terça-feira, 14 de julho de 2015

Bares são reabertos em JF

POR GRACIELLI NOCELLI

Mais quatro estabelecimentos que foram interditados durante a força-tarefa que fiscalizou 75 bares e restaurantes do Centro, há duas semanas, retomaram as atividades. A lanchonete Cia do Suco, localizada na Galeria João Beraldo, o restaurante Alegria de Minas, na Rua Santa Rita, a Pastelaria Cang Dong e a Grill Lancheteria e Restaurante, ambas na Avenida Getúlio Vargas, realizaram as adequações solicitadas pela fiscalização e foram reabertos ao público.
A força-tarefa foi uma ação conjunta entre Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) e Vigilância Sanitária. A fiscalização interditou 18 estabelecimentos que, conforme explicação do promotor de Defesa da Saúde, Rodrigo Barros, “representavam riscos ao desenvolvimento das atividades”.
À Tribuna, o proprietário da Cia do Suco, Josemar Talho, disse que concorda com a fiscalização. Segundo ele, as prateleiras de madeira foram substituídas por armários de aço e o freezer e a geladeira que não estavam sendo usados foram retirados do espaço. Um dos sócios do restaurante Alegria de Minas, Jader de Oliveira, também confirmou que as adequações seriam feitas. No local, a cozinha foi reformada com troca de piso e encanamento. A responsável pela Pastelaria Cang Dong não quis dar entrevista. A Grill Lancheteria e Restaurante está semi-aberta. Uma funcionária informou que a reforma continua.
O superintendente do Procon/JF, Nilson Ferreira Neto, explicou que as interdições foram cautelares. “A partir do momento em que os estabelecimentos fizerem as correções, poderão voltar a funcionar.” Os restaurantes Cantina do Amigão e Fartura no Fogão, situados na Santa Rita, e as lanchonetes Sabor da Fruta Lanches e Palladium Lanches, ambas na Batista de Oliveira, se adequaram e reabriram na mesma semana em que a fiscalização ocorreu.

Restaurante pede vistoria

Desde a semana passada, os proprietários do restaurante In Gula têm trabalhado para desfazer a confusão feita entre os consumidores. O estabelecimento, localizado no Calçadão da Halfeld, foi interditado durante a fiscalização por problemas estruturais. “Não tivemos problema com alimentos ou presença de ratos e baratas”, explicou o proprietário Nilton Campos. “Mas a desinformação tem nos prejudicado. As pessoas estão deixando de ir ao In Gula do Bairro São Mateus, que nem participou desta força-tarefa, acreditando que temos esses problemas.”
O empresário solicitou um parecer da Vigilância Sanitária que explica os motivos da interdição no restaurante localizado no Centro e uma fiscalização no restaurante em São Mateus para desfazer o mal entendido. O retorno dos fiscais foi que o estabelecimento do bairro “está em excelentes condições”. Já o parecer confirma que a interdição do restaurante do Centro ocorreu “por funcionar área de produção (cozinha) com dimensionamento incompatível com todas as operações” e reafirmou que “na mesma ação fiscal, não foram encontrados alimentos deteriorados ou com prazo de validade expirado, bem como não foi detectada presença de pragas”.
http://www.tribunademinas.com.br/bares-sao-reabertos-em-jf/

Nenhum comentário:

Postar um comentário