quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Avião cargueiro erra de aeroporto e faz pouso inesperado

Depois de um pouso inesperado em um pequeno aeroporto no Kansas, um Boeing 747 Dreamlifter levantou voo nesta quinta-feira.

Um dos quatro existentes no mundo, o avião cargueiro gigante havia decolado do Aeroporto Internacional JFK, em Nova York, com destino à Base da Força Aérea McConnell, em Wichita, também no Estado do Kansas, quando pousou na quarta à noite perto do aeroporto Coronel James Jabara por um erro.

Jabara fica 13 quilômetros ao norte de onde o avião deveria ter pousado.
Charlie Riedel/Associated Press
O avião cargueiro decola um dia após pousar em aeroporto errado nos Estados Unidos
O avião cargueiro decola um dia após pousar em aeroporto errado nos Estados Unidos

O avião pousou em uma área onde há três aeroportos com pistas semelhantes: a base da Força Aérea McConnell, o aeroporto Jabara e o chamado Aeroporto Beech.

Apesar de a Boeing ser proprietária do avião, a aeronave é operada pela Atlas Air Worldwide Holdings.

O porta-voz da Atlas Air, Bonnie Rodney, se recusou a responder a perguntas. "Estamos trabalhando com a Atlas Air para determinar as causas do erro", a Boeing disse em uma declaração por escrito.

A Administração da Aviação Federal irá investigar se o piloto seguiu as instruções dos controladores ou violou os regulamentos federais.

O piloto pareceu confuso em sua conversa com o controle de tráfego aéreo logo após o pouso, de acordo com o áudio fornecido pelo LiveATC.net.

Os aeroportos menores não são projetados para receber jumbos.

"O avião pousou com segurança às 9h30. Não houve danos à aeronave, nem ao aeroporto", disse a porta-voz da Autoridade Aeroportuária de Wichita, Valerie Wise.

A companhia Atlas Air, que opera o avião, levou um reboque para o local para mudar a posição do aparelho, e seus engenheiros avaliaram se poderia decolar novamente.

"Eles acreditam que é perfeitamente seguro decolar de Jabara", anunciou a porta-voz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário