sábado, 1 de março de 2014

JORNAL TRIBUNA DE MINAS - 02.03.14


4º Grupo de Artilharia de Campanha – Corrida da Paz


Juiz de Fora (MG)

No dia 23 de fevereiro, militares e civis da Guarnição de Juiz de Fora participaram da Corrida da Paz da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), com a partida e a chegada no 4º Grupo de Artilharia de Campanha. 

Foto: 4º Grupo de Artilharia de Campanha
www.exercito.mil.br

CAMISA DO ESPORTE CLUBE SÃO CARLOS NAS SEGUNDAS SEM LEI


Alerto o Brasil que este é só o 1º passo, diz Barbosa após absolvição no STF

Fernanda Calgaro e Guilherme Balza
Do UOL, em Brasília e em São Paulo

  • Bruno Spada/UOL
    Joaquim Barbosa, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), no início da sessão desta quinta-feira
    Joaquim Barbosa, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), no início da sessão desta quinta-feira
Após o STF (Supremo Tribunal Federal) absolver nesta quinta-feira (27) oito réus do mensalão da acusação por formação de quadrilha, o ministro Joaquim Barbosa fez um desabafo antes do intervalo da sessão. O presidente da Suprema Corte criticou os pares e, indiretamente, a presidente Dilma Rousseff, ao afirmar que se formou no tribunal uma "maioria de circunstância".


"Sinto-me autorizado a alertar a nação brasileira de que este é apenas o primeiro passo. Esta maioria de circunstância tem todo tempo a seu favor para continuar nessa sua sanha reformadora", disse. "Essa maioria de circunstância [foi] formada sob medida para lançar por terra todo um trabalho primoroso, levado a cabo por esta corte no segundo semestre de 2012", disse o ministro.


Quando fala em maioria circunstancial, Barbosa refere-se à nomeação dos ministros Luís Roberto Barroso eTeori Zavascki, indicados por Dilma para os lugares de Ayres Britto e Cezar Peluso, que em 2012 votaram pela condenação dos réus por formação de quadrilha. Barroso e Zavascki tiveram entendimento diferente dos antecessores e foram decisivos para absolver os réus.
Apesar de negar publicamente que irá se candidatar a algum cargo nas eleições de 2014, Barbosa teria recebido o convite do PSB para disputar uma vaga no Senado. Nos bastidores, comenta-se que o presidente do STF está cansado e pode deixar a Corte. Pela lei, Barbosa pode deixar o cargo até seis meses antes das eleições (abril) caso queira disputar algum cargo.
Por 6 votos a 5, o STF (Supremo Tribunal Federal) absolveu, em sessão nesta quinta-feira (27), oito réus do mensalão do crime de formação de quadrilha. Com isso, a pena do ex-ministro José Dirceu e do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares serão diminuídas e ambos vão deixar o regime fechado e ir ao semiaberto.

OITO RÉUS ABSOLVIDOS

  • Arte/UOL
    Clique na foto para ver como cada ministro votou no crime de formação de quadrilha
Hoje, apresentaram seus votos os ministros Teori Zavascki e Rosa Weber, que inocentaram os réus desta acusação,e Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e Joaquim Barbosa, que votaram pela manutenção da condenação. Ontem (26), Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski já haviam votado pela absolvição.
Além de Dirceu e Delúbio, o ex-presidente do PT José Genoino, os publicitários Marcos ValérioRamon Hollerbach e Cristiano Paz e os ex-dirigentes do Banco Rural Kátia Rabello e José Roberto Salgado estão sendo julgados novamente pela acusação de formação de quadrilha e terão as penas diminuídas.

CRONOLOGIA DO MENSALÃO

  • Nelson Jr/STF
    Clique na imagem e relembre os principais fatos do julgamento no STF

Crítica a Barroso e Zavascki

Em seu discurso, Barbosa criticou Barroso e Zavascki, os mais novos integrantes da Corte, por apresentarem cálculos em seus votos para demonstrar que a pena dos oito réus foi exagerada. "Ouvi argumentos tão espantosos como aqueles se basearam simplesmente em cálculos aritméticos e em estatísticas totalmente divorciadas da prova dos autos, da gravidade dos crimes praticados e documentados nos autos dessa ação penal", criticou, referindo-se aos votos dos novatos.
"Ouvi até mesmo a seguinte alegação: 'Eu não acredito que esses réus tenham se reunido para a prática de crimes'. Há duvidas de que eles se reuniram? De que se associaram? E de que essa associação perdurou por mais três anos? E o que dizer dos crimes que eles praticaram e pelos quais cumprem pena?", questionou o presidente da Corte.
Em seguida, Barbosa afirmou que era claro o papel que cada um desempenhava no esquema. Para o magistrado, o ex-ministro José Dirceu "se manteve na posição de líder e organizador da quadrilha até que o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) veio a público denunciar a quadrilha."
"Conforme se demonstrou fartamente", foi Dirceu "que encaminhou os deputados interessados para que recebessem a propina mediante agendamento com os réus Delúbio Soares e Marcos Valério", disse. "Não havia dúvida ainda do papel exercido por José Genoino como 'preposto' de José Dirceu no Partido dos Trabalhadores", acrescentou o presidente da Corte.
Ele disse ainda que Delúbio foi a "referência" dos parlamentares para saber "quanto receberiam, a data e o local" e que Valério foi a "fonte de todo o dinheiro ilícito", o "canal por onde circulou o dinheiro ilícito usado para distribuir aos deputados"
Ao encerrar sua sustentação, Barbosa disse que "esta é uma tarde triste para o STF". "Com argumentos pífios foi reformada, jogada por terra, extirpada, do mundo jurídico, uma decisão plenária sólida, extremamente bem fundamentada, que foi aquela tomada por este plenário no segundo semestre de 2012."

"Maior farsa da política"

Celso de Mello, o decano da Corte, também fez uma sustentação em tom de desabafo. O ministro disse que "quadrilha poderosa", "visceralmente criminosa", "se apoderou do governo".
Segundo o magistrado, que votou pela condenação de todos os réus por formação de quadrilha, houve "plena configuração do crime de quadrilha". "Os integrantes desta quadrilha agiram com dolo de planejamento, divisão de trabalho e organicidade."
O ministro ironizou declarações das defesas e apoiadores dos condenados, que acusam o julgamento do mensalão de ser "a maior farsa da história" da Justiça.
"A 'maior farsa da historia política brasileira' residiu, isso sim, nos comportamentos moralmente desprezíveis, cinicamente transgressores da ética republicana de delinquentes travestidos então da condição de altos dirigentes governamentais políticos e partidários, que fraudaram despudoradamente os cidadãos dignos de nosso país", declarou.
O decano encerrou sua fala dizendo que os réus do mensalão "nada mais são que meros e ordinários criminosos comuns".
Ampliar

O julgamento do mensalão no STF200 fotos

1 / 200
27.fev.2014 - O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski olha para o ministro Dias Toffoli durante julgamento dos recursos de oito réus do mensalão pelo crime de formação de quadrilha. Por 6 votos a 5, o STF (Supremo Tribunal Federal) os absolveu, em sessão nesta quinta-feira (27). Com isso, as penas do ex-ministro José Dirceu e do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares serão diminuídas e ambos se livram de cumprir suas penas em regime fechado Bruno Spada/UOL
http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2014/02/27/aviso-o-brasil-que-e-so-o-comeco-diz-barbosa-apos-derrota-no-stf.htm

BAILE DE CARNAVAL DO ESPORTE CLUBE SÃO CARLOS FOI UM SUCESSO


Na noite da última sexta-feira, 28 de fevereiro, o presidente José Maria Veloso e sua esposa Marlene receberam em grande estilo os amigos do Esporte Clube São Carlos para o seu já tradicional baile de carnaval, este ano encerrando os festejos de Momo.

Apesar da chuva torrencial que caiu sobre a cidade os amigos não deixaram de comparecer.

Muitos nomes notícias por lá estiveram, não vamos citar nominalmente para não cometermos o erro do esquecimento, as fotos abaixo registram as presenças.

Queremos deixar aqui registrado nossos agradecimentos especiais a querida amiga Ivete Gomes que capitaneou um grande número de amigos e novos amigos ao São Carlos.

Às amigas Conceição Dornelas, Solange Pipa, Walkyria Fagundes por seu apoio e dedicação para com o nosso clube.

Ao colunista Caca Salermo nossos sinceros agradecimentos pela presença constante, por todo apoio e amizade.

Ao vereador João do Joaninho por tudo que tem feito pelo São Carlos, por sua amizade e carinho para com toda nossa comunidade.















Amanhã postaremos mais fotos.

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - TEN CEL SYLVIO PESSOA DA SILVA




JUIZ DE FORA FOI PRIVILEGIADA NAS PROMOÇÕES DOS GENERAIS EM 31 DE MARÇO

Gen Juarez Aparecido de Paula Cunha, antigo comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, promovido a General de Exército.

Gen Walmir Almada Schneider Filho,  antigo comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, promovido a General de Divisão.

Gen Otávio Santana do Rêgo Barros,  antigo comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, assume a chefia do Centro de Comunicação Social do Exército em Brasilia.

Cel Eduardo de Paiva Maurmann, chefe do estado Maior da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, promovido a General de Brigada, assume a chefia do Centro de Operações do Comando Militar da Amazônia.

Cel Luis Henrique de Andrade, antigo chefe da IMBEL/JF, promovido a General de Brigada, assume a diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados.

Parabéns aos amigos e sucessos nas novas missões.

Montanha!

INFORMEX Nº 008 - DE 28 DE FEVEREIRO DE 2014 - MOVIMENTAÇÃO DE GENERAIS

Incumbiu-me o Sr Comandante do Exército de informar que apresentará ao Sr 
Ministro de Estado da Defesa, para encaminhamento à Exma Sra Presidenta da República, a seguinte proposta de movimentações de Oficiais Generais e de Coronéis: 

CARGOS DE OFICIAIS GENERAIS COMBATENTES


POSTO E NOME

SITUAÇÃO ATUAL
DESIGNADO
PARA
Gen Ex JOÃO CARLOS VILELA MORGERO
Cmt Op Ter
Cons Mil Confr Desarmt/Genebra
Gen Ex ADHEMAR DA COSTA MACHADO FILHO
Cmt Mil Sudeste
Ch EME
Gen Ex EDUARDO DIAS DA COSTA VILLAS BÔAS
Cmt Mil Amazônia
Cmt Op Ter
Gen Div Cmb GERSON MENANDRO GARCIA DE FREITAS
Proposto para promoção
(Cmt Mil Planalto)
Adido SGEx
Gen Div Cmb JUAREZ APARECIDO DE PAULA CUNHA
Proposto para promoção
(VCh Tec Info Com)
Cmt Mil Oeste
Gen Div Cmb ANTONIO HAMILTON MARTINS MOURÃO
Proposto para promoção
(VCh DECEx)
Cmt Mil Sul
Gen Div Cmb GUILHERME CALS THEOPHILO GASPAR DE OLIVEIRA
Proposto para promoção
(Cmt 12ª RM)
Cmt Mil Amazônia
Gen Div Cmb JOÃO CAMILO PIRES DE CAMPOS
Proposto para promoção
(Cmt 2ª RM)
Cmt Mil Sudeste
Gen Div Cmb JOSÉ CARLOS DOS SANTOS
Ch C Def Ciber
VCh DECEx
Gen Div Cmb EDSON LEAL PUJOL
Cmt F Paz ONU Missão Haiti
Sect Exec GSIPR
Gen Div Cmb ADERICO VISCONTE PARDI MATTIOLI
Dir Dpt Cat/MD
Dir Dpt CTI/MD
Gen Div Cmb EDUARDO JOSÉ BARBOSA
VCh Op Conj/MD
SCmt Op Ter
Gen Div Cmb MARIO LUCIO ALVES DE ARAUJO
3º SCh EME
Cmt 4ª RM
Gen Div Cmb RACINE BEZERRA LIMA FILHO
Cmt 6ª RM
Cmt Mil Planalto
Gen Div Cmb CARLOS ALBERTO NEIVA BARCELLOS
Ch CComSEx
Cmt 1ª RM
Gen Div Cmb CLÁUDIO COSCIA MOURA
4º SCh EME
Cmt 2ª RM
Gen Div Cmb PAULO SERGIO MELO DE CARVALHO
SCh Log Op/MD
Ch C Def Ciber
Gen Div Cmb LUIZ GUILHERME PAUL CRUZ
5º SCh EME
VCh EME
Gen Div Cmb ROBERTO JUNGTHON
2º SCh EME
VCh DEC
Gen Div Cmb ARTUR COSTA MOURA
Sect Ge Ex
Cmt 6ª RM
Gen Div Cmb DÉCIO LUÍS SCHONS
Dir Dpt D Mil/MD
SCh Pol Estrt/MD
Gen Div Cmb ANTONINO DOS SANTOS GUERRA NETO
Cmt CComGEx
VCh Tec Info Com
Gen Div Cmb CÉSAR AUGUSTO NARDI DE SOUZA
SCh Pol Estrt/MD
SCh Op/MD
Gen Div Cmb JOSÉ LUIZ JABORANDY JUNIOR
Cmt 8ª RM
Cmt F Paz ONU Missão Haiti
Gen Div Cmb JOSÉ CARLOS CARDOSO
Dir Sv Mil
Adido ESG/CAEPE
Gen Bda Cmb HUMBERTO FRANCISCO MADEIRA MASCARENHAS
Proposto para promoção
(1º SCh EME)
Cmt 8ª RM
Gen Bda Cmb ÁLVARO GONÇALVES WANDERLEY
Proposto para promoção
(Ch EM/CML)
SCh Log Op/MD
Gen Bda Cmb EDUARDO ARNAUD CYPRIANO
Proposto para promoção
(Ch GPG/CoLog)
Permanece
Gen Bda Cmb JOSÉ LUIZ DIAS FREITAS
Proposto para promoção
(Ch Gab EME)
3º SCh EME
Gen Bda Cmb LUIZ EDUARDO RAMOS BAPTISTA PEREIRA
Proposto para promoção
(Cmt 11ª RM)
Cmt 1ª DE
Gen Bda Cmb DECIO DOS SANTOS BRASIL
Proposto para promoção
(Ch CCFEx)
Permanece
Gen Bda Cmb AJAX PORTO PINHEIRO
Proposto para promoção
(Dir Edc S Mil)
Permanece
Gen Bda Cmb MARCOS ANTONIO AMARO DOS SANTOS
Proposto para promoção
(Sect Seg Pres GSIPR)
Permanece
Gen Bda Cmb WALMIR ALMADA SCHNEIDER FILHO
Proposto para promoção
(7º SCh EME)
Permanece
Gen Bda Cmb ANTONIO MAXWELL DE OLIVEIRA EUFRÁSIO
Proposto para promoção
(Dir Civ Inat P Asst Soc)
Permanece
Gen Bda Cmb LUIZ CLÁUDIO CYRILLO
Proposto para promoção
(Adido Mil EUA)
Permanece
Gen Bda Cmb CARLOS DOS SANTOS SARDINHA
Proposto para promoção
(Ch EM/CMSE)
Cmt 2ª DE
Gen Bda Cmb FERNANDO RODRIGUES GOULART
Proposto para promoção
(2º SCh COTer)
Permanece
Gen Bda Cmb PAULO SERGIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA
Proposto para promoção
(Ch EM/CMA)
Cmt 12ª RM
Gen Bda Cmb JOSÉ LUIZ JABORANDY RODRIGUES
Proposto para promoção
(Cmt 1ª Bda Inf Sl)
Ch APG/DGP
Gen Bda Cmb LAERTE DE SOUZA SANTOS
Proposto para promoção
(Cmt Avi Ex)
SCh Ap CLM/MD
Gen Bda Cmb CARLOS JOSÉ IGNACIO
Cmt 7ª Bda Inf Mtz
1º SCh EME
Gen Bda Cmb LOURIVAL CARVALHO SILVA
Cmt 4ª Bda C Mec
Dir Edc Tec Mil
Gen Bda Cmb RONALDO PIERRE CAVALCANTI LUNDGREN
Ch COp/CML
Ch EM/CML
Gen Bda Cmb MARCIO VELLOSO GUIMARÃES
Ch EM/CMS
Dir Obras Coop
Gen Bda Cmb OTAVIO SANTANA DO RÊGO BARROS
Asst Mil Cmdo ESG
Ch CComSEx
Gen Bda Cmb UBIRATAN POTY
Ch COp/CMA
Ch EM/CMA
Gen Bda Cmb SERGIO LUIZ GOULART DUARTE
Cmt 2ª Bda Inf Sl
2º SCh EME
Gen Bda Cmb ANTÔNIO CARLOS MACHADO FAILLACE
Cmt AD/1ª DE
Cmt 11ª RM
Gen Bda Cmb LUIZ CARLOS PEREIRA GOMES
Cmt EsSA
Sect Ge Ex
Gen Bda Cmb ANGELO KAWAKAMI OKAMURA
Cmt 8ª Bda Inf Mtz
Asst Mil Cmdo ESG
Gen Bda Cmb JOSÉ FERNANDO IASBECH
Adido EME
4º SCh EME
Gen Bda Cmb JOAREZ ALVES PEREIRA JUNIOR
Cmt 3ª Bda C Mec
5º SCh EME
Gen Bda Cmb AFONSO HENRIQUE IGNACIO PEDROSA
Cmt AD/3ª DE
Dir Sv Mil
Gen Bda Cmb GUIDO AMIN NAVES
Cmt 1ª Bda AAAe
Ch Gab EME
Gen Bda Cmb CARLOS ROBERTO PINTO DE SOUZA
Adido DCT
Cmt CComGEx
Cel Inf MARCOS ANDRÉ DA SILVA ALVIM
Proposto para promoção
Cmt EsSA
Cel Inf ANTONIO EUDES LIMA DA SILVA
Proposto para promoção
Ch EM/CMNE
Cel Art CARLOS ALBERTO MANSUR
Proposto para promoção
Cmt 1ª Bda Inf Sl
Cel Art SEVERINO DE RAMOS BENTO DA PAIXÃO
Proposto para promoção
Cmt AD/3ª DE
Cel Art ANTÔNIO CARLOS BARBOTEO PINTO
Proposto para promoção
Cmt 7ª Bda Inf Mtz
Cel Eng RIYUZO IKEDA
Proposto para promoção
Ch EM/CMSE
Cel Eng ANTONIO CÉSAR ALVES ROCHA
Proposto para promoção
Ch EM/CMN
Cel Inf PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA
Proposto para promoção
Ch EM/CMO
Cel Art JOÃO BATISTA BEZERRA LEONEL FILHO
Proposto para promoção
Cmt AD/1ª DE
Cel Art JOÃO CHALELLA JÚNIOR
Proposto para promoção
Cmt 1ª Bda AAAe
Cel Cav JOSÉ CARLOS BRAGA DE AVELLAR
Proposto para promoção
Cmt 13ª Bda Inf Mtz
Cel Com LUIZ CLÁUDIO GOMES GONÇALVES
Proposto para promoção
Adido DCT
Cel Cav ARNALDO ALVES DA COSTA NETO
Proposto para promoção
Cmt 3ª Bda C Mec
Cel Inf ACHILLES FURLAN NETO
Proposto para promoção
Cmt Avi Ex
Cel Inf ANTONIO MANOEL DE BARROS
Proposto para promoção
Cmt 2ª Bda Inf Sl
Cel Mat Bel LUCIANO JOSE PENNA
Proposto para promoção
Ch EM/CMS
Cel Eng ANDRÉ LUIZ SILVEIRA
Proposto para promoção
Cmt 8ª Bda Inf Mtz
Cel Art RICHARD FERNANDEZ NUNES
Proposto para promoção
Cmt 14ª Bda Inf Mtz
Cel Cav RUI YUTAKA MATSUDA
Proposto para promoção
Cmt 4ª Bda C Mec
Cel Cav JORGE ANTONIO SMICELATO
Proposto para promoção
Ch COp/CML
Cel Inf EDUARDO PAIVA MAURMANN
Proposto para promoção
Ch COp/CMA

CARGOS DE OFICIAIS GENERAIS ENGENHEIROS MILITARES
POSTO E NOME
SITUAÇÃO ATUAL
DESIGNADO PARA
Gen Div Eng Mil RODRIGO BALLOUSSIER RATTON
Cmt IME
VCh DCT
Gen Bda Eng Mil WALDEMAR BARROSO MAGNO NETO
Proposto para promoção
(Dir Fisc Prod Ct)
Cmt IME
Cel Eng Mil DECÍLIO DE MEDEIROS SALES
Proposto para promoção
Ch CITEx
Cel Eng Mil LUIS HENRIQUE DE ANDRADE
Proposto para promoção
Dir Fisc Prod Ct

CARGOS DE OFICIAIS GENERAIS INTENDENTES
POSTO E NOME
SITUAÇÃO ATUAL
DESIGNADO PARA
Gen Div Int JOSÉ CARLOS NADER MOTTA
Dir Abst
SSect Econ Fin
Gen Div Int JOSÉ ORLANDO RIBEIRO CARDOSO
SCh Ap CLM/MD
VCh Log/MD
Gen Bda Int PAULO CESAR SOUZA DE MIRANDA
Proposto para promoção
(Ch C Intr Ex)
Permanece
Gen Bda Int RICARDO MARQUES FIGUEIREDO
Ch CPEx
Dir Abst
Gen Bda Int EDUARDO CASTANHEIRA GARRIDO ALVES
A Esp O F
Dir G Esp
Gen Bda Int HELCIO DE FREITAS MARTINS
Dir G Esp
Ch CPEx



Gen Div CARLOS ALBERTO NEIVA BARCELLOS
Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército

http://www.sangueverdeoliva.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=485:movimentacao-de-oficiais-generais-mar-2014&catid=13&Itemid=105&lang=en