quarta-feira, 8 de maio de 2013

Atraso em convênio do 'Poupança jovem' preocupa estudantes


08 de Maio de 2013 - 06:00


Projeto é importante para estimular adolescentes a concluírem o ensino médio

Por Flávia Crizanto

Um atraso na assinatura do convênio do "Poupança jovem" feito entre o Governo do estado e a Secretaria de Assistência Social de Juiz de Fora está deixando os alunos do ensino médio da rede estadual de ensino apreensivos. O programa que tem o objetivo de estimular os estudantes a participarem de atividades extracurriculares, como cursos, idas ao teatro e ao cinema, ainda não teve início. Cada ação rende ao aluno uma pontuação que é acumulada no decorrer de três anos. A demora dificulta o cumprimento dos pontos necessários para resgatar o valor de R$ 3 mil, depositado na conta bancária daqueles que cumprirem as metas exigidas, ao final do último ano. Em Juiz de Fora, cerca de quatro mil adolescentes do primeiro ano aguardam para aderir ao projeto, que ainda está no processo de elaboração de contrato e divulgação de edital. Na mesma expectativa também estão os alunos das séries seguintes, que ainda não estão podendo pontuar este ano. A proposta objetiva conter a evasão escolar e aumentar as taxas de conclusão do ensino médio.
Abner Fortunato de Souza, 16 anos, é estudante do Instituto Estadual de Educação (Escola Normal) e participou pela primeira vez do "Poupança jovem" no ano passado. "Quero muito que o projeto volte, mas nem o cartão saiu ainda. É uma proposta muito legal, pois nos estimula a consumir cultura e até mesmo atividades que nos distraem. Mas, se demorar muito, como vamos completar a meta de pontuação?" A mesma preocupação é a da estudante do terceiro ano da Escola Estadual Duque de Caxias, Edvania Machado, 17. "Dá aquele medo de não cumprir os pontos e não receber o dinheiro no final. Ainda mais que estou no último ano. Já tenho planos de pagar um curso de inglês ou profissionalizante com o valor que posso vir a receber."
Além do atraso no início do "Poupança jovem" este ano, alunos que terminaram o ensino médio e alcançaram a pontuação necessária ainda não conseguiram receber a quantia final e aguardam um posicionamento do Estado. "Estamos em maio. Fiz um esforço para completar as metas, pois sabia que, após terminar meus estudos, não poderia depender dos meus pais. Com os R$ 3 mil pretendia pagar um cursinho ou administrar os valores de forma a ficar sem trabalhar um tempo e me dedicar só aos estudos. Mas não teve jeito", lamenta Douglas Silva, 17.
Atrasos
A adesão dos alunos nas cidades de Ibirité, Montes Claros, Pouso Alegre, Ribeirão das Neves e Teófilo Otoni também foi iniciada no mês de abril, com atraso. Em Juiz de Fora, a previsão é de que o edital seja liberado em breve pela Prefeitura, que é responsável pela execução local do projeto. "Fomos chamados para assinar o convênio só no final de março e, agora, estamos em um processo de elaboração de contrato. É importante ressaltar que o "Poupança jovem" não acabou, e o retorno das atividades deve acontecer dentro de um mês. Jamais poderíamos negligenciar um projeto como esse", explicou o chefe do Departamento da Juventude da Secretaria de Assistência Social, José Francisco de Oliveira Sobrinho.
Quanto ao pagamento do valores aguardados pelos adolescentes que concluíram o ensino médio, a responsabilidade fica com o próprio Estado. A previsão é de que o valor seja depositado em junho, após a conclusão do levantamento de todos os contemplados, conforme informou a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). A pasta também ressaltou que o convênio com a Prefeitura de Juiz de Fora já está assinado.

Um comentário:

  1. Brendinha Carolinee19 de maio de 2013 às 15:50

    Espero que seja depositado em Junho mesmo. porque conclui o Ensino Medio ano passado e nem o meu cartao ficou pronto. Se eles nao resolverem neste prazo vou Processar o Estado.

    ResponderExcluir