sábado, 18 de maio de 2013

Prefeitos discutem o desenvolvimento da Zona da Mata



Revisão da carga tributária, composição e distribuição do Fundo de Participação dos Municípios, política de investimentos que leve em conta os perfis das cidades, divisão justa dos royalties do petróleo e investimentos contínuos nas estradas de escoamento da produção e deslocamento da população são algumas das reivindicações listadas em uma carta elaborada por prefeitos de cidades da Zona da Mata Mineira, nesta sexta-feira, 17, durante o Encontro de Prefeitos 2013. O evento aconteceu na Escola Municipal de Governo.

O primeiro encontro realizado na cidade contou com a presença de 43 prefeitos, dos deputados federais, Margarida Salomão (PT), Júlio Delgado (PSB) e Reginaldo Lopes (PT) e com representantes de entidades governamentais e não governamentais. Segundo o prefeito Bruno Siqueira, o evento tem o principal objetivo de unir esforços em prol do desenvolvimento de uma região que tem mais de dois milhões de habitantes e 150 municípios.

“Este evento é de extrema relevância para fazer com que tenhamos uma agenda comum bem definida e sejamos mais unidos. E é esta união de esforços que fará com que nossos pedidos tenham mais peso”, destaca o prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira.

Segundo a deputada federal Margarida Salomão, Juiz de Fora foi umas das primeiras cidades a apresentar progressos, mas nos últimos anos regrediu e influenciou negativamente no crescimento das cidades da região. “O primeiro passo para alcançar nossos objetivos é a união. Não conseguiremos nada individualmente e as necessidades de cada cidade, apesar da dimensão e perfil diferente, são as mesmas. Temos que reivindicar uma política pública de investimentos, a criação de uma região metropolitana da Zona da Mata, reativação e uso de nossos aeroportos e o desenvolvimento agrícola, através do incentivo da agricultura familiar. Precisamos mostrar a importância das cidades para o estado”, afirma.

Para o deputado Júlio Delgado a união poderá mostrar aos poderes federal e, principalmente, estadual, que é preciso investir para garantir o crescimento. “Estamos sofrendo com a redução de recursos. Enquanto isso, as verbas que poderiam estar sendo pleiteadas em Minas Gerais, estão sendo investidas em outras propostas. Para mim, a principal ação que encadeará o crescimento da região será a retirada da linha férrea e o contorno ferroviário do centro de Juiz de Fora”, reitera.

Conforme o deputado federal Reginaldo Lopes, a cidade de Juiz de Fora, é pólo e tem a obrigação de liderar esse processo: “A Zona da Mata é uma região que precisa ter uma nova recomposição macroeconômica. Algumas atividades do passo não são mais viáveis, mas outras podem voltar a ser desde que tenhamos investimentos para aplicar tecnologia. Orientar nossas ações em conjunto será uma grande evolução para que possamos chegar onde queremos”.

A carta será aprovada pelos prefeitos presentes no evento, assinada e, posteriormente, enviada ao governador Antônio Anastasia e à presidente Dilma Rousseff. A previsão é de que seja encaminhada na próxima semana.

O desenvolvimento da região e a união foram um dos objetivos em comum entre todos os munícipes presentes no encontro. Confira o depoimento de alguns dos prefeitos que estiveram presente:

Geraldo Magela Longo dos Santos (PTB) – prefeito de Bicas
“Este evento é muito importante para o desenvolvimento da Zona da Mata. Esta região foi pioneira no desenvolvimento e agora se encontra estagnada. Temos que realizar um trabalho de alto nível para recuperar a história”.

Carlos Alberto Ramos de Faria (PP) – prefeito de Santos Dumont
“Com a união que se faz a força. Hoje vamos sair daqui muito mais fortalecidos perante aos governos estadual e federal”.

Amaury de Sá Ferreira (PMDB) – prefeito de Santo Antônio do Aventureiro
“Este encontro será um passo muito importante para buscar o desenvolvimento. O que vou apresentar hoje é a importância do asfaltamento de estradas que nos ligam aos principais cetros urbanos”.

Antônio Carlos Neves de Melo (PSDB)- prefeito de Aracitaba
“A Zona da Mata tem ficado no esquecimento e hoje, nesse encontro, nós poderemos voltar a sermos o que éramos antes e mostrar nossa importância no estado”.

Juscélio Fernandes de Oliveira (PR) – prefeito de Chácara
“A união vai proporcionar o retorno ao desenvolvimento”.

Vagner Fonseca Costa (PTB) – prefeito de Maripá de Minas
“Juiz de Fora poderá ser nossa sede, mas precisamos caminhar juntos para voltar a ser a cidade referência que era antes. Acredito que o desenvolvimento econômico seja o maior gargalo”.

Marília Coelho Furtado (PDT) – prefeita de Argirita
“Viemos buscar hoje a união do município para fortalecermos”.

Joaquim Simeão de Faria Neto (PMDB) – prefeito de Pequeri
“Temos que nos unir e discutir os problemas da Zona da Mata. Não podemos fechar os olhos para a falta de investimentos do estado”.

Antônio Reis de Andrade (PRTB) – prefeito de Madre de Deus de Minas
“Acho importante esse evento e a busca pela união. Para mim, o que mais precisamos hoje nos nossos municípios é segurança”.

Maria Elena Zaidem Lanini (DEM) – prefeita de Goiana
“Independente do tamanho da cidade, nossas dificuldades são iguais. Temos que lutar juntos pelo crescimento da nossa região”



* Outras informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelos telefones 3690-7245 ou 3690-8597.

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário