sexta-feira, 1 de março de 2013

21º GAC - INCORPORAÇÃO 2013


O TC Lima, Comandante do 21 GAC junto com o soldado mais jovem a incorporar (chamado Claviculário), elevam os tubos dos Obuseiros de 155mm simbolizando a abertura dos portões aos novos recrutas incorporados em 2013.

Hoje é 1º de Março, dia da fundação da cidade do Rio de Janeiro por Estácio de Sá em 1565, portanto, há exatos 448 anos atrás... Não vi ninguém festejar isso e não é feriado... Será se vão fazer festa quando completar 500 anos???


Defronte ao Rio, em Niterói para onde se mudou de São Cristóvão o famosos e histórico 21º Grupo de Artilharia de Campanha – Grupo Monte Bastione, ocorreu a incorporação dos novos recrutas de 2013.


São uns poucos abençoados de uma legião de jovens que, desde muito cedo, como contou a avó do Recruta Rafael, sonham em servir a pátria.


Desde a mais tenra idade, crianças ainda, ao verem uma Banda Militar ou assistirem o grande desfile do Dia da Independência (7 de setembro) sonham com este dia. Sonham com a possibilidade de servir a pátria e ser um cidadão melhor já que as Forças Armadas são a instituição de maior credibilidade no país.


No país das falcatruas e mensalões os valores morais de antanho são esquecidos de uma sociedade de consumo onde a meta é o enriquecimento fácil a qualquer custo, mesmo em atividades criminosas.


E os jovens no ano em que completam dezoito anos, por uma lei perseguida pelo Príncipe dos Poetas, Olavo Bilac , devem se alistar para o serviço militar obrigatório.


Já consagrado em 1907, o autor do Hino da Bandeira é convidado para liderar o movimento em prol do serviço militar obrigatório, já matéria de lei desde 1907, mas apenas discutido em 1915. Bilac se desdobra para convencer os jovens a se alistar.


E hoje a realidade é que milhões de jovens se alistam sonhando em servir, mas, pelos sistemáticos cortes nos orçamentos militares, só uma pequena parte consegue.


Amanhecia e um grupo de jovens formava do lado de fora da cancela, diante do belo Portão das Armas do também histórico Forte Barão do Rio Branco, aquartelamento outrora da Artilharia de Costa e que agora sedia o Grupo Mopnte Bastione.


Os familiares aguardavam ansiosos e tudo acompanhavam dos dois lados dessa entrada. O Portão das Armas era fechado por dois Obuseiros de 155 mm, o material de Artilharia de dotação desta Organização Militar.


Na hora combinada, o Comandante, Tenente Coronel de Artilharia Luciano Batista de Lima, domou sua posição no dispositivo enquanto o Major Backer chamava o Claviculário, o mais jovem dos jovens que ali estavam.


O Comandante dirigiu-se a peça da direita (esquerda dos convidados) e o Claviculário na outra e ao rufar dos tambores, elevaram os tubos para permitir a passagem dos Conscritos.


Ao comando e ao som da Banda Militar da Artilharia Divisionária Cordeiro de Farias (da Fortaleza de Santa Cruz), os novos Soldados foram entrando em fila por um, cada fileira com a camisa de uma cor, num bonito espetáculo.


Foram marchando até o alojamento, o que significa dizer que a interminável fila multicolorida foi contornando o campo de futebol, passaram diante do Pavilhão de Comando e sumiram detrás das árvores ao longe.


Os familiares se dirigiram para o pátio de desfiles enquanto os Conscritos vestiam pela primeira vez o uniforme camuflado.


Já em forma, chega o Comandante ao palanque onde lhe são prestadas as honras militares e a tropa apresentada pelo Major Pimentel, Subcomandante.


Todos foram então convidados a entoarem o Hino Nacional Brasileiro, onde os jovens recém chegados se saíram muito bem.

 

Depois, o Major Backer fez a leitura da Ordem do Dia do Comandante do Exército após o que ouvimos a saudação do Tenente Coronel Lima, o Comandante.






O Bom Dia tradicional ainda não foi respondido pelas montanhas ao redor, mas foi um alto brado retumbante!


Ao final, a tropa desfilou em continência ao seu Comandante após o que, cada Capitão Comandante de Bateria conversou com os familiares e o dia foi encerrado com celebrações religiosas e cultos evangélicos.
http://www.sangueverdeoliva.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=305:21-gac-incorpora-o-grupamento-a-de-2013&catid=13:exercito&Itemid=105&lang=en

Nenhum comentário:

Postar um comentário