segunda-feira, 21 de outubro de 2013

100 ANOS DO TEN R/2 VINÍCIUS DE MORAIS

A AORE/Recife rende homenagem àquele que talvez tenha sido o Oficial R/2 do Exército Brasileiro que alcançou o maior destaque no Brasil e no mundo, por sua atuação na vida civil. De um talento e competência invejáveis, que o tornaram imortal em sua poesia e música, o diplomata, jornalista, poeta e compositor brasileiro, o Ten R/2 Inf Marcus Vinicius da Cruz e Mello Moraes, ou apenas VINÍCIUS DE MORAES, completaria na última sexta-feira (19/10) seu centésimo aniversário.

Formado na Tu 1933 Inf do CPOR/Rio de Janeiro, logo cedo pôde aprender e incorporar os valores da caserna, que o acompanhariam intimamente pelo resto de sua vida.

'O Poetinha', como era chamado, tornou-se mais um grande valor dos nossos valores. Mais um grande orgulho da nossa Reserva, com o mesmo passado de formação militar que grava a história de vida de todos os legítimos herdeiros dos ideais de Correia Lima.

 Entre 1931 e 1933, enquanto terminava seu curso de Direito, Vinicius entrou para o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), completando o Curso de Oficial da Reserva em 1933, mesmo ano em que publicou seu primeiro livro, O Caminho Para a Distância.

Viva os 100 anos do Ten R/2 Vinícius de Moraes!

19/10/1913 - 09/07/1980 (66 anos)


Com o grupo de alunos do CPOR, do lado da moça com violão, 1931 - CPOR/RJ

Ao centro com amigos do CPOR/RJ


Um comentário:

  1. Vínicius entrou em 1931 no CPOR. Terminou em 1933. Ele é o Ten R/2 "Vinícius de Moraes" (e não Ten R/2 Inf Marcus Vinicius da Cruz e Mello Moraes) visto que quando ele fez 9 anos, quis simplificar a certidão de nascimento e foi ao cartório acompanhado do pai e da irmã mais velha, enxugando seu nome para simplesmente Vinicius de Moraes.
    Ten R/2 Ney CPOR/RJ tu 89 - Associado Emérito da AORE/RJ

    ResponderExcluir