sexta-feira, 26 de junho de 2015

TEN MATHEUS DEOTTI DEIXA O SERVIÇO ATIVO DO EXÉRCITO BRASILEIRO


Despedidas e agradecimentos:

Começo minhas palavras citando um pensamento do filme Soldado Anônimo:
“Um homem dispara um fuzil por muitos anos e vai para a missão pronto para usá-lo, depois ele entrega o fuzil pela última vez na armaria, pois acredita que não precisará mais dele
Mas Independente do que ele faça com as mãos ... amar sua mulher, construir sua casa ou trocar a frauda de seu filho, suas mãos se lembrarão do fuzil para sempre.”

Tal citação traduz bem meus sentimentos neste momento de transição, momento este, marcado por sentimentos diametralmente opostos.

De um lado a alegria e o orgulho da missão cumprida, e por outro lado a saudade de deixar uma profissão que tanto me fez crescer.

Mas só posso comemorar o êxito na missão devido ao alto nível dos profissionais que trabalharam comigo durante estes 8 anos, sei que é complicado citar nomes, pois com certeza esquecerei de alguém muito importante, mas que certamente entenderá a emoção do momento e compartilhará comigo este respeito e admiração.

Assim, preferi me embrenhar nesta difícil tarefa de citar pessoas caras a mim nesta trajetória, mas com a certeza que cada um que ombreou comigo, e que agora lê estas despedidas me fez um homem mais probo e digno, então aproveito para agradecer a vocês pelo companheirismo e por entender minhas limitações.

Como não poderia ser diferente começo agradecendo a Deus que iluminou meus caminhos, não deixou que nada de ruim me acontecesse e me fez levantar a cabeça durante as dificuldades.

Agradeço aos meus pais pela educação a mim passada, que me deu base para me desenvolver, sempre me guiando com a tranquilidade da retidão de caráter.

Agradeço a meu irmão que foi, é e será meu exemplo de militar e de homem.

A minha amada noiva por ser meu pilar e alicerce.

Ao então Capitão Márcio Dantas, que, com sua liderança nata, me mostrou a direção certa a seguir.

Ao Major Cortes, meu primeiro comandante de SU na tropa, teve a paciência de receber um aspirante inexperiente e moldá-lo como um tenente vibrante e competente, mais que um comandante é um amigo.

Junto a ele estavam os Tenentes Eugênio Serra, De Paula e Lima Ferreira, importantíssimos para minha formação como oficial, obrigado pelas orientações!

Agradeço grandemente a todos os Soldados que ombrearam comigo na Força de Pacificação, e aqui me refiro a Soldado no sentido latu, vocês foram muito profissionais, souberam compreender a missão, e foram muito além do que eu podia imaginar. Me desculpem os momentos de exigência acirrada, pois se cobrei muito de vocês é porque eu sempre tive a certeza que vocês eram capazes. Para vocês minha eterna continência!

Agradeço aos Subtenentes Nonato, Valdecir, Iran, Eloi Jr, Luiz Fernandes e Isaac, não tenho palavras para dizer o quanto aprendi com vocês.

Agradeço aos Sargentos Vanderson e Luis Santos, que tanto me incentivaram e foram exemplos de superação para mim.
Minha reverência, também, à equipe que trabalhou comigo durante dois anos no NPOR, sempre que eu esmorecia e pensava em fazer algo apenas muito bom, me sentia envergonhado, pois o padrão de todos vocês era sempre MUITO Excelente!

Sinto-me orgulhoso de ver a qualidade profissional dos militares que formei, especialmente os sargentos e tenentes temporários, tenho certeza que a ordem natural das coisas acontecerá normalmente, vocês com certeza serão militares melhores do que eu fui. Pautem suas condutas sempre pelo que é justo e correto, conquistem a admiração de seus subordinados e o respeito dos superiores!

Agradeço ao Sargentos Souza e Moreira, foram meus exemplos de competência profissional.

Externo minha gratidão ao Major Studart, comandante, amigo e mentor, que em momento algum se esquivou de passar seus conhecimentos, estimulando sempre os bons debates. Minha aprendizagem com o senhor foi incomensurável.

Agradeço ao comando por entender este período de transição e me dar o suporte necessário para a adaptação à mudança.

E encerrando os agradecimentos, me faltam até palavras para externar minha gratidão aos Tenentes Dardengo, Silveira, Jonas, Navarro, Montenegro e Stigert, mais do que amigos, vocês são verdadeiros irmãos que o Exército me presenteou. Foi em vocês que sempre encontrei o apoio para enfrentar os infortúnios.

Pelos agradecimentos feitos, percebo que o que mais ganhei durante esses 8 anos foi aprendizado e desenvolvimento pessoal, que indubitavelmente levarei para toda a vida.

Tendo a certeza que os valores cultuados no Exército de Caxias, não devem nunca ser esquecidos, sendo o braço forte da sociedade e uma das poucas instituições que ainda labutam para manter estes valores. Amigos, não se envergonhem disso, pelo contrário propaguem o máximo que puderem estes bons valores e sempre se orgulhem de vestir esta farda, ostentando a bandeira do Brasil.

Muito obrigado,
Para frente e para o alto, MONTANHA!

Nota do editor:

Tive a honra e a felicidade de poder desfrutar da convivência amiga junto ao Ten R/2 Deotti.

Oficial de fino trato e muito competente.

Um amigo com o qual tive a oportunidade de conviver durante seu serviço ativo no 4º GAC L, tradicional Organização Militar de nosso querido Exército Brasileiro .

Deotti, hoje nós o recebemos na Reserva Ativa, Atenta e Forte.

Seja bem vindo meu amigo e meu irmão.

Montanha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário