sexta-feira, 14 de junho de 2013

CONDENADOS NO MENSALÃO - MAIS UM CAPÍTULO

Dois anos mais, ninguém aguenta

Por Carlos Chagas

O país inteiro acompanhou o desempenho do ministro Dias Toffolli na primeira fase do julgamento do mensalão. Não raras vezes ele superou o próprio ministro Ricardo Lewandowski na proteção dos réus, acusado até de advogado deles pelo ministro Joaquim Barbosa.  Só que o aprendiz acaba de ultrapassar o mestre.

Dias Toffolli prevê que só em dois anos o Supremo Tribunal Federal concluirá o processo de apreciação dos embargos interpostos pelos condenados. Assim, para ele, continuarão em liberdade por esse prazo todos os que já deveriam estar na cadeia.

Com todo o respeito, mas o comportamento do jovem integrante da mais alta corte nacional de justiça lembra a história daquele camponês condenado à morte que, diante do rei,  pediu a suspensão da sentença por dois anos, para poder ensinar o jumento de Sua Majestade a falar. Foi atendido com a moratória. Quando sua mulher indagou se  estava doido, pois os jumentos jamais falariam, o sagaz camponês respondeu: “Em dois anos muita coisa pode acontecer. O rei morrer, o jumento  também e até eu, de uma doença qualquer. Quem sabe, também, o bicho aprender a falar?”

Em dois anos de protelação da prisão dos réus, certeza mesmo só se tem de que a Justiça terá morrido…

Nenhum comentário:

Postar um comentário