sexta-feira, 2 de maio de 2014

Acidente deixa pelo menos 2 mortos na BR-267

02 de Maio de 2014 - 13:50


Batida aconteceu por voltas das 13h desta sexta. O carro, com placa do Rio e de modelo ainda não identificado, ficou destruído

Por Michele Meirelles

Atualizada às 16h11

Um acidente entre um carro e um caminhão, na BR-267, próximo à entrada de Sarandira, deixou duas pessoas mortas. Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros, por volta de 13h desta sexta-feira (2), o Volkswagen Fox, com placa do Rio de Janeiro, trafegava em direção a Bicas, quando colidiu com o caminhão, com placa de Juiz de Fora, que seguia no sentido contrário e estava carregado com areia.

Com a batida, o carro ficou completamente destruído. O caminhão saiu da pista, bateu em árvores e parou em uma área de baixada. O condutor teve ferimentos leves. Dois homens que estavam no carro morreram na hora. As vítimas ainda não foram identificadas.

http://www.tribunademinas.com.br/cidade/acidente-deixa-pelo-menos-2-mortos-na-br-267-1.1453828

SAU - Operação busca coibir comércio ambulante irregular em Juiz de Fora

Com o objetivo de coibir o comércio ambulante irregular e orientar os ambulantes licenciados quanto às normas de funcionamento em Juiz de Fora, a Secretaria de Atividades Urbanas (SAU) realiza a Operação “Cidade para Todos”. Segundo a assessoria da pasta, as ações ocorrem durante todo o mês de maio em dias específicos, que não podem ser divulgados.

A iniciativa mobiliza todos os fiscais da secretaria e conta com o apoio da Polícia Militar (PM), Guarda Municipal e Policia Civil. Ainda de acordo com a assessoria da SAU, um balanço das primeiras ações será divulgado no fim da tarde desta sexta-feira (2).

A primeira atividade foi realizada na última quarta-feira (30), quando os fiscais percorreram as avenidas Getúlio Vargas e Rio Branco e as ruas Halfeld, Mister Moore, Batista de Oliveira, São João, Santa Rita, Floriano Peixoto e Marechal Deodoro.

http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2014/05/operacao-busca-coibir-comercio-ambulante-irregular-em-juiz-de-fora.html

MAIS UM JOVEM ASSASSINADO EM JUIZ DE FORA

Um jovem de 22 anos foi assassinado a tiros, na noite desta quarta-feira (30), em Igrejinha, Zona Norte de Juiz de Fora. De acordo com informações da Polícia Militar, por volta das 22h, Jordano da Silva Rodrigues estava na Rua Arno Krambeck Duque, quando foi surpreendido por dois criminosos em uma motocicleta. Portando duas armas, a dupla abriu fogo contra a vítima, que ainda tentou correr para escapar dos disparos, mas acabou sendo alvejada. Mesmo com o rapaz já caído em via pública, os bandidos ainda desembarcaram do veículo e executaram a vítima com mais dois tiros na cabeça.

O Samu foi acionado e confirmou o óbito no local. Peritos da Polícia Civil realizaram os levantamentos, e o corpo foi encaminhado para necropsia no Instituto Médico Legal (IML). O número de disparos que atingiram Jordano não foi informado, mas pelo menos oito tiros foram ouvidos por moradores. A motivação do crime também não foi esclarecida. Os criminosos fugiram logo após o assassinato em direção à BR-040. Como um dos suspeitos seria do Bairro São Judas, também na Zona Norte, militares realizaram rastreamento naquela região, mas ninguém foi preso. 

O crime será investigado pela Delegacia Especializada de Homicídios.

http://www.tribunademinas.com.br/cidade/jovem-e-executado-a-tiros-em-igrejinha-1.1453678

A logo da Feijoada CR 2014, assinada pelo talentoso 'designer' Carlos Torres.


RESERVAS DE CAMISETA-CONVITE PELO 3215.3123

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - GEN DIV WALMIR SCHNEIDER DE ALMADA FILHO

Aniversariou ontem, 01 de maio, nosso chefe e amigo, Gen Schneider.

Nossos cumprimentos, desejando-lhe muitas felicidades, saúde e paz sempre.

Saudoso e fraterno abraço.

Montanha!


quarta-feira, 30 de abril de 2014

Mãe de dançarino tem visão de lince e mostra-se especialista em armas e criminalística

mariadefatima_dg_01 Muito estranho – Mãe do dançarino Douglas Rafael, o DG, morto durante tiroteio entre policiais e traficantes do Morro do Pavão-Pavãozinho, na Zona Sul carioca, a auxiliar de enfermagem Maria de Fátima da Silva é especialista em quase tudo. Uma espécie de Aladim de saias, tamanho é o seu conhecimento sobre os mais variados assuntos.

Vivendo os quinze minutos de fama a que todos os mortais têm direito, segundo o finado artista plástico norte-americano Andy Warhol, Maria de Fátima é uma celebridade que emergiu de um cenário de tragédia que se alastra pelo País. 

Tão logo soube da morte do filho, a auxiliar de enfermagem afirmou que o bailarino fora torturado e assassinado por policiais, sem ao menos aguardar o resultado da perícia criminal. Uma declaração irresponsável, como já afirmou o ucho.info em matéria anterior, sem desconsiderar o fato de que DG foi vítima. 

Restando apenas saber de quem.

Horas depois do sepultamento do filho, Maria de Fátima rumou para São Paulo, onde contratou peritos estadunidenses para apurar o assassinato do bailarino. De volta ao Rio, a mãe de DG participou de manifestações contra a violência nas comunidades carentes, sem ao menos exibir um semblante de dor por conta do trágico caso. Douglas Rafael não mais vivia no Pavão-Pavãozinho, mas voltava com frequência ao morro onde cultivava amizades pouco ortodoxas. O que não justifica a sua morte, caso tenha sido provocada propositalmente por policiais.

Maria de Fátima recebeu um convite do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, para um encontro em palácio, mas a mãe do dançarino de chofre recusou, alegando que não participaria de nenhum ato político-eleitoral tendo a morte do filho como pano de fundo. Ou seja, a auxiliar de enfermagem mais uma vez mostrou ao universo uma nova especialidade: a clarividência.

Na segunda-feira (28), Maria de Fátima da Silva declarou que foi ameaça de morte. Disse a mãe de DG que caminhava pela ciclovia da Lagoa Rodrigo de Freitas quando um carro que supostamente a acompanhava reduziu a velocidade e, de repente, o carona abaixou o vidro e apontou-lhe uma arma de fogo, dizendo que calaria sua voz se continuasse a insistir na repercussão do caso.

“Vim caminhando, cabeça meio avoada por conta das consequências, e vim andando devagarzinho e quando percebi tinha um carro diminuindo a marcha perto de mim. Eu vi que ele abaixava o vidro e vi que de dentro saía um braço com uma tatuagem, uma tatuagem sombreada em forma de dragão, eu vi metade do rosto do rapaz e ele tinha uma pistola 360. Ele botou o braço para fora e eu fui, corri e me escondi atrás do poste. 

Eu vou calar a sua boca. Se você não calar eu vou calar. A pessoa era branca, deu para ver bem o rosto, e o olho era castanho claro. Forte, tinha um corpo marombado”, disse a mãe de DG, que agora mostrou-se especialista em armas de fogo.

É no mínimo estranho o relato tão detalhado. Uma pessoa que caminha sem destino, com a “cabeça meio avoada”, não tem reação cognitiva imediata para conseguir reparar em tantos detalhes de uma cena. Maria de Fátima conseguiu identificar o tipo de arma, viu que o sujeito que a ameaçou tinha uma tatuagem sombreada no braço em forma de dragão e que era “marombado”. 

Ora, não foi ela mesma quem disse que só conseguiu ver metade do rosto do carona? Como foi possível, então, reparar detalhes, como, por exemplo, o porte físico do sujeito que a ameaçou?

Revelada a ameaça, o governo do Rio de Janeiro sugeriu a Maria de Fátima que ingressasse no programa de proteção a testemunhas, mas a proposta foi igualmente recusada. 

A comunidade do Morro do Pavão-Pavãozinho vem cobrando imediata saída da UPP local, enquanto a mãe do bailarino recusa as ofertas do governo fluminense. No momento em que rejeita a oferta de participar do programa de proteção a testemunhas, a mãe de DG simplesmente vira as costas para a comunidade, que continuará refém do crime organizado.

É preciso investigar com calma e muito afinco esse episódio, pois há por trás dessa gazeta de encomenda muitos interesses escusos, principalmente por parte dos traficantes e de alguns partidos políticos que trabalham nos bastidores para tumultuar o processo sucessório no Rio de Janeiro, onde o PT insiste em fazer do polêmico senador Lindbergh Farias o próximo governador do Estado.

Essa epopeia está apenas começando e há pelo menos uma boiada na linha. Tudo muito estranho! 

O editor do ucho.info dedica-se ao jornalismo investigativo há trinta anos e vê com muita desconfiança o desenrolar dos fatos envolvendo a morte de Douglas Rafael, ex-dançarino do programa “Esquenta!”, de Regina Casé.

http://ucho.info/mae-de-dancarino-tem-visao-de-lince-mostra-se-especialista-em-armas-e-criminalistica-e-aproveita-a-fama

VEREADOR JOÃO DO JOANINHO PARTICIPA DA CAVALGADA DE SÃO JORGE














NOTA DE FALECIMENTO - ARMANDO MIRANDA


Faleceu hoje nosso querido primo Armando Miranda, esposo de Elzi Zaghetto Miranda, funcionária da Câmara Municipal de Juiz de Fora.

O corpo está sendo velado no cemitério Parque da Saudade e o sepultamento será às 15h na mesma necrópole.

Armando deixa dois filhos, nossos primos Guilherme e Marcela.

Descanse em paz.

terça-feira, 29 de abril de 2014

Comando Militar do Oeste - Passagem de Comando


Campo Grande - No dia 25 de abril, ocorreu a passagem de Comando do Comando Militar do Oeste. O General de Exército João Francisco Ferreira entregou o cargo ao General de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha. A solenidade foi presidida pelo Comandante do Exército, General Enzo Martins Peri e contou com a presença de autoridades civis e militares.

Promovido ao posto atual em 31 de março de 2014, o novo comandante do CMO é natural da cidade de Dracena, interior de São Paulo; é oriundo da arma de Artilharia e incorporou às fileiras da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em 1975. Serviu por duas vezes em Mato Grosso do Sul: como Tenente (1978-1980), no 9° Grupo de Artilharia da Campanha (Nioaque) e como Major (1992-1994), no comando do CMO (Campo Grande). Antes de ser nomeado para assumir o comando do CMO, servia no Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército.

Após três anos à frente do comando do CMO, o General Ferreira passou para a reserva remunerada do Exército Brasileiro, permanecendo em Campo Grande, onde fixará residência.
  • Nas fotos, flagrantes do evento.
www.exercito.mil.br

PROMOÇÃO DE OFICIAIS - 30 DE ABRIL DE 2014


O COMANDANTE DO EXÉRCITO, no  uso  da  delegação  de  competência que lhe confere o inciso IV do art. 1º do Decreto nº 2.790, de 29 de setembro de 1998, combinado com o art. 19 da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, e de acordo com a alínea b) do art. 4º e alínea b) do art. 21 da Lei nº 5.821, de 10 de novembro de 1972, em conformidade com as prescrições estabelecidas sobre o assunto no art. 47 do Decreto nº 3.998, de 5 de novembro de 2001, resolve  PROMOVER por
merecimento, aos postos imediatos, a contar de 30 de abril de 2014, os seguintes oficiais das Armas, dos Quadros e dos Serviços:

AO POSTO DE CORONEL 

DANIEL PECHIN (TAVARES)  - Cmdo 4ª Bda Inf Mtz 

SÉRGIO REZENDE DE (QUEIROZ)  - GabCmtEx 

ROGER HAMILTON (HERZER)  - CComSEx 

SYLVIO (PESSOA) DA SILVA - GabCmtEx 


AO POSTO DE TENENTE-CORONEL 

RICARDO AUGUSTO (MONTELLA) DE CARVALHO  - Cmdo 4ª Bda Inf Mtz 

DEOCLECIANO JOSE DE (SANTANA NETTO) - ECEME 

IGOR LESSA (PASINATO) - EsAO 

(MARCIO DANTAS) AVELINO LEITE - Cmdo AD / 5

(LUÍS HELVÉCIO) DE CASTRO MACIEL - H Ge Juiz de Fora 


AO POSTO DE MAJOR 

LEONARDO PIRES (CONDÉ) - 4º Esqd C Mec 

GERSON (VASCONCELOS LEITE) - 4º GAC 

(ISABELA REIS) MONTELLA DE CARVALHO  - H Ge Juiz de Fora


PROMOVER
por antiguidade, aos postos imediatos, a contar de 30 de abril de 2014, os seguintes oficiais das Armas, dos Quadros e dos Serviços:

AO POSTO DE CORONEL 

JÚLIO CÉSAR FERREIRA DE (OLIVEIRA) - Cmdo 4ª Bda Inf Mtz 



Gen Bda OTÁVIO SANTANA DO RÊGO BARROS 
Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército


AOS AMIGOS PROMOVIDOS OS NOSSOS PARABÉNS!

MONTANHA!








FEIJOADA CESAR ROMERO 2014 - FALTAM 39 DIAS.


RESERVE SUA CAMISA-CONVITE PELO 3215.3123

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - 29.04.14

Beth Mello

Chris Rangel


ELEIÇÕES 2014 - Pesquisa mostra Dilma com 37%, Aécio com 21,6% e Campos, 11,8%

Instituto MDA fez levantamento a pedido da Confederação do Transporte.
Dilma perdeu 6,7 pontos percentuais em comparação com último estudo.


Mariana de Oliveira

Pesquisa do instituto MDA encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e divulgada nesta terça-feira (29) mostra que, a menos de seis meses da eleição, a presidente Dilma Rousseff (PT) registrou 37% das intenções de voto e se mantém na liderança da disputa. Na pesquisa anterior, de fevereiro, ela aparecia com 43,7%.
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) é o segundo, com 21,6% (17% em fevereiro), e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), o terceiro, com 11,8% (9,9% na pesquisa anterior). Os dados consideram cenário somente com os três candidatos na pesquisa estimulada, quando os nomes dos concorrentes são apresentados aos entrevistados.
A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuias para mais ou para menos. O MDA ouviu 2.002 eleitores entre os dias 20 e 25 de abril em 137 municípios de 24 unidades da federação. Por ser ano eleitoral, a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como determina a regra do processo eleitoral, sob o número BR00086/2014.
Outros candidatos

Em outro cenário com seis candidatos, Dilma mantém a liderança com 36,5%, Aécio aparece com 21,5% e Campos registra 11,2%. O candidato José Maria Eymael (PSDC) tem 0,6%, Levy Fidelix (PRTB) tem 0,4% e o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) também aparece com 0,4%.
Dos entrevistados, 19,2% afirmaram que votariam branco ou nulo e 10,2% não sabem ou não responderam.
Em um terceiro cenário, com mais candidatos chamados "nanicos", Dilma aparece com 36,4%, Aécio tem 21,2% e Eduardo Campos registra 11,1%. O senador Magno Malta (PR-ES) aparece em quarto com 0,6%, seguido por Pastor Everaldo, do PSC (0,4%), Randolfe Rodrigues, do PSOL (0,4%), José Maria Eymael, do PSDC (0,4%), e Levy Fidelix, do PRTB (0,3%). Dos ouvidos, 19% afirmaram que votariam branco ou nulo e 10,2% não sabem ou não responderam.
Segundo turno

Conforme os dados, em qualquer cenário há tanto possibilidade de Dilma vencer no primeiro turno ou de ocorrer segundo turno. Dilma vence no primeiro turno se tiver mais do que a metade da soma dos demais candidatos. Apesar de isso ocorrer em todos os cenários, a margem de erro impede qualquer afirmação.
Em eventual segundo turno com Aécio Neves, Dilma teria 39,2% contra 29,3% de Aécio. Dos entrevistados, 22,8% votariam branco ou nulo e 8,7% não sabem ou não responderam.
Contra Eduardo Campos, Dilma teria 41,3% contra 24% de Campos. Votariam branco ou nulo 24,4% e não sabem ou não responderam 10,3%.
http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/noticia/2014/04/pesquisa-aponta-dilma-na-lideranca-com-37-das-intencoes-de-voto.html?source=addon&utm_source=extensao-chrome&utm_medium=extensao&utm_campaign=extensao-navegador

Gafe na Câmara de Caruaru repercute na internet

29/04/2014



Foi dormir quando acordou já estava morto!, Diz Vereador.


Na sessão da última terça-feira, da Câmara de Vereadores de Caruaru, um fato chamou a atenção da imprensa e virou motivo de piada nas redes sociais. Isso aconteceu porque o vereador Heleno do Inocop, que estava fazendo um discurso da tribuna, usou a expressão 'acordou morto' ao se referir a um rapaz que faleceu dormindo, o vereador ficou todo sem jeito querendo explicar a tamanha gafe mas não teve jeito a turma de colegas vereadores e presentes começaram todos ri, desse fato que por engraçado que seja, é muito comum ver políticos que não sabem ao menos se expressar direito e ainda conseguem se elegerem e representar o povo, como eles dizem.

Assista ao vídeo no endereço abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=6Qb7cQ1O4pk
                  


Blog: O Povo com a Notícia

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Casos de dengue quadriplicam em três semanas em Juiz de Fora

28 de Abril de 2014 - 21:08

Por Tribuna



 

O número de casos confirmados de dengue na cidade quadriplicou em relação à primeira semana deste mês, passando de 55 para 225, segundo o balanço semanal da doença, divulgado nesta segunda-feira (28) pela Secretaria de Saúde. Ao todo, a cidade tem 346 notificações, sendo 75 descartadas, 46 aguardando resultados de exames e uma morte. Segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde, Magda Ferreira, em relação a igual período de 2013, o número de registros é irrisório, mas, apesar disso, o quadro não deixa a Prefeitura em uma situação confortável. "Pela quantidade de lixo que temos retirado das casas, era para este número estar ainda maior, mas acredito que existam subnotificações. O aumento de casos confirmados nas últimas três semanas pode ter sido causado pela maior procura das pessoas nas unidades de saúde", avalia.

Nesta terça-feira, os agentes de combate a endemias estarão nos bairros Benfica e Vila Esperança, na Zona Norte, equipados com o fumacê. De acordo com o agente responsável pelo trabalho, Cássio Luís da Silva, a equipe será formada por seis pessoas, duas para cada UBV costal, equipamento carregado às costas com recipiente para acondicionar o inseticida e borrifador. Ele ressalta que, na ocorrência de ventos ou outra alteração climática, o serviço pode ser cancelado. Nesta segunda, os trabalhos se concentraram na Vila Olavo Costa e no Furtado de Menezes, região Sudeste.

No mesmo dia, a Prefeitura realizou mais uma etapa do recolhimento de lixo que pode servir como criadouro de larvas do Aedes aegypti, como pneus, garrafas PET, copos descartáveis, latas vazias, pratos de vasos, copos, vidros, caixas-d'água e piscinas abandonadas. A ação aconteceu na região central. Trinta e quatro caminhões ajudaram nos trabalhos. Ainda não foi divulgada a quantidade de lixo recolhido. Na próxima semana, as atividades acontecem na região Leste de Juiz de Fora.

http://www.tribunademinas.com.br/cidade/casos-de-dengue-quadriplicam-em-tres-semanas-1.1452694

Mulher de 64 anos morre em batida na União e Indústria

    28 de Abril de 2014 - 11:58

Outra pessoa morreu em acidente na BR-040, na altura de Areal (RJ)

Por Tribuna

 

Atualizada às 19h43

Uma mulher morreu e suas duas irmãs ficaram feridas em um grave acidente, na manhã desta segunda-feira (28), na antiga Estrada União e Indústria, atual rodovia estadual LMG-874. A batida envolvendo um carro e um caminhão-caçamba aconteceu pouco depois das 10h no trecho entre o entroncamento com a BR-040 e o município de Matias Barbosa. De acordo com informações da 4ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário (4ª Cia IndMat), Natair Elias Rezende Lima, 64 anos, conduzia um Volkswagen Voyage, com placa de Juiz de Fora, no sentido 040/Matias, quando o veículo foi atingido por um Mercedes-Benz, que trafegava na direção oposta e teria rodado no asfalto. Com o impacto, o carro foi lançado para o acostamento. 

A motorista do Voyage não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A irmã de Natair de 73 anos teve lesões leves e permanece lúcida, estável e orientada na sala de observação feminina do HPS de Juiz de Fora. A outra irmã, cuja idade não foi informada, sofreu traumatismo cranioencefálico, perda de um globo ocular e ficou em estado grave no Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ). 

O condutor do caminhão, 35, não sofreu ferimentos. Segundo o patrulheiro rodoviário subtenente Júlio César de Almeida, o caminhoneiro foi submetido ao teste do etilômetro ainda no local do acidente, e o resultado do exame apontou que ele não estava dirigindo sob efeito de álcool. O homem foi conduzido à 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, em Santa Terezinha, para prestar esclarecimentos. 

O acidente mobilizou viaturas do Corpo de Bombeiros, Samu e 4ª Cia IndMat, além de ambulâncias e policiais militares de Matias Barbosa. As vítimas que estavam no Voyage precisaram ser desencarceradas pelos bombeiros, e o veículo ficou destruído. A estrada ficou parcialmente interditada até o início da tarde, e o tráfego foi controlado por policiais militares no sistema Pare e Siga. Peritos da Polícia Civil realizaram os levantamentos de praxe. Moradores de Matias e usuários da rodovia acompanharam os trabalhos. 

Outra morte na BR-040

Um motorista, de nome e idade não informados, morreu na manhã desta segunda, depois que a carreta bitrem que dirigia tombou no km 31 da BR-040, no município de Areal (RJ). O acidente aconteceu por volta das 7h40, na pista sentido Juiz de Fora. Segundo a assessoria de comunicação da Concer, concessionária que administra a BR-040 entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro, no início da tarde, foram removidos um contêiner e o cavalo da carreta. Até o fechamento desta edição, ainda não tinha sido retirado o outro contêiner, pois necessitava de mais cuidados, já que possuía produtos químicos. Além disso, por volta das 16h40 uma outra carreta não respeitou a sinalização do trecho, invadiu o local e bateu em um carro. Os motoristas destes veículos sofreram ferimentos leves. Por causa disso, o trânsito no local ficou em meia pista e teve pelo menos oito quilômetros de retenção. 

http://www.tribunademinas.com.br/cidade/mulher-de-64-anos-morre-em-batida-na-uni-o-e-industria-1.1452544

Exército fiscaliza uso de explosivo em 17 cidades de Mato Grosso

Militares vão vistoriar empresas, fábricas, clubes de tiro e armazéns.
A mesma operação apreendeu mais de 10 toneladas de explosivo em 2013.


Dezessete cidades de Mato Grosso, incluindo a Grande Cuiabá, vão passar por fiscalização do Exército Brasileiro, a partir desta segunda-feira (28). A ação faz parte da ‘Operação Dínamo II’, feita pela instituição em conjunto com outros órgãos de segurança para fiscalização de produtos explosivos em empresas e fábricas do estado. Até o final da manhã desta segunda nenhum material irregular tinha sido apreendido.
De acordo com o tenente-coronel Karlan Mesquita, chefe da sessão de fiscalização de produtos controlados da 9ª região militar, que abrange Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a operação ocorre em caráter sigiloso, não só no estado mas no país inteiro. São 17 cidades em Mato Grosso e três em Mato Grosso do Sul.
A intenção é coibir atividades clandestinas ou situações irregulares, além de conferir a forma que esses materiais estão armazenados. Participam da ação oficiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Polícia Federal e outros.
Homem foi flagrado com explosivos, armamento e cordas para a fuga. (Foto: Cristina Mayumi/TVCA)Na sexta-feira a PM prendeu um homem com 20 kg
de explosivo. (Foto: Cristina Mayumi/TVCA)
“As empresas precisam ter autorização para trabalhar com produtos explosivos. Vamos vistoriar fábricas, clubes de tiro, locais de armamento, fábricas e empresas que prestam serviço de detonação. Elas [as empresas] têm que ter um certificado de registro feito pelo Exército”, disse em entrevista ao G1.
A preocupação do Exército também abrange situações de roubos ou furtos de explosivos. A primeira edição da operação foi feita no ano passado, quando mais de 10 toneladas de dinamites foram apreendidas pelo Exército em 11 cidades mato-grossenses.
Na sexta-feira (26) um rapaz de 26 anos foi preso com cerca de 20 quilos de explosivo líquido. Ele foi abordado por policiais militares na BR-364, em Cuiabá. Com ele foram apreendidas três armas, 20 quilos de explosivo, cordas e outros materiais, além de diversas munições. Aos policiais, o jovem confessou que ele e outro grupo pretendiam explodir o muro da Penitenciária Central do Estado (PCE).
http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2014/04/exercito-fiscaliza-uso-de-explosivo-em-17-cidades-de-mato-grosso.html


domingo, 27 de abril de 2014

Governo reedita “Bolsa Copa” com passagem e hospedagem para servidores

Após editar decreto em Junho passado que bancava viagens para servidores para a Copa das Confederações (aqui), o Palácio do Planalto reeditou a ‘Bolsa Copa’ para funcionários do alto escalão que vão a trabalho ou em assistência de organização aos jogos da Copa da FIFA nas 12 cidades sedes. O Decreto nº 8.228 de 22 de Abril foi assinado pela presidente Dilma e pela ministra Miriam Belchior (Planejamento).

Apesar de propalar, desde a gestão do ex-presidente Lula, que evitaria gastos com o evento privado, o governo vai pagar para servidores passagens e hospedagens em hotéis nas cidades-sedes  - com majoração (aumento) de até 100% na tabela de valores estipulada pela União.

O benefício é para oficiais militares e policiais que vão atuar na segurança, mas se estende também para secretários-executivos dos ministérios e equipe escolhida por eles – é a 'Patota Futebol Clube'.

Segundo o decreto do Planalto, ‘Poderá haver subdelegação’ para 'dirigentes máximos de autarquias e fundações públicas' e para os funcionários da Secretaria de Administração (que vão acompanhar a presidente em eventuais visitas aos jogos) e para os da Secretaria-Geral da Presidência, chefiada pelo ministro Gilberto Carvalho.

É fato que o governo se envolve diretamente na segurança no entorno e dentro das arenas em dias de jogos, mas nada impede que ministros e equipes beneficiados com as passagens/diárias se esbaldem em camarotes nos estádios.

Os benefícios de passagem mais hospedagem para os servidores da Copa se estenderão até dia 15 de agosto, um mês depois do término do torneio internacional.

Parágrafo único do Decreto avisa que os benefícios não se aplicam a ‘deslocamentos para os quais a administração pública disponibilize hospedagem’ ou não haja pernoite. Pelo menos oito cidades-sedes têm bases militares com alojamentos. Resta saber se a turma vai trocar os hotéis pelos Quartéis.

A majoração (aumento do valor pago) para diárias e passagens se dará em 50% para quem for para São Paulo, Curitiba e Salvador; em 75% para Belo Horizonte, Natal e Porto Alegre; e em 100% para Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Manaus, Recife e Rio.

http://colunaesplanada.blogosfera.uol.com.br/2014/04/27/governo-reedita-bolsa-copa-com-passagem-e-hospedagem-para-servidores/

General Juarez de Paula assume comando do CMO

Passagem no Comando aconteceu ontem com a presença do comandante do Exército, general Enzo Martins Peri.

26 de Abril de 2014 - 08:22           
 
 
 
O general de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha assumiu, no final da manhã de ontem, o Comando Militar do Oeste (CMO), em substituição ao também general João Francisco Ferreira, em solenidade que contou com a presença do comandante do Exército, general Enzo Martins Peri e de diversas autoridades civis e militares.

A formatura aconteceu no campo de parada do complexo do CMO e começou com toda a tropa cantando o Hino Nacional Brasileiro, acompanhado pela Banda Musical do CMO e com o discurso de despedida do comandante substituído, general Ferreira, que assumiu o comando há pouco mais de três anos.

Em seu discurso de despedida, marcado pela emoção de quem deixa o cargo com a certeza do dever cumprido e de que realizou as missões que o Exército Brasileiro lhe incumbiu, o general Ferreira afirmou ter vivido muitas alegrias que deixarão gratas recordações adquiriu muitos ensinamentos e grandes amizades no período que comandou o CMO.

Ele agradeceu às pessoas e instituições, aos camaradas, comandados e equipes pelo apoio para a realização do trabalho do CMO; aos governos estaduais de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso; aos comandantes das unidades da área do CMO; aos legislativos estadual e municipal; ao Poder Judiciário; aos organismos de segurança e ao arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Barbosa, que contribuiu no fortalecimento dos valores morais e espirituais e lembrou dos ex-combatentes, que lhe deram acolhida calorosa e amiga.

Emocionado, o general Ferreira também agradeceu à sua família, “a base sólida de apoio em todos os momentos de minha vida e sustentáculo das missões recebidas e cumpridas da melhor forma, com fé inabalável no Exército Brasileiro, que tem agido na defesa dos interesses coletivos e orgulho de nosso País e com a convicção de um futuro melhor”.

Ele encerrou seu discurso afirmando que deixa a carreira militar de quase meio século tendo honrado o compromisso assumido em 25 de agosto de 1966, quando foi admitido no Exército Brasileiro.

Elogios
O general Enzo Martins Peri leu a folha de elogios do general João Francisco Ferreira, destacando suas ações desde o ingresso no Exército, citando sua primeira colocação na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) e de ações transformadoras durante sua passagem pelo CMO.

Perin citou, entre as realizações do general Ferreira no Comando Militar do Oeste, o início do projeto para a implantação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), criações de unidades militares em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e a reestruturação das forças de fronteira, além de ações de bases administrativas e apoio do CMO.

Sucessor
O novo comandante Militar do Oeste, general Juarez de Paula Cunha é oriundo da arma de Artilharia e incorporou às fileiras da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em 1975. Serviu por duas vezes em Mato Grosso do Sul, como tenente (1978-1980), no 9° Grupo de Artilharia da Campanha (Nioaque) e como major (1992-1994), no comando do CMO (Campo Grande).

O general Juarez nasceu em Dracena (SP), no dia 8 de junho de 1953. Foi promovido ao posto atual em 31 de março de 2014 e, antes de ser nomeado para assumir o comando do CMO, servia no Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército. Após as formalidades da passagem de comando, as tropas do CMO desfilaram para o novo comandante.

Histórico do CMO
Com a criação do Governo das Armas em 1821 no estado de Mato Grosso, surgiu o Comando Militar do Oeste, com outras denominações: Inspeção Permanente da 13ª Região; Circunscrição Militar; 9ª Região Militar e 9ª Divisão de Exército. Somente em 2005 foi determinado Comando Militar do Oeste.

O CMO abriga as regiões de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o município de Aragarças, em Goiás. É responsável pela área territorial de cerca de 1.250.000 km², fazendo fronteira com a Bolívia e o Paraguai.

Com organizações militares blindadas, mecanizadas e motorizadas que vão desde a engenharia à aviação, além das tropas pantaneiras, os princípios que regem o CMO são defender a Pátria, garantir os poderes constitucionais, a lei e a ordem, proteger e impedir ameaças às fronteiras e ajudar com ações de Defesa Civil, quando solicitado por autoridades competentes.

http://www.itaporaagora.com.br/noticias/General-Juarez-de-Paula-assume-comando-do-CMO/1713#.U12_UlcxBVA