segunda-feira, 21 de julho de 2014

Cel Malbatan Leal realiza palestra sobre atuação do Exército em operações de GLO na Defesa Civil de JF




 
Foi realizada na manhã desta segunda-feira, 21, pelo Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), uma palestra sobre atuação do Exército em operações de garantia da lei e da ordem. O encontro foi realizado na sede da subsecretaria, localizada na Avenida Garibaldi Campinhos, no Bairro Vitorino Braga.

De acordo com o subsecretário da Defesa Civil, Márcio Deotti, as palestras promovidas pelo núcleo tem como objetivo mostrar situações comuns sobre o risco de desastres e combate ao crime, alertando a população: "Nosso objetivo é trazer para as comunidades relatos de pessoas que são referências no combate ao crime e situações de desastres e vulnerabilidade. São ações de visibilidade nacional que nos trazem conceitos e aplicações que podem ser utilizados por nós, posteriormente. E tais fatos nos mostram que os problemas começam de forma pequena, mas se ampliam. Então, precisamos saber como agir".

 
A palestra, ministrada pelo coronel Malbatan Leal, expôs o funcionamento da ação do Exército nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro: "Foi abordada, durante a apresentação, a operação do Exército no Rio de Janeiro, em 2011 e 2012, combatendo a criminalidade nessas áreas. Com a ação, foi possível promover um ambiente seguro e estável nos complexos".

De acordo com o militar, a experiência vivida no Rio de Janeiro serve de exemplo para promover ações preventivas: "O objetivo é divulgar as experiências vividas e mostrar os problemas vivenciados nos complexos, repassando conhecimento para que a população possa atuar de forma preventiva na cidade. É uma forma de evitar que situações parecidas atinjam a mesma gravidade".

Para o engenheiro Marcus Vinicius, todos os encontros realizados pelo Nupdec ajudam a ampliar a visão da população sobre diversos tipos de acontecimentos: "Nesta palestra, tivemos uma visão clara de que a falta de um órgão, como, por exemplo, a Polícia Militar, atuando sobre determinado local, traz riscos para a comunidade. Queremos divulgar essas experiências e oferecer conhecimento à população de Juiz de Fora".

*Informações com a assessoria de Comunicação da Defesa Civil pelo telefone 2104-8776.

Nenhum comentário:

Postar um comentário