terça-feira, 6 de maio de 2014

Jovem confessa ter atirado vaso sanitário que matou torcedor


Everton Felipe confessou participação no crime, mas disse ter sido ajudado por dois comparsas Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem
Everton Felipe confessou participação no crime, mas disse ter sido ajudado por dois comparsas Alexandre Gondim / JC Imagem
RECIFE - O torcedor Everton Filipe Santiago Santana, 23, conhecido como Ronaldinho, foi detido nesta segunda-feira em Recife, sob suspeita de ser o responsável pelo assassinato do metalúrgico Paulo Gomes Ricardo da Silva, 26, que morreu na última sexta-feira ao ser atingido por um vaso sanitário, atirada do alto da arquibancada do estádio José do Rego Maciel, mais conhecido como Arruda. A polícia localizou o acusado através de informação transmitida ao Disque Denúncia. 

O rapaz confessou o crime e informou que agiu com a cumplicidade de dois comparsas. Segundo policiais que o prenderam, Everton negou a acusação a princípio. Mas fotografias e conversas via WhatsApp o incriminaram. Ele prestou depoimento à delegada Gleide Ângelo, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa. O incidente ocorreu na última sexta feira, após uma disputa entre Paraná e Santa Cruz, pelo Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. De acordo com testemunhas, a vítima fotografava um confronto entre torcidas organizadas quando foi atingido. Paulo morreu no local e foi sepultado em clima de comoção, no domingo.

- Ele confessou, mas não sabe porque fez isso. Não foi premeditado, foi uma ação inusitada - disse Adelson José da Silva, advogado de Everton. Ainda segundo Adelson, um dos comparsas seria conhecido de seu cliente e também seria integrante de torcida organizada. Sobre o terceiro elemento, Everton afirmou que o conheceu no momento do crime. O advogado pedirá reforço para segurança de Everton na prisão, além de pedir a liberdade provisória do rapaz, que tem emprego, família e moradia fixa.

A vítima foi atingida quando se encontrava entre os portões 6 e 7 do estádio, que dá para a rua das Moças, no bairro popular do Arruda. Por conta do problema, o estádio foi interditado pela Confederação Brasileira de Futebol. A decisão foi ratificada pelo Superior Tribunal de Desportos. A direção do Santa Cruz vai recorrer da decisão. A Federação Pernambucana de Futebol anunciou um prêmio de R$5 mil para quem denunciasse.

SANTA CRUZ SE POSICIONA

O presidente do Santa Cruz, Antônio Luiz Neto, colocou o clube na posição de vítima, diante da interdição do Arrudão. A punição foi imposta no sábado pela Confederação Brasileira de Futebol e ratificada pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva nesta segunda-feira. 

- A decisão do STJD prejudica muito. O Santa Cruz é um clube administrado com muito sacrifício. Não ter receita nos prejudica. Eles estão dando uma satisfação, porque nós estamos diante da Copa do Mundo. Mas o problema tem que ser visto de forma mais ampla.O Santa Cruz não pode ser bode expiatório de um problema maior. O problema está no esporte, mas também na sociedade. Queremos uma ação mais forte em relação a isso - disse ele, em entrevista concedida na segunda-feira, em Recife, enquanto a família da vítima ameaça pedir reparação na Justiça, por parte do clube e do governo estadual.

No sábado, teve início um jogo de empurra entre a Secretaria de Defesa Social e o Santa Cruz. A primeira alegava que tomou todas as medidas preventivas no que diz respeito a policiamento, e acusou o Santa Cruz por deficiência no serviço da segurança patrimonial do clube. O clube, no entanto, alega que fez tudo que devia.

- Cabe às autoridades apurar o crime, investigar e encontrar o responsável ou responsáveis por um crime brutal, bárbaro e não responsabilizar o Santa Cruz. Não sou responsável pela segurança pública e não vou atribuir culpa a ninguém - disse Neto. 

Na manhã da segunda feira, a cúpula do Coral anunciou que vai recorrer da decisão do STJD.

- O clube depende de uma torcida que nos financia. Não é justo. Jogar com as portas fechadas prejudica demais. O clube passa por dificuldades, todos sabem - afirmou o Presidente. Ele disse que o clube cumpriu todos os protocolos, no que diz respeito à segurança interna do clube, no dia do jogo entre Paraná e Santa Cruz.

- O Santa Cruz colocou todo o seu contingente à disposição das autoridades civis e militares. Quando terminou o jogo, foi feita a varredura do estádio e a evacuação. Foi feito como de praxe. Quem está livre de uma situação dessas, se alguém se escondeu? Houve um assassinato com invasão do patrimônio, uma invasão de bandidos. Foi um crime - afirmou. - Em momento algum, o Presidente do Santa Cruz defendeu uma torcida organizada. O Santa não dá ingresso, não cede dependências e nem dá passagens para as torcidas - assegurou Neto. 

O vice-presidente jurídico do clube, Eduardo Lopes, informou que o clube vai recorrer da decisão que interditou o Arruda e da punição aplicada a dois jogos sem torcida. A direção do clube viajou para o Rio de Janeiro, a fim de tentar reverter a situação. Até o início da tarde, ainda não havia informação sobre os estádios onde podem ocorrer os próximos jogos do Santa Cruz. A direção tricolor informou que já disponibilizou imagens de 16 câmaras internas de segurança para a delegada Gleide Ângelo, responsável pelo inquérito sobre o caso.

O fato, de tão inusitado, teve repercussão mundial. “Matan a um aficionado em Brasil AL ser golpeado com um inodoro”, afirmou o Marca, principal periódico esportivo da Espanha. “Brasile, selfie fatale:colpito a morte da um W.c”, afirma o Gazzetta dello Sport, da Itália. Na Inglaterra, a BBC noticiou que “Brazil football fan killed in Recife at stadium”. Nos Estados Unidos, o The New York Times noticiou “Espectator dies in Brasil”. 

O Recife é uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. O estádio do Santa Cruz chegou a ser visitado pela Fifa. Mas, de acordo com o governo de Pernambuco, ele não só foi reprovado como ficou constatado que para atender às exigências técnicas do evento não havia como reformar o estádio. Ele teria que ser demolido e construído um outro no seu lugar. Por esse motivo, um novo estádio, a Arena Pernambuco, foi edificado no município de São Lourenço da Mata, vizinho ao Recife. É nele que ocorrerão os jogos da Copa do Mundo. As latrinas que foram jogadas de uma altura de 24 metros, no meio da rua, foram arrancadas dos banheiros do próprio Arruda, fato que não é incomum naquele clube. Segundo a SDS, anteriormente uma outra privada havia sido jogada do alto do estádio, mas ninguém foi atingido. 

A polícia não precisou a data do outro incidente. O metalúrgico foi sepultado no último domingo em clima de comoção. Torcedores independentes dos três principais clubes do estado compareceram ao enterro usando as camisas do Náutico, do Sport e do Santa Cruz. A vítima morreu com a camisa do Paraná, mas era rubro negro, pois tinha uma tatuagem com o escudo do Sport Club do Recife. Segundo testemunhas, no momento que foi atingido ele fotografava um confronto entre torcidas organizadas.

http://oglobo.globo.com/esportes/jovem-confessa-ter-atirado-vaso-sanitario-que-matou-torcedor-12386774

Nenhum comentário:

Postar um comentário