sábado, 20 de dezembro de 2014

Vestibular proibido em dois cursos da Unipac JF

A Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), campus Juiz de Fora, recebeu sanções administrativas do Ministério da Educação (MEC) em razão de seu desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) do ano passado e no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Com isso, a instituição não pode mais promover novos vestibulares para o curso de graduação em medicina veterinária e o tecnológico em gestão ambiental. A unidade local também está proibida de ampliar ou diminuir o número de vagas, elaborar novos programas de pesquisa e atividades de extensão e criar novos cursos de biomedicina, fisioterapia, medicina e nutrição. Todas estas graduações, incluindo as duas proibidas de promover vestibular, receberam conceito 2 no CPC e no Enade, sendo que medicina veterinária e gestão ambiental são reincidentes. A perda de autonomia determinada pelo MEC afeta todos os seis cursos. Conforme o MEC, são considerados insatisfatórios resultados 1 e 2, em uma escala que pode ir até 5.
Em todo o país, 27 cursos, incluindo os dois da Unipac, estão com os exames de vestibular suspensos. Com relação à perda de autonomia, foram 123 em todo o país. Nenhuma outra faculdade de Juiz de Fora foi impactada com o resultado. A Tribuna entrou em contato nesta sexta-feira (19) com o diretor da unidade local, Gilberto Esteves, que confirmou o problema. Porém, ele informou que Unipac apenas irá se pronunciar sobre o assunto quando for comunicada oficialmente pelo MEC. “Por enquanto só tenho notícias através da imprensa, pois estou viajando e não tive acesso ao Diário Oficial da União (onde a decisão foi publicada).”
O Enade é aplicado aos estudantes de graduação durante o primeiro e o último ano do curso e tem como objetivo acompanhar o processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos alunos. Já o CPC é calculado no ano seguinte ao da realização do Enade e avalia o desempenho dos estudantes, o corpo docente, a infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos.
http://www.tribunademinas.com.br/vestibular-proibido-em-dois-cursos-da-unipac-jf/

Nenhum comentário:

Postar um comentário