRÃO DE CAVALARIA MECANIZADO

No último dia 15 de janeiro foi realizada na cidade de Santos Dumont, Minas Gerais, a passagem de comando do 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, Dragões Reais das Minas. 

O Maj Gustavo Schiffner entregou o comando ao Cap Wilson Cava, após dois anos a frente da única unidade de Cavalaria de Minas Gerais, uma das mais tradicionais do Brasil. 

A solenidade contou com a presença do comandante da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada, Brigada 31 de Março, Gen Otávio Santa do Rêgo Barros, comandantes de Organizações Militares da Guarnição de Juiz de Fora, São João del Rei e Petrópolis, comandantes e representantes de forças auxiliares, representantes de entidades civis e familiares.


Maj Schiffner, Gen Rêgo Barros e o Cap Cava

O Prefeito de Santos Dumont Carlos Alberto Ramos de Faria (Bebeto Faria) e a vice prefeita Luíza Garcia dos Santos estiveram presentes acompanhados de assessores e Secretários Municipais, onde destacamos o amigo de longas jornadas Dalton Abud.

Também esteve prestigiando a passagem de comando o presidente da Câmara Municipal, Sr. José Abud Neto, acompanhado dos vereadores Claudio Almeida, Claudia Correa, Felipe da Silva Chaves e Flavio Henrique Ramos de Faria.


Dando inicio ao evento foram realizadas diversas homenagens ao Maj Gustavo Schiffner pelo exemplar comando realizado a frente do 4° Esquadrão. Dentre as homenagens foi inaugurada sua foto no mural onde estão homenageados comandantes que o antecederam no Esquadrão de Cavalaria e entrega de lembranças pelo Gen Rêgo Barros.






Após a inauguração do retrato na galeria de ex comandantes do 4º Esquadrão, os presentes foram encaminhados ao pátio de formatura “General Médici” para que a solenidade de passagem de comando pudesse ser realizada.


Para realizar o ato de transmissão de comando estavam presentes no local de formatura o Gen Otávio Santana do Rêgo Barros, comandante da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada, Brigada 31 de Março,  acompanhado do Maj Gustavo Schiffner e do Cap Wilson Cava, respectivamente, comandantes substituído e substituto do Esquadrão.


Posteriormente foram prestadas as honras militares ao comandante da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada, maior autoridade militar presente, a apresentação da tropa pronta e a execução do Hino Nacional de autoria de Joaquim Osório Duque Estrada e de Francisco Manoel da Silva.

Em seguida o Major Gustavo Schiffner realizou seu discurso de despedida após a leitura da portaria de exoneração de comandante substituído.

Muito emocionado, o Major relembrou todas as missões que participou nesses dois anos de comando do 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada e ressaltou que foram dois anos de plena felicidade vividos em Santos Dumont.

“Senhores, meus comandados, caros amigos, tenham todos a certeza que não é um momento fácil, mas se alguém hoje me perguntasse o que é felicidade, diria que foi o que eu vivi aqui nesses dois anos. Foram intensos. Oportunidades maravilhosas no campo operacional. Operação Arcanjo V, Jogos Mundiais Militares, Operação Rio+20, Preparação do Esquadrão no Batalhão Haiti 2/17, realização de um reconhecimento de eixos com os próprios meios após mais de 08 anos, Pedido de Cooperação de Instrução com a Acadêmia Militar das Agulhas Negras, com a Escola de Sargentos das Armas, com o Centro de Preparação de Oficiais de Reserva do Rio de Janeiro, coma  Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, com a Escola de  Comando e Estado Maior do Exército Brasileiro, dentre tantos outros…”, destacou  o Maj Schiffner.



A solenidade teve continuidade com a referência elogiosa consignada pelo comandante da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada, Gen Rêgo Barros, que realçou a atuação do Major Schiffner como comandante do 4ª Esquadrão de Cavalaria Mecanizado de Santos Dumont.


A solenidade de passagem de comando prosseguiu com a ocupação dos locais de destaque pelos comandantes substituto e substituído e pelo Gen Rêgo Barros.


Entrego o comando do 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado....

Recebo o comando do 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado....




Em seguida foi passada a revista a tropa pelo comandante substituto, acompanhado pelo comandante substituído




Encerrando, a tropa dos “Dragões Reais das Minas” desfilaram em continência ao novo Comandante do Esquadrão.








Após a solenidade foi servido um coquetel aos presentes.


O Major Gustavo Schiffner foi transferido para a 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Bagé/RS. O novo comandante, Cap Cava, estava servindo no 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado em Ponta Porã/MS.

A solenidade foi abrilhantada pela banda de música da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada, sob a regência do 1º Ten Adhemir.

Desejamos a ambos felicidades nas novas funções.

Um comentário: