quarta-feira, 11 de junho de 2014

4º GAC de Juiz de Fora se engalana no Dia da Artilharia - Por Ten Mergulhão



A convite do Tenente Coronel de Artilharia Marcelo Silva Rodrigues, Comandante do 4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, sediado em Juiz de Fora, botei o carro na estrada cedinho, saindo do Rio com uma chuva forte até perto de Itaipava.







Depois, já sem chuva, consegui andar mais rápido e às 8 e meia já estava entrando no Grupo Marquês de Barbacena, sua denominação histórica.


Se a guerra escolher como palco
As montanhas de nosso Brasil
Levarei minha fé minha força
Junto a mim estará meu fuzil




 Foi minha primeira visita ao Grupo e confesso que não encontrei fácil o lugar... Tive de apelar para o Tenente Mauro Lucio Pires, Presidente da AORE/JF que deu a dica... Entrar pelo Colégio Militar de J Fora...




O problema é que chegamos pela Rodovia BR 040, passamos pelo Salvaterra já nosso conhecido e entramos na entrada seguinte. Seguimos a estrada até o fim onde encontramos o muro da ferrovia. O Quartel fica do outro lado da ferrovia...




Temos de andar até encontrar onde cruzamos a ferrovia, que, de 15 em 15 minutos é percorrida por uma grande composição de minério entre a Vale e a CSN... Mineiro adora trem!




A altitude e o ar rarefeito
Adaptado tornei-me assim
Eu sinto que sou parte delas
E que elas são parte de mim






Depois de atravessarmos a via férrea, voltamos até encontrar o Colégio Militar e o contornamos para entrar no Grupo.




Fui recepcionado pelo Comandante que aguardava dois Oficiais Generais entre tantos outros convidados: O General Muniz, antigo membro do alto comando e que também Comandou este Grupo, e o General Leonel, Comandante da Artilharia Divisionária da 1ª DE em sua primeira visita.





A primeira visita de um novo Oficial General (ele foi promovido ao posto atual em 31 de março), a uma Organização Militar tem por tradição todo um cerimonial, Guarda de Honra e Salva de Gala.


Os Obuseiros de 105 mm estavam posicionados ao lado do campo de futebol e a Guarda de Honra, formada na entrada do Quartel.
 

O meu grito de guerra é montanha
Montanha responde o rochedo
Vencerei o inimigo com garra
Sou guerreiro que luta sem medo

 
O 4º GAC não estava completo. Uma Bateria de Pronto Emprego foi deslocada para Belo Horizonte para participar da segurança da Copa.



Mas, enquanto os convidados não chegavam e como eu chegara bem cedo, o Ten Cel Silva Rodrigues, levou-me a um giro para conhecer sua Unidade.


E mostrando o Pavilhão Escolar onde funciona o NPOR, apontou todo orgulhoso o CFS (Curso de Formação de Sargentos), o NPOR com 20 Alunos e o CFS com 90.

Escalando as paredes de pedra
Hei de ver a vitória chegar
E do alto contemplo o horizonte
A planície o planalto e o mar


Uma figueira centenária chamava a atenção no pátio amplo e bem arrumado.

 

Quando voltamos para a entrada, para aguardar o Comandante da AD/1 que já estava em Juiz de Fora, ainda fui brincar com o Mestre da Banda da 4º Brigada (Brigada 31 de Março sediada em J Fora), Tenente Ivan Pedro, se a Banda sabia tocar a bela Canção da extinta Artilharia de Costa.

  

Como Minas não tem mar imaginei que não soubessem. Qual não foi minha surpresa quando, ao começar o desfile, lá veio a Banda executando a mencionada canção. 

 

Começaram a chegar as autoridades e convidados. O General Marco Antonio Felicio, em seguida o General de Exército Luiz Seldon Muniz e em seguida, o General de Brigada João Batista Bezerra Leonel Filho, Comandante da AD/1.

 

O General Leonel chegou e foi recepcionado pelo Comandante da Guarda de Honra. Enquanto lhe eram prestadas as Honras Militares, a Bateria de Obuseiros em posição executava uma Salva de Gala.

E lutar bem mais perto do céu
Esta é minha nobre missão
Minha alma se eleva ao topo
A seguir os meus pés lá estarão

Em seguida, o General Leonel passou a Guarda de Honra em revista, parabenizou-a pela perfeita execução, e acompanhou o Ten Cel Silva Rodrigues até o Salão onde já estavam os convidados.



Depois, já no pátio interno, ocuparam o palanque diante da tropa para o prosseguimento da cerimônia.


Foi um dia cheio de alegrias e emoções, sem sombra de dúvidas. Mas a maior para este velho escriba foi ter encontrado seu antigo instrutor, na época – 50 anos atrás, Tenente, e agora, o Coronel Silvio Julio Homem de Carvalho.



Foi muito bom encontrá-lo em perfeita saúde, no alto dos seus 79 anos, ele também um ex-comandante do 4º GAC. 



Após as honras militares ao Comandante da AD/1, o General Muniz e o General Leonel, acompanhados do Comandante, colocaram flores no busto do Marechal Mallet, patrono da Arma de Artilharia.



Depois, os agraciados ocuparam seus lugares no dispositivo e o Comandante os premiou com um medalhão do Marquês de Barbacena.



Ouvimos o Poema Se, puxado por um Tenente e respondido por toda a tropa com intensa vibração.



E então, ouvimos as palavras do Tenente Coronel Silva Rodrigues sobre o Dia da Artilharia, e, em meio a sua fala, foi executada uma magnífica demonstração de tiro de Artilharia.




Ao final, a tropa desfilou em continência ao Comandante da AD/1 e foi servido um almoço.




No almoço ainda foram feitas algumas homenagens como a assinatura no livro do Marquês de Barbacena pelos agraciados com o Medalhão e, ao General Leonel, foi oferecido pelo Aspirante que comandara a Salva, um estojo de salva com uma placa alusiva a sua primeira Salva de Gala como Oficial General. 

 



 Mensagem recebida pelo Editor na manhã seguinte:
       
 
 
Prezado Artilheiro!
Cumprimento o irmão de Arma pela excelência da matéria publicada.
O Grupo Marquês de Barbacena agradece.
Forte abraço!
 

Silva Rodrigues - Ten Cel Cmt


http://www.sangueverdeoliva.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=512:4-gac-se-engalana-no-dia-da-artilharia&catid=13&Itemid=105&lang=en

Um comentário:

  1. Excelente. E as molduras nas fotos ficaram com um acabamento melhor do que o meu original. Parabéns, Artilheiro!

    ResponderExcluir