segunda-feira, 17 de junho de 2013

Celebração marca os 25 anos do Pró-Idoso

Ligado à Amac, o programa é referência em todo o país. Trechos do livro "A Semente e o Girassol", contando a história do Pró-Idoso, foram apresentados.

Da Redação
pro-idoso
Na tarde desta segunda-feira, 17 de junho, centenas de pessoas se reuniram no Centro de Convivência Itália Franco para celebrar os 25 anos do Pró-Idoso. O evento, que fechou a campanha "Rompendo o Silêncio", contra a violência ao idoso, foi prestigiada por defensores das causas das pessoas com mais de 60 anos e contou com o lançamento do livro "A Semente e o Girassol", do historiador Mario Antônio Marco.
O autor, que é funcionário da Amac, conta que recolheu depoimentos e documentos sobre a trajetória do programa. "O livro já está na gráfica e será lançado oficialmente em breve. Hoje teremos um lançamento virtual", brinca. Ele explica que o Pró-Idoso foi criado em 1988, a partir do Grupo Solidariedade, onde o Pró-Idoso era apenas uma das frentes. Atualmente, ele é referência no país. "Daí para frente, o programa seguiu, sempre gerenciado pela Amac. Hoje, não há como desvencilhar o Pró-Idoso da Amac", afirma.
Ao falar dos 25 anos do programa, o Secretário de Assistência Social, Flávio Cheker destaca a importância da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), em 1993, e do Estatuto do Idoso (1997) que regulamentaram os benefícios e direitos dos idosos no país. "Após essas legislações, cabe a nós assegurá-los e concretizá-los. E o Pró-Idoso é um exemplo dessa concretização. É uma honra para mim e toda a equipe de profissionais que trabalham na gestão e na execução da política de assistência social em nosso município podermos reafirmar nosso compromisso com a causa dos idosos e parabenizar a todos e todas que deram e dão por ela seu entusiamo, seu amor pelo semelhante, seu trabalho e sua dedicação".
Para o diretor-presidente da AMAC, João Batista da Silva, participar dos 25 anos do Pró-Idoso é uma satisfação. "O Pró-Idoso foi um dos trabalhos embrionários na cidade e, da reunião para bailes e festas, nasceu a consciência de cidadania entre esta população, que hoje luta pelos seus direitos. Ainda temos muito o que avançar e a rede de serviços ao idoso demonstrou neste mês de atividades que está atenta e unida para um bem maior. A vida tem muitas coisas boas. Uma delas é envelhecer. E envelhecer com qualidade de vida é melhor ainda", finaliza.

Nota do editor: Obrigado ex-prefeito Tarcísio Delgado por ter criado o Pró-Idoso em sua primeira administração a frente do município de Juiz de Fora. Obrigado José Anísio da Silva, nosso querido Pitico, por ter dado corpo e alma ao Pró-Idoso. Todos nós somos seus devedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário