sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Campeonato Brasileiro embola, e queda assusta maioria

Uma rodada em que quase todos os times que estão na rabeira da tabela do Campeonato Brasileiro venceram embolou o miolo da classificação. Algo que nunca havia acontecido desde que a Série A por pontos corridos passou a ter 20 clubes, em 2006.

Do Atlético-MG, atualmente o quinto colocado e primeiro fora do G-4 que classifica para a Libertadores, ao Vasco, o 17° e primeiro na zona do rebaixamento, a diferença é de sete pontos.


Como atual campeão, o Atlético-MG está garantido na Libertadores do próximo ano.
É a menor diferença entre essas posições desde 2006.

Em 2008, por exemplo, essa diferença entre o 5° (São Paulo) e o 17° (Portuguesa) era de 19 pontos, a maior registrada no período.

A menor disparidade identificada anteriormente ocorreu em 2007, uma diferença de dez pontos entre o Fluminense e o Corinthians. Naquele ano, o São Paulo se sagrou campeão nacional.

Com o Cruzeiro disparado na liderança, com 11 pontos na frente do Grêmio, e os times que estão G-4 se consolidando (além dos mineiros e gaúchos, Botafogo e Atlético-PR), a reta final do Brasileiro deve chamar a atenção pela briga contra o rebaixamento.

Inclusive com duelos entre tradicionais rivais estaduais, que ainda se enfrentarão.

SOBE E DESCE

Neste domingo, São Paulo e Corinthians se enfrentam no Morumbi em jogo que, há algumas semanas, parecia ser a chance corintiana de afundar o rival na crise.

Agora, a situação se inverteu. Se vencer, o São Paulo chega aos 36 pontos, mesmo número dos alvinegros, mas com vitórias a mais, 10 a 8.

Ou seja, a proximidade dos times na tabela pode fazer com que na segunda-feira que vem o Corinthians esteja mais próximo da zona do descenso do que o São Paulo, que há meses sofre com a possibilidade de queda.

Quem está desgarrado do pelotão é o Náutico. Por sinal, a equipe pernambucana foi a única abaixo do 15° lugar que não venceu na rodada --perdeu por 3 a 1 para o Botafogo.

Com 17 pontos, nove a menos do que a Ponte Preta, penúltima colocada, a situação dos pernambucanos é crítica.
Marcelo Sadio/Divulgação/Vasco
Vascaínos comemoram o gol de Cris na vitória sobre o Fluminense
Vascaínos comemoram o gol de Cris na vitória sobre o Fluminense

http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2013/10/1355037-campeonato-brasileiro-embola-e-queda-assusta-maioria.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário