sexta-feira, 25 de julho de 2014

Papa Francisco é fotografado fazendo refeição em bandejão do Vaticano

RIO - Pessoas que trabalham nas mais diversas funções no Vaticano tiveram uma surpresa na hora do almoço desta sexta-feira, quando o Papa Francisco decidiu fazer sua refeição num refeitório da sede da Igreja Católica. Muitos procuraram agir com naturalidade, mas alguns não resistiram a tentação de sacar seus celulares para postar imagens Pontífice se servindo e almoçando.
Papa Francisco em refeitório no Vaticano - Twitter/Gincarlo Bareli
O Pontífice fez seu prato no bandeijão e, depois, sentado numa grande mesa repleta de padres e outros funcionários. Ele parecia muito bem-humorado e disposto a conversar.

O usuário do Twitter Gianluca Barile, que se diz vaticanista, estava no local e publicou imagens do Papa na rede social. Ele contou que Jorge Mario Bergoglio comeu batatas fritas, peixe, pão integral e água.

Barile publicou uma série de tweets com diferentes fotos e mensagens que começavam sempre com "Bom apetite".

Primeiras imagens de avião que caiu no Mali são divulgadas

Vídeo e fotos mostram restos metálicos em área desértica.
Segundo a França, nenhuma das 118 pessoas a bordo sobreviveu.

Do G1, em São Paulo
Foto divulgada pelo Exército da França mostra destroços do avião da Air Algérie que caiu no Mali (Foto: ECPAD/AP) 
Foto divulgada pelo Exército da França mostra destroços do avião da Air Algérie que caiu no Mali (Foto: ECPAD/AP)
 
As primeiras imagens do avião da Air Algérie que caiu no Mali nesta quinta-feira (24) foram divulgadas nesta sexta-feira (25) pela emissora de TV francesa "France 2" e pelo Exército da França.

As fotos do Exército mostram diversos destroços em meio a arbustos e árvores secas.

Foto do exército francês mostra destroços de avião que caiu no Mali (Foto: ECPAD/AP)Foto do exército francês mostra destroços de avião que caiu no Mali (Foto: ECPAD/AP)
 
O vídeo da "France 2", filmado por soldados de Burkina Faso, mostra uma zona desértica com alguns arbustos. Restos metálicos de difícil identificação estão espalhados em uma superfície de algumas centenas de metros. Os príncipais elementos do avião não são visíveis.

A França anunciou mais cedo que o avião havia se desintegrado.

Imagens da TV francesa 'France 2' mostram o que seriam os destroços do avião da Air Algérie  (Foto: Reprodução/France 2)Imagens da TV francesa 'France 2' mostram o que seriam os destroços do avião da Air Algérie (Foto: Reprodução/France 2)
 

O presidente francês, François Hollande, informou nesta sexta que "não há sobreviventes" e que uma caixa-preta da aeronave já foi encontrada.

Investigadores no local do desastre no norte do Mali concluíram que o avião se partiu quando atingiu o solo, disseram, sugerindo que isso indica ser improvável ter sido alvo de um atentado.

A presidência francesa informou que havia 118 pessoas a bordo, 112 passageiros e seis tripulantes, e não 116, como foi informado anteriormente.

Uma coluna de 100 soldados e 30 veículos das forças francesas estacionadas na região chegou ao local na manhã desta sexta para proteger a área da queda, perto da cidade de Gossi, no norte malinês, e recuperar os corpos, informou uma autoridade do Ministério da Defesa.
Familiares de Bilal Deheini, um dos passageiros do voo da Air Algérie que caiu no Mali, choram no sul do Líbano nesta sexta-feira (25) (Foto: Mahmoud Zayyat/AFP)Familiares de Bilal Deheini, um dos passageiros do voo da Air Algérie que caiu no Mali, choram no sul do Líbano nesta sexta-feira (25) (Foto: Mahmoud Zayyat/AFP)
 
O avião da Air Algerie caiu quando se dirigia de Uagadugu a Argel. Os destroços da aeronave foram localizados por um avião teleguiado das forças francesas presentes no Mali, levando um destacamento de soldados franceses a se dirigir ao local por terra.

"O que já sabemos é que os destroços do avião estão concentrados em um espaço limitado, mas ainda é muito cedo para tirar conclusões", indicou Hollande. "Há hipóteses, em particular climáticas, mas não descartamos nenhuma porque queremos saber tudo o que aconteceu", acrescentou.

Após a confirmação, o presidente François Hollande manifestou solidariedade com os parentes e pessoas próximas das vítimas.

Mapa publicado no site do aeroporto de Ouagadougou mostra última localização conhecida do avião da Air Algerie que sumiu nesta quinta-feira (24)  (Foto: Ouagadougou airport/Reuters) 
Mapa publicado no site do aeroporto de Ouagadougou
mostra última localização conhecida do avião
(Foto: Ouagadougou airport/Reuters)
 
Dois caças procedentes de uma base francesa nessa região da África realizaram voos de reconhecimento no Mali para tentar encontrar a aeronave. Depois, os caças foram substituídos por um avião militar C-130 e helicópteros franceses.

Hollande, assim como fez anteriormente o ministro das Relações Exteriores francês, Laurent Fabius, explicou que o contato com o avião foi perdido após 40 minutos de voo, pouco depois que o capitão solicitou uma mudança de rumo devido às difíceis condições meteorológicas. Ao ser perguntado sobre a possibilidade de uma ação terrorista, Fabius afirmou que "nenhuma hipótese pode ser excluída", mas especificou que "a única certeza que temos é o alerta meteorológico".

Imagem aérea mostra local da queda do avião da Air Algérie no Mali (Foto: ECPAD/AP)Imagem aérea mostra local da queda do avião da Air Algérie no Mali (Foto: ECPAD/AP)
Burkina Faso
A informação sobre a localização dos restos da aeronave, que era de propriedade da companhia espanhola Swiftair, já havia sido dada pelo general burkinês Gilbert Diendere, colaborador próximo do presidente Blaise Compaore e chefe da comissão criada para investigar o incidente.

Os destroços estavam a cerca de 50 km da fronteira de Burkina Faso no povoado de Bulikesi. “Enviamos homens ao local com a aprovação do governo do Mali e foram encontrados destroços do avião com a ajuda de moradores locais”, disse o militar.

mapa avião argélia (Foto: Arte/G1)

De acordo com a rede CNN, Diendere afirmou que nenhum sobrevivente foi encontrado e que a descoberta dos destroços também foi reportada pela TV estatal RTB. “Foram encontrados restos humanos e do avião totalmente queimados e dispersos”, disse à agência de notícias Associated Press.

Diendere acrescentou que os homens foram à área depois de ouvir relatos de um morador que descreveu a queda de um avião a 80 km a sudeste do povoado de Gosi. O porta-voz do governo de Burkina Faso disse que o país guardará luto por 48 horas.

Antes de perder contato, os pilotos do voo enviaram uma mensagem para pedir ao controle de voo do Níger para mudar sua rota devido a chuva intensa, disse o ministro dos Transportes de Burkina Faso, Jean Bertin Ouedraogo. Um diplomata em Bamako, capital do Mali, afirmou que houve uma forte tempestade de areia à noite no norte malinês, que fica na rota de voo do avião.

O general Diendiéré afirmou ainda que "nas imagens de radar", vemos que "o avião saiu de seu curso por causa de uma tempestade", que "pode ser a causa do que aconteceu."

Aviões militares franceses, efetivos da ONU e outros buscavam sinais do avião na região remota.


Segundo a Air Algérie publicou em sua conta no Twitter, a lista de 50 franceses, 24 burquineses, oito libaneses, seis argelinos, cinco canadenses, quatro alemães, dois luxemburgueses, um malinês, um nigeriano, um camaronês, um belga, um ucraniano, um romeno, um suíço. As nacionalidades dos demais passageiros não foram divulgadas.

Todos os seis tripulantes eram espanhóis, de acordo com o sindicato de pilotos comerciais espanhol Sepla.

4° Grupo de Artilharia de Campanha Leve - Entrega da boina CFS

www.exercito.mil.br 
Juiz de Fora (MG)
No dia 18 de julho, o 4° Grupo de Artilharia de Campanha Leve, "Grupo Marques de Barbacena", realizou a solenidade de entrega da boina aos alunos do Curso de Formação de Sargentos, Período Básico. 
 
A formatura contou com a presença de familiares e amigos dos agraciados.
 
Foto: Arquivo do 4º GAC L
Foto: Arquivo do 4º GAC L

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - TEN CEL PEDRO MANDARINO


DESEJAMOS MUITAS FELICIDADES, PAZ, SAÚDE, REALIZAÇÕES E SUCESSOS NA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL.

FRATERNO ABRAÇO.

'Não há sobreviventes', diz Hollande sobre avião que caiu no Mali

O presidente da França, François Hollande, informou nesta sexta-feira (25) que "não há sobreviventes" na queda do avião da Air Algérie, segundo a France Presse. Hollande também afirmou que uma caixa-preta da aeronave já foi encontrada.

“Não há lamentavelmente nenhum sobrevivente”, disse Hollande. “A caixa-preta foi recuperada e encaminhada para Gao”, detalhou o presidente em uma declaração na TV. Hollande acrescentou que todas as hipóteses para o acidente são investigadas, em particular problemas meteorológicos.

"Os soldados franceses que já estão ali protegeram o local e realizaram as primeiras investigações", disse.

A presidência francesa informou que havia 118 pessoas a bordo, 112 passageiros e seis tripulantes, e não 116, como foi informado anteriormente.

Investigadores no local do desastre no norte do Mali concluíram que o avião se partiu quando atingiu o solo, disseram, sugerindo que isso indica ser improvável ter sido alvo de um atentado.

Uma coluna de 100 soldados e 30 veículos das forças francesas estacionadas na região chegou ao local na manhã desta sexta para proteger a área da queda, perto da cidade de Gossi, no norte malinês, e recuperar os corpos, informou uma autoridade do Ministério da Defesa.

O avião da Air Algerie desapareceu na quinta-feira (24) com 116 pessoas a bordo, entre elas seis tripulantes espanhóis e 50 passageiros franceses, quando se dirigia de Uagadugu a Argel. Os destroços da aeronave foram localizados por um avião teleguiado das forças francesas presentes no Mali, levando um destacamento de soldados franceses a se dirigir ao local por terra.

"O que já sabemos é que os destroços do avião estão concentrados em um espaço limitado, mas ainda é muito cedo para tirar conclusões", indicou Hollande. "Há hipóteses, em particular climáticas, mas não descartamos nenhuma porque queremos saber tudo o que aconteceu", acrescentou.

Após a confirmação, o presidente François Hollande manifestou solidariedade com os parentes e pessoas próximas das vítimas.

Mapa publicado no site do aeroporto de Ouagadougou mostra última localização conhecida do avião da Air Algerie que sumiu nesta quinta-feira (24)  (Foto: Ouagadougou airport/Reuters) 
Mapa publicado no site do aeroporto de Ouagadougou
mostra última localização conhecida do avião
(Foto: Ouagadougou airport/Reuters)
 
Dois caças procedentes de uma base francesa nessa região da África realizaram voos de reconhecimento no Mali para tentar encontrar a aeronave. Depois, os caças foram substituídos por um avião militar C-130 e helicópteros franceses.

Hollande, assim como fez anteriormente o ministro das Relações Exteriores francês, Laurent Fabius, explicou que o contato com o avião foi perdido após 40 minutos de voo, pouco depois que o capitão solicitou uma mudança de rumo devido às difíceis condições meteorológicas. Ao ser perguntado sobre a possibilidade de uma ação terrorista, Fabius afirmou que "nenhuma hipótese pode ser excluída", mas especificou que "a única certeza que temos é o alerta meteorológico".

Burkina Faso

 
A informação sobre a localização dos restos da aeronave de propriedade da companhia espanhola Swiftair já havia sido dada pelo general burkinês Gilbert Diendere, colaborador próximo do presidente Blaise Compaore e chefe da comissão criada para investigar o incidente.

Os destroços estavam a cerca de 50 km da fronteira de Burkina Faso no povoado de Bulikesi. “Enviamos homens ao local com a aprovação do governo do Mali e foram encontrados destroços do avião com a ajuda de moradores locais”, disse o militar.


mapa avião argélia (Foto: Arte/G1)

De acordo com a rede CNN, Diendere afirmou que nenhum sobrevivente foi encontrado e que a descoberta dos destroços também foi reportada pela TV estatal RTB. “Foram encontrados restos humanos e do avião totalmente queimados e dispersos”, disse à agência de notícias Associated Press.

Diendere acrescentou que os homens foram à área depois de ouvir relatos de um morador que descreveu a queda de um avião a 80 km a sudeste do povoado de Gosi. O porta-voz do governo de Burkina Faso disse que o país guardará luto por 48 horas.

Antes de perder contato, os pilotos do voo enviaram uma mensagem para pedir ao controle de voo do Níger para mudar sua rota devido a chuva intensa, disse o ministro dos Transportes de Burkina Faso, Jean Bertin Ouedraogo. Um diplomata em Bamako, capital do Mali, afirmou que houve uma forte tempestade de areia à noite no norte malinês, que fica na rota de voo do avião.

O general Diendiéré afirmou ainda que "nas imagens de radar", vemos que "o avião saiu de seu curso por causa de uma tempestade", que "pode ser a causa do que aconteceu."

Aviões militares franceses, efetivos da ONU e outros buscavam sinais do avião na região remota.


Segundo a Air Algérie publicou em sua conta no Twitter, a lista de 50 franceses, 24 burquineses, oito libaneses, seis argelinos, cinco canadenses, quatro alemães, dois luxemburgueses, um malinês, um nigeriano, um camaronês, um belga, um ucraniano, um romeno, um suíço. As nacionalidades dos demais passageiros não foram divulgadas.

Todos os seis tripulantes eram espanhóis, de acordo com o sindicato de pilotos comerciais espanhol Sepla.


http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/07/hollande-diz-que-caixa-preta-de-aviao-que-caiu-no-mali-foi-encontrada.html

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Chancelaria de Israel chama Brasil de ‘anão diplomático’

TEL AVIV — O governo israelense reagiu com irritação à decisão do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo, de chamar de volta ao país para consultas o embaixador em Tel Aviv, Henrique Sardinha Filho. O Brasil foi o segundo país a tomar essa decisão depois do Equador, na semana passada. Em nota oficial, a chancelaria israelense expressou “desapontamento” com a atitude do governo brasileiro.

“A decisão não reflete o nível de relacionamento entre os países e ignora o direito de Israel de se defender. Passos como esse não contribuem para promover a calma e a estabilidade na região. Ao contrário, dá respaldo ao terrorismo e, naturalmente, afeta a capacidade do Brasil de exercer influência. Israel espera apoio de seus amigos em sua luta contra o Hamas, que é reconhecido como uma organização terrorista por muitos países pelo mundo”.

O porta-voz da chancelaria, Yigal Palmor, chamou o Brasil de “anão diplomático”.

— Essa é uma infeliz demonstração de porque o Brasil, um gigante econômico e cultural, se mantém um anão diplomático. O relativismo moral por trás dessa medida transforma o Brasil num parceiro diplomático irrelevante, que cria problemas em vez de contribuir para soluções — disse Palmor à imprensa israelense.

O embaixador de Israel em Brasília, Rafael Eldad, disse ao GLOBO que o governo de seu país está surpreso e decepcionado

Lembrado que o principal argumento usado pelo Itamaraty foi a morte de centenas de civis palestinos, boa parte mulheres e crianças, na Faixa de Gaza, Eldad afirmou:

Na ocasião, o embaixador Figueiredo demonstrou a Rafael Eldad seu descontentamento quanto à situação na Faixa de Gaza. Em seguida, o ministério emitiu uma nota oficial explicando por que chamou o embaixador em Tel Aviv de volta.

“O Governo brasileiro considera inaceitável a escalada da violência entre Israel e Palestina. Condenamos energicamente o uso desproporcional da força por Israel na Faixa de Gaza, do qual resultou elevado número de vítimas civis, incluindo mulheres e crianças. O Governo brasileiro reitera seu chamado a um imediato cessar-fogo entre as partes”.

Na nota, o Itamaraty explica porque o Brasil votou na quarta-feira a favor da criação de uma comissão de inquérito para investigar supostos crimes de guerra de Israel numa votação do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (UNHRC, na sigla em inglês), em Genebra: “Diante da gravidade da situação, o Governo brasileiro votou favoravelmente a resolução do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas sobre o tema, adotada no dia de hoje”.

Em resposta, a embaixada palestina disse nesta quinta-feira que as medidas têm peso internacional e devem ser seguidas por outros países. Segundo o ministro conselheiro, Salah El Qatta, Gaza está sendo bombardeada por todos os lados e palestinos civis não teriam para onde fugir.

SUMIU MAIS UM AVIÃO, DESTA VEZ COM 116 PESSOAS

Argélia perde contato com avião da Air Algerie



ARGEL — As autoridades de aviação da Argélia perderam o contato com um avião da companhia nacional Algerie Air que ia de Ouagadougou, capital do Burkina Faso, a Argel, capital argelina, cerca de 50 minutos após a decolagem, informou nesta quinta-feira a agência estatal de notícias APS.

O voo AH 5017 tinha 110 passageiros e seis tripulantes a bordo, segundo as autoridades. O avião estava originalmente programado para pousar às 5h10 (1h10 no horário de Brasília). 

A aeronave foi fretada pela companhia aérea espanhola Swiftair. Em um comunicado, a Swiftair disse que o avião era um McDonnell Douglas MD-83. A empresa afirmou ainda não ter conhecimento das razões pelas quais o sinal do voo desapareceu.

O voo AH 5017 faz a rota Ouagadougou-Argel quatro vezes por semana, segundo a agência de notícias AFP.

COLUNA CESAR ROMERO - DESTAQUE DA EDIÇÃO DE SÁBADO

RUMO A ISRAEL

Ex-comandante do 4º GAC, o coronel Augusto Perez acaba de ser nomeado para adido militar da Embaixada do Brasil em Tel Aviv. 

Com muitos amigos em Juiz de Fora, atualmente ele ocupa importantes funções na Secretaria-Geral do Exército, em Brasília. 

http://www.tribunademinas.com.br/cesar-romero/cesarromero-1.1480271

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Comando Militar do Oeste - Visita ao Comando da 9ª RM

www.exercito.mil.br

Campo Grande
No dia 10 de julho, o Comandante Militar do Oeste, General de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, acompanhado do Chefe do Estado-Maior do CMO, General de Brigada Paulo Roberto de Oliveira e comitiva, visitou o Comando da 9ª Região Militar (9ª RM). 

Na ocasião, além de se inteirar dos trabalhos desenvolvidos pelo Comando Regional, em sua área de responsabilidade, o General Juarez pode tratar com o Comandante da 9ª Região Militar, General de Brigada Edson Henrique Ramires, assuntos relativos ao processo de transformação e adequação da 9ª RM em curso, de acordo com as propostas do Estado-Maior do Exército de separação dos ramos logístico e administrativo.  

Foto: 3º Sgt QE Romildo
Foto: 3º Sgt QE Romildo

Posse da diretoria da ACEJF 2014/2015

Nesta sexta-feira, 25, acontece a solenidade de posse da nova diretoria 2014/2015 da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACEJF). O evento está marcado para às 20h05, na sede da entidade, na Praça Dr. João Penido 48/52, Centro.  
 
Com 118 anos de história, a Associação é formada por 23 diretores, tendo Aloísio José de Vasconcelos Barbosa como presidente. Na vice-presidência Heveraldo Lima de Castro, Paulo Roberto Lopes e Walter Baldi Júnior. Os Diretores-secretários serão Alexandre Costa Silveira e Marco Antônio Saçço; os Diretores-tesoureiros, Carlos Alberto Corrêa Neto e Luiz Fernando de Souza Reis. 
 
A direção ainda conta com nomes importantes, como Wagner Nepomuceno, Cláudio Horta Mendes, João de Mattos Neto, Leomar Pereira Delgado, Luiz Cláudio Prenassi, Manoel Teixeira Lopes, Norma Souza Gomes, Paulo Roberto Carvalho Ribeiro, Ricardo Miana e Vânia Delanda. O Conselho Fiscal será formado por Célia Maria de Almeida Telhado, Eliseu Pereira do Valle, Emerson Beloti de Souza, José Cândido Gonçalves, Oddone Villar Turolla.
 
Sobre a instituição
 
A ACEJF é uma entidade sem fins lucrativos, e tem como objetivo defender os interesses dos associados. Sua principal meta é estarem ao lado dos interesses políticos de micros, pequenos, médios e grandes empresários da cidade e região. Todos os assuntos relevantes que possuem o apoio da instituição são encaminhados para debate nas assembleias dos órgãos públicos, municipais, estaduais e federais.

http://www.acejf.com.br/noticias/acejf-realiza-solenidade-de-posse-da-nova-diretoria

CUIDADO - GOLPE PELA INTERNET

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

Informamos para viabilizar o exercício da cidadania, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem através desta comunicar que:

Você foi selecionado para voluntário(a) mesário nas Eleições 2014.
Acesse abaixo o portal (TSE) para imprimir seu protocolo de intimação e manual do mesário
com seus dados cadastrais e todo conteudo para que desempenhe bem sua função no dia da eleição.

clique aqui para acesso aos dados cadastrais da obrigação eleitoral.

ATENÇÃO! Caso exista algum motivo que o impeça de cumprir sua obrigação eleitoral, faça
o preenchimento do formulário de dispensa contido na carta convocatoria.
Fique atento à data e ao local do treinamento presencial no formulário que você recebeu da Justiça Eleitoral.
Lembramos que o descumprimento dos deveres cívicos serão punidos com multas e restrições federais.

Acessoria Especial do TribunalSuperior Eleitoral

terça-feira, 22 de julho de 2014

4ª Região Militar - 123 Anos de Criação

www.exercito.gov.br

Belo Horizonte
No dia 16 de julho, a 4ª Região Militar comemorou seus 123 anos de criação com formatura, durante a qual os antigos comandantes da Região e da antiga 4ª Divisão de Exército presentes foram homenageados pelo Comandante da 4ª Região Militar, General de Divisão MARIO LUCIO ALVES DE ARAÚJO
Na ocasião foram entregues Diplomas de "Amigo da 4ª Região Militar" a personalidades e instituições pelos relevantes serviços prestados ao Exército Brasileiro em Minas Gerais. 
Foto: Arquivo da 4ª RM
Foto: Arquivo da 4ª RM

Revolução na Fronteira: o polêmico casamento gay em um CTG de Livramento

Fato surgiu após proposta de magistrada, encampada por patrão, de unir casais do mesmo sexo em cerimônia coletiva nos festejos farroupilha

22/07/2014 | 07h07
Revolução na Fronteira: o polêmico casamento gay em um CTG de Livramento Júlio Cordeiro/Agencia RBS
Cidade debate a possibilidade de matrimônio homossexual em cerimônia coletiva Foto: Júlio Cordeiro / Agencia RBS
 
Um dos bastiões do tradicionalismo, capaz de mobilizar o recorde de 6 mil cavaleiros no desfile da Semana Farroupilha, Santana do Livramento está em rebuliço com a sugestão de que casamentos gays tenham por palco um Centro de Tradições Gaúchas (CTG). Para os que aprovam a ideia, seria uma demonstração de respeito à igualdade – um dos lemas da bandeira do Estado. Já os contrários se rebelam, afirmando que tentam profanar um reduto da virilidade rio-grandense.

Quem propôs celebrar a união entre pessoas no mesmo sexo num CTG foi ninguém menos que a diretora do Foro de Livramento, juíza Carine Labres. Há sete meses no município, a magistrada foi além: entende que a melhor data para o casamento é 13 de setembro, justo quando se iniciam os festejos da Semana Farroupilha e as homenagens a figuras como o general Bento Gonçalves da Silva, o símbolo maior da valentia gaúcha.

Ao ser acolhido pelo patrão do CTG Sentinela do Planalto, o advogado e vereador Gilbert Gisler, o Xepa, o plano da juíza Carine instalou a polêmica na cidade. E reações indignadas. O presidente da Associação Tradicionalista de Livramento, Rui Ferreira Rodrigues, ressalva que não é contra o enlace entre gays, mas desde que ocorra em local apropriado.

– Que se casem onde quiserem, cada um vive do jeito que quer, mas um CTG não é o lugar para isso – destaca.

Na terça-feira da semana passada, Rodrigues convocou os representantes das 40 entidades tradicionalistas de Livramento para uma reunião de urgência. Compareceram os líderes de 38 delas, todos repudiando o casamento gay em CTG. Também deliberaram que o CTG Sentinela do Planalto é ilegítimo, por ter sido desligado do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) devido à falta de pagamento das anuidades.

– Essa casa (CTG Sentinela do Planalto) não representa o seleto grupo do tradicionalismo – diz Rodrigues, em tom severo.

Vereador quer dar exemplo
Coordenador da 18ª Região do MTG, Rodrigues informa que Gilbert Gisler, o patrão dissidente, age com “fins políticos” ao abraçar a união gay. Tão logo saiu da audiência com a juíza Carine, Gisler deu declarações a uma emissora de rádio anunciando a ideia. Para Rodrigues, o desafeto também prejudica a imagem da cidade, onde despontam estátuas ao passado de bravuras.

Atual presidente da Câmara de Vereadores, Gisler refuta as insinuações de que busca votos e fama. Diz que ofereceu o salão do CTG depois de assistir a um casamento coletivo – de 30 pares heterossexuais e um de lésbicas –, patrocinado pela Justiça de Livramento, em março passado.

– Vi a alegria das pessoas. Então, disse que o nosso CTG estava à disposição da juíza – conta.

Músico nativista e “criado no lombo de um cavalo”, como define suas origens, Gisler acha que Livramento pode dar um exemplo de tolerância ao permitir a união gay num CTG. Discorda das críticas de que o projeto poderia macular o histórico de intrepidez dos santanenses, desde as guerras de fronteira contra os espanhóis até as revoluções civis de 1893 e 1923 entre maragatos (rebeldes do lenço vermelho) e chimangos (legalistas do lenço branco).

– Não se pode esquecer os heróis do passado. Longe disso, mas uma cidade precisa se adequar ao seu tempo – observa.

O CTG Sentinela do Planalto realmente foi desligado do MTG por dívidas. Gisler diz que não pretende pagar as anuidades, porque nunca recebeu nenhum retorno positivo do Movimento. Reclama que o CTG precisou ser reconstruído, depois de sofrer arrombamento e vandalismo, sem que o MTG se solidarizasse.

A posição de Gisler não é unânime dentro do próprio CTG. Ex-patrão do Sentinela do Planalto e atual integrante, o uruguaio Pedro Curbelo prefere que os gays se casem em outro local. Ele reproduz um verso de Martín Fierro (publicado em 1872), do escritor argentino Jose Hernández, que morou por uns tempos em Livramento, para expor o que pensa:

– Cada leitão em sua teta e com o seu jeito de mamar.

Episódios  de  intolerância
O capitão gay
No desfile farroupilha de 2002, na Capital, o advogado pelotense José Antonio Cattaneo, que se apresentava como o Capitão Gay, foi surrado a golpes de rebenque (pequeno chicote) por meia dúzia de gaúchos. Ao desfraldar a bandeira do arco-íris – símbolo do Movimento Gay –, foi perseguido a cavalo e expulso da avenida (foto). Dias antes, sofrera ameaças ao tentar frequentar o Acampamento Farroupilha. Na ocasião, um gaudério mais exaltado puxou a adaga contra Cattaneo, mas foi contido. O Capitão Gay era candidato a deputado estadual.

O gaúcho de brinco
Em março de 2005, o professor Ademir de Mello de Camargo foi expulso de um baile no CTG Lalau Miranda, em Passo Fundo, por usar brinco. O patrão da entidade, Ari Ferrão, justificou que normas internas vetam o adereço em homens. Camargo registrou queixa na Polícia, argumentando que fora arrastado do salão por seguranças. O episódio gerou polêmica entre tradicionalistas e folcloristas. Na época, o historiador e antropólogo uruguaio Fernando Assunção lembrou que alguns gaúchos do século 18 usavam brinco, e como símbolo de masculinidade. Eram marinheiros europeus que abandonavam o navio, no Rio da Prata, seduzidos pela vida de aventuras no pampa.

Entrevista: Carine Labres, juíza de Direito

"A ideia é garantir os direitos da minoria"
Desde dezembro atuando em Santana do Livramento, com quatro anos de magistratura, Carine Labres causou alvoroço ao propor a realização de casamento gay num Centro de Tradições Gaúchas (CTG) e durante a Semana Farroupilha. Nascida em Lajeado, no Vale do Rio Taquari, entende que um magistrado deve contribuir para a sociedade, não se limitando às lides processuais no gabinete. Atual diretora do Foro municipal, Carine deu entrevista a ZH. Confira os principais trechos.

Por que a senhora decidiu propor um casamento coletivo de gays e heteros em CTG?O Judiciário organiza casamentos coletivos para pessoas com renda de até três salários mínimos, que desejam participar. São dois eventos no ano. O primeiro foi em março, no salão do júri. Pensei que o próximo poderia ser realizado em setembro, dentro de um CTG, numa homenagem à Semana Farroupilha, reunindo casais hétero e homossexuais.

A sua decisão provocou a reação de tradicionalistas.
A autoridade judicial deve dar voz às minorias. A Resolução 175, de maio de 2013, do Supremo Tribunal Federal (STF), diz que é vedada a recusa da celebração do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

Mas por que num CTG?
A carta de princípios do tradicionalismo diz que a função de um CTG é justamente valorizar a família. Sem discriminações. Se não aceitarem, gostaria que me respondessem por que um casal do mesmo sexo não pode se casar dentro de um CTG. Se a resposta for convincente, sem filtros, vou aceitar. A ideia é garantir os direitos da minoria. Homossexualismo não é opção, é algo personalíssimo. Não se escolhe passar pela humilhação que perdura. A sociedade precisa trabalhar com a tolerância e o respeito.

Patrões de CTGs contrários à ideia dizem que um magistrado não pode obrigar...
Realmente, não. Mas queremos chamar a sociedade para a discussão do assunto. Os CTGs não podem se furtar ao que está acontecendo. Até o momento, um CTG aceitou a proposta.

Há algum casal gay inscrito?
Quatro demonstraram interesse. Três de mulheres e um de homens. Mas eles estão pensando a respeito, avaliando a exposição pública de se casarem num CTG, amadurecendo a questão. Não se definiram. A princípio, a cerimônia deve ocorrer em 13 de setembro, uma semana antes do desfile.

A senhora está preocupada com possíveis incidentes devido à posição contrária de tradicionalistas mais ferrenhos? Já ocorreram no passado.
Não. E não queremos que eventos como o do Capitão Gay (veja ao lado) se repitam. O que desejamos são relações respeitosas e de tolerância. Também pensamos atuar em outras áreas, como a dos crimes de agressões contra mulheres e de abusos contra crianças. Mexer com o conservadorismo é mexer com a sociedade.


http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/noticia/2014/07/revolucao-na-fronteira-o-polemico-casamento-gay-em-um-ctg-de-livramento-4557168.html

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - 22 DE AGOSTO

Marco Saçço

Rosângela Teles David


segunda-feira, 21 de julho de 2014

MÚSICA NO PARQUE - 27 DE JULHO - 16 HORAS


27ª CORRIDA DUQUE DE CAXIAS - 24 DE AGOSTO 2014


Cel Malbatan Leal realiza palestra sobre atuação do Exército em operações de GLO na Defesa Civil de JF




 
Foi realizada na manhã desta segunda-feira, 21, pelo Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), uma palestra sobre atuação do Exército em operações de garantia da lei e da ordem. O encontro foi realizado na sede da subsecretaria, localizada na Avenida Garibaldi Campinhos, no Bairro Vitorino Braga.

De acordo com o subsecretário da Defesa Civil, Márcio Deotti, as palestras promovidas pelo núcleo tem como objetivo mostrar situações comuns sobre o risco de desastres e combate ao crime, alertando a população: "Nosso objetivo é trazer para as comunidades relatos de pessoas que são referências no combate ao crime e situações de desastres e vulnerabilidade. São ações de visibilidade nacional que nos trazem conceitos e aplicações que podem ser utilizados por nós, posteriormente. E tais fatos nos mostram que os problemas começam de forma pequena, mas se ampliam. Então, precisamos saber como agir".

 
A palestra, ministrada pelo coronel Malbatan Leal, expôs o funcionamento da ação do Exército nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro: "Foi abordada, durante a apresentação, a operação do Exército no Rio de Janeiro, em 2011 e 2012, combatendo a criminalidade nessas áreas. Com a ação, foi possível promover um ambiente seguro e estável nos complexos".

De acordo com o militar, a experiência vivida no Rio de Janeiro serve de exemplo para promover ações preventivas: "O objetivo é divulgar as experiências vividas e mostrar os problemas vivenciados nos complexos, repassando conhecimento para que a população possa atuar de forma preventiva na cidade. É uma forma de evitar que situações parecidas atinjam a mesma gravidade".

Para o engenheiro Marcus Vinicius, todos os encontros realizados pelo Nupdec ajudam a ampliar a visão da população sobre diversos tipos de acontecimentos: "Nesta palestra, tivemos uma visão clara de que a falta de um órgão, como, por exemplo, a Polícia Militar, atuando sobre determinado local, traz riscos para a comunidade. Queremos divulgar essas experiências e oferecer conhecimento à população de Juiz de Fora".

*Informações com a assessoria de Comunicação da Defesa Civil pelo telefone 2104-8776.