sexta-feira, 7 de junho de 2013

Curumim é inaugurado no Bairro Jóquei Clube

O prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, e o secretário de Assistência Social, Flávio Cheker, inauguraram nesta sexta-feira, 7, a unidade do programa Curumim no Bairro Jóquei Clube. O Curumim Santa Maria atenderá crianças e adolescentes fora do horário escolar, divididos entre os turnos da manhã (das 8 às 11 horas) e da tarde (das 13 às 16 horas). No total, a nova unidade terá capacidade para atender 160 meninos e meninas, com idades entre 6 e 14 anos, que serão contemplados com oficinas de artes, recreação e esporte.

"Sempre trabalhei por esse bairro e fico muito satisfeito por estar inaugurando esse Curumim. Como prefeito de Juiz de Fora, em parceria com a Câmara Municipal e com o Governo do estado, posso afirmar que é uma alegria muito grande poder proporcionar a toda a comunidade um espaço como este. Espaço que nós precisamos, através do trabalho dos nossos colaboradores da Prefeitura e da Amac, fazer com que seja muito produtivo para fortalecer a consciência e o desenvolvimento social e educativo das crianças. Vamos valorizar esse lugar e buscar, a cada dia, melhorar a situação do cidadão da nossa cidade”, declarou Bruno Siqueira, durante seu discurso.

Localizado na Rua Venina Rocha de Almeida s/nº, o Curumim Santa Maria conta com três salas para atendimento aos usuários, refeitório, quadra esportiva e banheiros simples e adaptados, além das áreas administrativas. Para a construção da unidade, foram investidos cerca de R$ 424 mil, com recursos oriundos de um convênio entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e o Governo de Minas.

“Para fazermos uma excelente administração nós não precisamos reinventar a roda, basta permitirmos que ela rode e rode bem, indo ao encontro dos anseios da população e atendendo a todos dentro dos padrões de excelência que os cidadãos merecem”, destacou Cheker. A cerimônia de inauguração ainda contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Júlio Gasparette; do presidente da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), João Batista da Silva; de vereadores; secretários e subsecretários; de representantes da OAB; lideranças do bairro; colaboradores da Prefeitura e da Amac; além do advogado, Flávio Salles, que fez a doação do terreno para a construção do equipamento.

De acordo com a chefe do Departamento de Proteção Básica, Carla Salomão, a inauguração do Curumim Santa Maria é uma resposta da administração à uma demanda trazida da comunidade. “Esse programa, nessa comunidade, é uma reivindicação antiga dos próprios moradores. Na Assistência Social isso é algo fundamental: que a assistência coloque a oferta, mas que também receba a demanda da comunidade”, observou.

Sonho realizado

“É um sonho realizado. Começamos esse trabalho em 2007, criando a Associação Beneficente Santa Maria, e esse terreno seria destinado a essa associação. Posteriormente, foi feita uma parceria com a Prefeitura, pois precisávamos captar recursos junto ao poder público. Vendo a possibilidade da criação do Curumim, doamos o terreno para o município. Para a comunidade é uma obra importantíssima. Como empresário, como proprietário da fazenda vizinha eu só posso dizer que a obra vai privilegiar a comunidade, para que as crianças tenham um espaço de educação, de lazer. Nós estamos verdadeiramente empolgados e satisfeitos com o que foi feito”, ratificou Flávio Salles.

Segundo a presidente da Sociedade Pró Melhoramento (SPM), Veridiana Rodrigues, a instalação do programa no bairro Jóquei Clube tende a estimular as crianças e adolescentes à pratica esportiva, cultural e intelectual. “Para quem conhece a realidade do nosso bairro, sabe o quanto esse Curumim vai ser bom, pois vai tirar muitas crianças das ruas, tirar os jovens da ociosidade e estimular as crianças a voltarem para a escola e a se interessarem pelos esportes e pela cultura”, afirmou.

Ainda durante a solenidade foram realizadas atividades de recreação para as crianças, promovidas em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL). Ao final do evento, o prefeito Bruno Siqueira conheceu todas as instalações do local, que terá capacidade de atender cerca de 160 crianças e adolescentes.

Matrículas

Desde a última segunda-feira, 3, equipe técnica já está na unidade, orientando sobre o processo de matrícula. Enquanto isso acontece, os educadores estão sendo capacitados para que as atividades com as crianças sejam iniciadas.

O Curumim é um programa da PJF que busca estimular a formação cidadã de crianças e dos adolescentes, com idades entre 6 e 14 anos, por meio de práticas esportivas, artísticas e culturais. Além disso, ainda são ofertadas duas refeições diárias e espaço para os jovens estudarem. A unidade do Jóquei Clube se soma às dos bairros Vila Esperança, Santa Rita, Vila Olavo Costa, São Benedito, São Pedro, Santa Luzia e Benfica.



*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, pelo telefone 3690-8314 .

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário