sábado, 16 de março de 2013

Papa Francisco fala sobre a escolha do nome

Juliana CardilliDo G1, no Vaticano

O Papa Francisco realizou neste sábado (16) uma audiência no Vaticano com todos os jornalistas ainda presentes em Roma após o conclave que o elegeu novo líder da Igreja Católica. Segundo o Vaticano, cerca de 6 mil jornalistas se credenciaram para a cobertura, e todos foram convidados para o encontro.

A audiência estava marcada para 11h, mas às 9h20, horário em que a equipe de reportagem do G1 chegou ao local, uma fila gigantesca já havia se formado. Apenas uma hora e 30 minutos depois foi possível entrar no auditório onde foi realizada a audiência.

Muito sorridente e simpático, o Papa abriu seu discurso, de cerca de 10 minutos, agradecendo o trabalho dos jornalistas e falando um pouco sobre o papel da Igreja, lembrando que “Cristo é o centro de tudo, não o sucessor de Pedro.”
Apesar da solenidade do encontro, ele fez os presentes rirem em algumas vezes – como quando lembrou o quanto os jornalistas trabalharam no Vaticano nos últimos dias.

Um momento importante principalmente para os brasileiros foi quando o Papa explicou porque escolheu o nome Francisco. "Na eleição, eu tinha ao meu lado o arcebispo emérito de São Paulo, um grande amigo. Quando a coisa começou a ficar um pouco perigosa, ele começou a me tranquilizar. E quando os votos chegaram a 2/3, aconteceu o aplauso esperado, pois, afinal, havia sido eleito o Papa. [...] Ele me abraçou, me beijou e disse: 'Não se esqueça dos pobres'. Aquilo entrou na minha cabeça. Imediatamente lembrei de São Francisco de Assis."

O Papa também relembrou que Francisco de Assis era um homem da pobreza e da paz. “Como eu queria uma Igreja pobre, e para os pobres”, afirmou.

Muitos jornalistas italianos levaram familiares ao encontro, inclusive crianças. O Papa abençoou todos os presentes – mesmo aqueles que não eram católicos, que, segundo ele, “são filhos de Deus.”

O encontro com o Papa foi uma oportunidade única – é muito difícil estar tão próximo de um pontífice, ainda mais de um que está há tão poucos dias no trono de Pedro. Muitos jornalistas, principalmente de meios católicos, ficaram visivelmente emocionados. A simpatia do novo Papa e sua simplicidade também ajudaram o pontífice a cativar os presentes. No fim, o Papa ainda afagou um cão-guia de um jornalista cego que o cumprimentou no palco, e saiu acenando para os jornalistas.
http://g1.globo.com/mundo/novo-papa-francisco/noticia/2013/03/g1-no-vaticano-papa-francisco-fala-sobre-escolha-do-nome.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário