sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

VEREADOR JOÃO DO JOANINHO CONVIDA PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA


O vereador João do Joaninho convida a todos para as audiências públicas que serão realizadas no Plenário da Câmara Municipal de Juiz de Fora, nos dias 07 de janeiro (terça-feira) e 09 de janeiro (quinta-feira), a partir das 15h.


Essas audiências foram convocadas pelo Vereador para que pudessem ser debatidos os seguintes assuvtos:



• 07 janeiro - Situação dos direitos do Carro de Apoio no Município de Juiz de Fora.



• 09 janeiro - Despoluição do Rio Paraibuna e demais córregos da cidade, limpeza e dragagens desses córregos e implantação de água tratada nos distritos e lugarejos da área rural.

FÉRIAS NO MUSEU MARIANO PROCÓPIO - INSCRIÇÕES A PARTIR DO DIA 15.01


PIADA DE MAU GOSTO, MAS NÃO RESISTI.


JORNAL DIÁRIO REGIONAL - 03.01.14


JORNAL TRIBUNA DE MINAS - 03.01.14


quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

PASSAGEM DE ANO NO CLUBE DO EXÉRCITO EM BRASILIA








Comerciantes de Juiz de Fora preparam estoque para o Carnaval

Movimento é baixo e comerciantes aguardam procura de escolas da região.
Para empresária, Carnaval é mais significativo para vendas do que Natal.

Nathalie GuimarãesDo G1 Zona da Mata
Comerciantes de Juiz de Fora preparam estoque para o Carnaval (Foto: Nathalie Guimarães/G1)Plumas, máscaras e outros enfeites estão nas lojas de Juiz de Fora (Foto: Nathalie Guimarães/G1)
Há aproximadamente dois meses antes do Carnaval, o comércio de Juiz de Fora está com o estoque preparado para a data, mas o movimento ainda é tímido. Responsáveis pelas lojas acreditam que as escolas de samba da cidade já estão em uma fase avançada das alegorias e fantasias e esperam que, a partir da segunda quinzena de janeiro, escolas da região movimentem o setor.
Em uma loja na Rua Halfeld, no Centro de Juiz de Fora, o estoque começou a ser preparado em outubro do ano passado. No segundo andar da loja, há uma área específica para os itens de Carnaval: são plumas, máscaras, perucas, fantasias, brilhos e tecidos de várias cores e tipos. O coordenador de Carnaval, Tecidos e Aviamentos do estabelecimento, Felipe Ferraz, informou que espera um aumento nas vendas de cerca de 10% em relação ao ano passado, que, segundo ele, foi considerado fraco nas vendas para a folia.
Ferraz espera que o movimento melhore a partir da segunda quinzena de janeiro, quando estima que as escolas de samba de cidades da região, como Santos Dumont, Bicas e São João Nepomuceno, comecem a fazer as compras para a ocasião. "Já o movimento de consumidores comuns só é maior cerca de duas semanas antes do Carnaval. Algumas pessoas gostam de fazer suas próprias fantasias", acrescentou.
Comerciantes de Juiz de Fora preparam estoque para o Carnaval (Foto: Nathalie Guimarães/G1)Loja tem tecidos coloridos, enfeites e EVA para o
Carnaval (Foto: Nathalie Guimarães/G1)
A proprietária de uma outra loja na Rua Marechal Deodoro, também no Centro, Mounira Haddad Rahme, concorda com Ferraz e disse que o Carnaval é a principal data para a loja. "Vendemos o dobro do que no Natal", enfatizou.
Na loja dela, franjas, plumas e tecidos estampados e coloridos já estão nas prateleiras. Mounira Haddad disse que comprou tecidos diferentes e que o produto mais procurado é o EVA. "É uma borracha que se arma muito fácil, é muito usada nas fantasias", explicou.
Para ela, neste ano, o comércio terá uma nova experiência, já que o desfile das escolas será realizado entre os dias 21 e 22 de fevereiro, uma semana antes do feriado oficial. "Já não há matinês e blocos de rua como antes. No Carnaval, os moradores geralmente viajam. Com a mudança da data, quem sabe as pessoas ficam na cidade? Talvez a gente tenha procura delas por fantasias e outros itens de Carnaval", comentou.
Comerciantes de Juiz de Fora preparam estoque para o Carnaval (Foto: Nathalie Guimarães/G1)Comerciantes aguardam procura das escolas de samba da região (Foto: Nathalie Guimarães/G1)http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/carnaval/2014/noticia/2014/01/comerciantes-de-juiz-de-fora-preparam-estoque-para-o-carnaval.html

Imagens mostram farra com meninas no quartel do Exército em São Joaquim

Festinha 10° BEC - São Joaquim (1)
Calor festa e azaração!!!
Água é utilizada na diversão
Água é utilizada na diversão
O 10º BEC de São Joaquim aprontou de novo e para finalizar o ano de 2013 resolveram fazer uma festinha com direito a banho de água e tudo.
As imagens foram captadas no dia 29 de Dezembro por moradores próximo ao local que procuraram a imprensa depois de se sentirem incomodados com a algazarra, som alto bagunça e bebedeira.
Meninas fazem a  festa junto aos soldados no quartel
Meninas fazem a festa junto aos soldados no quartel
Os moradores chegaram, inclusive a relatar que as meninas subiam em cima de uma caçamba junto com os soldados, a maioria das meninas com a camisa branca e eram molhadas por um caminhão pipa fazendo com que os seios das garotas ficassem à mostra com a camisa branca molhada.

Recordes do 10º BEC em São Joaquim

O Batalhão de Engenharia do 10º BEC em São Joaquim é recordista incontestável de coisas bizarras e absurdas.
Vejamos:
- Contratados pelo Governo do Estado em 2006 conseguiram terminar apenas 2,8 km asfalto em 05 anos de trabalho, desde a estação de esgoto da Casan até a localidade de Santo Antão.
- Retornaram às obras em 2012 e agora com um imenso britador e uma complexa usina de asfalto e cerca de 120 homens, concluíram apenas 1,300m em um ano, tentaram também fazer as calçadas, mas falharam na missão de terminá-las ainda em 2013.
- O 10º BEC foi acusado de vender pedra brita, óleo e outros materiais da construção da estrada Caminhos da Neve, houve inclusive muitas investigações sobre o caso, mas até agora não se tem informações se houve ou não essas infrações.
- O exército também foi acusado de prestar serviços para terceiros, sendo muitas vezes flagrados em terrenos particulares e de lado oposto e distante ao Caminhos da Neve.
- Em 2012 um soldado do 10º BEC subiu no comissariado do narrador, em um rodeio no parque nacional da maçã e mostrou o ‘bilau’ para toda a multidão. O Soldado foi preso e expulso da corporação. O Fato repercutiu em toda a imprensa nacional.
- Em 2013 o 10º BEC consegue novamente as manchetes dos jornais (desta vez os jornais locais) depois que 04 soldados foram esfaqueados em uma casa noturna em São Joaquim juntamente com uma garota de programa.
- Mas vale salientar também que este mesmo exército (o 10º BEC) foi quem serviu heroicamente o Brasil na missão de Paz no Haiti de onde trouxeram muitos méritos e honra ao povo brasileiro, só não há como entender o porquê que essas coisas bizarras só acontecem em São Joaquim.

ANIVERSÁRIO DA 12ª CIRCUNSCRIÇÃO DE SERVIÇO MILITAR



HOJE A 12ª CSM, COM SEDE EM JUIZ DE FORA/MG, COMPLETA 96 ANOS DE CRIAÇÃO.

PARABENIZAMOS O CEL HUMBERTO SUPPES E TODOS INTEGRANTES.

UTILIDADE PÚBLICA - Clientes do Itaú relatam cobrança em dobro nas compras de débito


Correntistas do Banco Itaú afirmaram nesta terça-feira (31) que a empresa cobrou em dobro compras feitas com o cartão de débito. Durante todo o dia, centenas de reclamações foram feitas nas redes sociais de clientes que, ao checarem o extrato de suas contas correntes, descobriram que as compras feitas no cartão de débito dos últimos seis dias foram cobradas duas vezes do saldo.
G1 tentou entrar em contato telefônico e por correio eletrônico com a assessoria de imprensa do Itaú na noite desta terça, mas não recebeu resposta até a publicação desta reportagem.
Pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), uma atendente informou, na noite desta terça, que uma "inconsistência em sistema" fez com que a maioria dos clientes recebesse cobrança duplicada de compras feitas entre a última sexta-feira (27) e esta terça. Ainda de acordo com a atendente, desde a tarde desta terça a equipe do banco já estava trabalhando para resolver o problema, e o prazo para que o dinheiro fosse devolvido aos correntistas é até as 23h59 desta terça.
Saldo negativo

No site Reclame Aqui, onde consumidores registram problemas com serviços, pelo menos 46 usuários de diversas cidades do Brasil publicaram nesta terça reclamações sobre cobranças duplicadas em suas contas. Em alguns casos, os correntistas relataram que o débito indevido os deixou com saldo negativo.
Pelo Facebook, dezenas de clientes também buscaram a página oficial do banco para registrar sua reclamação. Uma correntista recebeu, como resposta pela rede social, que o reprocessamento da cobrança ocorreria nesta madrugada.
De acordo com as informações fornecidas pelo SAC do Itaú, os clientes que ficarem com o saldo negativo e receberem cobrança de juros por causa da falha poderão entrar em contato e abrir um protocolo para que o banco forneça o reembolso dos juros. O telefone do SAC é 0800-728-0728.

JUIZ DE FORA VOLTA A ROTINA - 1º ASSASSINATO DO ANO

Um homem de 47 anos foi assassinado com sete tiros, no início da madrugada desta quinta-feira (2), na Rua Vera Consuelo Nascimento, na região entre os bairros Solidariedade e Vila Ideal, na Zona Sudeste de Juiz de Fora. 

De acordo com informações da Polícia Militar, Claudine Alves foi morto após um desentendimento em um bar. Ainda de acordo com a PM, depois da briga, ele teria ido em casa e se armado com duas facas e um bastão mas, ao retornar à via pública, foi recebido a tiros. Alvejado por quatro disparos na região frontal do corpo e outros três nas costas, Claudine não resistiu e morreu no local. 

O corpo foi encaminhado para necropsia no Instituto Médico Legal (IML). Ninguém foi preso.

http://www.tribunademinas.com.br/cidade/homem-e-morto-com-sete-tiros-na-regi-o-sudeste-1.1408390

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Homenagem aos 100 anos

01 de Janeiro de 2014 - 07:00

Personalidades nacionais e internacionais de diversas áreas são lembradas esse ano

Por MAURO MORAIS

Esse ano, nomes importantes da cultura brasileira e mundial completam seus centenários, confirmando suas relevâncias nas áreas em que atuaram. Na pintura, pesquisa, literatura, música e arquitetura, os seculares ultrapassaram o tempo e ganharam a posteridade através de seus talentos. Um dos principais pensadores da questão indígena no Brasil, Orlando Villas-Bôas é um dos primeiros personagens a completar 100 anos, no próximo dia 12. Irmão mais velho de Cláudio, Leonardo e Álvaro, ele liderou a Expedição Roncador-Xingu, iniciada em 1943, deixando como legado o Parque Nacional do Xingu, criado em 1961, com a ajuda do antropólogo Darcy Ribeiro. Indicado duas vezes para o Prêmio Nobel da Paz, ao lado do irmão Cláudio, Orlando lançou mais de uma dezena de livros, como "A marcha para o Oeste". Em 2012, o sertanista, morto em 2002, foi homenageado nas telas do cinema com o filme "Xingu", no qual o ator Felipe Camargo interpreta Orlando.
Também pesquisador, Mário Schenberg completaria um século de vida no dia 2 de julho. Morto em 1990, o físico desenvolveu importantes trabalhos e tornou-se grande amigo de Albert Einstein. "Se eu tivesse de escolher um cientista como continuador de minha obra, seria o brasileiro Schenberg", disse o alemão. Porém, o pesquisador também se destacou nas artes plásticas, sendo considerado um dos maiores críticos nacionais. Amigo de Di Cavalcanti, Lasar Segall, José Pancetti, Mário Gruber, Cândido Portinari, Bruno Giorgi, Marc Chagall e Pablo Picasso, Schenberg analisou, em textos fundamentais para a compreensão da história da arte recente no Brasil, os modernistas Alfredo Volpi, Lygia Clark e Hélio Oiticica. A Universidade de São Paulo (USP) planeja diversas atividades em homenagem a um de seus professores mais representativos. Esse ano também deverá chegar às prateleiras a biografia "Mário Schenberg - O homem que ouvia estrelas", de autoria do escritor pernambucano Anônio Campos.
Lançado no fim do ano passado, o livro "A república das abelhas", de Rodrigo Lacerda, foi uma das principais homenagens do autor a seu avô, Carlos Lacerda, que completaria seu centenário no próximo dia 30. Famoso político e intelectual, dono do jornal "Tribuna da Imprensa" e fundador da editora Nova Fronteira, Lacerda ganha ares de Brás Cubas no romance com tintas realistas. O ano de 2014 também será marcado por relançamentos da obra de William S. Burroughs, que faria 100 anos no dia 5 de fevereiro.
Considerado um dos principais nomes da contracultura na literatura, o escritor que matou a própria esposa e disse ter sido o ato um marco em sua escrita, lançou obras polêmicas como "Junkie", de 1953, e "Queer", de 1985, abordando temas como drogas e homossexualidade. Perdido desde 1989, o filme "Burroughs", de Howard Brookner, com entrevistas com a cantora Patti Smith, o poeta Allen Ginsberg, entre outros beats, tem relançamento previsto para esse ano, após restauração. Morto em 2011, o ativista social, ator e poeta Abdias do Nascimento também deve ser lembrado esse ano, quando completaria 100 anos em 14 de março. Considerado um dos maiores defensores da cultura negra no país, ele foi um dos fundadores do Teatro Experimental do Negro e entre seus textos para o palco está "Rapsódia negra", de 1952. Na defesa dos pobres, Irmã Dulce também criou seu legado. Beatificada em 2011, ela se tornaria centenária em 26 de maio, quando será realizada uma grande missa campal no Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, no Largo de Roma, em Salvador, na Bahia.

Letras e sons

Um dos maiores nomes da literatura latino-americana, o argentino Julio Cortázar também entra para a lista dos centenários em 2014. O autor do clássico "O jogo da amarelinha" completaria um século de vida em 26 de agosto. Queridinho dos cineastas, o homem de sobrancelhas grossas e fartas chegou até a influenciar o italiano Michelangelo Antonioni, que para o filme "Blow-up" baseou-se no conto "As babas do diabo" (do livro "As armas secretas"). Exposições, relançamentos e reedições de suas principais obras estão programadas pelo governo argentino. No país, a editora Civilização Brasileira lança a edição comemorativa de "O jogo da amarelinha" e relança obras fora de catálogo, como "Bestiário", ausente nas prateleiras desde a década de 1960.
Nome de peso no cancioneiro popular brasileiro, Dorival Caymmi também será celebrado com honras por seu centenário, feito em 30 de março. O autor de "É doce morrer no mar", "Maracangalha" e "Rosa morena", morto em 2008, teve seu primeiro sucesso gravado em 1939, na voz de Carmem Miranda, que ganhou a posteridade com o clássico "O que é que a baiana tem?". Pai de Nana, Dori e Danilo, o cantor e compositor já tem recebido homenagens desde o início de 2013, quando foi lançado o livro "O que é que a baiana tem? - Dorival Caymmi na Era do Rádio", da neta Stella Caymmi. No carnaval desse ano, a escola de samba paulista Águia de Ouro leva a trajetória do músico para o sambódromo. Amigo de Caymmi, o compositor e maestro César Guerra-Peixe (ele chegou a reger orquestras que acompanhavam o cantor em apresentações da era do rádio), também faria 100 anos esse ano, no dia 18 de março. Natural de Petrópolis, Guerra-Peixe será homenageado em diversos recitais Brasil afora, além de ter sua obra revisitada na temporada de 2014 da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.
Compositor local reconhecido nacionalmente, Armando Toschi, o Ministrinho, também se torna secular esse ano. No dia 4 de maio, o fundador da Escola de Samba Turunas do Riachuelo faria 100 anos. Para comemorar, três projetos culturais foram aprovados pela Lei Murilo Mendes. O cineasta Marcos Pimentel deve lançar o documentário "Chama que não se apaga", cujo título faz referência à música que homenageia Ministrinho, composta pelo Mestre Cocada. Reunindo inéditas e canções já conhecidas, o disco "Quarteto Visceral homenageia Armando Toschi" resgata a obra do compositor e de seus parceiros. Na praça que leva o nome do artista, o projeto "Ministrinho 100 Anos - Shows na praça", realizará rodas de samba com o cantor Roger Resende, o violonista Cézar Ferreira, o cavaquinista Toinho Gomes e o percussionista Márcio Gomes, durante o mês de maio.
Autor de sambas-canções memoráveis, como "Nervos de aço", Lupicínio Rodrigues também se torna centenário. Nascido em Porto Alegre, o compositor será lembrado tanto no dia de seu aniversário, 19 de setembro, quanto nos outros dias do ano. Estão previstas atividades em sua terra natal como lançamentos de livros, filmes, e um grande show com nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Djavan e Ney Matogrosso. Amiga de Lupicínio, a cantora Aracy de Almeida, nascida em 19 de agosto de 1914, no Rio de Janeiro, também deve ter sua carreira resgatada esse ano. A dona um de timbre marcante, considerada por Noel Rosa a melhor intérprete para suas composições, tem uma vasta discografia de sambas-canções para serem reeditados.


Tintas e formas

A temática interiorana, com pescadores e suas redes, capoeiristas, meninos soltando pipa, índios e outros elementos típicos, bem como sua paleta em contrastes de cores primárias e secundárias são rapidamente reconhecíveis. Sua assinatura, simples, escrita em letra de forma também. Pintora nascida em Avaré, no estado de São Paulo, Djanira da Motta e Silva faria um século de história no dia 20 de junho. Apesar de ter se radicado no Rio de Janeiro, é em sua cidade natal que os festejos estão sendo preparados. No Memorial Djanira acontecerão diversas atividades em homenagem à filha ilustre, que ganhou o país e o mundo com seus desenhos calculados e lúdicos. Completamente diferentes, os trabalhos do pintor surrealista português António Dacosta também deverão ganhar destaque no ano de seu centenário, comemorado em 3 de novembro. Presente em diversas coleções brasileiras, o artista foi colaborador regular do jornal "O Estado de S. Paulo", e, até o final de 2014, também deve ser lembrado pelo país que lhe ofereceu espaço na 2ª Bienal de São Paulo, de 1953.
Autor de telas sombrias, repletas de tintas e com uma expressividade ímpar na arte brasileira, Iberê Camargo também faria 100 anos esse ano. Aluno de Alberto da Veiga Guignard em curso livre de gravura, o pintor iniciou sua carreira na década de 1950. Três décadas depois, foi preso por matar um engenheiro e, dois anos depois, absolvido, por legítima defesa. Morto em 1994, o artista introspectivo expôs na Europa e nos principais museus do Brasil. Em 18 de novembro, dia de seu aniversário, a fundação que leva seu nome abre uma das maiores mostras póstumas, que ocupará todo o espaço da sede localizada em Porto Alegre e projetada pelo arquiteto português Álvaro Siza. Considerado referência em museologia no país, o local também articula homenagens fora da capital gaúcha.
Em São Paulo, a autora do projeto arquitetônico do Museu de Arte de São Paulo, o Masp, a modernista Lina Bo Bardi completaria seu centenário em 5 de dezembro. Italiana naturalizada brasileira, a autora de construções representativas das colunas de concreto paulistas é lembrada desde 2013 e, para esse ano, estão previstas exposições e a reedição de algumas peças de mobiliário.

Ex-jogador do Tupi morre em acidente na BR-116, próximo a Além Paraíba, MG

Daniel Soares e outro passageiro morreram no local; um ficou ferido.
Segundo PRF, carro com três ocupantes desceu por mais de 10 metros.

Diego AlvesDo G1 Zona da Mata

Um acidente na BR-116, em Além Paraíba, Zona da Mata, deixou duas pessoas mortas e uma ferida no início da noite desta segunda-feira (30). Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Leopoldina, ao passar por uma curva, o carro em que estavam as vítimas saiu da pista e desceu por um barranco com cerca de 10 metros de altura.
O outro passageiro do veículo, um jovem de 19 anos, foi encaminhado ao Hospital São Salvador, em Além Paraíba. Segundo informações de parentes, o estado de saúde dele é estável e ele pode ser liberado ainda nesta terça-feira (31). O jovem sofreu hematomas pelo corpo e levou seis pontos na cabeça. 
De acordo com a PRF, o motorista Daniel Soares, de 22 anos, morreu no local. Ele era jogador de futebol e já passou pelo Tupi em 2011, quando foi jogador das divisões de base do clube. Daniel Soares era natural de Além Paraíba. Já a outra vítima fatal foi Valdeir Rosa Gomes, que não teve a idade informada pela PRF, porque os documentos de identificação não foram encontrados.
.

JORNAL TRIBUNA DE MINAS - 01.01.14


Exército constrói ponte em vão de 25 metros aberto por chuva no ES

Buraco se abriu na ES-341, entre Pancas e Colatina, na região Noroeste.
Previsão é de que a ponte provisória fique pronta na próxima sexta-feira (3).

Juirana NobresDo G1 ES

Soldados do Exército começam nesta segunda-feira (30) a construção de uma ponte metálica na ES-341, que liga Pancas a Colatina, no Noroeste do Espírito Santo. Por causa da chuva, um vão de 25 metros se abriu na pista e a região ficou isolada, moradores providenciaram um pinguela para passar. Segundo o Exército, se o tempo continuar firme, a previsão é de que a ponte provisória fique pronta na próxima sexta-feira (3).
De acordo com o major Trisi, do Batalhão do Exército, 75 homens trabalham na montagem da ponte. “ A engenharia do Exército fez uma passadeira, uma ponte flutuante, para que pedestres possam passar enquanto a ponte principal está sendo feita”, disse Trisi.
O major explicou que a ponte não é permanente e deve ficar montada por seis meses, mas se houver manutenção e cuidados de uma equipe especializada, pode durar até um ano.
Exército começa a construir ponte entre Pancas e Colatina, no Espírito Santo. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Exército começa a construir ponte entre Pancas e Colatins. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Rodovias e estradas
O km 79 da BR-259, em Colatina, deve ser liberado nesta terça-feira (31), segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Na última sexta-feira (27), foi retirada a barreira de terra que impedia o trânsito nos quilômetros 33 e 44 da BR-262, em Domingos Martins, região Serrana do Espírito Santo. O local foi fortemente atingido pelas chuvas que castigaram o estado. Por cinco dias, o trânsito seguiu lento e em meia pista. Confira a situação de todas as rodovias estaduais.
Quanto às estradas de terra rurais, o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, explicou que o Espírito Santo tem 50 mil quilômetros desse tipo de via e que cerca de 20 mil quilômetros foram prejudicados. Na próxima quinta-feira (2), o governo do estado vai finalizar a contratação de serviços hora/máquina para os 50 municípios que estão com problemas em suas estradas.
"Essas máquinas, junto com outras que já havíamos cedido para os municípios, darão conta do serviço. Nós estamos em uma época de chuvas até março, então a recuperação vai ser lenta. Acredito que conseguiremos recuperar as estradas de terra até o final do período seco", falou o secretário.
Estrada interditada por alagemento no interior do Espírito Santo (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Estrada interditada por alagemento no interior do Espírito Santo (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Enchente
Neste domingo (29), no quarto dia sem chuvas na maior parte do Espírito Santo, enquanto mais de 1,7 mil pessoas já conseguiram voltar para suas casas, algumas ainda estão sendo retiradas de áreas de risco. O governo vai apresentar o Plano de Reconstrução nesta quinta-feira (2). No estado, 69% das cidades foram afetadas pelas chuvas, mais de 60 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas e foram registradas 24 mortes.
Grande Vitória
Em Vila Velha, mais de 10 bairros continuavam alagados. Para resolver o problema, a prefeitura abriu as três comportas do Rio Jucu e também montou uma draga neste domingo (29), para desassorear o rio, que vai começar a funcionar nesta segunda-feira (30). O objetivo é dar vazão a água acumulada nas comunidades pelo Canal Guaranhuns.

No bairro Darly Santos, os moradores contaram que não aguentam mais ter que conviver com a água da enchente. Quem deixou as casas, ainda não conseguiu voltar. O militar reformado Carlos Alberto Cabral usa um barco para se locomover pelas ruas. "Ainda tem muita água na casas, a maioria dos meus vizinhos foi embora. É muito ruim viver num lugar assim", disse.

Na Serra, os bairros mais afetados pela chuva foram Central Carapina e José de Anchieta II. Pelo menos duas mil casas ficaram embaixo d'água.
Reconstrução
O governador Renato Casagrande informou, neste domingo (29), que a primeira versão do Plano de Reconstrução será apresentada na próxima quinta-feira (2). "Pela nossa organização e gestão, o governo do estado tem condições de ajudar os municípios. A presidente Dilma também falou que ajudaria. Até a quinta teremos uma primeira ideia de quanto será gasto", disse. O Plano de Reconstrução também será apresentado ao governo federal.
Ele afirmou que irá reconstruir o Espírito Santo no ano de 2014. "Pedi minha equipe para fazer um planejamento, para que dentro do ano de 2014 consigamos reconstruir o Espírito Santo e dar apoio às famílias, sempre orientando os capixabas. Temos duas vertentes nessa reconstrução, que é a reconstrução da infraestrutura dos municípios e também a da vida das pessoas que perderam muita coisa. Entraremos com ações que facilitarão a vida dos capixabas", frisou.
A quantia de R$ 150 milhões foi separada para reconstrução de rodovias estaduais, mas o governador informou que esse valor é apenas inicial. "Nessa quantia não estamos incluindo a recuperação de estradas vicinais e nem as obras especiais. Temos que contabilizar ainda as vias municipais e outros pontos", falou.
Cartão Desastre
Os quarenta e cinco municípios que decretaram situação de emergência no Espírito Santo, atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias já podem receber o cartão eletrônico da Defesa Civil, também chamado de Cartão Desastre. Isso também vale para as cidades na mesma situação em Minas Gerais. O cartão é cedido pelo governo federal e, conforme explicou a presidente Dilma Rousseff, nesta sexta-feira (27), pode ser usado para pequenos gastos na assistência de vítimas. A presidente não informou quanto pode ser gasto por cada município.
Doações
Mesmo com a diminuição das chuvas em todo o estado, as doações de donativos às vítimas das chuvas continuam sendo importantes. Muitas pessoas perderam o que tinham em casa e também dependem de cestas básicas e água potável. São mais de 70 pontos de doação estão espalhados pelo Espírito Santo. As doações seguem suspensas na Praça do Papa, em Vitória.
Governo federal
O governo federal enviou ao Espírito Santo quatro toneladas de medicamentos e insumos farmacêuticos.
Além dos medicamentos, o governo autorizou o repasse de recursos no valor de R$ 6.648.042 ao estado, para execução de ações de Socorro, Assistência às Vítimas e Restabelecimento de Serviços Essenciais.
A medida foi tomada por causa da quantidade de estragos em vários municípios, devido às chuvas dos últimos dias. A decisão foi divulgada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (26)
.

Exército brasileiro comemora participação em missões de paz no mundo

O Exército mantém homens no Haiti desde 2004: assistência e reconstrução (Exército Brasileiro/Divulgação)
O Exército mantém homens no Haiti desde 2004: assistência e reconstrução

Com participação em missões de paz mundo afora desde 1948, o Brasil comemorou neste mês de dezembro 25 anos do Prêmio Nobel da Paz, concedido, em 1988, às Forças de Manutenção da Paz das Nações Unidas, da qual o Exército brasileiro fez parte. A primeira participação do país em uma missão desse tipo aconteceu em 1948, nos Balcãs. Nos 40 anos seguintes, o país enviou tropas também para o Oriente Médio, Nova Guiné, Chipre, República Dominicana, Índia e Paquistão.
Mais recentemente, as Forças Armadas brasileiras estiveram no Timor Leste, onde já encerrou sua missão. 
Desde 2004, o Exército mantém homens no Haiti, na Companhia de Engenharia e no Batalhão de Infantaria de Força de Paz — Batalhão Haiti. Cada brasileiro passa em média seis meses em missões de tropa e 12 meses em missões individuais. Atualmente, são mais de 1,4 mil brasileiros no país da América Central. A capital haitiana, Porto Príncipe, foi atingida por um forte terremoto em janeiro de 2010, que deixou mais de 200 mil mortos.

Novo salário mínimo de R$ 724 entra em vigor a partir desta quarta-feira

O novo salário mínimo nacional de R$ 724 passa a vigorar a partir desta quarta-feira (1°). O valor é 6,78% superior ao atual (R$ 678).
O percentual está acima da inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) que, segundo a projeção mais recente do boletim Focus, divulgada no início da semana passada pelo Banco Central, deve fechar o ano em 5,72%.
O aumento do salário mínimo está previsto na Lei Orçamentária Anual de 2014, e foi aprovado pelo Congresso na semana anterior ao Natal. No dia 23 de dezembro, a presidente Dilma Rousseff assinou o decreto com o reajuste e confirmou o novo valor em sua conta no Twitter.
Segundo informações do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o novo mínimo injetará R$ 28,4 bilhões na economia brasileira em 2014.
De acordo com cálculos da entidade, o novo valor permite a compra de 2,23 cestas básicas. Trata-se da maior relação de poder de compra desde 1979.
O salário mínimo passou a vigorar no Brasil em 1º de maio de 1940, durante o governo Getúlio Vargas. A Constituição Federal estabelece que o valor deveria ser suficiente para suprir as necessidades básicas do trabalhador e de sua família: alimentação, moradia, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e Previdência Social.

Carro com som alto será multado em R$ 1.000........Em São Paulo

Carros que estiverem com som alto em ruas, postos de gasolina e calçadas da capital serão multados em R$ 1.000 e podem ser guinchados, caso o motorista se recuse a abaixar o volume.

A regulamentação da lei que permite a punição, feita pelo prefeito Fernando Haddad (PT), saiu na edição de ontem do "Diário Oficial" da Cidade e já está em vigor.

Além da multa, que será dobrada em caso de reincidência e poderá chegar a R$ 4.000, os motoristas podem ter o equipamento de som apreendido por fiscais.

A fiscalização vai levar em conta aparelhos como rádio, televisão, vídeo, CD, DVD, MP3, iPod, celulares, gravadores, viva-voz e instrumentos musicais. Marronzinhos, fiscais das subprefeituras e do Psiu (Programa de Silêncio Urbano) vão autuar os motoristas com o som alto.

Ainda segundo o texto da regulamentação, os moradores que denunciarem veículos com o som alto precisam se identificar, mas não terão seus nomes divulgados.
Fábio Braga - 27.ago.2011/Folhapress
Jovens dançam ao lado de carro com som alto estacionado em posto de combustível na zona sul de São Paulo
Jovens dançam ao lado de carro com som alto estacionado em posto de combustível na zona sul de São Paulo

O projeto de lei foi sancionado por Haddad em maio de 2013 e é de autoria dos vereadores Alvaro Camilo (PSD), Dalton Silvano (PV) e do senador Antonio Carlos Rodrigues (PR), que está licenciado da Câmara de São Paulo.

A intenção é acabar com os bailes funk que acontecem nas periferias da capital. Camilo é ex-comandante-geral da PM de São Paulo.

Haddad chegou a afirmar publicamente que reconhece o funk como "produção cultural de uma camada expressiva da juventude".

No entanto, afirmou que isso deve ser feito com "respeito" à vizinhança.

Haddad defende que os bailes funk sejam realizados em locais fechados ou até mesmo em espaços como o Anhembi (zona norte) e centros desportivos municipais.