sexta-feira, 17 de abril de 2015

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO EXÉRCITO A REVISTA VEJA

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net

Por Otávio Santana do Rêgo Barros

Sobre a matéria "NEM TANQUE DETÉM OS BANDIDOS", de autoria do jornalista Leslie Leitão, publicada na Revista Veja, edição de 15 de abril de 2015, o Centro de Comunicação Social do Exército esclarece:

O Exército Brasileiro está atuando no Complexo da Maré, por intermédio da Força de Pacificação (F Pac), desde abril de 2014, com o objetivo expresso de contribuir com a preservação da ordem pública e com a incolumidade das pessoas e do patrimônio nessa comunidade.

A Força Terrestre repudia veementemente a possibilidade de que qualquer um de seus integrantes tenha cedido “a arreglos tácitos de delimitação de espaço e conchavos com o tráfico” ou acertado “com as gangues um acordo de não agressão", assim como tenha transmitido aos agentes perturbadores da ordem pública dados sobre operações a serem desencadeadas, conforme afirmado pelo autor em seu artigo.

O Exército também desconhece a existência das gravações que teriam originado suas denúncias e, caso fidedignas, solicita o acesso a elas para que as providências legais sejam tomadas.

Esclarece-se, ainda, que a afirmação sobre 32 inquéritos investigando desvios de conduta de militares da Maré não reflete a veracidade dos fatos, uma vez que a Assessoria Jurídica da F Pac, responsável em apurar os possíveis desvios de conduta de seus militares, não reconhece a existência dos referidos inquéritos.

Em relação à existência de uma "área reservada para os cabeças de quadrilha se esconderem", também sugerida pelo autor, ressalta-se que a área de atuação da F Pac no Complexo da Maré foi delimitada entre os Governos Federal e Estadual e que são realizadas patrulhas diuturnamente, com itinerários variados, percorrendo toda a área de operações, para inibir e coibir a prática de atos ilegais.

A F Pac, quando questionada pela Revista Veja sobre diversos assuntos inerentes à operação, respondeu com transparência, prontidão e profissionalismo a todas as demandas. Por isso as afirmações publicadas no artigo causaram indignação.

Por fim, com equilíbrio e dentro da legalidade, respeitando as regras de engajamento, a Força de Pacificação continuará empreendendo os esforços necessários e possíveis para garantir a segurança da população e desarticular as facções criminosas no Complexo da Maré. No entanto, para o sucesso da missão, é essencial que a sociedade continue colaborando.


Otávio Santana do Rêgo Barros, General de Brigada, é Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército. Texto dirigido a oficiais da "reserva pró-ativa".

http://www.alertatotal.net/2015/04/sobre-nem-tanque-detem-os-bandidos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário