quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Consumo prolongado de omeprazol pode levar a demência

Por Leandro Isola

O omeprazol é o segundo medicamento mais consumido no mundo, da classe dos anti-ulcerosos que reduz a secreção ácida, o medicamento é utilizado por quem tem esofagite de refluxo; gastrite; acidez estomacal; úlcera duodenal; úlcera do estômago e outros tratamentos, mas muitas vezes as pessoas usam esse medicamento sem passar por um médico o que é um grande problema, pois além da automedicação não ser indicada, o uso prolongado de omeprazol pode levar a demência segundo estudo publicado na revista da Associação Médica Americana (JAMA).
Veja também em nosso site : Alimentos ótimos para estômago sensível
A notícia não surpreendeu os médicos, “Há mais de 5 anos os médicos vinham ouvindo falar da existência de todos estes efeitos secundários. Mas torna-se difícil a sensibilização tanto dos profissionais de saúde como dos seus pacientes, a fazer o uso mais racional deste medicamento”, diz o presidente da Seção de Medicina da Família e da Academia de Ciências Médicas de Bilbao, José Antonio Estévez.
O aparecimento de omeprazol, segundo especialista, foi uma autêntica revolução no tratamento de úlceras gástricas eu é uma das principais indicações do medicamento.
O estudo avaliou a relação entre o consumo contínuo (por dois anos ou mais) de doses elevadas de omeprazol, que correspondem a 40 miligramas diários e a falta de vitamina B12 no organismo, que pode levar a problemas neurológicos graves, como demência e anemia. Durante 14 anos (de 1997 a 2011), os especialistas fizeram a comparação entre um grupo de 25.956 pacientes com diagnóstico de déficit de vitamina B12, com outro de 184.199 pessoas sem esse transtorno.
O estudo concluiu que as pessoas que tomaram omeprazol ou similar durante muito tempo tinham 65% mais chances de ter níveis baixos de vitamina B12. Os pacientes que utilizam o medicamento mediante consultas médicas não precisam se preocupar. A pesquisa, no entanto, recomenda que as pessoas que se automedicam devem, ao menos, reduzir a quantidade de remédio pela metade, ou ao menos fazer pausas entre um período e outro de uso. Assim, parte da quantidade de vitamina B12 necessária poderia ser recuperada pelo organismo.
Mas fora o estudo o correto é nunca usar o médico sem orientação médica.
http://mundoconectado.net/bem-estar/saude/consumo-prolongado-de-omeprazol-pode-levar-demencia/

A Força de Pacificação do Complexo da Maré tem um novo comandante.

O secretário de segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, cumprimenta o novo comandante da Força de Pacificação da Favela da Maré, general Ricardo Rodrigues Canhaci

O general Ricardo Rodrigues Canhaci substituiu o general Francisco Mamede de Brito Filho. A mudança da tropa está sendo feita desde 6 de outubro. Na cerimônia de passagem de comando, Canhaci explicou que a tropa que o acompanha, com efetivo de 3 mil soldados, é experiente, com militares que participaram da Operação Arcanjo no Complexo do Alemão, e que estiveram na Força de Paz no Haiti. De acordo com ele, esta é a última parte da missão do Exército na Maré.
- É um trabalho de continuidade. Obviamente a missão tem as suas peculiaridades de cada fase. Nós vamos trabalhar dentro da realidade do nosso momento, com esse objetivo, de hegarmos em 31 de dezembro com a região dentro de uma paz social, dentro de uma situação para que a Polícia militar possa implementar as unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).
De acordo com o secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, que esteve presente na cerimônia, o comando é trocado a cada 90 dias e a previsão é que Canhaci seja o último comandante da Operação São Francisco, iniciada no dia 5 de abril com a ocupação do complexo de favelas. Beltrame destacou que, apesar dos recentes tiroteios na região, a situação na Maré melhorou.
- Eu acho que já está melhor, ruim estava antes. Se você analisar que antes não se podia passar a metros dali. Hoje você já consegue ir lá, as pessoas conseguem entrar. Mas é uma luta, não é uma coisa fácil, não tem jogo ganho. É um trabalho que tem que ser feito e começou a ser feito. Eu diria que está no início, não só a ocupação por parte do Exército, mas como o processo todo de UPP. Nós temos que reverter um quadro muito antigo, muito difícil, mas a proposta é de seguir firme nesse propósito e sempre nos cobrando e achando que tem coisas a fazer e coisas a melhorar  disse.
A tenente-coronel da Polícia Militar Cláudia Lovain, coordenadora da quinta área de Polícia de Pacificação, que está sendo criada para abranger o Complexo da Maré, explica que o trabalho de implantação das UPPs na região já começou, mas ainda não há data prevista para a inauguração.
- A princípio nós vamos instalar quatro UPPs na área em que o Exército está atuando. A gente tem feito essa parceria com o Exército, inclusive na sugestão de local para a implantação das sedes das UPPs. Eles têm ajudado a gente. Eu já visitei os possíveis locais com eles, e a gente está fazendo todo o planejamento para a implantação – disse.
A previsão é que cerca de 1.600 policiais militares atuem nessas UPPs. O presidente da Associação de Moradores do Parque União, Ederaldo Batista dos Santos, disse que a situação da comunidade melhorou com a presença do Exército.
- Estão trabalhando direito, tá bom, tá uma uva, melhor eles do que outros. Graças a Deus eles respeitam para serem respeitados. Então a gente tem a quem recorrer, vem aqui no batalhão, vamos brigar, debater, ver onde estão os erros. Fica melhor para a gente porque eles vão lá na nossa comunidade, os grandões, é coronel, é capitão, é major, tem como a gente reclamar e eles atender a gente – disse.
http://correiodobrasil.com.br/noticias/rio-de-janeiro/comandante-da-forca-de-pacificacao-ira-preparar-saida-do-exercito-da-mare/734260/

Moradores acham fuzis do Exército em cemitério durante enterro na Bahia

Armamento foi roubado da unidade do Tiro de Guerra em Serrinha.
No total, 19 armas foram encontradas nesta quarta-feira em Feira.



Dezenove das 20 armas roubadas da unidade do Tiro de Guerra do Batalhão do Exército da cidade de Serrinha, região nordeste da Bahia, foram recuperadas na cidade de Feira de Santana, distante a 100 quilômetros de Salvador, nesta quarta-feira (15). Quatro delas foram encontradas abandonadas e cobertas perto de um matagal em um cemitério no bairro Mangabeira. O armamento foi localizado por moradores durante um enterro que estava sendo realizado no local.
O grupo que acompanhava o cortejo fúnebre acionou uma guarnição do Pelotão Tático Operacional (PETO), que realizava rondas nas proximidades do cemitério São João Batista, e os policiais apreenderam as armas, que têm o brasão do Exército Brasileiro. As outras quinze foram encontradas no bairro de Queimadinha, também em Feira de Santana, mas não há informações sobre onde este armamento foi localizado.
Três pessoas foram presas durante a apreensão, dois homens e uma mulher. Um quarto suspeito é procurado. Todas as armas recuperadas foram encaminhadas para o posto da Polícia Federal, localizada na Avenida Maria Quitéria, em Feira de Santana.
Roubo
Os fuzis foram roubados por cinco homens durante a madrugada de terça-feira (14). Os assaltantes chegaram em um carro, pularam o muro e renderam os três soldados que faziam a segurança do local. Um deles teria sido agredido com chutes. Depois, a quadrilha obrigou os soldados a abrirem a sala de armamento.
De acordo com o tenente coronel Hobert, do Exército, os agentes da unidade de Serrinha estavam desarmados quando foram rendidos pelos assaltantes. Segundo ele, os seguranças são atiradores e, ao contrário dos soldados que atuam nos quartéis, não utilizam armas de fogo. Eles trabalhavam apenas com cassetetes quando foram surpreendidos.
Questionado sobre a fragilidade da segurança dos tiros de guerra como o de Serrinha, o tenente coronel Hobert afirma que “todos [os tiros de guerra] os do país têm segurança adequada ao grau de instrução dos homens que os compõe. Não se tratam de quartéis, que são compostos por soldados”.
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2014/10/moradores-acham-4-fuzis-do-exercito-em-cemiterio-durante-enterro-na-bahia.html

CUBA INFILTROU MILITARES NO PROGRAMA MAIS MÉDICOS

EXÉRCITO DESCOBRE MILITARES CUBANOS DISFARÇADOS NO “MAIS MÉDICOS”


Deputado reeleito Jair Bolsonaro. Foto: Antonio Cruz/ABr
Informe reservado “Mensagem Direta de Inteligência” (MDI) ao ministro Celso Amorim (Defesa) atestou que a ditadura cubana infiltrou militares no programa Mais Médicos. A descoberta foi da Base de Administração e Apoio do Ibirapuera, do Comando Militar do Sudeste, em São Paulo, que recebe gente do Mais Médicos. Ouvido, um suspeito confessou ser capitão do Exército cubano, e que não está sozinho. Amorim nada fez.
Militares brasileiros desconfiaram do “médico” por seus hábitos de caserna (cama sempre arrumada, por exemplo). Era o capitão cubano.
A infiltração de militares no Mais Médicos repercutiu na Câmara. O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) quer convocar Amorim a se explicar.
Bolsonaro avisa que não adianta Celso Amorim negar a existência do informe reservado que lhe foi enviado: ele obteve cópia do documento. Leia na Coluna Cláudio Humberto.
http://www.diariodopoder.com.br/noticias/cuba-infiltrou-militares-no-programa-mais-medicos/

O CASAL PEREZ VISITA JUIZ DE FORA NESTE FINAL DE SEMANA


O Cel Augusto Perez e sua esposa Andréa passarão este final de semana em Juiz de Fora.

Chegam nesta sexta-feira e aproveitarão o final de semana para matar as saudades da cidade e dos amigos que tão bem os acolheram nos dois anos que residiram na cidade, devido ao fato do Cel Perez ter assumido o comando do 4º Grupo de Artilharia de Campanha em janeiro de 2011.

No dia 20 de outubro o casal segue para a cidade de Santos Dumont onde o Cel Perez receberá, das mãos do governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, a medalha Santos Dumont.


Após a solenidade o casal segue viagem de volta para Brasilia, onde têm residência até maio de 2015, pois em junho o Cel Perez assume como adido militar do Exército Brasileiro em Jerusalém, no estado de Israel.

7 fatos que você precisa saber sobre a irmã de Aécio

Por Jéssica Michellin

Divulgação/Facebook/Andrea Neves
São Paulo - A irmã do candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB), Andrea Neves, virou tema de conversas após ser citada pela presidente Dilma Rousseff (PT) no debate da Band, na última terça-feira (14).
A campanha petista usa o nome dela para desconstruir a imagem do tucano ao acusá-lo de nepotismo — a prática de empregar parentes no serviço público.
Afinal, quem é Andrea Neves e qual a relação dela com a disputa presidencial deste ano?
1 - É cabeça da campanha presidencial de Aécio
Formada em jornalismo, Andrea é a irmã mais velha de Aécio e um dos cabeças da campanha do presidenciável desde o final de 2013. Ela nasceu em 1959, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.
2 - Construiu a reputação do irmão
A jornalista está na lista das 60 pessoas mais poderosas por país. De acordo comreportagem publicada no IG, “ela teve papel fundamental na construção da imagem de Aécio como gestor competente que saneou as finanças do Estado”.
3 - Teve cargos voluntários em Minas
Ela assumiu a presidência do Serviço Voluntário de Assistência Social de Minas Gerais (Servas) em 2003, no mesmo ano em que Aécio iniciou seu governo no estado. O cargo é voluntário e não tem remuneração. Também integrou um grupo técnico de comunicação, que prestava consultoria para a assessoria de comunicação do governo de Minas Gerais.
4 - Foi denunciada por censura à imprensa mineira
No documentário “Censurados no Brasil”, Andréa é denunciada por jornalistas mineiros como uma das principais aliadas de Aécio na tentativa de censurar os veículos locais de comunicação.
5 - Fundou o PT no Rio de Janeiro
De acordo com reportagem publicada pela TPM, Andréa foi militante de esquerda nos anos 80, sendo uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio de Janeiro. Seu avô, Tancredo Neves, um dos fundadores do MDB (Movimento Democrático Brasileiro), partido que fez oposição ao regime militar, fundou o PP (Partido Popular) em 1978 e em 1983 mudou-se para o PMDB, pelo qual foi eleito governador de Minas naquele ano.
6 - Editou livros
Admirada por muitos políticos, ela ainda dedica parte de sua carreira à literatura e à edição de livros. Editou, por exemplo, o livro Tancredo Neves: Um Homem para o Brasil, sobre a vida do avô.
7 - É blogueira e poetisa
Andréa também tem um blog, onde publica poemas e pensamentos.
http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/7-fatos-que-voce-precisa-saber-sobre-a-irma-de-aecio

CAMINHADA PELA CULTURA DA PAZ - CONVITE


UTILIDADE PÚBLICA - COMUNICADO DA CESAMA


MEDALHA SANTOS DUMONT 2014 - CONVITE


Atenciosamente,

Cerimonial do Governador
Governo do Estado de Minas Gerais
Palácio Tiradentes – Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves
Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/n, 1º andar, Bairro Serra Verde
Belo Horizonte – Minas Gerais – CEP 31630-901

Cidade Adm

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Criminosos invadem unidade do Exército, rendem soldados e roubam fuzis em Serrinha/BA


A unidade Tiro de Guerra, do Exército Brasileiro foi invadida por três homens na madrugada desta terça-feira (14) em Serrinha, cidade localizada a 195 quilômetros de Salvador. Os criminosos renderam os três soldados que faziam guarda no local.
Segundo o comandante da Companhia de Emprego Tático Operacional, capitão Charles, os bandidos estavam armados com revólveres calibre 32 e 38. Eles roubaram 20 fuzis da unidade. 
Apesar da numerosa armação roubada, o capitão assegurou ao Correio24horas que "todos os fuzis estavam sem munição". Nesta manhã, a Polícia Militar e Polícia Civil, junto às guarnições do Exército, que foram deslocadas de Feira de Santana, iniciaram as buscas.
Ainda não há suspeitos identificados. Imagens do circuito de segurança da unidade serão utilizadas para o reconhecimento dos criminosos.
http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/criminosos-invadem-unidade-do-exercito-rendem-soldados-e-roubam-fuzis-em-serrinha/?cHash=fbdc3f125511b5abd5fe31950406698a

Médica investigada em quadrilha de aborto tem casa no ES, diz polícia

Uma residência em São Mateus, Norte do Espírito Santo, que pertence à médica Ana Maria Barbosa, presa na manhã desta terça-feira (14), no Rio de Janeiro, por suspeita de envolvimento com uma quadrilha que praticava abortos, foi revistada pela Polícia Civil do Rio durante este primeiro dia da chamada Operação Herodes. Ela foi detida em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, Zona Oeste carioca. Segundo um dos delegados responsáveis pelas investigações, Glaudiston Galeno, apenas essa médica já havia sido denunciada em 2001 pela prática de 6.352 abortos. De acordo com a Polícia Civil do Rio de Janeiro, o material apreendido na casa dela em São Mateus será analisado.
Ao todo, na Operação Herodes, há 75 mandados de prisão e 118 mandados de busca e apreensão contra integrantes da organização apontada como a principal responsável pela prática de abortos no estado. Até as 19h, 57 pessoas que atuavam no esquema foram presas. Entre elas, seis médicos, seis policiais civis, três policiais militares, um bombeiro, dois advogados e um sargento do Exército. Segundo a Corregedoria da Polícia Civil no Rio de Janeiro, há registros de que a quadrilha realizava abortos em meninas de 13 anos de idade.
O condomínio de luxo onde Ana Maria Barbosa tem uma casa possui campo de golfe e heliponto. Na residência da suspeita, os policiais apreenderam R$ 3 mil em espécie e quatro carros de passeio. Durante toda a operação, foram apreendidas máquinas de sucção (utilizadas na prática do aborto), cerca de R$ 555 mil, quatro carros, além de documentos e medicamentos.
Polícia apreende dinheiro durante Operação Herodes contra quadrilha de abortos no RJ (Foto: Janaína Carvalho/G1)Polícia apreende dinheiro durante Operação
(Foto: Janaína Carvalho/G1)
Organização criminosa

Segundo a polícia, a organização criminosa era dividida em sete núcleos - Campo Grande, Copacabana, Botafogo, Bonsucesso, Rocha, Tijuca, Guadalupe - com área de atuação na capital e na Região Metropolitana. Ao longo das últimas décadas, a quadrilha realizava manobras abortivas em mulheres nas mais variadas fases de gestação, incluindo as avançadas, pelas quais eram cobradas quantias mais elevadas.
Um dos responsáveis pelas investigações, o delegado Glaudiston Galeano, da Coinpol, disse que os médicos presos não podem ser considerados profissionais da Medicina. "Os locais, as clínicas de aborto, eram verdadeiros açougues. Os médicos não são médicos, são açougueiros. Eles matam como se estivessem matando um bezerro”, disse.
Ainda de acordo com o delgado, era cobrado valor de até R$ 7.500 para realizar o aborto. 
Operação
A investigação, que durou 15 meses, é a maior já realizada para combater esse tipo de prática criminosa no Brasil, em um inquérito policial com 56 volumes e 14.108 páginas. O levantamento mostrou que duas mil mulheres teriam se submetido a alguma intervenção em clínicas clandestinas e 80 delas já foram ouvidas pela polícia.
De acordo com as investigações, o público alvo da quadrilha eram mulheres, inclusive menores de idade, nas mais variadas etapas de gestação, até o sétimo mês de gravidez. Os valores cobrados pelo grupo por procedimento abortivo é de até R$ 7.500. Por mês, cada núcleo chegava a lucrar até R$ 300 mil.
Com base em documentos apreendidos pela Coinpol em uma clínica em Bonsucesso, no Subúrbio do Rio, foi possível identificar cerca de dois mil procedimentos realizados, com receita provável acumulada de R$ 2.771.150.
A organização criminosa, além de atender gestantes do Rio de Janeiro, prestava serviços para mulheres grávidas de outros estados, atendendo sempre em locais sem quaisquer condições de higiene e salubridade, expondo a risco a integridade física e a saúde das pacientes.
A Operação Herodes conta com a participação de 70 delegados e 430 agentes da Polícia Civil, com o uso de 150 viaturas e apoio da Corregedoria Geral Unificada (CGU), da Corregedoria Interna da Polícia Militar e do Exército Brasileiro. Havia equipes de policiais civis também em São Paulo e Espírito Santo para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão.
http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2014/10/medica-investigada-em-quadrilha-de-aborto-tem-casa-no-es-diz-policia.html

Paraibano faz piada com justificativa eleitoral e vira sucesso na internet

Por Diana Figueiredo


O jovem Aldrin Asafe, de 20 anos, fez uma brincadeira com um amigo, simulando a falta de vendedores de cerveja como motivo para não votar. O que eles não imaginavam é que a foto da falsa justificativa eleitoral viraria um sucesso na internet e no WhatsApp.

“Calor da mulesta, fila grande da p**, num passa um cristão vendendo cerveja. Fui embora”, escreveu Aldrin, que garante ter votado.

— Foi uma brincadeira que agora está em todos os lugares. Eu votei e não justifiquei. Tiramos a foto depois da apuração — contou.
Aldrin Asafe disse que votou no primeiro turno
Aldrin Asafe disse que votou no primeiro turno Foto: Arquivo pessoal
Segundo Aldrin, que trabalha vendendo verduras que planta num sítio em João Pessoa, na Paraíba, essa foi a primeira vez que ele postou uma brincadeira na internet. Alguns familiares dele reclamaram, mas os mais jovens adoraram.
— A gente não imaginava que fosse se espalhar. Mas não deixo de votar, e vou votar no segundo turno também — garantiu.

http://extra.globo.com/noticias/brasil/paraibano-faz-piada-com-justificativa-eleitoral-vira-sucesso-na-internet-14247198.html#ixzz3GAJleQXH

PSB e PPS negociam fusão para somar forças e ganhar peso no Congresso

Casamento à vista Aliados na campanha de Marina Silva, PSB e PPS negociam uma fusão para somar forças e ganhar peso no Congresso. Dirigentes dos dois partidos vão se reunir hoje e esperam concretizar a união em novembro, logo após o segundo turno. A nova sigla manteria o nome do PSB e teria uma bancada de 44 deputados em 2015 —a quarta maior da Câmara, atrás de PT, PMDB e PSDB. A promessa é criar uma alternativa à polarização entre petistas e tucanos, seja qual for o presidente eleito.

Vinde a mim O PSB também tentará incorporar ou formar um bloco com siglas nanicas. Estão na mira o PEN, que elegeu dois deputados federais, e o PHS, que apoiou Marina e terá cinco cadeiras.

Longa data O presidente do PPS, Roberto Freire, diz que as conversas pela fusão começaram no ano passado, ainda com Eduardo Campos.

Meus camaradas “Será um reencontro ideológico e histórico das forças da esquerda”, diz Freire. “O novo Congresso precisará passar por uma reorganização, em um processo virtuoso.”

Ele tentou Com discrição, o ex-presidente Lula procurou três dirigentes do PSB de Pernambuco no dia seguinte ao primeiro turno. Eles contam que o petista se disse disposto a “desfazer arestas” criadas na campanha.

Só que não deu Segundo os pernambucanos, Lula pretendia articular pessoalmente um eventual apoio do PSB a Dilma Rousseff. As conversas duraram três dias, até que o ex-presidente foi informado de que a sigla preferia apoiar Aécio Neves (PSDB).

Melhor não A amigos, Lula disse que não procurou Marina ou Renata Campos em busca de apoio. Argumentou que não considerava o movimento adequado.

Chama que eu vou Até o fim da tarde de ontem, aliados de Marina ainda esperavam convite da equipe de Aécio para que organizar um encontro público dos dois.

Reencontro de clãs O pai de Neca Setubal, que coordenou o programa de governo de Marina, foi ministro a convite do avô de Aécio. Olavo Setubal assumiu o Itamaraty em 1985, indicado pelo presidente Tancredo Neves.

Mãos à obra No fim de semana, Lula fez mais um diagnóstico da eleição. Disse a aliados que a vitória de Dilma é difícil, mas não impossível. Acrescentou que o PT “se encolheu muito” no primeiro turno e precisa ir às ruas.

Diz que fui por aí Pressionado a se engajar mais na campanha de Dilma, o ex-presidente disse que também precisa se dedicar a disputas estaduais de Acre, Pará, Amazonas, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Porta de fábrica A campanha de Dilma vai reunir dirigentes de centrais sindicais amanhã para gravar declarações de apoio. A meta é reforçar o laço da presidente com os trabalhadores para acusar Aécio de defender os patrões.

Ame-o… O comando do PMDB espera que Paulo Skaf faça uma declaração pública de apoio a Dilma. Dirigentes da sigla dizem ter ouvido a promessa do candidato derrotado ao governo paulista em reunião na quinta-feira.

Adolar
‌… ou deixe-o Essa seria a única maneira de Skaf permanecer na sigla caso a presidente se reeleja. Ele irritou Michel Temer ao se recusar a fazer campanha para a presidente no primeiro turno.

Agora vai A redução do número de votos válidos para deputado foi celebrada por marineiros encarregados de registrar a Rede. Com isso, a quantidade de assinaturas exigidas para fundar uma sigla caiu em quase 8.000.

TIROTEIO
A derrota será muito boa para o PT. Eles precisam de tratamento para curar a doença grave da intoxicação pelo poder.
DE WALTER FELDMAN, coordenador da campanha de Marina Silva, sobre a possibilidade de derrota de Dilma Rousseff (PT) na disputa pela reeleição.

CONTRAPONTO
Um estranho no ninho
O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, resistiu muito a romper a aliança com o PSDB de Aécio Neves na disputa pelo governo de Minas Gerais. A atitude irritou Eduardo Campos no início da campanha presidencial.
Ontem, em Brasília, Lacerda foi recebido com ironia no encontro que elegeu a nova direção de seu partido.
—Prefeito, o sr. por aqui? —brincou uma dirigente, assim que o mineiro apareceu no local do evento.
—Eu ainda sou do PSB, ué! —rebateu Lacerda.
—É que eu estou tão acostumada a ver o sr. do outro lado… — respondeu a aliada.

http://painel.blogfolha.uol.com.br/2014/10/14/psb-e-pps-negociam-fusao-para-somar-forcas-e-ganhar-peso-no-congresso/

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - TEN R/2 EDUARDO PARENTE MENEZES



Pimentel evita desconstruir Aécio


Pimentel: resistindo à pressão
Pimentel: resistindo à pressão
Fernando Pimentel tinha a faca e o queijo na mão para ser o comandante-em-chefe da artilharia petista contra Aécio Neves. Afinal, fez barba, cabelo e bigode em Minas Gerais. Mas, apesar da pressão do PT, postou-se longe do confronto direto.
Em sua única entrevista relevante, dada na semana passada à Folha de S. Paulo,  Pimentel evitou bater em Aécio. Quem acabou fazendo o papel é Jaques Wagner, outro vitorioso petista, mas sem a mesma força.
Até quando Pimentel resistirá não se sabe.
Por Lauro Jardim

http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/eleicoes-2014/pimentel-evita-descontruir-aecio/

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Cidades pequenas sob risco de ficar sem iluminação pública

André Brant/Hoje em Dia
Cidades pequenas sob risco de ficar sem iluminação pública
Transferência – Poste com lâmpada acesa durante o dia no bairro Funcionários
Pelo menos 30% dos municípios mineiros correm o risco de ficar com suas ruas no escuro a partir de primeiro de janeiro do ano que vem. Termina em 31 de dezembro de 2014 o prazo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que as concessionárias transfiram para as prefeituras a gestão e a operação dos ativos de iluminação pública (postes, lâmpadas, transformadores, reatores e outros), conforme determinado pela Constituição Federal.

O problema é que, mesmo depois de o prazo para início da medida ter sido estendido por duas vezes, os municípios pequenos, que representam cerca de um terço das 853 cidades mineiras, ainda não definiram como farão a gestão. Até o momento, segundo a Aneel, apenas 19 cidades de Minas assumiram o gerenciamento da iluminação. As maiores, no entanto, já estão em fase adiantada de implantação e desenvolvimento de edital.

A lentidão por parte dos municípios pequenos na adoção da medida, segundo o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Antônio Carlos Andrada, é reflexo da falta de atratividade para que empresas que prestam o serviço de manutenção se interessem pelas licitações que possam ser abertas. “Se um município de 5 mil habitantes, localizado no interior de Minas, lançar um edital, por exemplo, o valor dificilmente será atrativo para as empresas do ramo”, afirma Andrada.

Prestar o serviço por meio das próprias prefeituras também é inviável, ainda na avaliação do presidente da AMM. De acordo com ele, nas cidades menores não há, sequer, mão de obra qualificada para que as prefeituras abram um serviço de operação e manutenção de iluminação pública. “Sem contar que o serviço vai ficar pelo menos 30% mais caro do que o contabilizado pela concessionária”, diz.

Cidades pequenas sob risco de ficar sem iluminação pública
Soluções
Uma das soluções para o problema é que as pequenas cidades se reúnam em consórcios, como acontece no caso da saúde. A ideia, segundo o sócio da GO Associados, Fernando Marcato, é a de que os municípios possam comprar os equipamentos, peças de reposição e fazer contratações em maior escala, reduzindo o investimento.

A intenção, de acordo com o presidente da AMM é boa. Na prática, porém, as reuniões não são tão produtivas. “São muitos detalhes que devem ser resolvidos em pouco tempo, como quem vai presidir, por quanto tempo vai valer cada mandato, entre outros. Há, ainda, as questões jurídicas de criação do consórcio”, afirma Andrada.

Outra opção seria a contratação do serviço de manutenção e operação da iluminação pública por meio das associações microrregionais, conforme o analista da GO Associados, Ricardo Mellão. As questões jurídicas de criação de uma empresa de manutenção estariam resolvidas, já que as associações já estão criadas. No entanto, conforme Andrada, elas esbarram nos mesmos problemas do consórcios. “E se uma cidade desistir? E se um município não pagar? São muitas questões que ficam abertas e dão margem para problemas futuros”, afirma.

Em Barbacena, onde Andrada é prefeito, a solução foi fazer uma licitação que permite que as cidades pequenas localizadas no entorno possam utilizar os serviços da empresa contratada. “Pela distância, no entanto, o serviço cobrado delas será mais caro”, diz o prefeito.

Aneel garante que não fará nova prorrogação do prazo

Com quatro mil habitantes, Bom Jesus da Penha, no Sul de Minas, está entre os municípios que podem ficar sem iluminação pública a partir do ano que vem. Para tentar mudar o quadro, o prefeito, Adênio Siqueira, se uniu a outros líderes de executivos que participam da Associação dos Municípios Microrregião Baixa Mogiana (Amog).

Porém, na avaliação de Siqueira, as reuniões têm andado pouco. “Estamos tentando chegar a alguma solução, mas não tem sido fácil. As intenções são muitas. Pelo visto, chegaremos em dezembro sem solução”, afirma.

Dezembro, aliás, é o prazo máximo que ele irá aguardar para elaborar um edital de licitação. Empresas que fornecem o serviço na região, segundo o prefeito, não faltam, fator que deve facilitar a contratação. Caso nenhuma se interesse, ele é certeiro: “têm empresas do setor em Alfenas, Poços de Caldas. Se elas não quiserem, vamos ficar sem luz até que um milagre aconteça, não tem outro jeito”, lamenta.

Sem prorrogação

Se depender da Aneel, só um milagre mesmo. A agência reguladora, que já adiou o prazo duas vezes a pedido dos municípios, afirma que outras cidades menores fora de Minas Gerais já assumiram a iluminação. Aliás, dos 5.564 municípios do Brasil, 3.757 já fizeram a transferência, o equivalente a 67,5%. Faltou, portanto, planejamento. A Aneel entende que não se trata mais de uma questão de tempo e, por isso, garante que não haverá uma nova postergação.

“A proposta deverá ser considerada como a última concedida e, assim, as distribuidoras e os municípios devem se antecipar ao máximo nesse processo para garantir a transferência dentro do prazo agora estipulado”, afirmou o Diretor-Geral da Agência, Romeu Rufino.
Mesmo que os prefeitos não realizem os procedimentos necessários para a transferência até a data estabelecida, a responsabilidade deixará de ser da distribuidora a partir do dia primeiro de janeiro de 2015.

As distribuidoras que continuarem a prestar o serviço depois da data estipulada pela Aneel podem ser punidas pela agência.

Por nota, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) afirmou que desde 2013 “vem realizando a orientação de representantes de municípios e associações a respeito da transferência de ativos de iluminação pública para as prefeituras. Ainda no ano passado, foram enviadas aos municípios correspondências informando a data da transferência com a relação dos ativos de iluminação pública e a minuta do Termo de Transferência e Acordo Operativo do Sistema de Iluminação Pública”.

Processo está adiantado nas grandes cidades

Entre os grandes municípios, a transferência está adiantada. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Betim, Igarapé, Contagem, Ribeirão das Neves e Nova Lima já assumiram a gestão da iluminação pública. Em Belo Horizonte, a prefeitura abriu licitação, vencida pela Construtora Remo. A previsão, segundo nota enviada pela assessoria de imprensa, é a de que a empresa assuma a gestão completa do sistema em janeiro do ano que vem.

Em Contagem, a prefeitura assumiu a gestão da iluminação em 25 de agosto deste ano por meio de contratação da empresa Selt Engenharia. Segundo a assessoria de imprensa, um telefone 0800 foi colocado à disposição dos moradores da cidade para efetuar as solicitações de troca de lâmpadas. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A experiência foi aprovada pelo município. “A Prefeitura de Contagem pode, agora, melhor conduzir e acompanhar mais de perto as solicitações da comunidade com o compromisso de realizar obras e serviços no prazo estipulado. Isso garante a celeridade do processo e também a boa gestão dos recursos para execução”, diz a nota.

http://www.hojeemdia.com.br/noticias/cidades-pequenas-sob-risco-de-ficar-sem-iluminac-o-publica-1.274827

Polícia Federal dá 5 dias para empreiteiras explicarem depósitos

A Polícia Federal requereu de um grupo de empreiteiras citadas na Operação "Lava-Jato" informações sobre valores repassados a quatro empresas de fachada do doleiro Alberto Youssef. As transferências somam pelo menos R$ 31,5 milhões. A PF suspeita que as transações podem caracterizar lavagem de dinheiro "tendo por antecedentes crimes praticados contra a Petrobrás".

Os valores foram depositados em contas da GFD Investimentos e MO Consultoria. Elas são duas das quatro empresas de fachada controladas pelo doleiro - as outras duas são a Empreiteira Rigidez e a RCI Software, todas.

A PF abriu inquéritos específicos para apurar a origem, natureza e finalidade das transferências bancárias efetuadas pelas empreiteiras - individualmente ou em consórcios - do ramo de construção de obras para contas supostamente controladas pelo doleiro.

Os dados sobre as movimentações financeiras constam de quebras judiciais de sigilo bancário. O rastreamento identificou vários depositantes nas contas das empresas de Youssef.

A PF já intimou as empreiteiras, com prazo de cinco dias, nos inquéritos específicos para esclarecer "a natureza e o propósito das transações, juntando ainda a documentação pertinente, contratos e notas que os amparam, bem como para demonstrar a efetiva prestação do serviço contratado".

"Observo que há indícios veementes de que as empresas GFD Investimentos, MO Consultoria, Empreiteira Rigidez e RCI Software seriam utilizadas por Alberto Youssef para lavagem de dinheiro, mediante emissão de notas fiscais fraudadas, já que as empresas inexistiriam de fato ou pelo menos não teriam condições de prestar qualquer serviço real ou fornecer qualquer mercadoria real", assinalou o juiz federal Sérgio Moro, que conduz as ações da "Lava-Jato".

Para o magistrado, o pedido da PF às empreiteiras é "medida é razoável já que as empresas depositantes mantém registros documentais de transações vultosas e poderão, querendo, esclarecer o ocorrido".

"Se as transações tiverem causa lícita, será fácil produzir o esclarecimentos e prova necessária", pondera Sérgio Moro.

O juiz assinala que várias empreiteiras "já peticionaram nestes autos e em outros, requerendo acesso à investigação e manifestando sua intenção de colaborar". No despacho, o magistrado lista 12 empresas e consórcios, com depósitos em duas das firmas de fachada do doleiro. Entre elas dois consórcios que foram contratados nas obras da Refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco - alvo de uma das ações penais da Lava Jato - e na Secretaria de Habitação da Prefeitura de São Paulo, durante o governo do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD).

Da lista com 12 empresas que fazem transferências para as firmas de fachada de Youssef (GFD e MO Consultoria), duas são feitas por firmas que para a PF são do próprio doleiro. A Piemonte Empreendimentos Ltda., que passou R$ 8,5 milhões para a GFD. E outra é a Treviso Empreendimentos Ltda., que depositou R$ 4,4 milhões.
Das empresas que são de terceiros, a que fez o maior aporte de recursos das empresas de fachada do doleiro é a Investminas Participações S.A, do ex-ministro do governo Collor Pedro Paulo Leoni Ramos, o PP - controlador do grupo GPI Investimentos, também investigado na "Lava-Jato". A empresa depositou ao todo R$ 4,3 milhões na MO Consultoria.

http://www.hojeemdia.com.br/noticias/politica/policia-federal-da-5-dias-para-empreiteiras-explicarem-depositos-1.275049
 

Confira como ficou definido o mapa de apoio aos candidatos à Presidência da República


Com a manifestação de apoio formal da ex-candidata Marina Silva (PSB) ao candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, os principais grupos políticos já têm suas posições definidas no segundo turno, ainda que com diversas dissidências partidárias. O cenário mostra uma ampla convergência em torno da candidatura do tucano, invertendo a tendência vista em pleitos anteriores.

Uma semana após ficar em terceiro lugar na eleição presidencial, Marina declarou ontem, em São Paulo, apoio a Aécio. Também no fim de semana, a família de Eduardo Campos recebeu o tucano em Pernambuco e o filho do ex-candidato, João Campos, leu carta de apoio a Aécio. No decorrer da semana passada, PV, PSC, PSB, PSDC se manifestaram favoravelmente ao candidato do PSDB.

Já a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) recebeu o apoio formal do PROS, enquanto o PSOL de Luciana Genro optou por recomendar voto em Dilma ou nulo. O governador reeleito de Santa Catarina no primeiro turno, Raimundo Colombo (PSD), já afirmou que trabalhará pela petista no segundo turno. Além de PROS e PSD, a coligação de Dilma é formada pelo PP, PR, PRB, PDT e PCdoB. A coligação de Aécio é composta por DEM, PTB, SD, PMN, PTC, PT do B, PTN.

Dissidências

As dissidências dentro dos partidos, porém, foram abrangentes. O senador Cristovam Buarque (PDT) contrariou orientação do presidente da sigla Carlos Lupi e declarou apoio ao tucano. A executiva paulista da Rede Sustentabilidade, grupo político de Marina, ficou rachado após a decisão da ex-ministra. Segundo apurou o jornal O Estado de S. Paulo, uma carta conjunta deve ser apresentada nesta segunda-feira, na qual integrantes da executiva estadual renunciarão as suas funções. O número de desligamentos pode chegar a sete. Oficialmente, na semana passada, a Rede recomendou voto em Aécio ou nulo, mas em seguida classificou a posição como um "grave erro político".

No PSB, Roberto Amaral, presidente interino do partido, foi contra a decisão oficial da legenda e declarou apoio pessoal a Dilma. "A rebeldia do Amaral não muda nossa convicção e tampouco mudará a nossa decisão", declarou o deputado Beto Albuquerque, vice na chapa derrotada de Marina. Com isso, Amaral deve ser afastado da direção do partido.

O PMDB, partido de Michel Temer, candidato a vice na chapa de Dilma, também mostra-se dividido, com a ala do senador Jarbas Vasconcelos optando por Aécio. Em Minas, por outro lado, o partido fez carta formal de apoio a Dilma. Neste fim de semana, o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), reeleito no último dia 5 de outubro, sinalizou para uma composição na Câmara com o PSDB. "Não vejo dificuldade nenhuma de se posicionar em apoio a um futuro governo Aécio", afirmou ao Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado.


http://www.hojeemdia.com.br/noticias/politica/confira-como-ficou-definido-o-mapa-de-apoio-aos-candidatos-a-presidencia-da-republica-1.274955

16 Sensacionais utilidades do papel-alumínio que você provavelmente desconhecia

No dia a dia, sempre existem aquelas coisas que, de tão comuns, passam quase despercebidas; o papel-alumínio é uma delas. Item praticamente indispensável em qualquer cozinha, ele é vastamente utilizado como um ótimo condutor de calor que ajuda a assar e gratinar os alimentos levados ao forno. Outra utilidade bastante comum dele é para envolver certos alimentos, como frutas, por exemplo, evitando sua rápida oxidação.

Entretanto, as utilidades deste material são inúmeras e ultrapassam os limites da cozinha. Aprenda a seguir.

1. Envolva a extremidade da banana para evitar que ela fique amarronzada

truques_alumínio14

2. Faça cortes com a tesoura em papel-alumínio para amolá-la assim que você sentir que ela está ficando cega

truques_alumínio9

3. Use um pequeno pedaço de alumínio para ajudar a cachear o cabelo muito liso e deixá-lo enrolado por mais tempo. Cuidado apenas com a temperatura utilizada

truques_alumínio3

4. Cubra as bordas de uma torta para evitar que elas fiquem muito torradas

truques_alumínio2

5. Faça bolinhas com dois pedaços de alumínio e jogue dentro da secadora para tirar a estática das roupas secas

truques_alumínio6

6. Use papel-alumínio, bicarbonato de sódio, sal e água fervente para limpar objetos de prata manchados

truques_alumínio11

7. O controle remoto está com as pilhas fracas, mas você só tem pilhas palito? Sem problemas! Use o alumínio amassado para preencher a folga

truques_alumínio13

8. Coloque um pedaço pequeno de alumínio sob os pés dos móveis para movê-los com mais facilidade

truques_alumínio12

9. Proteja as maçanetas das portas de madeira na hora de pintá-las

truques_alumínio15

10. Esfregue panelas e frigideiras com papel-alumínio para mantê-las sempre limpas na falta da palha de aço

truques_alumínio10

11. Com a ajuda de um ferro quente e de um pedaço de alumínio, sele alimentos em sacos plásticos para que eles durem por mais tempo

truques_alumínio8

12. Na falta de um funil, enrole o papel de alumínio e ajeite-o na boca da garrafa

truques_alumínio7

13. Faça uma bolinha de alumínio e, com a ajuda da pinça de carne, limpe a grelha que foi recém usada daquela sujeira que fica grudada

truques_alumínio4

14. Use o alumínio também para remover a ferrugem superficial de objetos metálicos

truques_alumínio5

15. Em vez de usar o microondas e correr o risco de ver sua pizza do dia anterior virar uma borracha, coloque-a numa frigideira e cubra-a com uma folha de papel alumínio; acenda o fogão e deixe-a aquecer em fogo médio

truques_alumínio1

16. Coloque uma folha grande de pepel alumínio sobre a tábua de passar e cubra-a com um pano protetor não muito grosso; graças as propriedades do alumínio em absorver o calor, será possível passar os dois lados da roupa de uma só vez

truques_alumínio17


http://www.tudointeressante.com.br/2014/10/16-sensacionais-utilidades-do-papel-aluminio-que-voce-provavelmente-desconhecia.html#ixzz3G4PnxvEo