quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

PASSAGEM DE COMANDO NO 10º BATALHÃO DE INFANTARIA - ATÉ BREVE TEN CEL TAVARES


Na noite do dia 08 de janeiro foi realizada a passagem de comando no 10º Batalhão de Infantaria, Batalhão Marechal Guilherme Xavier de Souza.

O Ten Cel Daniel Pechin Tavares transmitiu o comando do batalhão ao Ten Cel Carlos Alberto Rodrigues Pimentel, após dois anos de excelentes trabalhos desenvolvidos em prol da família militar e de um salutar convívio com a sociedade civil de Juiz de Fora.

A solenidade foi presidida pelo Gen Francisco Mamede de Brito Filho, comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, Brigada 31 de Março.

Foi uma solenidade muito concorrida com a participação de várias autoridades civis e militares, onde destacamos a presença do Gen Ex Rômulo Bini Pereira, antigo chefe do Estado Maior da Defesa e Alto Comando do Exército.



A primeira parte da solenidade foi o descerramento do retrato do Ten Cel Tavares na galeria dos Antigos Comandantes. 

Antes do ato, o Ten Cel Pimentel disse algumas palavras elogiosas ao Ten Cel Tavares. As esposas dos comandantes substituto e substituído trocaram buquês de flores.




O Gen Brito destacou o excelente trabalho desenvolvido pelo Ten Cel Tavares a frente do 10º Batalhão de Infantaria e saudou a chegada do Ten Cel Pimentel. Em um momento de descontração o Gen Brito disse que se despedia de um comandante e esposa, mas recebia outro comandante com sua referida esposa, porém um fato o preocupava já que a esposa do Ten Cel Tavares, Maj Roberta, era sua assessora jurídica, e esta reposição ele ainda não conseguiu. 


Após suas palavras o Gen Brito colocou na farda do Ten Cel Tavares o distintivo de Comando pelos relevantes serviços prestados no cargo de comandante.


A segunda parte da solenidade foi a formatura para a transmissão do cargo de comandante do batalhão.

O Gen Ex Francisco Carlos Modesto, Comandante Militar do Leste, maior autoridade militar presente recebeu as honras militares e a apresentação da tropa. Em seguida foi entoado o Hino Nacional Brasileiro


O Ten Cel Tavares apresentou suas despedidas. Muito emocionado agradeceu a todos e disse que o comando do 10º Batalhão de Infantaria foi um presente que recebeu, que deixava em Juiz de Fora muitos amigos. Agradeceu o apoio dos chefes, a parceria dos colegas comandantes e o apoio incondicional de sua esposa e filhos. No momento em que falou de sua família sua voz embargou e emocionou a todos.




O Gen Brito proferiu a leitura do elogio ao Ten Cel Tavares.


Em seguida houve a transmissão do cargo de comandante do 10º Batalhão de Infantaria.



Os comandantes substituído e substituto se apresentaram ao comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha.



O novo comandante, Ten Cel Pimentel, passou em revista a tropa formada e recebeu, pela primeira vez, a continência da mesma em um impecável desfile. Ao romper da marcha a tropa entoou a canção do Combatente de Montanha.


Após a solenidade o novo comandante recebeu os cumprimentos dos presentes e o antigo comandante se despediu de todos em um finíssimo coquetel.




Um comentário: