sábado, 8 de março de 2014

Vietnã detecta rastros de combustível após desaparecimento de avião

Aviões vietnamitas envolvidos nas buscas pelo Boeing da companhia aérea Malaysia Airlines, que desapareceu com 239 pessoas a bordo, identificaram rastros de combustível no Mar da China Meridional, segundo uma autoridade militar vietnamita.
"Dois de nossos aviões detectaram dois rastros de combustível de cerca de 15 a 20 km, em paralelo e a cerca de 500 metros um do outro", declarou ao vivo à televisão estatal o general Vo Van Tuan, acrescentando que navios foram enviados para o local.
As manchas têm similaridade com as quais deixaria o combustível da nave desaparecida.
O Boeing 777-200 no voo MH370 saiu de Kuala Lampur às 13h40 no horário de Brasília e deveria chegar às 19h30 (de Brasília) em Pequim. O avião teria perdido contato duas horas após decolar, segundo a empresa. A Malaysia Airlines ainda não falou sobre queda e prefere tratar o avião como desaparecido.
Mais cedo neste sábado (8), a Marinha do Vietnãinformou que o avião teria caído próximo do litoral da ilha vietnamita de Tho Chu, no sul do país. O Alto Comando da Marinha vietnamita acrescentou em comunicado que o avião teria caído nas águas do Golfo da Tailândia, entre a Malásia e o Vietnã, a cerca de 300 quilômetros da ilha de Tho Chu, na província vietnamita de Kien Giang.
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mapa avião desaparecido malásia  (Foto: Arte/G1)
A companhia aérea informou que equipes de resgate da Malásia, Cingapura e Vietnã fazem buscas com navios na região onde o avião teve sua última localização conhecida. Buscas aéreas serão retomadas na manhã de domingo (início da noite de sábado no horário de Brasília).
A aeronave tinha 239 pessoas a bordo (227 passageiros, com 2 crianças, e 12 tripulantes). Todos os tripulantes eram da Malásia. Os passageiros têm 14 nacionalidades: 153 da China ou de Taiwan (incluindo uma criança), 38 da Malásia, sete da Indonésia, seis da Austrália, cinco da Índia, quatro da França, três dos Estados Unidos (incluindo uma criança), dois da Nova Zelândia, dois da Ucrânia, dois do Canadá, um da Rússia, um da Itália, um da Holanda e um da Áustria. Veja a lista com os nomes dos passageiros.
O voo MH370 fez o último contato com controladores de tráfego aéreo quando estava a 120 milhas náuticas a leste da cidade malaia de Kota Bharu, na costa do país, disse o presidente da companhia aérea, Jauhari Yahya.
O site de rastreamento de voos flightaware.com mostrou o avião voando para nordeste sobre a Malásia, depois de ter decolado. O avião subiu para uma altitude de 35 mil pés e desapareceu dos registros um minuto depois, enquanto ainda estava ganhando altitude.
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Imagem de arquivo mostra o Boeing 777-200ER saindo o aeroporto Roissy-Charles de Gaulle, em 26 de dezembro de 2011. O avião está desaparecido no Golfo da Tailândia (Foto: Laurent Errera / AP Photo)Imagem de arquivo mostra o Boeing 777-200ER saindo o aeroporto Roissy-Charles de Gaulle, em 26 de dezembro de 2011. O avião está desaparecido no Golfo da Tailândia (Foto: Laurent Errera / AP Photo)

08 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER


História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).



sexta-feira, 7 de março de 2014

1ª Divisão de Exército – Solenidade


Rio de Janeiro - No dia 21 de fevereiro, a 1ª Divisão de Exército realizou as atividades comemorativas do 69ª aniversário da Tomada de Monte Castelo, ). A primeira atividade foi a inauguração do Mirante Major Apollo Miguel Rezk, no Campo de Instrução do Gericinó. Ocorreram o lançamento do livro "Major Apollo, O Herói Esquecido", de autoria do Tenente da reserva Sérgio Pinto Monteiro; descerramento de placa pela filha do homenageado, Sra Nádia Rezk Cunha, e formatura. 
Em especial homenagem, ocorreu uma solenidade de descerramento de placa denominativa do Palácio Marechal Mascarenhas de Moraes, Quartel-General da 1ª Divisão de Exército, pelo o Coronel Roberto Mascarenhas de Moraes, neto do homenageado. 
O Comandante Militar do Leste, o General de Exército Francisco Carlos Modesto, presidiu a cerimônia, que foi acompanhada pelo Comandante da 1ª Divisão de Exército, General de DivisãoJosé Alberto da Costa Abreu, por Oficiais Generais da Reserva e da Ativa, representantes da Associação de Ex-Combatentes e por autoridades civis e militares.

Foto: 1ª Divisão de Exército

Foto: 1ª Divisão de Exército

Foto: 1ª Divisão de Exército

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Comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha) – Solenidade


Juiz de Fora (MG)
Dia 21 de fevereiro, o Comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha) comemorou o 69º aniversário da Tomada de Monte Castelo. A cerimônia contou com a presença do Comandante da Brigada, General de Brigada Francisco Mamede de Brito Filho, de autoridades civis e militares e de pracinhas que, há 70 anos, deslocaram-se para combater nas terras italianas o nazifascismo. 
Foto: SC Silvio
Foto: SC Silvio

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4º Grupo de Artilharia de Campanha – Visita


Juiz de Fora (MG)
No dia 25 de fevereiro, o 4º Grupo de Artilharia de Campanha recebeu visita de uma comitiva estrangeira, composta por professores doutores dinamarqueses e ingleses, uma doutoranda francesa e um alemão em Estudos Militares, com ênfase em operações de paz. 
A comitiva participou de uma formatura e  assistiu a uma palestra institucional.
Foto: 4º Grupo de Artilharia de Campanha
Foto: 4º Grupo de Artilharia de Campanha

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17º Batalhão Logístico – Formatura

Juiz de Fora (MG)
No dia 26 de fevereiro, o 17º Batalhão Logístico realizou uma formatura em comemoração a seus 99 anos. Em homenagem à data, foi realizada entrega de Diploma Amigo Batalhão a diversas personalidades civis e militares. 
O Batalhão recebeu uma Monção de Aplauso cedida pela Câmara de Vereadores de Juiz de Fora (MG) e contou com a presença do Sr Pedro Bismark
A solenidade foi presidida pelo Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, General de Brigada Francisco Mamede de Brito Filho.

Foto: 17º Batalhão Logístico
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JORNAL TRIBUNA DE MINAS - 07.03.14


ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - 07.03.14

José Luiz Benatti

Rômulo Figueirôa


quinta-feira, 6 de março de 2014

Divulgado calendário do Ranking de Corridas

06 de Março de 2014 - 20:07

Por Tribuna


A Corrida da Saúde Suprema/Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), que acontece no dia 30 de março, vai abrir o calendário da 28ª edição do Ranking PJF de Corridas de Rua. Além desta, há mais 12 provas programadas para este ano. A última será a Corrida do Asfalto de Chácara e está marcada para o dia 7 de dezembro. Uma das novidades para 2014 é o retorno da Volta da Deusdedith, no dia 10 de agosto, e a Corrida Mercedes Benz, em 23 de novembro. Além disso, duas novas provas foram integradas pela primeira vez: a Corrida Speed of Sound, no dia 10 de maio, e a Corrida da Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora (Ascomcer).
Neste ano só pontuarão por equipe os atletas que chegarem entre os 50 primeiros colocados em cada prova. Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Francisco Canalli, essa mudança aconteceu em função de um pedido de alguns participantes e organizadores. "Antes a equipe precisava ter cinco atletas concluindo a prova para pontuar. O grande ganho para 2014 foi a chegada de novas provas, o que irá proporcionar mais compromisso com o ranking", explicou. 
Run Series
Antes da abertura do ranking oficial de Juiz de Fora, uma prova aquece o calendário local. O Track&Field Run Series está marcado para o dia 16 de março, no Independência Shopping. As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste link. O regulamento da prova também pode ser conferido neste endereço.
http://www.tribunademinas.com.br/esporte/divulgado-calendario-do-ranking-de-corridas-1.1429443

Papa revela que carrega sempre a cruz que 'roubou' de um sacerdote

Cruz pertencia a padre argentino que morreu em Buenos Aires.
Ele a leva sempre consigo em um bolso de sua batina na altura do peito.

Da EFE
Papa Francisco chega à Praça São Pedro para a audiência pública desta quarta-feira (26) no Vaticano (Foto: Vicenzo Pinto/AFP)Papa Francisco chega à Praça São Pedro para a
audiência pública desta quarta-feira (26) no
Vaticano (Foto: Vicenzo Pinto/AFP)
Papa Francisco revelou nesta quinta-feira (6) em uma audiência aos párocos de Roma um episódio de sua vida em que roubou do caixão de um amigo argentino padre a cruz do rosário que ele segurava entre as mãos e que desde então a leva sempre consigo.
Em uma audiência aos párocos de sua diocese, já que o Papa é bispo de Roma, Francisco destacou a importância da "misericórdia" entre os sacerdotes.
Para isso, contou a história de Aristide, um padre idoso da paróquia do Santíssimo Sacramento de Buenos Aires, que era muito conhecido por ser um grande confessor e que inclusive foi ordenado para confessar João Paulo II durante sua visita à Argentina.
Francisco explicou que naquela época era vigário geral e que, quando soube da morte do sacerdote, foi ao funeral se surpreendeu porque não havia quase ninguém, apenas duas idosas o velando.
Então, explicou, foi comprar flores e as colocou ao lado do caixão, e não resistiu ao ver a cruz do terço que o sacerdote estreitava entre suas mãos e "pouco a pouco" e sem ser visto a arrancou e a introduziu no bolso.
"Espero só ter metade da misericórdia que tu tiveste", teria dito o papa no momento.
Francisco acrescentou que "o papa não tem uma camisa com bolsos", por isso revelou que carrega um bolsinho em sua batina na altura do peito para levar sempre consigo essa cruz.
"Quando me vem um mal pensamento sobre alguém levo sempre a mão ao peito para tocar essa cruz", afirmou.
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/03/papa-revela-que-carrega-sempre-cruz-que-roubou-de-um-sacerdote.html

Drone grava imagens impressionantes de golfinhos e baleias

BRUNO CALIXTO
06/03/2014 16h10 - Atualizado em 06/03/2014 20h00

O capitão Dave Anderson, que comanda um barco de uma empresa de observação de baleias na Califórnia, Estados Unidos, decidiu ver animais marinhos de uma forma diferente. Ele acoplou uma câmera em um drone - um pequeno veículo aéreo não tripulado - e sobrevoou uma "debandada" de golfinhos. O resultado são cinco minutos de imagens belíssimas de dezenas de golfinhos nadando e saltando juntos, em um vídeo que já recebeu mais de 3 milhões de acessos em menos de um mês.
O vídeo mostra os golfinhos reunidos em um grande grupo, mantendo uma formação vertical, claramente identificada nas imagens aéreas. Esse tipo de agrupamento é comum na espécie, mas até hoje biólogos ainda não sabem ao certo porque eles se comportam dessa maneira. As principais hipóteses são para buscar alimentos, se defender de predadores e se aproximar de possíveis parceiros para a reprodução. O vídeo também mostra baleias, inclusive uma nadando junto com seu filhote.
As imagens são possíveis graças ao uso de drones. Esses "robôs" aéreos são usados principalmente em missões militares, gerando grande controvérsia. Mas cientistas já veem potencial na utilização para a conservação. "Eu sou apenas um cara com um drone", disse o capitão Anderson, à National Geographic. "Mas há mais pessoas como eu que gostariam de usar esse equipamento para ver a natureza. Imagine o quanto não podemos conhecer se fizermos isso juntos?".
http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2014/03/drone-grava-imagens-impressionantes-de-bgolfinhos-e-baleiasb.html

WhatsApp será pago

WhatsApp libera o uso de seu serviço aos novos usuários por um ano, gratuitamente. Após esse período, é preciso pagar uma assinatura anual no valor de US$ 0,99 (R$ 2,36) para continuar usando o aplicativo. Antes do prazo vencer, entretanto, o app informa sobre a necessidade do pagamento. Por isso, o TechTudo preparou este tutorial para ensinar como realizar a realizar o pagamento e a visualizar quantos meses ainda faltam para deixar de usar o serviço como cortesia. Confira:
Passo 1. Abra o WhatsApp, clique no botão Menu do seu aparelho e selecione ‘Configurações’;
Menu principal do WhatsApp (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Menu principal do WhatsApp (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)
Passo 2. Clique em ‘Informações da conta’;
Configurações do aplicativo WhatsApp (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Configurações do aplicativo WhatsApp (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)
Passo 3. Clique em ‘Informações de pagamento’;
Informações da conta do WhatsApp (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Informações da conta do WhatsApp (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)
Passo 4. Veja que no alto da tela, logo abaixo do número do seu celular, o app informa a validade do serviço. No exemplo abaixo, o pagamento deverá ser feito a partir de 29 de novembro deste ano;
Informações sobre a validade da assinatura (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Informações sobre a validade da assinatura (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)


Passo 5. Escolha uma opção de pagamento (algumas operadoras de celular podem fazer a cobrança direto no plano. Para os usuário com Android é possível pagar usando o Google Wallet e cartão de crédito; e os usuários do iPhone usando o cartão de crédito). Você pode optar por renovar a assinatura por um ano, três anos ou cinco anos.
Pagamento da assinatura anual do aplicativo (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Pagamento da assinatura anual do aplicativo (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/03/veja-como-pagar-o-whatsapp-e-renovar-sua-assinatura-no-android.html

E.C. SÃO CARLOS - PROGRAMAÇÃO PARA O MÊS DE MARÇO


ALISTAMENTO MILITAR 2014



Jovem, você completa 18 anos de idade em 2014 e esperou o carnaval para começar o ano? 

Lembre-se do alistamento militar! 

O período de inscrição vai até o último dia útil do mês de junho.

A documentação exigida é a certidão de nascimento ou um documento equivalente, além de uma foto recente, tamanho 3x4.

Pense na possibilidade de seguir a carreira militar.

Procure a Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência.

Morre em São Paulo aos 66 anos o deputado tucano Sérgio Guerra



Ex-presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra Foto: PSDB / Divulgação
Ex-presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra PSDB / Divulgação
BRASÍLIA- Ex-presidente nacional do PSDB, o deputado federal Sérgio Guerra, morreu na manhã desta quinta-feira aos 66 anos no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internado havia 15 dias. O pernambucano lutava contra um câncer de pulmão.
A informação foi transmitida pelo deputado Bruno Araújo (PSDB-PE) aos colegas, segundo a assessoria da liderança do partido na Câmara. De acordo com o site da legenda, o parlamentar será velado e enterrado em Recife.
Sérgio Guerra estava internado por conta de uma pneumonia. Desde que descobriu o câncer, ele foi submetido a duas cirurgias no cérebro, por onde a doença se alastrou, além de fazer tratamentos com radioterapia.
Guerra estava em São Paulo submetendo-se a um tratamento de combate ao câncer de pulmão. Economista, empresário e criador de cavalos de raça, ele presidiu o PSDB Nacional de 2007 a 2013.
Segundo nota do partido, Guerra militou no movimento estudantil e deixa quatro filhos. Foi secretário estadual de Indústria, Comércio e Turismo e de Ciência e Tecnologia em Pernambuco durante o governo de Miguel Arraes.
No ano de 2012, Guerra implementou um processo de reestruturação do partido, implementando mudanças na comunicação com mais incentivos no uso das redes sociais, como Facebook e Twitter. Também estimulou os vários setores da sociedade a participar do debate político, como mulheres, jovens, sindicalistas, movimentos sociais e de etnia.
No Congresso, Guerra propôs o Fundo de Apoio ao Biodiesel e a a regulamentação da atividade de propaganda comercial na modalidade de mídia exterior. Também integrou comissões parlamentares de inquérito (CPIs) e o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.
No ano passado, ele participou das comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional e da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul.
Principal entusiasta da candidatura de Aécio Neves à Presidência da República, a quem entregou o comando do PSDB em maio do ano passado, Guerra sempre acreditou que as rusgas entre o senador mineiro e José Serra, que pleiteava também sair candidato à sucessão de Dilma Rousseff, seriam superadas.
Na época, ele definiu como salutar um número maior de concorrentes ao Palácio do Planalto, e reconheceu que as duas pré-candidaturas (Aécio e Eduardo Campos) iriam dificultar a reeleição da presidente Dilma, e acabar com "a reserva de mercado de votos".
Ainda presidente do PSDB, Sérgio Guerra chegou a cobrar uma presença maior de Aécio nos debates que antecipam a sucessão presidencial para 2014. Na opinião do tucano, o político mineiro deveria assumir papel mais relevante nas discussões de interesses nacionais e consolidar a liderança que se espera dele para construir uma candidatura competitiva, assim como o partido deve ‘recalibrar’ o discurso se quiser vencer.
No Twitter, o PSDB lamentou a morte do parlamentar.
“É com tristeza que informamos o falecimento do ex-presidente nacional do PSDB e presidente do ITV, deputado federal Sérgio Guerra.”, publicou o partido no microblog.
O site do partido também emitiu nota lamentando a morte do pernambucano e exaltando sua biografia:
"É com pesar que o PSDB Nacional informa que o presidente do Instituto Teotonio Vilela (ITV) e do diretório do partido em Pernambuco, o deputado federal Sérgio Guerra, de 66 anos, morreu nesta quinta-feira (6) pela manhã, em São Paulo, no Hospital Sírio Libanês. Ele estava internado há 15 dias e morreu em decorrência de uma pneumonia que agravou o estado geral de saúde. O tucano será velado e enterrado no Recife (PE).
http://oglobo.globo.com/pais/morre-em-sao-paulo-aos-66-anos-deputado-tucano-sergio-guerra-11798324


  

Toinho Gomes vence concurso de marchinhas de São João del Rei

06 de Março de 2014 - 06:00

Por Tribuna


O lirismo que Adriano Brandão de Oliveira e Antonio Carlos Gomes, compositores de Juiz de Fora, empregaram em "O baile" conquistou os jurados do 1º Concurso de Marchinhas de São João del Rei, realizado na última terça-feira. "Hoje você me abandona/ Me deixa aqui neste quintal/ Mas nos dias de folia/ Em minha companhia você era o tal", defendeu Dionysia na interpretação da canção. Eles voltaram para casa com o primeiro lugar, sendo contemplada com um cheque no valor de R$ 2.500. O terceiro lugar, premiado com R$ 1mil, ficou com o juiz-forano Thiago Miranda e sua divertida "Nós, os carecabeludos!". "Não é uma marchinha irreverente, segue mais a linha de 'Bandeira Branca'. Tem um andamento mais lento. Por isso, chamamos de marcha rancho. Há uma maior preocupação com a letra, diferentemente, do que acontece canções, como 'Mamãe eu quero', em que o refrão é mais importante. A marcha rancho tem que ser entendia em toda sua estrutura", comenta Oliveira.
Ter que levar sua própria banda, item constante no regulamento, poderia ter prejudicado Oliveira e Gomes. Contudo, a norma tornou-se um facilitador para a dupla. "A Dionysia cantou muito bem, queríamos uma voz feminina, e os músicos que a acompanharam fizeram um trabalho excelente", destaca Oliveira, fazendo referência a Márcio Gomes (pandeiro), Fernando César (violão de sete cordas) e Lucas Dantas (flauta). "No concurso aqui da cidade, temos a obrigação de levar só o intérprete. Lá, temos que levar os instrumentos também."
Já conhecida de quem frequenta a roda de samba de Thiago Miranda, "Nós, os carecabeludos", levada ao palco ainda por Arthur Miranda e Mariana Assis, tem a pretensão de brincar com o seu próprio autor, além de fazer referência à "Nós os carecas", de Arlindo Marques Jr. e Roberto Robert. "Há dois anos não corto o cabelo. As pessoas acham que é porque quero esconder a careca, mas não é. À medida que ele cresce, a calvície é ainda mais realçada. Meu pai é careca. Resolvi brincar com essa condição.", conta Miranda, que, há dois anos, aposta no sucesso da composição. "Ela não foi aprovada no concurso daqui, e eu não entendia o motivo. Quando toco, o pessoal se amarra. A resposta do público é muito bacana", afirma o músico, defensor da música que faz crítica social. "A gente tem que botar a boca no trombone. Posso falar dos outros, mas também falo de mim. O grande barato é colocar a opinião na roda."
O êxito na empreitada animou Miranda a planejar o lançamento de um CD com marchinhas de carnaval. Aliás, brevemente, ele vai tirar do forno o disco "Música e palavras", que ganhou apoio da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura. O segundo lugar ficou com André Pereira de Castro e Deosdete Nascimento de Souza, autores de "É o pinga, pinga."

EDITORIAL DA TRIBUNA DE MINAS - Eu fui multado

06 de Março de 2014 - 06:00


Por VANDERLEI TOMAZ - COLABORADOR

E é verdade. Minha mãe estava internada, e eu dirigia pela Rua da Bahia rumo ao hospital. O celular tocou. Era minha irmã, e, então, preocupado com o assunto, atendi. Acho que a conversa não durou dois minutos, mas fui flagrado. Ao desligar, estava no cruzamento e percebi que na calçada havia um policial que me observou. Segui meu destino, com a certeza de que fui multado por dirigir falando ao telefone. Passado um tempo, não é que a multa chegou? Não o culpo por isso, afinal, ele cumpria o seu dever.
Hoje, reflito sobre a máquina arrecadadora formada pelos milhares de radares instalados no país. O que se arrecada em multas possivelmente é maior que o orçamento de muitas cidades. Se existem radares é porque existem infratores no trânsito. Outro dia, um amigo comentou, chateado, que foi multado por ter avançado no sinal vermelho. Também disse que já havia sido flagrado por excesso de velocidade. E praguejava contra as autoridades pelos fatos indefensáveis. Comentei que a sinalização sobre os limites permitidos e os semáforos foram feitos para quem respeita o trânsito. E tem o objetivo de discipliná-lo. Radares são para quem não cumpre a legislação. Isso protege motoristas e pedestres que agem corretamente. E estes instrumentos estão ficando cada vez mais sofisticados! Antes, se multava pelo excesso de velocidade. Hoje, se multa por avanço de sinal e por parada em cima da faixa. É justo que seja penalizado quem age assim. Afinal, ele coloca em risco quem obedece às regras do trânsito.
Mas é possível mudar isso a partir de uma grande campanha informando às pessoas quantas multas são aplicadas e quanto se paga por elas. Poderia ser dito quem fabrica, dá manutenção e opera estes instrumentos e quanto arrecadam por suas instalações. Não defendo aqui sua retirada, mas é um aviso aos distraídos de plantão (como eu fui) que, se as infrações diminuírem, não haverá sentido para essas empresas continuarem faturando e produzindo outras máquinas inteligentes. Estão ali porque alguns dirigem mal. E para eles foram fabricadas, já que garantem seu lucro. Não respeitam quem dirige na mesma via e nem o desprotegido do pedestre que a atravessa. Se a indústria das multas quebrar, não haverá condições de se manter radares funcionando. Fica caro. Cabe a nós o desafio de não querer participar desse orçamento.
Resolvi escrever este texto - com indignação e sem nenhuma ironia - porque, outro dia, eu atravessava a Avenida Rio Branco, na faixa e com o sinal aberto para pedestre, e quase fui atropelado por alguém que passou feito um louco avançando o sinal. Ainda é cedo para mim. Não me interessa virar manchete, ser nome de rua e nem à minha família receber uma coroa de flores por causa de um irresponsável solto nas ruas. Honestamente, tomara que ele tenha sido fotografado pelo semáforo inteligente. Com certeza, estará colaborando financeiramente para a permanência daquilo que ele odeia, mas que foi posto ali para me manter vivo. Se o fabricante fatura ou não, não será em cima de mim que irá lucrar.
http://www.tribunademinas.com.br/opini-o/artigo-do-dia/eu-fui-multado-1.1428857
Comentário do amigo e especialista em trânsito: José Luiz Britto Bastos
COMENTÁRIO AO ARTIGO DE AUTORIA DE TOMAZ, PUBLICADO NA TRIBUNA DE MINAS DE HOJE (06-03) INTITULADO “EU FUI MULTADO”. 


Caro Vanderlei Tomaz, conforme o teor do seu artigo publicado na Tribuna de Minas de hoje, 06-03-2014, você foi multado por ter infringido o inciso VI do artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (falar ao celular dirigindo). 
Assim como você centenas de milhares de motoristas no país, no mesmo momento, devem ter cometido infrações de trânsito e por isso foram (penalizados, punidos) multados. No seu caso, por pura sorte havia no local do cometimento da infração um agente de trânsito, se não houvesse, muito provavelmente, você ficaria impune por praticar um ato proibido por Lei. 
Você fala em “maquina arrecadadora formada por milhares de radares”, me desculpe, mas como homem público e futuro candidato a deputado federal ou estadual, não lhe fica bem dizer tamanho despautério. 
A fiscalização de trânsito infelizmente não dispõe de pessoal suficiente para fiscalizar toda a cidade e punir exemplarmente os infratores da lei, por isto a tecnologia pesquisou e criou a fiscalização eletrônica de trânsito e graças a ela, com fidelidade e precisão tem sido possível evitar e reduzir acidentes de trânsito nas vias obrigando condutores de veículos automotores a respeitarem as lei de trânsito. 
Ao município não interessa multar ninguém, a multa é uma penalidade imposta a quem por alguma razão deixa de cumprir uma norma estabelecida pela lei. Ao Estado sim, em sua concepção maior e total, interessa a cobrança de impostos, taxas e contribuições de melhorias, esta é a arrecadação que, de fato, lhe interessa jamais a arrecadação de multas.
 O fato é que no Brasil, há uma cultura errônea através da qual todos procuram justificar a prática de negligências e a imprudências, como se vítimas fossem de seus próprios erros. No fundo, a sua indignação talvez não proceda, pois tanto falar ao celular dirigindo, quanto avançar um sinal vermelho são infrações de trânsito, muita das vezes de graves consequências. 
Mas, certamente você e todos os motoristas brasileiros não fariam nada disso se o valor das multas fosse hoje superior em 10 (dez) vezes o valor atual- é o que está para acontecer a qualquer momento-, nesse caso, tenho absoluta certeza, de que todos refletiriam bastante antes de agirem contrariamente à lei. 
Quando mexem no nosso bolso as punições se tornam bem mais incômodas.
https://www.facebook.com/joseluiz.brittobastos?fref=ts