sábado, 27 de abril de 2013

Exército começa a atuar no combate à dengue a partir da próxima semana


Na próxima segunda-feira, militares da 4ª Brigada de Infantaria Leve do Exército Brasileiro começam o treinamento para atuação no combate à dengue. Promovido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora, o curso de capacitação acontece no auditório da 4ª Brigada Infantaria Leve de Montanha e terá como público-alvo 35 militares. Entre os dias 29 e 30 de abril, eles receberão aulas teóricas sobre a situação epidemiológica, morfologia e amostra das fases do vetor, educação em saúde, criadouros e forma de tratamento, metodologia, campanha de combate à dengue. Já nos dias 02 e 03 de maio, acontecem as aulas práticas com treinamento em campo, acompanhando os agentes de Endemias pelos bairros da Região Nordeste da cidade.

De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Juiz de Fora tem hoje 3079 casos notificados de dengue. Deste total, 2334 foram confirmados, sendo 2287 autóctones, 52 importados, 5 indeterminados, 220 descartados e outros 525 aguardam pelo resultado de exames.

Junto com a capacitação dos soldados do exército, os carros fumacê, cedidos pelo Governo de Minas Gerais, continuam percorrendo as ruas da cidade, com o objetivo de somar esforços na tentativa de eliminar o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

O coordenador geral de campo do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA) da Secretaria de Saúde (SS), Juvenal Marques Franco, pede atenção da população residente nas regiões mais atingidas pela epidemia e cobertas pelo fumacê. Um carro de som passará antes do processo de pulverização do inseticida, anunciando a operação, para que os moradores facilitem as ações dos agentes de endemias. “É preciso que a comunidade local colabore conosco, deixando janelas e portas abertas para que o inseticida possa alcançar o interior de suas casas,” explica.

Segundo ele, a aplicação acontece em seis ciclos e tem a finalidade de reduzir a infestação do vetor em sua fase adulta. “A cada aplicação do fumacê, são eliminados cerca de 60% dos mosquitos alados. O fumacê é a última etapa no extermínio ao transmissor da doença. As ações de combate englobam a orientação à comunidade, eliminação dos criadouros com larvicida e, por último, o fumacê, que extermina apenas o mosquito adulto”, lembra o coordenador.

Ele enfatiza que o ciclo de vida do mosquito inclui quatro etapas, a saber: ovo, larva, pupa ou ninfa e o mosquito adulto. Durante a fase de pupa, o mosquito não se alimenta, portanto, neste estágio, o larvicida não o atinge. “Este fenômeno obriga-nos a retomar as ações com o carro fumacê mais de uma vez no mesmo local. Isto porque a pupa leva cerca de dois a três dias para se transformar em mosquito adulto”, complementa Juvenal.

Confira a programação dos percursos, datas e locais abaixo, por carro:

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SS pelos telefones 3690-7123 ou 3690-7389. 

 Veja o anexo

SECRETARIA DE SAÚDE

MAIS UM GOLPE PELA INTERNET

Caso não esteja visualizando, Abra Aqui.


DIA 05 DE MAIO - 1º ALMOÇO DA REAL GRANDEZA EM 2013


Polícia divulga laudo sobre morte de soldado do Exército


Publicado em 25/04/2013, às 12h12 
Última atualização em 26/04/2013, às 08h06

Reprodução do Facebook
Corpo encontrado no Retiro pode ser de militar desaparecido
Ramon: Corpo encontrado no Retiro pode ser de militar desaparecido


Andressa Paganini
andressa.paganini@diariovale.com
Volta Redonda

O soldado da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras) Otávio Henrique Araújo de Assis, conhecido como "Ramon", de 19 anos, foi encontrado morto na manhã de ontem (26) na vala de uma pedreira desativada na Rua Garibaldi, no Retiro. Ramon estava desaparecido desde domingo. A suspeita é de que tenha sido jogado do alto do morro, que tem cerca de dez metros de altura.
O delegado titular da 93ª DP (Volta Redonda), Antônio Furtado, disse ontem ter sido informado pelo perito que a causa da morte de Otávio foi hemorragia torácica severa.

Furtado disse que o corpo apresentava fraturas nos fêmures esquerdo e direto, quatro costelas quebradas no lado esquerdo e duas no lado direito, além de uma fratura no osso sacro, abaixo da coluna lombar.
- Minha intenção agora é descobrir se foi uma queda acidental ou se foi um ato criminoso - disse o delegado.

O policial disse que o estado de decomposição do corpo é compatível com a data em que Otávio desapareceu, o que significa que sua morte ocorreu ainda no domingo.  O policial está ouvindo familiares da vítima e outras testemunhas.
Segundo Furtado, por enquanto, não há suspeitos.

Segundo o tio da vítima, Elias Bernardo de Araújo, de 48 anos, Otávio foi encontrado pelo irmão.
- O irmão dele cismou de vir aqui na pedreira, porque uns colegas do "Ramon" vinham aqui. Quando ele chegou viu muito urubus e, ao se aproximar, encontrou o corpo. A gente realmente não entende o que pode ter acontecido, porque ele era um garoto tranquilo, morava ao lado da minha casa e nunca vi nada de errado. Ele não tinha problema com ninguém, não era namorador, sempre foi muito contido, quieto e querido por todos - disse Elias enquanto olhava para o penhasco, tentando compreender o crime.

Outros crimes
Esta não é a primeira vez que a pedreira desativada é cenário de um homicídio. Em 2010, o DIÁRIO DA VALE noticiou a insegurança de moradores do entorno quanto ao local, onde já haviam sido cometidos outros crimes. No mesmo ano, o corpo de Chandler Evaristo Monteiro Lacerda, de 30 anos, foi encontrado na área, em estado avançado de decomposição. O mau cheiro foi o que chamou a atenção dos moradores.

Em 2012, Amilton Francisco de Souza Almeida, de 47 anos, foi encontrado ferido em um buraco no terreno da pedreira.
Moradores reclamam há anos do abandono do local, que não apresenta segurança e iluminação e é deserto. Ainda segundo os moradores, é comum ouvir tiros no morro acima da pedreira, no Belo Horizonte, de onde é possível cortar caminho.

Outra questão levantada é o uso do terreno para uso de drogas.
- Aqui a gente vê de tudo. Todo o dia passa uma molecada aqui e entra na pedreira pra usar drogas. Durante a noite é ainda pior, ficamos com medo quando nossos filhos voltam do colégio. Há muito tempo é assim, e ninguém faz nada - reclamou uma mulher, que preferiu não se identificar por temer represálias.

A pedreira está localizada próxima à Rua Santa Rita, conhecida pelo movimento do tráfico de drogas e por já ter sido cenário de vários homicídios, tiroteios e festas financiadas pelo tráfico. O caso mais recente ocorrido no local foi a execução de Anderson Clei dos Santos, o "Anjo", morto com 16 tiros, em fevereiro, no quintal de uma casa.

O desaparecimento
De acordo com informações de familiares, Otávio saiu de casa por volta de meio-dia, no domingo, dizendo que iria a uma lan house. A tia do jovem contou ao DIÁRIO DO VALE que uma pessoa teria visto a vítima pouco depois, por volta de 14 horas, na Rua Santa Rita.

"Ramon" morava na Rua Margarida Sheffer, no mesmo bairro, localizada há poucos metros da pedreira onde o corpo foi encontrado. Ele estava de malas prontas para se apresentar na Aman, onde servia desde fevereiro. Nas redes sociais, o sumiço de Otávio causou comoção e gerou quase quatro mil compartilhamentos.


http://diariodovale.uol.com.br/noticias/5,72537,Soldado-desaparecido-e-encontrado-morto-no-Retiro.html#axzz2RTMtTW7s

Liminar suspende eleição da AMAC


27 de Abril de 2013 - 06:00

Servidor reclama de descumprimento de estatuto interno e levanta suspeita sobre pleito

Por Tribuna

Inicialmente prevista para ser realizada na última quinta-feira (25), a eleição da nova diretoria da Associação de Apoio Comunitário (AMAC) foi suspensa por determinação judicial. A decisão foi assinada pela juíza Roberta Araújo de Carvalho Maciel, titular da 1ª Vara de Registros Públicos, Fazenda Pública e Autarquias Municipais, Falência e Recuperação Judicial da Comarca de Juiz de Fora. A magistrada acatou um mandado de segurança, com pedido de liminar, impetrado por Sinval Vicente Paixão, servidor público filiado à associação, que reclama de descumprimento do estatuto interno da entidade, justificado pelo indeferimento de um pedido de realização de uma assembleia geral feito pelos sócios. O mandado determina ainda que a AMAC preste esclarecimentos sobre o assunto no prazo de dez dias.
O requerente da ação levanta suspeitas sobre o processo eletivo, que aconteceria em agosto de 2013 e foi antecipado após a formalização do pedido de renúncia de Regina Caeli de Souza, diretora-presidente da AMAC  sob a alegação de motivos pessoais. A decisão levou os demais membros da diretoria, Claudia Stumph e João Batista da Silva, a seguirem o mesmo caminho. Apesar de comunicar sua saída, o grupo seguirá respondendo pela associação até que uma nova eleição seja marcada. Segundo Sinval, parte dos componentes da atual direção integrava a única chapa apta a participar do pleito, tendo João como candidato a diretor-presidente.
Outras duas chapas inscritas foram indeferidas. Segundo a assessoria da AMAC  os pedidos de inscrição das composições foram negados por não atenderem a determinações estatutárias. Em um dos casos, os candidatos não teriam menos de 180 dias de filiação à associação, o que seria impeditivo para que pudessem votar ou ser votados. No outro, a chapa não teria apresentado toda a documentação necessária dentro do prazo estabelecido. Ainda segundo a assessoria, a entidade irá acatar a liminar judicial em sua integridade e buscar os procedimentos cabíveis para esclarecer o caso. Uma nova data para o processo eleitoral deve ser definido tão logo os questionamentos judiciais sejam respondidos.
Para atender à liminar, a superintendente da AMAC  Mariléia Dias dos Reis, comunicou aos associados a proibição temporária de realização de campanha eleitoral. Em razão disso, a associação não divulgou o nome dos três associados que formam a única chapa considerada apta a concorrer no pleito. Regina Caeli foi eleita para o comando da associação em maio de 2010.

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - ANA PAULA MONTE NOVELINO



POLÍCIA MILITAR DE MG: Começa Operação Divisa Integrada

Foi desencadeada nesta sexta-feira, 26, a "Operação Divisa Integrada", com objetivo de coibir a criminalidade na área da 4ª Região da Polícia Militar (4ª RPM) e entorno. Com ações nas unidades e subunidades de Juiz de Fora, Ubá, Muriaé e Leopoldina. Equipes da Polícia Militar de Minas Gerais, junto à Polícia Civil/MG, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e Receita Estadual estarão empenhados em uma série de atividades conjuntas.

Um comboio com cerca de 25 viaturas das polícias e da Receita partiu da 4ª Região Integrada de Segurança Pública (4ª Risp), na noite desta sexta-feira (27), para oito pontos em Juiz de Fora, dos 18 pontos totais da 4ª RPM.

Na área do 2º Batalhão da Polícia Militar, já foram apreendidas 
14 unidades de explosivos industrializado utilizado em mineração (bananas de dinamite), 39 unidades de detonadores não eletrônicos e 6 detonadores de explosivos. O material foi encontrado na cidade de São joão Nepomuceno. Em Goianá, duas armas de fogo também foram apreendidas e se somam a outro revólver, munições diversas, rádio de comunicação e drogas arrecadadas nas demais unidades do 2º BPM.

Assessoria de Comunicação Organizacional - P/5 - 4ª RPM/PMMG

JORNAL TRIBUNA DE MINAS - 27.04.13


ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - 27.04.13

CANTORA SANDRA PORTELA

SUBTEN FERNANDO FONSECA

CLÁUDIO COSTA LÉLIS

CLÁUDIA MATTOS


sexta-feira, 26 de abril de 2013

Como avaliar se um deputado ou vereador merece seu voto?

São Paulo – O brasileiro não é um povo especialmente interessado em política, seja no debate, na participação direta ou apenas no acompanhamento do noticiário. Se essa afirmação é verdadeira ou não, o fato é que foi esse item que fez o país ficar bem atrás dos líderes mundiais em qualidade de democracia, segundo pesquisa global da Economist Intelligence Unit divulgada no mês passado.


É na luta contra isso que o Movimento Voto Consciente(MVC), que há mais de 25 anos monitora o movimento dos vereadores de São Paulo, lançou em março o livro “De olho no Legislativo - Um método para acompanhar mandatos parlamentares”, disponível gratuitamente na internet.
O organizador do manual, o cientista político e professor do Insper, Humberto Dantas, quer que o brasileiro pare de abrir mão do “poder gigantesco” que é votar com consciência.
A obra não é exatamente dirigida ao eleitor comum, mas sim a quem tem tempo para se aprofundar e criar rankings dos mais relevantes parlamentares de uma cidade, estado ou até do Congresso.
Em entrevista à EXAME.com, porém, Dantas - que é também consultor do MVC - aborda parte do receituário mais simples para julgar vereadores e deputados. E deixa claro que não adianta apenas demonizar os políticos, “o espelho mais fiel da sociedade”, segundo ele.
Confira a seguir trechos da entrevista.
EXAME.com – O deputado federal Tiririca (PR-SP) se orgulha de ter estado presente em todas as sessões da Câmara desde o início da legislatura, em 2011. Isso basta para alguém ser um bom parlamentar?
Humberto Dantas -
 É aquela história: “é o mínimo”, alguns podem dizer. Se é o mínimo, então todos deveriam tirar 10. Mas o que se percebe é que esses sujeitos, que recebem recursos públicos para estarem presentes em momentos específicos e pontuais no parlamento, precisam às vezes ser forçados a isso. A mim pouco importa se um deputado da assembleia legislativa está presente neste exato minuto, mas é imperativo que ele esteja lá durante as votações nominais e diga sim ou não quando é esperado dele, assim como nas comissões que precisam de quórum para que as leis sejam debatidas. “Ah, mas e por acaso ele votou com qualidade?”. Pode ser que um deputado arrogante diga que é muito melhor que o Tiririca, mas o provável é que ele não tenha ido em todas as sessões.
EXAME.com – Muitos deputados e vereadores respondem a processos criminais. Vale a pena peneirar o voto com base nesses processos?
Dantas -
 Se ele, o eleitor, não olhar para o histórico daqueles que ele deseja que o representem e este histórico não inclua aspectos de ordem criminal ou boa administração pública, este sujeito está abrindo mão de fazer a melhor escolha possível para sua realidade. Eu acho, sinceramente, que o parlamento é o espelho mais fiel da sociedade brasileira. A Câmara é um espelho absolutamente fiel. Lá dentro tem gente que não esta nem aí para nada, tem gente preconceituosa, e tem também pessoas boas. Na sociedade também tem tudo isso. “Ah, mas esse cara está me chamando de bandido?” Estou. Somos no mínimo coniventes com tudo o que acontece em termos políticos. Temos um poder gigantesco do qual cotidianamente abrimos mão. Se o parlamento é o que é, é porque o brasileiro é o que é.
EXAME.com - O que deve ser analisado para diferenciar os bons dos ruins?
Dantas 
- Temos que ter em mente que nunca basta um critério só. Para nós, do Movimento Voto Consciente, isso está dividido em cinco grandes grupos, dos quais três são obrigatórios. Dentro de cada um deles existem variáveis. Assim, acima de tudo, o vereador tem que ser legislador, fiscalizador e ainda transparente. Esse é o princípio constitucional do parlamento. Ou seja, primeiro, ele tem que propor alguma coisa ou reformar algo que vem do executivo. Ele tem que trabalhar em cima das leis do município, seja no sentido de criá-las, aperfeiçoá-las, relatá-las ou mesmo consolidá-las.
EXAME.com - Se ele passou quatro anos e não apresentou nenhum projeto, então já se pode concluir sem maiores pesquisas que ele é um vereador ou deputado ruim?
Dantas - 
Sob os olhos da própria lei, esse cara não é um bom legislador. O segundo critério é ser fiscalizador: fiscalizar o executivo, convocar um secretário para justificar ações, debater, pedir informação e auditorias ao Tribunal de Contas. Por exemplo, imaginemos uma cidade serrana do Rio. Vamos supor que houvesse recursos da prefeitura para resolver problemas de encostas na ordem de 100 milhões. Mas o vereador vê que, oras, “estamos em novembro e gastamos apenas 2 milhões. Logo chega janeiro e voltam as chuvas”. Essa atividade é fundamental. Mesmo assim, tem um monte de gabinetes na Câmara Municipal de São Paulo, por exemplo, que nem sabem como funciona a ferramenta de acompanhamento do governo municipal.
A terceira questão é transparência – ele precisa prestar informação do que está fazendo, justamente para facilitar o que estamos falando. Ele pode se expor à sociedade pelo seu site e Facebook, por exemplo. “Ah, mas o site dele aceita qualquer coisa”, podem dizer. O cidadão também tem a obrigação de contrapor informações. Na verdade, as pessoas precisam entender que legislativo é um conjunto. Dificilmente alguém vai entender o legislativo a partir de uma única peça.
EXAME.com - E como avaliar o executivo, isto é, os prefeitos e governadores?
Dantas -
 A grande questão é que o executivo é responsável pelas políticas públicas palpáveis, mais facilmente percebidas pelo cidadão. O cara lê na Unidade Básica de Saúde e sabe que se trata de competência do executivo municipal. No carro da PM está escrito que é da “PM do Estado de São Paulo”. No programa de casas populares, Minha Casa Minha Vida, tem uma placa com “programa do governo federal”. A grande questão é que o cidadão não faz qualquer ideia para quê serve um vereador, deputado estadual ou federal. Via de regra, as pessoas olham para legislativo sonhando com leis que resolvam problemas pontuais, transformando o vereador em um prefeitinho e o deputado estadual em um governadorzinho.
EXAME.com – Qual a consequência desse desconhecimento?
Dantas -
 Se você passar meio dia em uma câmara municipal, vai ver a fila de cidadãos pedindo coisas como tijolos, remédios, dentadura, vaga em creches e cesta básica. Ou seja, não são pessoas solicitando aprovação de projetos de leis ou grandes atitudes ou grandes fiscalizações, são pessoas que vão pedir gentilezas e benesses. Você pode ligar para 10 vereadores. O cara vai dizer que o cotidiano dele é rigorosamente esse.
EXAME.com – O Brasil não se posicionou tão bem em um ranking de democracia global por falta de participação e cultura política.
Dantas -
 Não somos educados politicamente. O menino sai da escola sem saber o que é um coeficiente partidário e eleitoral. Isso é obsceno. Eu brinco quando vou dar aula que, com todo a respeito, “envergonho-me de ter que vir explicar o que é politica, o que é democracia”. Nas escolas, forma-se qualquer coisa, menos cidadãos.

Procon e SAU criam sistema integrado de fiscalização


A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) e a Secretaria de Atividades Urbanas (SAU) lançam terça-feira, dia 30, às 10 horas, no auditório da Prefeitura, 1º andar, o Sistema Integrado de Fiscalização (SIF), em comemoração ao Dia Municipal do Consumidor. O evento contará com a presença do prefeito Bruno Siqueira, de secretários e vereadores. Também estão convidados órgãos de defesa do consumidor, representantes de entidades de classe, entre outros.

De acordo com o superintendente do Procon/JF, Nilson Ferreira Neto, a parceria com a SAU visa otimizar o atendimento das reclamações registradas no Procon/JF e ampliar a atuação da fiscalização, tornando mais ágeis e mais efetivas a apuração e a resolução das práticas infrativas no município. “Estamos unindo forças, integrando planejamentos e sistemas de informações, a fim de oferecer uma melhor prestação de serviços aos consumidores. O trabalho tem como foco a prevenção das infrações cometidas contra os direitos dos consumidores, e a aplicação de sanções será consequência para os fornecedores que não colaborarem” disse o Superintendente.

As ações da fiscalização vão acontecer a partir das reclamações registradas no Procon, com a utilização do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), e repassadas ao Portal do Fiscal da Secretaria de Atividades Urbanas. Cada fiscal receberá informações das demandas a serem atendidas, como número do registro, data da ocorrência, local de atuação e prazo para a fiscalização. Após cumprimento da demanda, o fiscal repassará os resultados da ação ao Procon/JF para que sejam tomadas as devidas medidas.

Para Basileu, a iniciativa também valoriza o trabalhador. “É a unificação de esforços dos dois órgãos, no sentido de ampliar a oferta de serviços à população, salientando a importância dessa integração na valorização profissional do fiscal e na sua qualificação.” Durante o evento, uma Portaria de Acatamento das Instruções Normativas de Serviço de Fiscalização será assinada pelos representantes das pastas.

O evento de lançamento do SIF integra as comemorações do Dia Municipal do Consumidor, 30 de abril, data da criação do Procon em Juiz de Fora. Durante a semana, vão ser realizadas ações voltadas à educação para o consumo. Palestras nas escolas da rede pública, distribuição de material informativo, como cartilhas e panfletos, atendimento do Procon Móvel aos consumidores dos bairros e também do centro da cidade vão ser algumas atividades.

* Informações com a Assessoria de Comunicação do Procon pelo telefone 3690-8439.


PROCON

4ª BRIGADA DE INFANTARIA LEVE - CONVITE PASSAGEM DE COMANDO



MINISTÉRIO PÚBLICO MILITAR - CONVITE


PREFEITURA DE JUIZ DE FORA - CONVITE


Herdeiros brigam na Justiça por fazenda deixada por Médici

CRISTINA GRILLO
DO RIO
JOÃO CARLOS MAGALHÃES
DE BRASÍLIA


Uma disputa entre os herdeiros de Emílio Garrastazu Médici, presidente do país durante o período mais violento e economicamente próspero da ditadura militar no país (1969-1974), começou a ser julgada nesta semana pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Neta do ex-presidente, Cláudia Candal Médici, 51, quer que a Justiça reconheça o direito dela a dividir, em igualdade de condições, a herança de sua avó, Scylla, com Roberto, seu pai, e os herdeiros de Sérgio, seu tio, morto em 2008 --o caso foi revelado pelo jornal "O Globo".

Isso porque em 1984, um ano antes da morte do avô, Cláudia foi adotada por Médici e Scylla.

Assim, Cláudia, Roberto e Sérgio se tornaram irmãos e teriam direitos iguais na divisão do que, segundo os advogados de Cláudia, é o único bem em jogo: uma propriedade rural em Bagé (RS), terra natal de Médici.
Folhapress - 23.out.1969
O então presidente Emílio Garrastazu Médici desce escadaria do Palácio Laranjeiras com a mulher, Scyla
O então presidente Emílio Garrastazu Médici desce escadaria do Palácio Laranjeiras com a mulher, Scyla

A disputa judicial começou somente depois da morte da viúva de Médici, em 2003. Cláudia resolveu ir à Justiça para ser incluída entre os herdeiros do casal.

Decisão de primeira instância do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro deferiu em parte o pedido de Cláudia: ela poderia ser incluída entre os herdeiros de Scylla, mas não de Médici.
O motivo: Médici morreu em 1985, quando a Constituição em vigor não dava os mesmos direitos a filhos biológicos e adotivos --o que foi mudado em 1988.

PENSÃO

Tio de Cláudia, Sérgio Nogueira Médici, recorreu da decisão. A defesa dele argumentou que a adoção tinha sido feita só para que a neta ficasse com a pensão de militar do avô, quando este morresse.

Àquela época, filhas podiam ser beneficiárias e receber pensão de pai militar, direito que foi extinto em 1988.

Em seu recurso, Sérgio Médici informou ainda que a "sobrinha-irmã" "sempre viveu e foi criada no núcleo familiar de seus pais biológicos, inclusive com eles residindo e sendo por eles sustentada, não existindo relação de dependência econômica dos avós, que sempre a trataram como neta, e não como filha".

O processo de inventário mostra uma série de divergências entre os filhos de Médici, grande parte delas relativas a reclamações de Sérgio que acusava Roberto de não prestar contas dos ganhos com a venda de safras de arroz da fazenda de Bagé.

RELAÇÕES ROMPIDAS 
"Houve uma briga entre Roberto e Sérgio por causa do inventário. Eles romperam relações e, como contra-ataque, Roberto instigou a filha a se habilitar como herdeira", disse Marcelo Campos de Carvalho, advogado da Martha Regina, viúva de Sérgio.

Procurada em sua casa, Cláudia não respondeu aos telefonemas da Folha para dar sua versão.

A Justiça deu razão aos argumentos de Sérgio, excluindo Cláudia da divisão da herança. A "filha-neta" recorreu ao STJ. Na terça-feira, o relator do processo, ministro Raul Araujo, votou a favor de Cláudia, mas o julgamento foi interrompido com um pedido de vista --não há data para que volte à pauta.

As mesmas acusações de seu "tio-irmão" fizeram com que Cláudia fosse alvo de outra ação, esta movida pela União, que a acusava de ter utilizado a adoção como forma de fraudar a lei previdenciária para receber a pensão do avô.

A Justiça já decidiu em definitivo que Cláudia tem direito à pensão, cujo valor seus advogados não souberam precisar. Como comparação, o comandante do Exército, Enzo Peri, recebeu no mês passado R$ 9.387 líquidos.

Médici foi presidente entre 1969 e 1974, quando a ditadura esmagou violentamente quase toda a resistência contra o regime e, simultaneamente, produziu o chamado "milagre econômico", durante o qual o PIB brasileiro cresceu a índices quase sempre superiores a 10% ao ano.

Pérgulas do Parque Halfeld podem ser demolidas


26 de Abril de 2013 - 06:00


Por Tribuna

Uma reunião agendada para a tarde desta sexta-feira (26), na Empav, deve definir o destino das pérgulas do Parque Halfeld, interditadas devido aos riscos de desabamento. O encontro deve contar com a presença de representantes das secretarias de Agropecuária e Abastecimento, Atividades Urbanas (SAU) e Obras, além da Funalfa e da Defesa Civil. De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Obras, das 44 estruturas instaladas no parque, 22 foram condenadas. A Prefeitura agora deve decidir se vai refazer todas as pérgulas, demolindo as estruturas atuais, ou substituir apenas as que apresentaram falhas estruturais.
Nesta quinta-feira (25), o titular da SAU, Basileu Tavares, e o subsecretário de Defesa Civil, Márcio Deotti, estiveram no Parque Halfeld para verificar pessoalmente as pérgulas. Segundo Deotti, a decisão de interditá-las foi tomada após avaliação técnica motivada, por denúncias de moradores do entorno, que estavam preocupados com o acúmulo de água no teto. Basileu acrescentou que os projetos antes desenvolvidos nas estruturas foram provisoriamente deslocados para o centro do parque, onde estão instalados toldos. "Os artesãos e os participantes do programa agricultura familiar (feira de produtos naturais que ocorre toda quinta-feira) alugaram os toldos, ao custo de R$ 3 mil por mês. A SAU ajudou na negociação com a empresa fornecedora." Embora a data do início dos trabalhos não tenha sido fechada, Deotti informou que eles devem ser concluídos em até três meses.

Minas investe cerca de R$ 50 milhões em câmeras do Olho Vivo para reforçar segurança no Estado

Omar Freire/Imprensa MG


Um dos mais eficientes sistemas para inibir a criminalidade violenta está sendo ampliado em Minas Gerais, com investimentos de quase R$ 50 milhões até o final de 2013. O Governo de Minas vai instalar 504 câmeras de videomonitoramento do Olho Vivo em 18 cidades do interior e ainda implantar novos centros de Prevenção à Criminalidade (CPCs), totalizando 20 municípios beneficiados com a expansão de medidas preventivas para combater a violência no Estado.
A expansão das ações foi concretizada, nesta quinta-feira (25), pelo governador Antonio Anastasia, que assinou protocolos de intenção com prefeitos dos municípios beneficiados para garantir o sistema de videomonitoramento, e termo de cooperação técnica e operacional para implantação dos centros de prevenção.
Com investimentos de R$ 31 milhões, 18 municípios receberão 504 novas câmeras do Olho Vivo já no segundo semestre deste ano. Dos municípios contemplados, 16 receberão os equipamentos pela primeira vez e dois terão o número de câmeras ampliadas. Em Minas, estão instaladas 391 câmeras do Olho Vivo, que já garantiram a redução de 30% a 40% dos índices de criminalidade nas áreas onde estão presentes. Até o final deste ano, outras centenas de câmeras serão instaladas em mais locais da capital mineira, o que totalizam os R$ 50 milhões a serem investidos este ano.
Ao lado do vice-governador Alberto Pinto Coelho, do secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant’Ana, o governador destacou a relevância da parceria com os municípios para assegurar o bom funcionamento do sistema de câmeras nas cidades mineiras.
“Estamos implantando mais câmeras do que já temos em todo o Estado, instalado ao longo dos últimos anos, e sabemos que vamos precisar de mais. Quero deixar registrado o agradecimento do Estado aos municípios, porque eles serão parceiros fundamentais nesse trabalho, no acompanhamento e na manutenção dos equipamentos. É muito importante que haja essa integração entre o Estado e o município no sistema de segurança pública”, destacou Anastasia.
Os municípios que receberão as câmeras pela primeira vez são Contagem, Juiz de Fora, Ribeirão das Neves, Betim, Divinópolis, Patos de Minas, Teófilo Otoni, Janaúba, Passos, Paracatu, Unaí, Nova Lima, Ituiutaba, Araguari, Pouso Alegre e Uberaba. Já Uberlândia e Montes Claros terão ampliados o número de câmeras.
Critério rígido
O secretário Rômulo Ferraz destacou ainda o critério técnico adotado pelo Governo de Minas na seleção dos 20 municípios beneficiados com as ações para reforço da segurança pública.
“Foi adotado um critério estritamente objetivo, apartado de qualquer viés ideológico, partidário ou de qualquer outra natureza. Foram escolhidos 20 municípios, que, do ponto de vista estatístico, são os que concatenam uma população na faixa de pelo menos 100 mil habitantes, alguns com uma população menor, e índices de criminalidade, sobretudo, homicídios e crimes violentos contra o patrimônio, que estejam dentro daqueles 20 maiores do Estado”, explicou.
O sistema de videomonitoramento Olho Vivo foi implantado inicialmente em Belo Horizonte, em 2004, sendo, depois, levado para outras regiões. O objetivo é monitorar, 24 horas por dia, as áreas de alta incidência de crimes contra o patrimônio (roubos), aumentando a segurança da população. O sistema funciona em Belo Horizonte, São Sebastião do Paraíso, Itabira, Montes Claros, Viçosa, Uberlândia, Sete Lagoas e Governador Valadares.
Para o comandante-geral da PM, coronel Márcio Martins Sant’Ana, o investimento no sistema de videomonitoramento trará uma melhoria significativa à operacionalidade da corporação. “A Polícia Militar se moderniza, ela passa a utilizar uma tecnologia disponível, que potencializa os nossos talentos humanos e melhora a nossa prestação de serviço”, destacou.
Aposta na prevenção
Em seu pronunciamento, Antonio Anastasia defendeu, ainda, a importância das ações de prevenção para garantir a redução dos índices de criminalidade em todo o Estado, que, segundo o governador, está presente na totalidade dos municípios, tanto na zona urbana, quanto na rural, em função da disseminação das drogas.
“A segurança pública se faz não apenas com a repressão, mas também com a prevenção, que é o papel, talvez, mais relevante da nossa Polícia Militar. Na prevenção, temos não só o videomonitoramento, que inibe, mas temos os centros que estão sendo agora, em parceria com os municípios, focados na prevenção”, afirmou.
Sete municípios serão beneficiados com novos Centros de Prevenção à Criminalidade para o desenvolvimento dos programas Fica Vivo, Mediação de Conflitos, Programa de Inclusão Social dos Egressos do Sistema Prisional (Presp) e Central de Penas Alternativas (Ceapa).
As cidades contempladas são Araguari, Contagem, Ribeirão das Neves, Betim, Vespasiano, Governador Valadares e Uberlândia. O termo de cooperação inclui a parceria entre a prefeitura e o Estado para manutenção de centros já existentes em outros locais dessas cidades e também nos municípios de Uberaba, Montes Claros e Juiz de Fora.        
Os Centros de Prevenção à Criminalidade (CPCs) são equipamentos públicos onde são desenvolvidos os programas de prevenção à criminalidade da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Atualmente, existem 40 unidades em todo o Estado.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

JORNAL TRIBUNA DE MINAS - 26.04.13


BRASIL O PAÍS DOS ABSURDOS - Ministro anuncia prêmio e aposentadoria a campeões mundiais


Cada um dos 63 filiados à associação de jogadores que ganharam Copas do Mundo recebeu 100 mil reais, e os mais antigos terão pagamento mensal

Por Alexandre LozettiSão Paulo
1108 comentários
Depois de cincos anos, o Governo aprovou projeto de lei que paga aposentadoria aos jogadores que participaram das cinco conquistas de Copa do Mundo pela seleção brasileira. No início da tarde desta quinta-feira, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o presidente da Associação dos Campeões Mundiais, Marcelo Neves, anunciaram o pagamento em um evento no estádio do Morumbi.
  •  
Aldo Rebelo Pelé campeões mundiais Copa (Foto: EFE)Campeões mundiais se reúnem com o ministro Aldo Rebelo no estádio do Morumbi (Foto: EFE)
A entidade foi fundada em 2008 pelo filho do goleiro Gilmar dos Santos Neves, campeão em 1958 e 62, com o intuito de garantir reconhecimento, mas também auxílio em diversas áreas aos jogadores, como jurídica, psicológica e financeira. Na época, o então presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva prometeu a aposentadoria, mas só agora ela foi aprovada.
Cada um dos 63 filiados recebeu 100 mil reais como prêmio. Além disso, os campeões de 58, 62 e 1970 terão direito a pleitear, sob comprovação de renda, o pagamento de R$ 4.100 mensais. Neves acredita que boa parte dos ex-jogadores irá conseguir receber.
- A maioria já beira os 80 anos e não tem mais rendas. Sem falar que eles jogaram futebol num tempo em que não havia salários como os de hoje. Acredito que no mínimo 70% deles consigam a aposentadoria - disse.
pelé almoço com ex-atletas (Foto: EFE)Pelé participou do encontro (Foto: EFE)
Neves revelou ainda que há novos projetos em andamento para a Copa do Mundo de 2014. Um deles consiste na aparição dos antigos ídolos em exposições sobre eles. O evento desta quinta-feira teve a presença de diversos jogadores. Além de Pelé, que foi o último a chegar e um dos primeiros a ir embora (sequer almoçou), estiveram presentes nomes como Pepe, Coutinho, Rivellino, Dino Sani e Clodaldo.
- Estávamos na expectativa de receber esse dinheiro. Acho que foi feita justiça. Isso foi prometido há muitos anos. Nós não ganhávamos essa fortuna que se ganha hoje, então muitos estão em dificuldades, inclusive de saúde. É um dinheiro que vem em boa hora - comemorou Pepe, que esteve nos Mundiais de 58 e 62.
Alguns dos campeões mais jovens também compareceram. Zetti, Muller, Gilmar e Paulo Sérgio, integrantes da equipe tetracampeã em 1994, e Juninho Paulista, penta em 2002, foram ao Morumbi, assim como Cafu, que participou de ambas as conquistas.
Em seu discurso, o ministro Aldo Rebelo agradeceu ao presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, por ceder o Morumbi ao evento e disse que o prêmio de 100 mil reais e a aposentadoria são pequenos diante da grandeza dos ídolos.
- É muito pouco. Esse é um gesto de dignidade do país. A sociedade que não sabe reconhecer seus filhos mais importantes, que elevaram o nome da pátria, perde a dignidade. Que o Brasil nunca se esqueça.

NOTA DE FALECIMENTO - MAESTRO NELSON NILO HACK


REGISTRO

Com pesar, a coluna registra o falecimento do maestro Nelson Nilo Hack, aos 93 anos, sepultado ontem no Rio. Gaúcho, ele marcou a história cultural de Juiz de Fora com a fundação e regência das orquestras de Câmara e Sinfônica Jovem do Pró-Música. Nelson dedicou 83 anos à música e foi considerado o maior maestro pedagogo do país pelo ensaísta e historiador Sylvio Lago, no livro "A arte da regência".

JORNAL TRIBUNA DE MINAS - 25.04.13


CMSE - III Encontro de Gestores da Comunicação


Medalha do Mérito Legislativo é entregue nesta quinta-feira, dia 25





A Medalha do Mérito Legislativo será entregue nesta quinta-feira, às 19h30, a 24 pessoas físicas e jurídicas que prestaram serviços relevantes em suas áreas de atuação e mereceram especial reconhecimento do Poder Legislativo. A honraria é entregue em comemoração ao aniversário da Câmara que, em 2013, completa 160 anos. Os homenageados foram escolhidos mediante proposta e deliberação do Conselho Permanente do Mérito, formado pelos 19 vereadores, com indicações de entidades representativas da sociedade organizada.



Homenageados em 2013
Agropecuária

Domingos Frederico Netto - Presidente do Sindicato Rural de Juiz de Fora;
 

Comércio e Serviços

Jorge Antonio Silva - Gerente da Primus Implementos Rodoviários Ltda;
 

Comunicação

Marcelo Juliani Frizero – Radialista


Cultura

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal de Juiz de Fora (NEAB) da UFJF; 
 

Direitos Humanos

Stefano Aguiar dos Santos - Pastor e Deputado Federal pelo PSC;
 

Educação

Aurea de Souza da Silva - Diretora da Escola Municipal Cosette de Alencar desde 2012; 
 

Esporte
Murilo Faustino - Foi jogador do Tupi Football Club de 1960 a 1970;
Filantropia e Assistência Social

Associação CasaViva - Realiza atendimentos psicossociais em sua sede no Bairro Santa Luzia em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social;
 

Indústria

Grupo Rezato – Tem 35 anos de existência, conta com 400 colaboradores diretos, ultrapassa 5.650 unidades entregues.
 

Justiça

Fábio Soares Guimarães Filho - É promotor da 349ª Zona Eleitoral e dirige a Secretaria das Promotorias de Justiça Cíveis e Criminais da cidade. Está na função desde o ano 2000;

 

Meio Ambiente

José Natalino do Nascimento - Engenheiro civil e sanitarista com larga experiência no Brasil e no exterior;

Militar e Segurança Pública

Major PM Alessandro Heleno Bernardo - Atualmente atua na 4ª Região da Polícia Militar;


Política

Alberto Pinto Coelho - Vice-governador de Minas Gerais. Preside o Partido Progressista (PP) em Minas Gerais;


Saúde

Adauto Barros Amin - Formou-se em Medicina pela UFMG. Sua especialização foi totalmente voltada para a nefrologia infantil;
 

Transporte

Viação José Maria Rodrigues e Filhos Ltda - Gerenciada pelos irmãos Fábio, Sebastião, José Manoel e Margareth que seguem os caminhos trilhados por seu pai José Maria Rodrigues;
Turismo
Eliseu Pereira do Valle - É diretor de Hotelaria, Promoção e Turismo do Juiz de Fora Convention e Visitors Bureau desde 2011; 

Mérito Excepcional


Antônio Carlos Guedes Almas -Médico formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 1982, com título de especialista em Nefrologia pela Sociedade Brasileira de Nefrologia. Eleito vereador de Juiz de Fora por dois mandatos, de 1993 a 1996 e de 1997 a 2000, foi membro da Mesa Diretora da Casa na função de Secretário;
Serviço de Hematologia e Transplante de Medula Óssea do HU-UFJF - Forma recursos humanos na graduação e pós-graduação de medicina e desenvolve pesquisa e extensão nas áreas afins da Hematologia;
Cristina Lougon Borges de Mattos - Graduou-se em Odontologia pela UFJF. É professora efetiva na instituição e coordenadora junto ao Curso de Pós-Graduação Lato SensuEspecialização em Odontopediatria;
Edynel Raimundo Vieira - Compositor, cantor e instrumentista. É autor de mais de 80 sambas de enredo e mais de 60 sambas fora do período carnavalesco;
Estojos Baldi - Líder nacional em embalagens voltadas para joalherias e relojoarias. Trata-se da mais antiga e maior fábrica de estojos do Brasil;

Giovane de Moraes Gomes - Diretor Geral do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional de Juiz de Fora (CERESP/JF) desde 2007;

Mary França -  Autora de livros para crianças desde o final dos anos 60, tem mais de 300 títulos publicados;
Tenente-Coronel PM Alex de Melo -  Subchefe do Gabinete Militar do Governador de Minas Gerais.