sábado, 19 de outubro de 2013

Interditadas quadras de duas escolas de samba de Juiz de Fora

18 de Outubro de 2013 - 18:18


Mesmo sem permissão para funcionar, sede do Turunas tem evento neste sábado autorizado pela PJF

Por Nathália Carvalho

As quadras das escolas de samba Real Grandeza e Turunas do Riachuelo foram interditadas nesta semana por falta de documentação exigida pela legislação e estão impossibilitadas de realizar novos eventos. Na manhã desta sexta-feira (18), funcionários da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU), juntamente com o Corpo de Bombeiros, estiveram na sede da Real Grandeza para realizar a interdição por tempo indeterminado. O principal motivo está relacionado com a falta do auto de vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Na terça-feira, a quadra do Turunas já havia sido fechada temporariamente em uma ação isolada da SAU. No entanto, um evento será realizado neste sábado no local, com autorização da Prefeitura.
Por meio de nota, a secretaria informou que ambas as ações ocorreram pela falta de documentação relativa às exigências contidas na legislação, sem especificar quais seriam. Segundo o subcomandante da Companhia de Prevenção e Vistoria do Corpo de Bombeiros, tenente George Santana, no caso da Real Grandeza, uma advertência foi emitida à escola pela corporação em julho de 2011. Após esta primeira notificação, a escola entrou com um projeto de regularização do auto de vistoria. "Depois disso, eles (Real Grandeza) ficaram muito tempo parados e sem movimentar o projeto. Pela persistência nas irregularidades, conforme consta na legislação, no início do ano, emitimos a primeira multa", conta. Em agosto, foi enviada a segunda penalidade, no valor de R$ 2.001,28. "Passados 30 dias, já teríamos permissão de fechar o local, o que acabou acontecendo." 
Conforme explica o assessor de comunicação do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4ºBBM), capitão Marcos Moreira Santiago, caso haja descumprimento na determinação, os proprietários podem ser detidos por desobediência. "Enquanto não apresentarem o projeto, e ele passar por aprovação, a casa não pode funcionar", diz. 
Segundo o presidente da Real Grandeza, Luiz Carlos Masson, já existe o projeto de regularização, que está em fase de finalização técnica. "A quadra está toda reformada, arrumada e com uma ótima estrutura. Contratamos empresa de engenharia credenciada para realizar o projeto e, agora, estamos aguardando a aprovação e vistoria do Corpo de Bombeiros", diz. Contudo, de acordo com o tenente Santana, o projeto está em tramitação com a empresa responsável desde o dia 11 de junho e ainda não foi devolvido à corporação para análise.
Ainda de acordo com o tenente, outras casas de shows estão sendo periodicamente avaliadas e há a possibilidade de novas interdições. "Atualmente, apenas a boate K2 permanece interditada. As outras que fechamos já regularizaram a situação", explica.

Evento mantido
O presidente do conselho deliberativo do Turunas, José Adriano da Silva, explica que a escola está trabalhando para regularizar a situação. Ele acrescenta que, apesar da interdição, o evento programado para este sábado na sede da escola foi autorizado pela Prefeitura. Segundo o assessor do secretário da SAU, Paulo César Mariano, a direção do Turunas acionou o órgão pedindo a liberação do evento de moda em virtude do baixo público previsto. "Liberamos o evento por não demandar alta produção musical. Em seguida, o local será interditado novamente", explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário