terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Ladeira - A campeã de todas


12 de Fevereiro de 2013 - 07:00


Homenageando Vinícius de Moraes, Unidos do Ladeira vence o carnaval e se torna a escola com mais títulos de JF

Por Mauro Morais e Renata Delage (colaborou Gracielle Nocelli)

A Escola de Samba Unidos do Ladeira (109,7 pontos) é a grande vencedora do carnaval 2013 de Juiz de Fora. Cantando o samba-enredo que homenageou o poeta Vinícius de Moraes, a agremiação conquistou o 11º título de sua história e tornou-se a escola mais premiada da cidade. Com diferença de sete décimos, a Real Grandeza foi a segunda colocada. Na Passarela do Samba, a vice-campeã contou a história dos 70 anos do sambista Paulinho da Viola. O terceiro lugar ficou com a tradicional Turunas do Riachuelo que, este ano, cantou a cachaça. As menores pontuações foram das escolas Partido Alto (103), que, nos últimos três anos, conquistou a terceira colocação no carnaval juiz-forano, e Unidos das Vilas do Retiro (105,2), que fez sua estreia em 2013 no Grupo A. No próximo ano, as duas agremiações desfilam pelo Grupo B.  
A apuração das escolas de samba do grupo A aconteceu nesta segunda-feira (11), no Teatro João Carriço, na sede da Funalfa. Com a presença do superintendente da pasta, Toninho Dutra, e de representantes da Liga das Escolas de Samba de Juiz de Fora (Liesjuf), júri técnico e agremiações, o resultado oficial foi divulgado por volta das 16h. Para o presidente da campeã Unidos do Ladeira, Marcos Valério Mendes, a vitória teve sabor especial. "Somos uma escola jovem, com 37 anos de existência, que agora conquista o 11º título. É muita felicidade e muito amor por fazer parte do carnaval da cidade." Agora, segundo ele, é momento de comemorar para, logo em seguida, retornar ao trabalho. "Vamos curtir essa vitória e nos dedicar ao máximo para corrermos atrás dos três décimos que perdemos este ano", comenta Marcos, que retorna à passarela hoje, às 20h, no desfile das campeãs.

Desfile de cor e alegria no domingo

A corte real do carnaval de Juiz de Fora foi a primeira a deslizar pela Passarela do Samba, na Avenida Brasil, na noite de domingo, abrindo o desfile das escolas de samba do grupo A. De seu reduto na passarela, a rainha, Matsui Lima , o rei, Momo, Marcelo Portela, e a 1ª princesa, Elianaia Marques, viram passar na avenida um espetáculo de cor e alegria. Reverenciados por passistas e destaques das agremiações, o trio pisou no asfalto e se uniu aos componentes de cada escola, esbanjando simpatia e samba no pé. "O importante é prestigiar todas as escolas", garantiu a rainha. Mesmo sem alcançar a lotação máxima, arquibancadas e camarotes recepcionaram com bandeiras, confete, serpentina e animação os integrantes dos grêmios recreativos da cidade.
Durante o desfile da Real Grandeza, uma senhora de 58 anos, componente da Mocidade Alegre, enfartou na concentração e foi encaminhada para o HPS, onde, até o fechamento desta edição, permanecia internada em observação e seu quadro era considerado estável. O desfile começou com um pequeno atraso, mas ao longo da noite os intervalos entre as apresentações das sete escolas foram se ampliando, fazendo com que a folia terminasse às 6h, com cerca de uma hora a mais que o previsto. O superintendente da Funalfa, Toninho Dutra, avaliou como positivo o primeiro dia de desfiles, ponderando que é preciso diminuir o atraso e ampliar a contrapartida das escolas diante do investimento do Poder Público. "Algumas escolas se superaram. A organização melhorou, e os foliões estão mais participativos", ressaltou.
 
http://www.tribunademinas.com.br/carnaval-2013/a-campe-de-todas-1.1229907

Nenhum comentário:

Postar um comentário