sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Juiz de Fora: Professora italiana se impressiona com o acervo do museu

O Museu Mariano Procópio recebeu, na manhã desta sexta-feira, 1º, a professora de Sociologia dos Processos Culturais e Comunicativos na Universidade de Ferrara (Itália), Maria Antonietta Trasforini. Ela está ministrando minicurso sobre gênero e a ação artística das mulheres, a convite do programa de Mestrado em Arte, Cultura e Linguagens, do Instituto de Artes e Design, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
A professora visitou a Reserva Técnica do museu para conhecer quadros e pinturas de autoria feminina. Com interesse especial nas obras de Maria Pardos, ela se impressionou com as pinturas de nus e também com a obra de Pedro Américo, “Tiradentes Supliciado”. “Ela está impressionada com os nus, porque na Europa essas pinturas eram muito restritas. É muito importante, porque está conhecendo um pouco da nossa história”, relatou a professora Maria Lúcia Bueno, do Instituto de Artes e Design, que estava acompanhando a visitante. Maria Antonietta elogiou também o processo de sistematização do acervo do museu, que “mesmo estando fechado, tem uma ótima organização, o que facilita a consulta”.
O minicurso com o tema “Arte e gênero entre genealogias, corpos privados e espaços públicos” está sendo ministrado desde o dia 29 de outubro no auditório da Faculdade de Engenharia da UFJF, por Maria Antonietta. A professora é autora de publicações, entre as quais “Le corps qui vient du passé. Entre clinique, discipline et art contemporain” (2013), “Precarious objects, precarious lives: Grounded aesthetics in poverty contexts” (2012) e “Tagli d´Habitus. Corpi culturali, linguaggi tessili e arte metonímica” (2010).
* Informações com a Assessoria de Comunicação do Museu Mariano Procópio, pelo telefone 3690-2004.

MUSEU MARIANO PROCÓPIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário