sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Rodrigo Barbosa é finalista de prêmio nacional de literatura

11 de Outubro de 2013 - 12:55

Por Júlia Pessôa


Contrariando o título de seu primeiro romance, "O homem que não sabia contar histórias", o jornalista e professor da UFJF Rodrigo Barbosa recebeu um atestado de que as domina. Juiz-forano, o autor está entre os finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura, um dos mais importantes do país, divulgados ontem. Rodrigo está entre os dez da categoria de autores estreantes, e na lista dos veteranos, há nomes de referência da literatura nacional, como Zuenir Ventura, Xico Sá e Daniel Galera.
Para o professor, a premiação é mais do que um reconhecimento a seu trabalho. "Mais do que tudo, é uma maneira de divulgar este trabalho, aumentar a difusão da literatura, além de uma grande alegria e um estímulo para continuar inventando neste campo." Além do prêmio, que contempla o vencedor com R$ 200 mil para o melhor livro do ano e o mesmo montante para dois estreantes (um com mais de 40 anos e outro abaixo desta faixa etária), a Secretaria de Cultura de São Paulo também promove encontros com os autores, para debater literatura. " Achei interessante porque vai além do prêmio, é uma oportunidade para trocar experiências e opiniões sobre forma, estilo, conteúdo, enfim, sobre o fazer literário", observa Rodrigo, que participará de sessões como estas nos próximos meses.
Inspirado no britânico Booker Prize, o Prêmio São Paulo de literatura surgiu em 2008 e prestigia romances em língua portuguesa lançados no Brasil. Os vencedores serão selecionados por um júri formado por cinco profissionais do meio literário, e a premiação será realizada no dia 25 de novembro, no auditório do Museu da Língua Portuguesa. Independentemente do resultado, Rodrigo comemora a indicação, e mantém o fôlego para novos projetos. "Atualmente estou muito envolvido com crônicas, até por serem meu objeto de estudo, então escrevendo tenho, além da perspectiva teórica, a visão do cronista. Mas tenho também ideias alinhavadas para novos romances, e a indicação certamente ajuda a dar a coragem necessária para encarar um novo desafio."

Nenhum comentário:

Postar um comentário