quinta-feira, 6 de março de 2014

Drone grava imagens impressionantes de golfinhos e baleias

BRUNO CALIXTO
06/03/2014 16h10 - Atualizado em 06/03/2014 20h00

O capitão Dave Anderson, que comanda um barco de uma empresa de observação de baleias na Califórnia, Estados Unidos, decidiu ver animais marinhos de uma forma diferente. Ele acoplou uma câmera em um drone - um pequeno veículo aéreo não tripulado - e sobrevoou uma "debandada" de golfinhos. O resultado são cinco minutos de imagens belíssimas de dezenas de golfinhos nadando e saltando juntos, em um vídeo que já recebeu mais de 3 milhões de acessos em menos de um mês.
O vídeo mostra os golfinhos reunidos em um grande grupo, mantendo uma formação vertical, claramente identificada nas imagens aéreas. Esse tipo de agrupamento é comum na espécie, mas até hoje biólogos ainda não sabem ao certo porque eles se comportam dessa maneira. As principais hipóteses são para buscar alimentos, se defender de predadores e se aproximar de possíveis parceiros para a reprodução. O vídeo também mostra baleias, inclusive uma nadando junto com seu filhote.
As imagens são possíveis graças ao uso de drones. Esses "robôs" aéreos são usados principalmente em missões militares, gerando grande controvérsia. Mas cientistas já veem potencial na utilização para a conservação. "Eu sou apenas um cara com um drone", disse o capitão Anderson, à National Geographic. "Mas há mais pessoas como eu que gostariam de usar esse equipamento para ver a natureza. Imagine o quanto não podemos conhecer se fizermos isso juntos?".
http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2014/03/drone-grava-imagens-impressionantes-de-bgolfinhos-e-baleiasb.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário